A dependência química é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso frequente de determinada substância. A dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica, como o álcool ou a cocaína, por exemplo, ou a um conjunto mais amplo de substâncias diferentes. Segundo dados recentes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODOC), mais de 30 milhões de pessoas em todo mundo possuem transtornos ocasionados pelo uso de drogas.
O tratamento da dependência química de boa qualidade é efetivo para reduzir ou interromper o consumo de substâncias psicoativas, melhorar a saúde clínica dos usuários, prevenir danos, tais como infecções e overdoses, bem como aumentar seu funcionamento social. Sendo assim, é extremamente necessário para o dependente químico um acompanhamento especializado e cuidados especiais para que ele consiga se livrar do vício.
Buscando esclarecer para os familiares dos dependentes, profissionais, estudantes, químicos, professores e demais interessados, o diretor do Grupo Recanto e especialista no assunto, o Fabrício Selbmann, discutirá através do Workshop A dependência química tem tratamento, vários assuntos relativos a doença da adicção, sua recuperação, além da abordagem sobre a influência da família no contexto das dependências e os aspectos da recuperação.
Os workshops serão ministrados em Teresina, Belém, Fortaleza, Recife e Aracaju e dará direito a certificado de participação, apostila e coffee break durante os intervalos.
Faça já sua inscrição!
Recife | 21 a 24 de Outubro
Aracajú | 04 a 07 de Novembro
Fortaleza | de 28 a 30 de Novembro
Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:
- Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
- Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
- Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.