Estamos aqui 24h

é só clicar

Como escolher uma clínica de reabilitação em Vitória da Conquista?
Publicado em: 25 de julho de 2022

Atualizado em: 25 de julho de 2022

Como escolher uma clínica de reabilitação em Vitória da Conquista?

Qual o diferencial que faz de uma clínica de recuperação em Vitória da Conquista uma boa clínica? E como fazer a escolha?

Essas questões estão entre os tópicos que discutiremos a seguir, juntamente com a escolha de uma boa clínica de reabilitação para seu ente.

A área de Vitória da Conquista inclui várias clínicas antigas que são legalizadas pelos órgãos reguladores.

No entanto, existem critérios que precisam ser mais bem considerados antes de uma decisão ser tomada, como recomendação de tratamento, grupo de tratamento, estrutura do local e  tipo aceitável de internação.

Venha comigo!

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Vitória da Conquista

Uma clínica de reabilitação em Vitória da Conquista, ou em qualquer lugar do país, tem que operar pelo sistema de abstinência completa, que é a ideia adotada pela maioria das clínicas do Brasil.
Sistema esse, uma maneira de manter o dependente químico saudável  e distante da droga, assim, desintoxicando seu corpo.

Tempo de recuperação

O tempo de tratamento é algo que varia dependendo do modelo de cada clínica. Porém um tratamento, para ser efetivo, deve ter no mínimo 3 meses.

Mais comumente ofertados são de 3 ou 6 meses, sendo o de 6 meses mais completo.

Tratamentos utilizado

Os tipos de tratamento que são utilizados são bem diversificados, e isso se deve ao fato da própria dependência química ser uma doença muito complexa. Trazendo assim prejuízos na saúde física, psíquica, biológica e social, de forma crônica e progressiva.

E por isso, os tratamentos são multifacetados, tratando diversas áreas da saúde de maneira combinada para garantir a recuperação do dependente químico.

As clínicas de reabilitação de dependentes químicos em Vitória da Conquista, assim como as outras, devem preservar o processo de desintoxicação ao paciente.

O processo consiste em manter o paciente em abstinência total para que qualquer resíduo de droga em seu organismo, com isso deixando-o mais consciente da sua situação sem a influência de substâncias adictivas em seu organismo, ficando mais fácil a introdução de diferentes maneiras de intervenção.

Também é implementado o uso de psicoterapias, sendo elas em grupo ou individuais para ajudar a garantir a saúde mental dos internos.

Estrutura

É importante que cada clínica de reabilitação em Vitória da Conquista possua os espaços e ferramentas necessárias para os tratamentos ofertados, pois não se deve prometer e não cumprir.

Por isso é importante observar se há campos, quadras poliesportivas, piscinas, unidades médicas de prontidão, alojamentos para cada profissional, tudo isso faz imensa diferença no tratamento. 

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

O papel de uma clínica é similar ao de um hospital, dado o fato de que ela pode ser considerada um hospital de pequeno porte.

Com isso servindo como um estabelecimento hospitalar especializado no tratamento de dependência química, cuidando assim, não só da dependência, mas também de suas comorbidades e causas.

O trabalho de uma clínica, não é curar a dependência, até porque ela não tem cura, mas sim ressignificar e ressocializar o dependente.

Para com isso, prevenir recaídas demonstrando ao interno um estilo de vida seguro criando novos hábitos, amizades e garantindo relações sociais.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer 

As clínicas de reabilitação funcionam por um modelo de internação, tendo alguns tipos diferentes de internação

Agora, a seguir, temos os tipos de internação:

Internação voluntária

A internação voluntária é a maneira recomendada para uma internação já que o interno, nessa situação, entende que ele precisa de ajuda e que ele está na clínica para se recuperar.

Essa é a maneira mais recomendada, entretanto, ela acaba por não ser a mais comum. Devido ao fato de que muitas vezes os dependentes químicos não entendem a gravidade da própria situação e não vão atrás de ajuda.

Internação involuntária

Internação involuntária é uma tentativa para salvar a vida de  dependentes químicos que muitas vezes não conhecem os riscos que eles mesmos se impõem.

Esse método consiste na internação sem o consentimento do dependente, sendo a pedido de um médico ou da família dele apresentando um laudo que comprova a necessidade desse recurso.

Por lei, a internação involuntária tem um máximo de 90 dias (3 meses) de duração, além disso é um caso de cárcere privado, porém o tratamento pode continuar com o consentimento do dependente 

Internação compulsória

A internação compulsória é comumente confundida com a involuntária devido a sua natureza que independe da vontade do interno, porém a compulsória também independe da vontade da família.

A internação compulsória é direcionada por uma decisão judicial, amparada de laudos médicos, que considera um risco a sociedade e a saúde da própria pessoa continuar sem tratamento adequado.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Vitória da Conquista?

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Vitória da Conquista

Existem diversas clínicas de reabilitação em Vitória da Conquista, mas fica a pergunta: como escolher a melhor opção?

É de suma importância que se visite a clínica antes, para poder se avaliar a qualidade da equipe e da infraestrutura do lugar, fazer ligações perguntando do modelo da clínica. Procure por avaliações de clientes que já passaram pela clínica e tome uma decisão educada quanto à essa escolha.

Veja também: Clínica de reabilitação em Salvador: saiba como escolher a melhor

Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar de uma clínica em Vitória da Conquista, ou em qualquer outro lugar, tem que ser diversificada e qualificada, devido ao fato da dependência ser uma doença com múltiplas causas e com sinais e sintomas em áreas diferentes da vida.

Por isso, é de extrema importância que a equipe da clínica em questão comporte os tratamentos biopsicossociais, precisando de profissionais de diversas áreas do conhecimento como: médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, etc.

Vale ressaltar que: só variedade não é indicador de qualidade. Porém, nessa situação, é importante estar atento à composição da equipe terapêutica, e com isso verificar se ela é capaz de cumprir com o que é ofertado, assim como ver se cada profissional está de acordo com a lei.

Estrutura de clínicas de reabilitação em Vitória da Conquista

A infraestrutura é de suma importância para uma clínica de reabilitação, isso se deve ao fato deste ser o local que os internos passaram meses de suas vidas.

Por isso a clínica deve ser capaz de provir boas condições para atividades lúdicas e terapêuticas, espaços livres a céu aberto.

E é por isso que antes de ter a sua decisão feita você deve visitar a clínica e averiguar a situação individual de cada clínica.

Conclusão

As clínicas de reabilitação são um recurso indispensável para a saúde pública. Devido ao seu  papel não só de tratar a doença, mas de conscientizar e ressocializar o paciente, devolvendo a sociedade de maneira que contribua para ela.

De modo que, o caminho de reabilitação é o único que assegura um destino melhor para o dependente químico, pois com o tempo suas outras opções podem ser a prisão ou mesmo se depara com a morte.

O tratamento serve não apenas para o paciente, como também é um conforto para a família, com a família uma parte integrante importante do processo de tratamento, quanto mais envolvida estiver, melhor a recuperação.

Levando em conta o que foi visto no texto vemos que a tarefa de escolher uma clínica de reabilitação em Vitória da Conceição não é difícil, porém precisa da devida atenção para que não acabe por se arrepender.

Se você estiver disposto a expandir sua busca e conhecer nossas clínicas do Grupo Recanto em Sergipe e Pernambuco, será um prazer te receber nesse momento tão difícil.

Nós ligamos para você