Plantão Médico

24H

Atendimento Chat Online

Atendimento

Chat Online
Estamos aqui 24h

é só clicar

NOSSO JEITO DE TRATAR

Tratar uma pessoa com dependência química é um gesto de amor e coragem, nós podemos te ajudar nesse momento.

As pessoas que vivenciam o problema da dependência química de um parente ou pessoa próxima, costuma acreditar que essa é uma situação incontrolável e não conseguem enxergar meios de ajudar. Da mesma forma como são tratadas as doenças crônicas, alguns transtornos mentais, dependência de álcool ou outras drogas pode ser gerenciadas com sucesso. Tratar um dependente químico é uma atitude de coragem, mas sobretudo de amor com quem sofre com a doença. A maior parte das pessoas que passam pelo processo de tratamento não só deixam de beber e usar drogas como também melhoram seu funcionamento ocupacional, social e psicológico.

Grupo Recanto desenvolveu um método de tratamento humanizado e individualizado, baseado em protocolos com respaldo científico. Adotamos uma abordagem Biopsicossocial, importante para entendermos e tratar cada paciente, considerando o seu contexto biológico, psicológico e social. Aqui cada paciente é entendido com base nas suas questões genéticas, bioquímicas, condições físicas, personalidade, estado de humor, relação com a família, nível de sociabilidade, nível cultural e padrão de vida. Desse modo conseguimos trazer o paciente para um estado de consciência que lhe permite o entendimento do seu problema, suas limitações perante a doença. Trabalhamos nele sua capacidade de recuperação e mecanismos internos de responsabilidade e autopreservação.

Também adotamos o método de Terapia Racional Emotiva – TRE, uma abordagem terapêutica, com respaldo científico criada em 1956 pelo psicólogo americano Alber Ellis. Ensinamos o nosso paciente a lidar com suas expectativas oriundas de crenças irracionais, tornando-se menos vulnerável às suas emoções e com capacidade de desenvolver uma consciência realista dos seus sentimentos e comportamentos. Buscamos fazer com que o dependente reconheça condutas que precisam ser modificadas.

O fio condutor do nosso tratamento é o Programa dos 12 Passos (twelve-step program). Criado Bill W. e Dr. Bob S. nos Estados unidos no ano 1935 para tratamento de alcoolismo. Se mostrou tão eficiente, que tempos depois abrangeu também o tratamento da dependência química e outras compulsões. A filosofia dos 12 passos é tida ainda hoje como um dos métodos mais eficazes, pois permite criar no paciente, consciência das suas limitações perante a doença. Estabelece um elo saudável com a sua espiritualidade e promove uma reprogramação de valores, crenças e responsabilidade para com as pessoas que o cercam.

Nós que fazemos o Grupo Recanto pretendemos juntos com você ajudar construir uma relação de confiança com o nosso paciente, mostrar que o tratamento funciona. Queremos ajudar pessoas fazer parte de uma estatística em que milhões de pessoas ao redor do mundo por meio de um tratamento sério e eficaz conseguiram recuperar as suas vidas, longe da doença. O Grupo Recanto que ser o seu lugar para você recomeçar construir um novo estilo de viver.

O tripé

O tripé - Aconselhamento, 12 passos, Terapia racional e emotiva | Grupo Recanto - Clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Aconselhamento em dependência química

Um conceito inovador, que trata a dependência de álcool e drogas como uma doença biopsicossocial, frente à antiga visão moralista da sociedade, que via o abuso de álcool e drogas como uma falha de caráter.

Décadas se passaram, debates e pesquisas evoluíram e o velho dilema moral foi desconstruído. Um marco nesse processo foi a publicação de O conceito de doença do alcoolismo. Na obra, médicos e psicólogos conceituaram o alcoolismo como uma doença que leva à perda do controle, cunhando a expressão Síndrome de Dependência do Álcool (SDA).

Mais tarde, a dependência química também foi enquadrada na categoria de síndrome. Ampla, a classificação inclui todas as substâncias psicoativas em uma mesma categoria. Essas mudanças fazem parte de um aprimoramento do tratamento de saúde, valorizando os aspectos mais diversos dos pacientes, muito além dos puramente biológicos. Da medicina à sociologia, passando pela psicologia, as mais variadas áreas trouxeram novas perspectivas sobre dependência química.

Um conjunto de pequenas sutilezas que, somadas, fazem uma grande diferença. Afinal, reabilitação é um processo muito complexo, em que tudo deve ser levado em conta.

Adotamos a Terapia Racional Emotiva – TRE, como das suas abordagens terapêuticas, devido ao respaldo científico do método que foi criada em 1956 pelo psicólogo americano Alber Ellis. Nessa abordagem buscamos fazer com que o nosso paciente, passe a lidar com as suas expectativas oriundas das suas crenças irracionais, tornando-se menos vulnerável às suas emoções de forma a desenvolver uma consciência realista dos seus sentimentos e comportamentos. Nesse sentido o foco do nosso trabalho é fazer com que o paciente se concentre em mudar algumas interpretações e reconhecer as condutas que precisam ser alteradas. Para eficácia do tratamento buscamos construir uma relação de confiança com o nosso paciente, de modo que o nosso estilo terapêutico consiga ser bem absorvido durante o período de internação e pós-tratamento.

O Grupo Recanto adotou O Programa dos 12 Passos (twelve-step program) como um dos pilares do seu modelo de tratamento. Criado Bill W. e Dr. Bob S. nos Estados unidos no ano 1935 para tratamento de alcoolismo, se mostrou tão eficiente, que tempos depois abrangeu também o tratamento da dependência química e outras compulsões. A filosofia do programa dos 12 passos, convida o paciente a um mergulho profundo na consciência das suas limitações perante a doença. Também cria nele um elo saudável com a sua espiritualidade, além promover uma reprogramação de valores, crenças e responsabilidades consigo, seus familiares e amigos, e o seu semelhante. Esse programa é muito mais do que um modelo de tratamento é uma filosofia de vida, permite que o adicto consiga conduzir a sua vida por uma diretriz que lhe permite viver de forma saudável e conectado positivamente com a sua espiritualidade, família e sociedade.

Nós ligamos para você