Grupo Recanto

Nossa história

Fundado em 2008, O GRUPO RECANTO é a maior Clínica de Tratamento para Dependência Química do Norte e Nordeste. Cuidamos de pessoas com problemas com álcool e outras drogas. Nosso principal objetivo é propiciar o tratamento biopsicossocial. Fundada em Pernambuco, a clínica atualmente dispõe de 04 unidades de tratamento. Três na Região Metropolitana do Recife e uma, recém-inaugurada, em Aracaju. Somos especializados no tratamento para dependentes químicos do sexo masculino e maiores de idade com internamento voluntário e involuntário.

O grupo começou de um sonho e um senso de missão de seus idealizadores e teve sua fundamentação baseada no profundo estudo de modelos terapêuticos realizados por meio de visitas em análise de clínicas de todo o país. Esse estudo resultou num método de tratamento diferenciado, baseado nas melhores práticas e em constante atualização, levando em consideração todos os aspectos sociais, epidemiológicos, organizacionais, de gestão, financeiro e operacional, visando a excelência na prestação de serviços.

  • Nosso Lema
  • Objetivo
  • Justificativa

Quando chega à clínica de tratamento para dependentes químicos, o residente apresenta prejuízos reais em sua vida e precisa de tratamento para recomeçar. O Grupo Recanto é capacitado a receber e tratar este novo residente, oferecendo ferramentas para o início de uma nova vida de recuperação. Quando se encontra no uso abusivo de drogas, nem o próprio dependente químico, seus familiares e nem mesmo a sociedade acreditam que exista a possibilidade desse indivíduo de modificar suas atitudes e comportamentos e transformar radicalmente sua qualidade de vida para um novo recomeço.

Nós acreditamos que existe vida após a dependência química e nossa experiência tem demonstrado que, se o dependente aderir ao projeto terapêutico proposto e seguir as orientações práticas oferecidas, ele recomeça uma vida em recuperação, para assim tornar-se um membro produtivo e participante da sociedade.

Hoje, o Grupo Recanto já é uma instituição de tratamento de dependentes químicos referências no Brasil. Possuímos convênios técnicos firmados, os nossos profissionais são convidados para palestras, participamos e investimos em congressos e temos contato com instituições reconhecidas nacionalmente. Nosso compromisso maior é com a qualidade de vida do residente e de seus familiares.

Ajudar você a salvar a vida de um dependente químico que está com o uso abusivo e compulsivo de álcool e/ou outras drogas e que sua obsessão já está causando prejuízos reais à vida dele e/ou a de terceiros.

POR QUE PODEMOS AJUDAR?

Porque cumprimos todos os requisitos éticos, profissionais e legais que uma internação voluntária ou involuntária necessita e proporcionamos um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos de ajuda mútua para o desenvolvimento da reestruturação biopsicossocial do indivíduo dependente de álcool e outras drogas. Assim conseguimos estabelecer a prática do programa de recuperação e modificar seu estilo de vida anterior que o levou ao fundo de poço.

Por ter conhecimento do medo que todo dependente tem de ser internado, focamos no relacionamento de mútua ajuda, o que significa que pessoas que já passaram por esta experiência são os responsáveis pelo acolhimento do novo residente.

O Centro de Recuperação Grupo Recanto acredita que a recuperação só é possível se baseada em tratamentos éticos, conduzidos por profissionais capacitados.

Realizamos o trabalho de atenção às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas a partir de uma estrutura física adequada, bem como de metodologia terapêutica devidamente acompanhada por equipe técnico/profissional capacitada.

A presença do médico psiquiatra responsável pela administração de medicamentos, em especial nos casos de síndrome de abstinência, ou na presença de comorbidades, garante a possibilidade segura do trabalho de desintoxicação e manutenção da abstinência de substâncias psicotrópicas e a orientação para o trabalho terapêutico.

As atividades individuais e grupais organizadas e facilitadas pela equipe multidisciplinar garantem o estabelecimento de um ambiente estimulador da mudança através da interação entre pares, com pessoas que também são dependentes químicos em recuperação.

Toda a abordagem terapêutica parte da visão da dependência química como uma doença que afeta todas as áreas da vida do indivíduo. Portanto, são atendidas as necessidades físicas, emocionais e de qualidade de relacionamento interpessoal e com a vida cotidiana.

Educação Física, exercícios escritos de conscientização, palestras, acompanhamento médico e atendimentos individuais são práticas que realizamos visando oferecer o preenchimento das necessidades de cada indivíduo.

A orientação para a ressocialização leva em conta as características familiares e sociais de cada dependente químico que é envolvido e responsabilizado por um planejamento, com orientação da equipe, de seu próprio processo de ressocialização. É dado ênfase ao exame intenso de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos confrontados quando da saída para casa, bem como a frequência intensiva aos grupos de mútuo ajuda.

Missão Missão

Prover tratamento especializado em dependência química, fundamentado no modelo biopsicossocial, para que o dependente de álcool e drogas identifique os motivadores do uso e construa estratégias afim de manter abstinência total e um novo estilo de vida.

Visão Visão

Ser reconhecida como referência na estrutura e no tratamento de dependência química e saúde mental no Brasil.

Valores Valores

Honestidade & Ética Imparcialidade Respeito com o Paciente Profissionalismo Confiança & Credibilidade

Unidade de Desintoxicação e Crise (U.D.C.)

Introdução

Em nossa Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos possuímos uma Unidade de Desintoxicação e Crise (U.D.C.) que foi criada a partir da percepção da necessidade de um centro especializado no tratamento dos dependentes químicos em crise ter um primeiro atendimento de uma equipe médica especializada no assunto para que, após o período de crise, este indivíduo possa ser encaminhado para dar continuidade nos centros de tratamento psicossocial do Grupo Recanto.

A equipe é composta por médico psiquiatra e clínico, equipe de enfermagem, psicólogos, conselheiros especializados em dependências e monitores. Tanto os monitores, como a equipe de enfermagem, acompanham os residentes 24 horas/dia. Esta equipe é supervisionada pelo médico psiquiatra – responsável técnico que estará em sobreaviso de 24 horas.

Há plantões médicos 24 horas presencialmente na unidade de desintoxicação e crise todos os dias da semana.

O grupo de recursos humanos e estrutura física do centro de recuperação de dependentes químicos possibilitam o atendimento de até 06 internos em crise na UDC e 60 residentes (Assistência psicossocial) adultos do sexo masculino (em dois estágios de atenção descritos abaixo) dependentes de álcool e/ou de outras drogas e suporte para tratamento de comorbidades pela equipe médica.


Objetivo

Proporcionar um ambiente favorável à desintoxicação alcoólica e de outras drogas, assim como o tratamento de comorbidades psiquiátricas leves ou moderadas, que tenham necessidade de internação, atendendo o nível de atenção médica conforme sua evolução no quadro de abstinência e clínico. Também amparar o indivíduo com abordagem psicológica para facilitar sua evolução cognitivo-comportamental. A equipe multidisciplinar e o grupo de residentes formam uma rede de apoio que estimula e desenvolve valores, comportamentos e atitudes sadias.

Planos de saúde

Tratamento para dependentes químicos usando seu plano de saúde.

Anterior
Próximo
Nós ligamos para você