Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em Salvador: saiba como escolher a melhor
Publicado em: 24 de março de 2022

Atualizado em: 25 de março de 2022

Clínica de reabilitação em Salvador: saiba como escolher a melhor

A dependência química é uma das doenças mais prevalentes no Brasil e no mundo. Com o dependente muitas vezes negando a gravidade e até a existência do problema em questão, muitas vezes alegando que pode parar quando quiser e que não é nada demais.

Entretanto, é de extrema importância ressaltar que a dependência química se trata sim de um caso sério e que a mesma deve ser tratada. Sabendo disso, qual a melhor opção de tratamento?

Pode muito bem ser a internação em uma clínica de reabilitação em Salvador. Contudo, sabe-se que essa é uma escolha a qual pode ser muito complicada para a família. 

Por tanto, esse texto foi feito com a intenção de ajudar e clarear algumas dúvidas quanto ao processo de internação e auxiliar no processo de decisão.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos é um espaço de resgate. 

Ou seja, um lugar onde o papel desempenhado não é apenas o de recuperar a sobriedade, “limpar o organismo”, como dizem popularmente, mas também devolver um propósito à vida de quem sofre com essa doença crônica.

A clínica serve para acolher e ajudar a tratar uma doença crônica séria: a dependência química.

Cada centro de recuperação adota a sua metodologia própria de tratamento e suas abordagens terapêuticas, mesclando cuidados clínicos e psicológicos.

Como antes mencionado, considero uma clínica de reabilitação como um espaço de resgate, porque não acredito em um tratamento que não envolva uma reprogramação no sistema de valores, crenças e responsabilidades do adicto. É claro que o processo de desintoxicação é importante, mas, sozinho, é insuficiente.

Em uma boa clínica de reabilitação o dependente não vai apenas ter o seu organismo sadio de volta, mas além disso terá trabalhado suas ferramentas internas para lutar contra a abstinência e construir, diariamente, a sua sobriedade.

Com isso, as recaídas podem ser evitadas.

Entendendo a clínica de reabilitação como uma forma de recomeço, o paciente tem a possibilidade de mudar pensamentos, crenças irracionais e atitudes nocivas causadas pelo vício.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Salvador

Cada clínica possui sua especificidade e modo de funcionamento, porém as mais conceituadas no mercado, operam de forma semelhante, mudando apenas os detalhes sobre o modelo de tratamento.

Dessa forma, aqui abordarei assuntos como tempo de recuperação, os tipos de tratamentos utilizados, bem como a necessidade desses tratamentos.

As clínicas de reabilitação em Salvador são em sua maioria clínicas mais experientes e com bom tempo de mercado, assim é importante estar atento aos detalhes básicos e entender como cada uma dessas clínicas de reabilitação em Salvador funcionam.

Tempo de recuperação

O tempo médio de recuperação leva entre 3 e 6 meses. Tempo esse necessário para mudar o ambiente social do dependente e afastá-lo de situações que podem contribuir para a perseverança do vício. 

Esse tempo leva em consideração o tempo gasto no processo de desintoxicação, a forma que o paciente reage aos tratamentos que estão sendo utilizados e a aceitação de sua condição como dependente.

 – Tratamentos utilizados

No processo de reabilitação de um adicto diversos métodos e estratégias são usados, sendo eles:

Desintoxicação: A desintoxicação é a primeira fase de todos os tipos de tratamento para usuários de drogas e dependentes químicos A desintoxicação aguda pode durar entre 20 e 45 dias e é uma das etapas mais importantes do tratamento. 

Depois da abstinência aguda, o nível de consciência aumenta e o humor fica mais estável. O que facilita o processo de conscientização e a escolha de ferramentas de enfrentamento mais adequadas para, com isso, manter o paciente em abstinência.

Conscientização: quando o adicto percebe em sua psique o porquê de recorrer à droga, quais os principais motivos e necessidades para fugir de suas emoções negativas.

Ressocialização: A fase final do centro de recuperação deve propor um modelo de Programa de Prevenção de Recaída e a Ressocialização, para que o indivíduo seja preparado para voltar a uma vida nova, com novas oportunidades, de forma orientada. 

Modelo de tratamento

Para o tratamento de dependentes químicos é necessário um modelo de tratamento que enfoque em diversas áreas de sua vida, como social, biológica, psicológica e espiritual.

Desse modo, como a dependência química prejudica diversos aspectos da vida, um modelo de atenção e cuidado biopsicossocial se faz necessário, de maneira que alie o uso de medicamentos com psicoterapias e outros tratamentos e práticas que promovem saúde.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Salvador?

dependente químico

Dicas valiosas para fazer a complicada decisão de qual seria o melhor lugar para proceder com uma internação e de como escolher uma boa clínica de reabilitação em Salvador são:

Equipe multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar é um grupo com profissionais de diferentes funções, expertises e qualificações e que se complementam, o que é muito importante para tratar a complexa situação que é sofrer de uma dependência química com profissionais especializados em: medicina, psicologia, psiquiatria, monitoria e várias outras áreas.

Infraestrutura

Verifique e analise a infraestrutura da clínica, é extrema importância que a infraestrutura seja adequada para a residência do paciente, de modo que possua todo o suporte para o atendimento básico e especializado.

De modo, que cumpra não somente as promessas feitas, mas que de fato a estrutura esteja em boas condições e que esteja condizente com as terapias e suporte apresentados.

Vale o ressalve de que uma internação no grupo recanto nunca deixa de ser uma opção. Com suporte de médicos 24hrs, hotelaria completa e anos de experiência com o tratamento.

Investigue

Avalie as pessoas que farão o acompanhamento do paciente, também é válido procurar informações dos profissionais que compõem a equipe da clínica que você estiver considerando.

Faça perguntas a pessoas que conhecem o estabelecimento; fale com pessoas que conhecem a clínica; fale com pessoas que já se internaram lá ou tiveram seus amigos ou familiares internados lá; fale com funcionários da clínica e tire suas dúvidas.

Conheça os tipos de internação

Existem diferentes tipos de internação que podem ser encontradas em clínicas de reabilitação em salvador, ou em qualquer outro estado sendo eles definidos por lei como:

Internação voluntária:

Aquela que se dá com o consentimento do usuário, mantendo o direito de pedir alta no momento que o desejar, esse é o tipo de internação ideal, pois o dependente de livre e espontânea vontade reconhece que não está apto ao convívio e que vive à mercê de seus desejos para com a droga.

internação involuntária:

Esse tipo de internação ocorre quando o paciente se recusa a reconhecer a necessidade de um tratamento para si em dependência química, porém a família entende que há sim essa necessidade.

Isso ocorre, pois, a maioria dos dependentes não conseguem reconhecer sua impotência perante a droga, acham que ainda estão no controle.

Esse tipo de internação só pode ser realizada mediante a apresentação de um laudo médico que alegue a necessidade daquela pessoa de ser internada, mediante ao risco que apresenta para si e para aqueles ao seu redor e quando endossada por familiares, tutores, guardiões ou profissionais da saúde pública.

A internação involuntária não deve ultrapassar mais do que 90 dias.

Internação compulsória:

A internação compulsória também é contra a vontade do paciente, porém quem faz essa requisição não é a família e sim um órgão de justiça através da decisão de um juiz.

De modo que o paciente ficará internado pelo tempo determinado pelo juiz, podendo esse ser maior do que 180 dias (6 meses), o juiz baseou sua decisão no laudo médico apresentado sobre a pessoa.

Esse tipo de internação é a mais recomendada para casos graves de dependência, em que a pessoa apresenta comportamentos de risco para si e para com os outros.

Como internar um paciente dependente de álcool e drogas na Bahia?

drogado em salvador

A resposta para essa pergunta é a soma de todas as dicas que lhe dei até agora.

Preste atenção! Para saber como escolher uma boa clínica é preciso estar atento aos detalhes, como sua localização, estrutura, equipe multidisciplinar, qualidade da infraestrutura, modelo de tratamento apresentado e tratamentos utilizados.

Desta forma, analisando cuidadosamente qual se encaixa melhor, você será capaz de ajudar seu parente ou seu amigo que tanto deseja.

É válido ressaltar que, na falta de clínicas adequadas em Salvador, o Grupo Recanto possui clínicas alocadas em Sergipe e Pernambuco, que possuem o mais alto do que se pode esperar num tratamento em dependência química.

Conclusão

As clínicas de reabilitação são um recurso necessário, principalmente quando o sistema de saúde não dá conta de atender essa demanda, o que acaba sendo um caso comum, por tanto podem ser considerados também um suporte à saúde pública.

Quando você estiver em busca de uma clínica de reabilitação em Salvador lembre-se de fazer as pesquisas necessárias para garantir o seu bem-estar ou o de quem você estiver internado no momento.

Mesmo que a proposta de internação ainda pareça muito drástica para você, saiba que o dependente químico está normalmente em uma situação muito delicada e sofre de uma forte doença crônica que alimenta o vício dele. Portanto, em uma situação drástica como essa não é demais uma solução “drástica”.

Nós ligamos para você