Plantão Médico

24H

Atendimento Chat Online

Atendimento

Chat Online
Estamos aqui 24h

é só clicar

Equipe

Pessoas cuidando de pessoas

A equipe técnica das clínicas do Grupo Recanto é formada por mais de 100 profissionais, especialistas em saúde mental que atendem a um dos pré-requisitos principais do nosso modelo terapêutico – a abordagem multidisciplinar. Durante o tratamento, o nosso paciente é acompanhado e supervisionado por profissionais de diferentes áreas, que interagem entre si, com o objetivo de proporcionar a ele um tratamento baseado em suas peculiaridades e no seu grau de comprometimento com a doença.

Os profissionais do Grupo Recanto são incentivados a ter olhar humanizado para com o interno e sua família, de modo a considerar que ambos fazem parte de uma mesma unidade de cuidado. Para nós é necessário haver uma junção entre o nosso o conhecimento técnico, e a qualidade do relacionamento que será estabelecido durante do período de internação e pós-internação. Prezamos que o ambiente terapêutico das Clínicas do Grupo Recanto e a convivência dos profissionais com os nossos pacientes, propicie a eles: acolhimento, cuidado e a segurança de que estão acompanhados por uma equipe formada por pessoas experientes e comprometidos com a sua recuperação.

Nossa equipe técnica

TRATAMENTO
BIOPSICOSOCIAL

O modelo biopsicossocial é o nosso ponto de partida para o tratamento do paciente. Dentro de um conceito mais amplo, buscamos entender e tratar o doente da dependência química considerando-o em seu contexto biológico, psicológico e social. Procuramos investigar e entender na pessoa a ser tratada suas questões genéticas, bioquímicas, condições físicas, personalidade, estado de humor, relação com a família, nível de sociabilidade, nível cultural e padrão de vida. Desse modo conseguimos trazer o paciente para uma realidade de tratamento que permite a ele o entendimento do seu problema, suas limitações perante a doença e que ele possa desenvolver mecanismos internos de responsabilidade e autopreservação.

Equipe terapêutica

O tratamento Biológico

Médicos

Na Dependência química a equipe médica desempenha diferentes papéis dentro do atendimento ao dependente químico, de acordo com o seu grau de especialização:

Ao médico Psiquiatra cabe a gestão do tratamento, além de tratar a crise de abstinência e das comorbidades, especialmente do ponto de vista terapêutico e farmacoterápico.

Ao médico clínico, cabe o tratamento das complicações clínicas relacionadas ao consumo de drogas, o manejo dos casos mais leves e o encaminhamento dos casos mais graves.

Enfermagem e Técnicos de Enfermagem

O enfermeiro está cada vez mais presente e atuante na área da dependência química. O enfermeiro pode contribuir para o aconselhamento e motivação para o tratamento da dependência química e também é responsável de realizar triagem, e executar procedimentos de tratamento, como a desintoxicação ambulatorial. O enfermeiro é essencial no manejo medicamentoso e é altamente importante na acessória dos médicos na unidade.

O tratamento Psicólogico

Psicólogo

O psicólogo pode atuar nos diversos níveis de tratamento para a dependência química, prover apoio inicial aos dependentes e motivação para tratamento especializado. Este possui conhecimento teórico e técnico para a atuação dentro de grupos, atendimento individual e coordenação de equipes de tratamento. Ele complementa o trabalho de equipe, trocando informações com os técnicos em dependência química e abrangendo o diagnóstico psicosocial.

O tratamento social

Conselheiro em dependência química

Dependentes Químicos em recuperação, que estão livres das drogas e que têm experiência a ser repassada e atuam como conselheiros, ensinando o caminho da recuperação.

Estes conselheiros em Dependência Química são ex-usuários de álcool e drogas bem-sucedidos em seu processo de recuperação, que se dedicam ao aconselhamento de dependentes químicos em tratamento. A proposta destes técnicos em dependência química é transmitir aos dependentes químicos a mensagem dos Doze Passos.

O tratamento de drogas e dependência química, executado por esses profissionais pode ser tão eficaz quanto qualquer outro. A ação do técnico em dependência química pode encontrar, em alguns pacientes, maior receptividade e permeabilidade aos relatos de vida e as soluções encontradas por estes para lidar com a dependência.

Prover capacitação a esses profissionais poderá combinar o conhecimento teórico-técnico com os insights de sua experiência pessoal, colaborando, assim, para a qualidade de sua abordagem com os dependentes.

Nós ligamos para você