Estamos aqui 24h

é só clicar

Porque Dependentes buscam alívio emocional nas drogas?
Publicado em: 22 de novembro de 2018

Atualizado em: 14 de julho de 2021

Porque Dependentes buscam alívio emocional nas drogas?

O consumo abusivo de drogas afeta diretamente diversas áreas da vida do dependente, para os adictos as drogas se constituem como um meio para aliviar suas dores, dificuldades ou até mesmo doenças, fazendo com que eles tenham o desejado alívio imediato que as drogas causam, mas importante dizer que esse alívio é algo temporário e que pode acabar trazendo sérios prejuízos a vida do indivíduo.

Quando os adictos se deparam com o uso da primeira dose, se inicia um processo compulsivo na busca pelo alívio emocional e espiritual que a substância pode proporcionar.

Certamente, para quem observa de fora, essa atitude não passa de uma ilusão causada pelo efeito da droga.

No entanto, para o adicto, é a opção mais viável no momento, por isso, a insaciedade busca uma solução mais prática, como ir à “boca” e comprar só mais uma.

A última, aquela que traria a satisfação completa e novamente se inicia a compulsão numa busca incansável.

O alívio emocional e espiritual das drogas

No decorrer da história da humanidade nota-se que nas mais variadas culturas os homens já usavam produtos naturais a procura de prazer, alívio e até mesmo alterações em sua consciência. 

O consumo de substâncias que causam alterações no funcionamento psíquico já é conhecido por mais de 4 mil anos, especialmente pela civilização egípcia que já fazia o consumo de opiáceos e maconha.

Na sociedade atual verifica-se que o consumo de drogas está sendo muito utilizada para a obtenção de prazer imediato, ou alívio instantâneo de frustrações, dores ou dificuldades, sendo compensada com o consumo excessivo de drogas.

A angústia, ansiedade ou preocupações da vida contemporânea, é muitas vezes marcada pela dificuldade do indivíduo de saber lidar com essas situações.

Essas e muitas outras razões contribuem ainda mais para o uso de drogas, como também para o surgimento de alguns tipos de transtornos que tem a impulsividade como um sintoma.

Mesmo as drogas gerando alívio imediato, logo após isso, os efeitos passam podendo provocar ou tornar ainda mais graves os sintomas da depressão.

Além disso, a depressão gerada pela falta da droga, pode fazer com que o indivíduo vá a procura da substância novamente, para livrar-se de suas tristezas, emoções e sensações negativas, o que acaba se tornando um ciclo vicioso na dependência.

O homem também é um ser espiritual, e por isso, é importante lembrar que assim como o corpo, o espírito também necessita de alimento.

Na sociedade atual os dependentes de forma inconsciente buscam encontrar a si mesmos, e procuram entrar em contato com um poder superior.

Existem programas de mútua-ajuda como os Alcoólicos Anônimos A.A e os Narcóticos Anônimos N.A que trabalham com os doze passos, onde se busca manter a abstinência das drogas.

Os doze passos são princípios espirituais que ajudam o dependente a passar pelo processo de recuperação.

A grande maioria dos adictos que seguem os princípios dos doze passos, conseguem abandonar o uso de drogas, esse processo se constitui como um meio bastante eficaz para o tratamento da dependência química.

As pessoas já nascem predispostas às drogas?

Em grande parte dos estudos feitos se verifica uma possível predisposição para o vício em drogas, sendo a hereditariedade uma causa provável.

Diversos estudos sobre a questão da dependência química, revelam que existem algumas pessoas que possuem maior risco de se tornar dependente com o consumo e uso excessivo de substâncias psicoativas, pois apresentam predisposição genética.

A dependência do álcool pelos estudos já feitos, pode acontecer em decorrência de fatores genéticos, podendo existir também os aspectos individuais que podem acabar por tornar o indivíduo mais vulnerável a dependência do álcool, revelando também que pode ter haver com um fator adquirido ao longo da vida de uma pessoa.

A grande verdade é que ninguém nasce ruim, ninguém quer ser marginalizado e nem mal visto pela sociedade, ninguém escolhe ser o vilão ou escolhe despontar suas mães, pais, irmãos, esposas e empregadores.

Todos só querem ter aquilo que parece ser de fácil acesso para as pessoas “normais”, só querem se sentir bem e muitos acham que haviam encontrado isso nas drogas! 

Confira abaixo o depoimento de um adicto que chegou a um ponto crítico da sua vida antes de buscar ajuda:

“Após vários anos de uso de drogas lícitas e ilícitas, eu cheguei a falência total em todas as áreas de minha vida, perdi bons empregos, destruí meu casamento, abandonei minha filha e quase cheguei a morte pois fui atropelado sob o efeito da droga.

Depois que me recuperei do acidente, aceitei realizar o tratamento e dei entrada na Clínica de Reabilitação Grupo Recanto no ano de 2011.

Durante o tratamento pensei várias vezes em desistir, mas com a ajuda dos profissionais que me acompanharam, consegui entender que minha vida com drogas não iria funcionar e após o tratamento iniciei um novo ritmo de vida, com outros pensamentos e planos para o futuro. 

Hoje, 5 anos e meio após, venho colhendo os frutos: Constituí uma nova família, sou um melhor filho, um melhor pai, um membro produtivo da sociedade, tenho meu emprego e o principal de tudo, não faço mais uso de nenhuma substância que altere minha mente ou humor. 

Tenho uma vida que jamais sonhei ter.”

Existe uma solução para essa situação?

Primeiro, é preciso que o adicto admita que tem um problema e que é portador de uma doença que até então não se conhece a cura, mas que a recuperação é possível. 

Após isso, é preciso também, admitir que ele perdeu o controle da sua vida, não é uma tarefa simples e tampouco fácil, mas necessário para recomeçar, esse é apenas o começo de uma jornada que durará toda uma vida. 

Conheça abaixo a história de uma pessoa que conseguiu dar a volta por cima:

“Vivi muito tempo no autoengano e na ilusão do prazer que a droga me proporcionava, cheguei ao meu limite de sobrevivência. 

Minha família vendo esta situação autodestrutiva me sugeriu um tratamento e fui internado no Grupo Recanto onde conheci a programação de 12 Passos e acreditei que existia uma nova maneira de viver, isso porque eu acreditei na mesma vida que os meus terapeutas viviam.”

Conclusão

A dependência química é uma doença que faz com que a pessoa busque de forma desenfreada pela droga e o consumo constante da mesma.

Diante disso, ela acarreta prejuízos na área familiar, profissional, social, como também danos na própria saúde do indivíduo.

Muitos adictos buscam o alívio nas drogas de seus sofrimentos ou dificuldades na vida, pois essas substâncias acabam por trazer prazer e sensação agradável a pessoa, mas de modo temporário, e muitas vezes diante da primeira dose, pode-se ter início a um processo de compulsão pela droga, acabando por gerar uma dependência química.

Portanto, o tratamento da dependência química no Grupo Recanto possibilita ao adicto o início de um novo recomeço, onde a equipe multiprofissional realiza um trabalho individualizado, ou seja, de acordo com a demanda do paciente, dando assim possibilidade a ele de ter um novo olhar sobre sua vida, abrindo caminho para sua recuperação e planejamento de vida.

Nós ligamos para você