Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica para dependentes químicos na região Norte: Onde encontrar?
Publicado em: 05 de janeiro de 2022

Atualizado em: 23 de março de 2022

Clínica para dependentes químicos na região Norte: Onde encontrar?

Quando se procura por ajuda é preciso saber onde e como encontrá-la, dessa forma, é possível confiar no tratamento e na eficácia dele. 

Mas, o que acontece quando não possuímos essas informações ou desconhecemos o problema?

É isso o que acontece na maioria das vezes em que as famílias se deparam com o problema da dependência química, não sabem como lidar e muitas vezes entendem o comportamento da pessoa como uma falha de caráter e como alguém sem solução, onde somente ele mesmo pode se ajudar.

A dependência química possui variadas causas e fatores e não apenas uma, a doença também aprisiona a pessoa numa vontade maior de apenas consumir drogas.

Para entender a complexidade do tratamento e a necessidade da clínica de reabilitação na vida de um dependente, além de entender como encontrar uma clínica para dependentes químicos na região Norte, continue no texto abaixo.

O que é a dependência química?

A dependência química é definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como uma doença de modelo crônico, com múltiplos fatores causais para sua origem, assim como categorizada como um transtorno mental que afeta de modo progressivo a qualidade de vida do indivíduo e pode ser fatal.

Segundo o CID 10 e o DSM-V que são manuais de diagnóstico para doenças, a dependência química pode gerar outros transtornos em decorrência do uso de drogas, assim como se manifestar de forma primária ou secundária.

Os sintomas mais comuns são a compulsão pelo uso da droga, aumento da tolerância à substância, sintomas de abstinência após certo período de tempo desde seu consumo anterior, negligência de outros setores da vida e de atividades do dia a dia em função da droga.

Sendo assim se refere a uma doença que além dos prejuízos e sintomas que carrega por si mesma, ainda pode fazer com que outras doenças e transtornos mentais se manifestem, alguns exemplos são as doenças sexualmente transmissíveis, danos neurológicos, depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares.

Como ajudar um dependente químico?

clínica para dependentes químicos na região norte como ajudar dependente químico

Existem diferentes formas de tratamento para a dependência química, como a psicoterapia, uso de medicamentos, internação, terapias complementares, exercícios físicos, boa alimentação e terapia de grupo, além de grupos de ajuda mútua, como o Narcóticos Anônimos (NA) e os Alcoólicos Anônimos (AA).

O que o dependente precisa é de um tratamento complexo que envolve soluções para as mais diversas áreas que foram comprometidas em sua vida. Desta forma, se a dependência química acaba comprometendo diversas áreas da vida do indivíduo, cada uma delas precisa receber o tratamento adequado.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso se informar sobre o que é a dependência química e procurar ter uma noção mínima da doença e de como ela afeta a pessoa, seus sintomas e como é possível tratar.

Procure ter uma conversa com o (a) dependente de forma a não o acusar nem fazer julgamentos sobre sua situação, é importante escutar o que tem a dizer e informar que está ali para tentar entender a situação e ajudá-lo.

A maioria das pessoas em situação de dependência não consegue admitir ou se enxergar como uma pessoa com problemas, parte da abordagem pode ser mostrar para ele onde sua vida está sendo afetada.

Ajude-o a identificar se ele consegue parar de usar as drogas que faz uso, o que acontece nesse momento e se ele já fez alguma vez antes, pois se estiver em dependência não será possível ficar sem consumir por muito tempo, além de que no momento em que estiver sem consumir por um tempo, manifestará sintomas físicos e psicológicos por conta da abstinência.

Em caso de suspeita de dependência química, comece a buscar ajuda especializada de clínicas de reabilitação, por médicos ou psicólogos, por exemplo, o que estará mais acessível para você no momento.

Quando a internação é necessária?

A internação é necessária nos casos em que a pessoa se encontra em condição de dependência, de maneira em que se encontra prejudicando tanto a sua vida em vários aspectos assim como das pessoas ao seu redor.

Não existe um melhor momento para a internação, mas, o ideal mesmo é que quando a pessoa começa a apresentar alterações de humor frequentes, isolamento social, problemas emocionais, sociais ou no trabalho. 

Diante disso, pode-se ter a necessidade de se procurar a ajuda profissional de um médico, por exemplo, para que sejam identificados os prejuízos e consequências do consumo de drogas na vida da pessoa e a constatação da necessidade de internação.

Se você está buscando tratamento em algum estado da região Norte do país, tenho algumas orientações para sua família.

Qual a importância da clínica para dependentes químicos na região Norte?

A clínica de reabilitação de dependentes químicos serve não só para tratar dos problemas da dependência, mas, de tudo aquilo que vem junto com essa doença biopsicossocial, desde suas causas primárias até suas consequências.

Diferente de outras doenças mais convencionais, essa não adianta tratar apenas de seus sintomas, se apenas fizer isso, trará alívio momentâneo para o dependente, mas, ele retornará rapidamente ao uso e posteriormente precisará de ajuda novamente.

Por isso, uma clínica é de fundamental importância para que aconteça uma reeducação mental e social assim como a identificação e tratamento das causas emocionais e sociais de seu uso, para que assim a pessoa tenha uma chance de começar uma nova vida.

No seu estado, busque por tratamento qualificado. Procure por toda a região Norte uma clínica com boa infraestrutura e se precisar, amplifique o raio de buscas.

Como convencer um dependente químico a procurar ajuda?

clínica para dependentes químicos na região norte como procurar ajuda

Para que o dependente químico busque ajuda, muitas vezes é preciso um estímulo externo de outras pessoas, uma vez que o dependente frequentemente não reconhece sua condição.

Para isso, se faz importante que você esteja se comunicando com ele para saber como está a sua situação e para que comece a criar um vínculo de confiança com ele.

Incentive sempre a procura pelo tratamento e esteja sempre buscando informações sobre o problema, buscando opções alternativas caso ele não aceite ajuda.

Em suas conversas procure sempre ressaltar o que a doença vem trazendo de negativo para sua vida e para a vida de outras pessoas ao seu redor.

Aprenda também a estabelecer limites, passe a relevar menos os comportamentos ruins e a não emprestar mais dinheiro, por exemplo, para que a pessoa possa entender que você não apoia mais a situação atual e que a ajuda que você pode oferecer é a busca por tratamento.

Onde encontrar uma clínica para dependentes químicos na região Norte?

Infelizmente, há pouquíssimas clínicas de reabilitação para dependentes químicos na região Norte. 

As que existem são de localidade específica para aquela cidade em sua maioria.

Em caso de não encontrar uma clínica próxima de confiança e experiência no mercado ou não encontrar uma clínica que considere confiável, saiba que a clínica Recanto está ao seu dispor.

Possuímos clínicas em Sergipe e em Pernambuco, porém, aceitamos pessoas de todos os estados do Brasil, inclusive recebemos frequentemente pessoas da região Norte do país.

Pela minha experiência sei que a distância para alguns pode ser difícil, mas considere entrar em contato conosco para entender mais sobre nosso modelo de tratamento, e nos conhecer melhor ficaremos satisfeitos em te ajudar a tratar o seu familiar, vizinho ou amigo a ter um tratamento eficaz.

Como reconhecer uma boa clínica de recuperação?

clínica para dependentes químicos na região norte como reconhecer

Para ser capaz de escolher de maneira eficaz uma clínica de recuperação na região Norte é preciso entender como avaliar uma primeiramente, pois, como poderá ter a certeza de que está fazendo uma boa escolha?

Assim, é preciso estar atento há alguns detalhes que fazem total diferença para a qualidade de uma clínica. 

Uma boa clínica precisa ter uma boa estrutura e ambiente, para que assim a pessoa ali não se sinta presa, mas sim acolhida, apresentar também serviços essenciais para os cuidados da saúde do paciente.

É preciso olhar também a equipe de saúde que está encarregada dos cuidados de saúde da clínica, como trata-se de uma doença biopsicossocial quanto mais complexa e variada a equipe de saúde melhor.

Informe-se sobre as especialidades de cada clínica, para saber se atendem o tipo de caso em que a pessoa está a passar, assim como procurar informações de outras pessoas que já passaram pela clínica para entender se seu tratamento é confiável e eficaz.

É importante saber também quais são os tratamentos e métodos utilizados durante a estadia do paciente na clínica, considere além disso, fazer uma visita, para que possa verificar sobre a infraestrutura e conversar mais a fundo com a equipe.

Leia também: Como saber se a clínica de recuperação é confiável?

Conheça o Grupo Recanto

O Grupo Recanto é uma clínica de recuperação de dependentes químicos com muita experiência no mercado, já são mais de 13 anos de história e mais de 3500 vidas transformadas pelo nosso trabalho árduo e competente.

  Em questão de tratamento em dependência química e saúde mental somos referência no setor Norte-Nordeste, isso acontece porque possuímos diferenciais como sermos pioneiros na utilização não só de profissionais especialistas em saúde, mas também, pessoas com conhecimento empírico da dependência como suporte no tratamento.

Somos uma clínica devidamente credenciada nos órgãos fiscalizadores, municipais e estaduais, nosso modelo de tratamento é diferenciado e único, sendo um processo humanizado e individualizado, ou seja, que respeita os direitos e necessidades da pessoa e que ainda leva isso em conta para formular um modelo individual para cada pessoa.

Quais os tratamentos disponíveis no Grupo Recanto

No Grupo Recanto contamos com diversos tipos de tratamentos, sendo utilizados aqueles que mais se adequam a realidade e necessidade do paciente, pois para cada um há um plano terapêutico diferente, respeitando sua singularidade e experiências de vida.

Dentre os tratamentos estão o uso de psicoterapia, prática de exercícios físicos, laborterapia, sonoterapia, terapia de grupo e uma alimentação balanceada entre vários outros.

Contudo, todo tratamento precisa de uma base, para nós do Grupo Recanto usamos um tripé como fundação para nosso tratamento, que são as práticas e técnicas da Terapia Racional Emotiva, o aconselhamento em dependência química e o programa dos doze passos.

Como é formada a equipe técnica das clínicas do Grupo Recanto?

Assim como a doença é biopsicossocial, a equipe técnica disponível precisa suprir essas três áreas muito bem e agir de maneira interdisciplinar, de modo a compartilhar e combinar seus conhecimentos.

Em nossas clínicas é possível encontrar: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, consultores em dependência química, e educadores físicos.

Nossa equipe fica de prontidão 24 horas por dia, assim, em qualquer que seja a necessidade, estaremos disponíveis para resolver.

Conclusão

As clínicas de reabilitação são para os dependentes químicos da mesma forma que o médico cardiologista é para o paciente com suspeita de AVC, um suporte necessário.

Para realmente tratar o problema da dependência química se faz preciso o suporte de uma clínica de reabilitação na região Norte que seja confiável onde a pessoa possa se recuperar e adquirir novas habilidades. 

Para enfim, poder retornar ao convívio social, sem a necessidade de viver em função de substâncias químicas, mas sim, voltar a viver com um novo estilo de vida mais saudável.

Dessa forma, quanto mais se informar e procurar bem, se atentando aos aspectos apresentados e ressaltados durante o texto, ficará mais fácil de tomar a decisão. 

Lembre-se que nós do Grupo Recanto estaremos sempre à disposição para tirar suas dúvidas e te ajudar no que for preciso, inclusive em relação à distância. 

Nós ligamos para você