Estamos aqui 24h

é só clicar

Como parar de usar drogas: veja os tratamentos indicados
Publicado em: 05 de março de 2021

Atualizado em: 03 de março de 2022

Como parar de usar drogas: veja os tratamentos indicados

A utilização de drogas é um fator preocupante, muitos familiares agora, podem estar vivendo uma situação bastante difícil, com algum parente que esteja usando drogas. 

Muitas famílias pensam estar em um “beco sem saída”, pois digo que este problema tem solução, e digo por experiência própria que é possível sim, parar de usar.

Muitas me perguntam qual a melhor maneira de ajudar, e eu lhes digo que existem tratamentos eficazes que podem estar auxiliando a pessoa que se encontra refém do consumo de drogas. 

Acompanhe ao longo do texto quais os tratamentos indicados para cada caso, além do esclarecimento de diversas dúvidas a respeito do assunto. 

Por que é importante buscar tratamentos para uso de drogas? 

As drogas são substâncias que agem no sistema de recompensa do cérebro, e por conta disso, acaba despertando uma sensação de prazer na pessoa. 

O seu uso excessivo, acaba gerando a dependência química, que é uma doença, que se manifesta de modo progressivo, e que acarreta efeitos devastadores na vida de quem consume esse tipo de substância assim como de seus familiares que também são prejudicados nesse processo.

Além disso, como a dependência química é uma doença biopsicossocial, ela acaba gerando diversas consequências na área física, psicológica e social. 

De acordo com a minha experiência, o tratamento é a forma mais eficaz para se livrar deste problema, pois fornecem todo o auxílio necessário para que o dependente possa se recuperar e voltar a sociedade de modo saudável.

O problema do uso de drogas requer um tratamento especializado, para que quando seja reinserido na sociedade, o dependente possa trilhar um novo caminho, longe do consumo das drogas prevenindo-se de possíveis recaídas. 

Como parar de usar drogas: quais são os melhores tratamentos?

Existem diversas opções de tratamento, continue acompanhando que irei explicar como cada um funciona.  

Internações

Muitas pessoas não conhecem quais os tipos que internações que existem, irei explicar sobre cada uma das três modalidades que são elas a voluntária, involuntária e a compulsória. 

Os familiares podem sentir-se sem esperanças ou até mesmo culpados pelo fato de seu ente querido está inserido no mundo das drogas.

As internações representam um método eficaz em que o dependente pode ser auxiliado da melhor forma, porém, esta é uma jornada difícil, mas que com o apoio adequado bons resultados podem ser alcançados.

Voluntária

Neste tipo de modalidade é o próprio dependente que faz o pedido de sua internação de modo voluntário, desta forma, o médico também pode fazer este tipo de solicitação. 

Involuntária

A internação involuntária é uma modalidade de tratamento em que não se faz necessário o consentimento do dependente, e que só pode ser efetuada sobre solicitação de familiares de primeiro grau, ou seja, pai ou mãe ou de um responsável legal. 

A solicitação deve ser feita através de um laudo médico que comprove a necessidade desse tipo de internação, esse tipo de tratamento deve ser informativo ao Ministério Público do estado em um prazo de até 72 horas.

Compulsória

Este tipo de internação depende da determinação de um juiz responsável pelo caso, através de um pedido feito pelo médico responsável que declare que o dependente não possui controle sobre a sua condição.

Nestes casos não se fazem necessários a autorização de familiares, assim, a família pode ou não estar envolvida no processo, o tempo de tratamento é estabelecido pelo juiz e só pode ser interrompido por um laudo de um especialista ou pelo cumprimento do prazo.

Medicamentos

O tratamento com medicamentos pode ser utilizado para frear o consumo de drogas por parte dos dependentes químicos, visando auxiliá-los no seu processo de recuperação. 

Como na dependência química a pessoa sofre com a compulsão e obsessão pela droga, este tipo de tratamento pode ser indicado.

Este tipo de tratamento só pode ser realizado sobre orientação do médico responsável pelo caso, para que este possa fazer seu uso correto, e consiga reduzir os sintomas causados pela abstinência da droga, ou seja, pela falta dela. 

O uso de medicamentos precisa estar associado a outras práticas, que devem ser complementadas com outros tipos de tratamentos dentro de um contexto multidisciplinar. 

Psicoterapias

As psicoterapias são de grande ajuda nesse processo, pois representam um tipo de intervenção, que visa oferecer um suporte psicológico ao dependente. 

Este tipo de intervenção pode ser realizado tanto por um psiquiatra quanto psicólogo, e tem por objetivo ajudar o paciente a evitar certos comportamentos que são prejudiciais a sua saúde, para que assim alcance resultados mais satisfatórios. 

Grupos de apoio

Os grupos de apoio representam outro tipo de suporte dentro desse processo. As pessoas que participam desses grupos compartilham suas experiências acerca de diversos temas. 

Essas vivências compartilhadas, representam um auxílio essencial, pois possibilitam a reflexão, como também o autoconhecimento. 

Diante disso, essa ajuda mútua que ocorre dentro dos grupos de apoio se constitui como um processo que visa o enfrentamento de diversas questões que precisam ser trabalhadas.

Entre os grupos de apoio que existem estão o N.A (Narcóticos Anônimos) e o A.A (Alcoólicos Anônimos) que ajudam nesse processo. 

Afinal, qual é o melhor tratamento para uso de drogas? 

A dependência química é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde, mas que possui um tratamento e como é uma doença que afeta todas as áreas da vida da pessoa, necessita de um tratamento multidisciplinar.

O melhor tratamento para quem consome drogas é aquele que oferece o suporte e auxílio necessários para que o dependente tenha uma boa recuperação. 

Um bom tratamento é aquele que oferece ao dependente uma abordagem biopsicossocial, em que é possível tratar de sua área física, psicológica e social e que oferece uma equipe de profissionais especializados.

As clínicas do Grupo Recanto possuem uma estrutura apropriada prontos para oferecer e dar o suporte necessário que o dependente precisa em todas as etapas do tratamento. 

Quais são as etapas dos tratamentos para dependentes químicos?

O dependente químico passa por várias etapas em seu tratamento, pois seu processo envolve questões variadas que tem a ver com a sua aceitação e motivação para que seu suporte seja eficaz. 

A primeira etapa pela qual o dependente passa é o da pré-contemplação, em que ele está envolvido com a resistência para a mudança, porque não compreende que possui um problema e suas atitudes e ações o prejudicam.

Na chamada contemplação, a pessoa começa a se conscientizar de que possui problemas com o consumo de álcool ou drogas, mas, mesmo assim ele não vê a necessidade de mudança.

Na etapa da preparação o dependente começa a ver de modo claro, os prejuízos advindos de seu consumo abusivo de drogas, e começa a refletir sobre quais os novos comportamentos irá ajudá-lo na sua recuperação. 

Outra etapa é a ação, em que a pessoa começa a demonstrar mudanças visíveis em seus comportamentos, que refletem atitudes e ações mais saudáveis.

A última etapa é a chamada manutenção em que a pessoa mantém a prática dos novos comportamentos e trabalha para a prevenção de uma possível recaída.   

Qual é o papel da família no tratamento de um usuário de drogas?

Muitos familiares encontram-se angustiados pelo fato de terem algum ente querido inserido no mundo das drogas, e não sabem como ajudar. 

Digo por experiência própria que a família possui um dos papeis mais importantes nesse processo.

Representam um apoio e suporte essencial que tem como objetivo fazer com que o dependente não se sinta sozinho no enfrentamento da sua adicção.

É através da família que o dependente pode encontrar o incentivo para que possa seguir em frente na luta contra as drogas. 

Diante disso, a família deve estar inserida nesse processo não com um papel de julgar, mas, de estar junto, no sentido de facilitar e ajudar na recuperação.  

Como lidar com a abstinência?

A abstinência é manifestada pela por sinais e sintomas, que podem ser físicos e psicológicos, causados pela falta da substância causadora da dependência. 

A abstinência causa no indivíduo muito desconforto, e esta pode ser amenizada por meio de medicamentos, psicoterapia e uma série de outros métodos que podem ser indicados durante o tratamento.

A abstinência das drogas faz parte do processo de recuperação, pois esta possui o objetivo de fazer com que a pessoa consiga levar uma vida longe do consumo de drogas. 

Quais são os principais desafios no tratamento contra as drogas? 

Um dos principais desafios, é a conscientização por parte do dependente de que ele possui uma doença e que esta precisa necessita de um tratamento especializado.

Um outro desafio é o sentimento de vergonha que se instala, em que o dependente se sente envergonhado de procurar o auxílio de profissionais, como também da própria família para tratar dos seus problemas.

Para sustentar a sua dependência a pessoa é capaz de prejudicar a sua área financeira, e este representa outro desafio. 

Diante disso, se faz necessário que o dependente evite lugares e amizades que possibilite o seu contato com as drogas, para que assim não caia novamente em sua armadilha. 

Como parar de usar drogas: dúvidas frequentes

Algumas dúvidas são bem frequentes quanto a esse assunto, continue acompanhando que irei fornecer e esclarecer algumas delas:

A partir de que momento o uso de drogas pode ser considerado uma dependência? 

Sabe-se que o uso de qualquer tipo de drogas, pode causar a dependência, e esta pode acabar desenvolvendo na pessoa uma série de prejuízos a sua saúde física e psicológica.

Com o consumo contínuo de drogas, a pessoa pode acabar desenvolvendo a tolerância que é quando o organismo da pessoa se adapta ao uso dessas substâncias, e tem a necessidade de doses cada vez maiores.

Com isso a pessoa quando não consome a droga, apresenta uma crise de abstinência, em que se não utilizada começa a apresentar sintomas desagradáveis, até que utilize novamente. 

Com isso, a dependência química é instalada e a obsessão e compulsão pela droga se tornam cada vez maiores. 

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Existem diferentes razões pela qual uma pessoa pode usar drogas, e estas dependem tanto do indivíduo, quanto do seu ambiente social. 

Os fatores são os mais diversos, como a curiosidade, influência de amigos que se encontra como a mais comum, fuga da realidade, alívio de sofrimento emocional ou físico ou busca de prazer, por exemplo.  

É possível parar de usar?

A resposta para esta pergunta é sim, pois de acordo com minha vivência, este ciclo pode ser revertido, com um tratamento adequado e novos hábitos de vida.

Sei que na sua condição, talvez isso pareça difícil, mas seguindo um modelo de tratamento amplo e complexo, que procure entender e respeitar suas experiências anteriores e construir novas crenças e valores para estabelecer um novo estilo de vida, você conseguirá parar.

O que fazer em caso de recaídas?

A recaída pode vir a acontecer quando a pessoa que se encontra em abstinência volta a consumir drogas novamente.

Em caso de recaída é preciso que o dependente volte com a sua rotina, para que continue o seu processo de mudança de novos hábitos e crie rotinas que o incentivem a se manter longe das armadilhas que o façam recair. 

Qual custo médio de um tratamento contra o uso de drogas? 

Logo após definir qual o lugar que ofereça um tratamento de qualidade para o dependente químico, o próximo passo é buscar informações a respeito dos custos.  

Lhes digo que estes podem variar, pois, podem depender de uma série de fatores, assim como variam de uma clínica para outra. 

Vale lembrar que o tratamento deve abranger não somente os custos, mas também, outros aspectos como profissionais qualificados, estrutura e ambiente por exemplo.

Mas, deve-se pensar sobre esses custos como sendo um investimento a longo prazo e não como despesas. 

O que fazer após o fim do tratamento?

A primeira coisa sem dúvida, é a mudança hábito, este se torna essencial pois dá a possibilidade para que a pessoa, desenvolva novas habilidades. 

Deve-se também continuar a frequentar profissionais de saúde, para que de forma contínua o seu desenvolvimento não pare de acontecer, outra medida a ser tomada é se desfazer do seu antigo círculo social que o fazia continuar refém do consumo de drogas.

Outras práticas também podem ser benéficas, como uma alimentação saudável, atividades físicas, passeios com a família, e terapia, por exemplo, podem fazer parte dos novos hábitos após o fim do tratamento.

Onde encontrar uma clínica de tratamento para dependentes químicos?

A primeira coisa que aconselho antes de tudo, é a pesquisa de informações a respeito da dependência química e quais os tratamentos que existem.

Uma clínica de internação para tratamento de dependentes químicos, deve oferecer um tratamento especializado e que visa a completa recuperação do dependente.

Portanto, aconselho a procura de uma clínica que ofereça conforto e segurança tanto para o dependente quanto a sua família.

 As clínicas do Grupo Recanto são referência no tratamento da saúde mental e dependência química, possuindo um modelo de tratamento diferenciado, baseado no aconselhamento biopsicossocial, terapia racional emotiva e programa dos dozes passos, bem como ótima estrutura e médico 24 horas.

O nosso compromisso é assegurar a saúde integral de cada paciente, para que este livre-se das armadilhas da droga, e comece uma nova vida, com hábitos, comportamentos e ações mais saudáveis.

Conclusão

Muitas famílias convivem com o dilema de um ente querido que se encontra refém do uso de drogas, para que isso não se mantenha, o tratamento para parar de usar drogas deve ter início quando a dependência química se encontra instalada na pessoa.

A dependência química põe em risco a saúde da pessoa, e consequentemente afeta toda a dinâmica familiar. 

Se faz necessário que a pessoa queira parar de consumir as substâncias causadoras da dependência, para que assim possa abandoná-las. 

Ressalto que se faz muito importante um tratamento especializado para frear o consumo de drogas, pois, a dependência química é uma doença e está precisa ser tratada para se evitar maiores prejuízos.

Nós ligamos para você