Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em Garanhuns: Saiba como escolher a melhor opção
Publicado em: 13 de abril de 2022

Atualizado em: 12 de julho de 2022

Clínica de reabilitação em Garanhuns: Saiba como escolher a melhor opção

Infelizmente é cada vez mais comum ouvir que pessoas estão se acabando nas drogas aqui em Pernambuco.

Isso cresce de uma forma que é impossível os serviços de saúde acompanharem sua evolução.

Para que esse problema possa ser tratado adequadamente surgiram as clínicas de reabilitação em Pernambuco, justamente para ajudar o paciente a se estabilizar novamente e limpar de suas ideias e atitudes que o levaram a uma vida de dependência. 

dependente químico poderá ser reabilitado para uma vida dentro das normas da sociedade.

Para entender melhor como as clínicas de reabilitação em Garanhuns funcionam e onde pode encontrá-las, continue lendo o texto abaixo.

Clínica de reabilitação em Garanhuns: Como escolher?

É importante que antes de escolher uma clínica em Garanhuns, você tenha certeza de que tem em mãos todas as informações necessárias para a escolha da clínica ideal.

Para isso, irei lhe informar os pontos aos quais você deve ficar atenta, para que assim a pessoa que está em situação de necessidade possa receber a ajuda adequada para sua reabilitação.

– Tempo de recuperação

Como escolher uma clínica de reabilitação em Garanhuns

O tempo de recuperação pode variar entre 90 dias (3 meses) e 180 dias (6 meses) indo de acordo com o modelo de tratamento de cada clínica.

O tempo pode variar também de acordo com o tipo de internação como veremos mais adiante, por exemplo: por lei as internações involuntárias não podem ultrapassar 90 dias de duração, a menos que ocorra o processo de voluntariedade do paciente.

Por que há essa diferença de tempo? Na verdade, a maioria das clínicas acreditam que o tempo ideal para uma desintoxicação e construção de novos hábitos é de 180 dias.

Porém como nem todos possuem os recursos ou o tempo necessário para o tratamento de 180 dias, o tempo mínimo para uma desintoxicação completa é de 90 dias, onde também é possível iniciar o tratamento das causas da dependência química.

– Tratamentos utilizados

Os tratamentos utilizados nas clínicas de reabilitação em Garanhuns podem variar bastante de acordo com o modelo de tratamento geral da clínica e individual do paciente, processos como uso de medicamentos, psicoterapias, exercícios físicos, terapias comportamentais e outros.

Contudo, independente dos processos de tratamentos utilizados, o dependente químico passará pelas etapas de desintoxicação, conscientização e ressocialização.

A desintoxicação é um processo de retirada das substâncias nocivas proveniente das drogas que ainda se encontram no corpo da pessoa devido ao uso abusivo e/ou contínuos de drogas, sendo esse momento supervisionada por uma equipe multiprofissional.

O processo da conscientização ocorre por conta que a maioria dos dependentes químicos não entende que precisa de ajuda, apesar de estar com todas as áreas de sua vida comprometidas, não admite sua situação e considera que está tudo bem.

Assim é preciso ir mostrando e ressaltando os pontos de que a dependência química é uma doença e que traz muitos malefícios a vida de cada um, mostrar também que é possível enfrentá-la através do tratamento e que o paciente não está sozinho.

A ressocialização é um dos processos finais numa clínica de reabilitação em Garanhuns, antes do retorno a sua casa e a sociedade, uma vez que já foi desintoxicado e conscientizado, é preciso entender que terá que adotar um novo estilo de vida.

Assim, a clínica fornece o suporte necessário para criação de novos hábitos mais saudáveis, assim como táticas para evitar a vida que tinha antes e como viver sem a influência das drogas.

Localização e estrutura

Esses são dois pontos para se ficar atento, pois a localização da clínica, muito frequentemente ficam em pontos estratégicos para favorecer certas regiões, deste verifique se a distância até a clínica seria um problema para você e se ele é solucionável.

A estrutura da clínica é o termômetro dos cuidados às pessoas no local, pois se não cuidam da aparência externa da clínica, como será que cuidam dos pacientes?

A estrutura deve conter o mínimo e o máximo que cada paciente pode vir a precisar, confira principalmente em caso de uma visita se a infraestrutura do local é igual a prometida e se é capaz de suportar os imprevistos da condição de dependente.

O que é e como funciona uma clínica de reabilitação?

como funciona a reabilitação em garanhuns

Para entender qual o objetivo e a necessidade de uma clínica de reabilitação é preciso entender primeiro o que significa ser um dependente químico.

A dependência química é uma doença de múltiplas causas e afeta integralmente a vida da pessoa, seja na área familiar, social, psicológica ou física, a pessoa começa a se degradar.

Isso acontece, pois na dependência química a pessoa encontra-se pensando de forma obsessiva sobre a substância a qual faz uso (álcool, maconha, cocaína, LSD, purple drank, MD, opióides, medicamentos) e se comportando de forma compulsiva e repetitiva para obter o prazer dela.

Ou seja, torna-se um escravo da vontade e do desejo de sempre obter aquele prazer e aquela sensação.

Assim, para tratar essa patologia é preciso não só reduzir e depois retirar os sintomas, é preciso ocorrer uma reeducação dos antigos hábitos e aprender ou renovar habilidades sociais e psicológicas para que seja possível viver saudável novamente.

É preciso entender primeiro que a pessoa que não consegue se livrar do uso das drogas não faz isso por “safadeza” ou um “desvio de caráter” e sim porque está doente, ele está dependente quimicamente e psicologicamente daquela substância.

Assim as clínicas são como hospitais de pequeno e médio porte com uma equipe multiprofissional e operando de forma interdisciplinar para poder resgatar a autonomia e confiança daquela pessoa em si mesma.

Possuindo como maior objetivo reabilitar a pessoa a estar apta a integrar novamente a sociedade sem causar danos a si mesma, a sua família ou a outros membros próximos.

Vale salientar que as clínicas de reabilitação não se limitam a tratar da dependência química, embora essa seja a maior demanda, há também clínicas que cuidam de pessoas com transtornos mentais, seja casos de urgência ou emergência. 

Em Pernambuco, o Grupo Recanto é uma delas!

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

As modalidades de internação, voluntária, involuntária e compulsória, as três são amparadas por lei, pela lei da reforma psiquiátrica (L10.216 de 2001), a nova lei do combate às drogas (L13.840 de 2019) e a resolução nº 8, de 14 de agosto de 2019.

Veja as diferenças entre os tipos de internação logo a seguir:

– Internação voluntária

A internação voluntária como o nome já diz é quando a pessoa se dispõe de livre e espontânea vontade a se internar em uma clínica de reabilitação, reconhecendo a necessidade naquele momento.

Esse é considerado o tipo mais desejável de internação, porém não é o mais comum, para os dependentes químicos é difícil admitir que possuem um problema ou que sequer estão em más condições.

– Internação involuntária

Na internação involuntária a pessoa em questão não reconhece que precisa de ajuda e que está a prejudicar as pessoas que ama e que tentam ajudá-la, assim através de um laudo médico que ateste a necessidade de internação e de um parente de primeiro grau da pessoa é possível internar sem sua permissão.

A internação involuntária segundo a lei só pode durar até 90 dias, como mencionei antes, pois é o período que a lei considera onde o paciente esteja desintoxicado e estável mentalmente e fisicamente para tomar as decisões por si novamente.

Se o paciente desejar continuar em tratamento pode ser assinado um termo de voluntariedade, para que assim continue sob os cuidados da clínica.

– Internação Compulsória

Já na internação compulsória trata-se de um processo também sem o desejo da pessoa de se internar, porém ocorre por processo judicial, a ordem para que a pessoa se trate, pois em caso contrário representará um risco a sociedade e aqueles a quem estiver perto.

Essa ordem judicial vem do juiz que define também o tempo que o paciente ficará internado, não podendo esse tempo ser desrespeitado para mais ou para menos, a não ser por meio de outra ordem judicial.

Para realizar esse processo a família pode ou não estar envolvida, assim como na internação involuntária, é preciso que haja um laudo médico que ateste a necessidade de internação desse paciente.

Com o laudo o próprio médico ou outra autoridade da saúde pode realizar o pedido no ministério público, que será analisado e depois levado até audiência do juiz.

Dependência química em Pernambuco: Qual a internação é a indicada?

A palavra internação pode assustar um pouco a princípio, mas asseguro que esse é um dos melhores métodos para tratar o paciente, ele ficará sob supervisão médica 24 h por dia e 7 dias por semana.

No caso da dependência química se justifica pelo afastamento de possíveis influências que possam fazê-lo retornar às drogas, como locais, amigos e situações, assim como possuir suporte de uma equipe multiprofissional para passar pelo momento de abstinência desintoxicação.

Já para os portadores de transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos pode ser necessário para casos de surtos ou de emergências e urgências psiquiátricas, para que a pessoa possa se estabilizar novamente e voltar ao seu estado padrão.

E quando a internação é indicada? 

Bem, por mais que pareça uma pergunta simples, na verdade não é, cada pessoa e cada família terá um limite e motivações diferentes.

Mas de modo geral a internação é indicada para quando a pessoa está em estado de descontrole de seu transtorno mental ou no caso da dependência química, quando a vida da pessoa está girando em torno apenas de seu vício em drogas e compulsão, tanto que outras áreas de sua vida estão sendo diretamente e negativamente impactadas.

Há ainda as modalidades de internação, voluntária, involuntária e compulsória, as três são amparadas por lei, pela lei da reforma psiquiátrica (L10.216 de 2001), a nova lei do combate às drogas (L13.840 de 2019) e a resolução nº 8, de 14 de agosto de 2019.

A internação voluntária como o nome já diz é quando a pessoa se dispõe de livre e espontânea vontade a se internar em uma clínica de reabilitação, reconhecendo a necessidade naquele momento.

Na internação involuntária a pessoa em questão não reconhece que precisa de ajuda e que está a prejudicar as pessoas que ama e que tentam ajudá-la, assim através de um laudo médico que ateste a necessidade de internação e de um parente de primeiro grau da pessoa é possível internar sem sua permissão.

Já na internação compulsória trata-se de um processo também sem o desejo da pessoa de se internar, porém ocorre por processo judicial a ordem para que a pessoa se trate, pois em caso contrário representará um risco a sociedade e aqueles a quem estiver perto.

Como escolher uma clínica de reabilitação em Pernambuco?

Como escolher uma clínica de reabilitação em Pernambuco

Se está buscando uma clínica de reabilitação em Pernambuco e acabou lendo até aqui, mas não sabe exatamente como escolher ou como poderia avaliar se é uma boa clínica, tenho algumas boas dicas para você!

Todas elas são importantíssimas para que a decisão seja tomada com segurança e com a certeza que a pessoa que você ama estará sendo bem cuidada e será devolvida a você em uma condição melhor do que quando chegou.

– Verifique a reputação da clínica

Quando em dúvida se uma clínica parece ser confiável, pesquise sobre as recomendações dela em sites de avaliação, como a própria página do Google, assim como comentários.

Outra alternativa é procurar famílias de pacientes ou os próprios pacientes que já passaram pela clínica anteriormente para saber e entender como foi a experiência deles e o que há de bom e de ruim sobre o local.

– Pesquise o tratamento

Talvez o tópico mais importante. 

Se você confiar em um de seus familiares para uma clínica é importante ter certeza que ele está sendo bem tratado e que os métodos que ali estão sendo utilizados são confiáveis.

Por isso, busque informações sobre o modelo de tratamento de cada clínica, métodos de como fazer isso é procurar no site da clínica em questão ou em seu blog, assim como ligar para a clínica de reabilitação em Pernambuco para falar com alguém responsável que possa lhe explicar sobre o tratamento.

Outra questão importante para saber sobre o tratamento é para saber se você está de acordo com as técnicas que serão utilizadas, para que o processo dê certo é importante que haja confiança entre a equipe e a pessoa encarregada.

Ao saber sobre o tratamento, verifique se ele é recomendado por autoridades de saúde ou ainda se ele é legal, pois há muitos anúncios e promessas desmedidas por aí, é preciso estar atento.

– Converse com a equipe

Conversar com a equipe clínica é um fator importante, não só para entender como acontece o tratamento na prática, mas para conhecer as pessoas que cuidarão de seu amigo(a), irmão(ã), filho(a), pai ou mãe.

A equipe também poderá lhe explicar em detalhes o porquê de cada estágio do tratamento, como os pacientes normalmente reagem a cada etapa, assim como lhe informar das necessidades que ele pode ter.

– Faça uma visita

A visita é a forma de que você pode comprovar tudo aquilo que foi exposto no site ou que foi falado a você na ligação, assim que você juntar informações suficientes para lhe convencer, faça a visita.

Na visita é possível se auto assegurar que aquilo que foi prometido tem condições de ser cumprido, dessa forma procure saber quais são os horários disponíveis e veja qual se encaixa melhor em sua rotina.

Observe a infraestrutura da clínica, aproveite a visita para conhecer os profissionais que lá se encontram, verifique quais os cuidados que o paciente internado ali recebe e como é tratado.

Qual a melhor clínica de reabilitação em Pernambuco?

Olhe, a única clínica que tenho a segurança de afirmar que o trabalho vem sendo bem desenvolvido é a Clínica Recanto, pois já são 13 anos de história mudando vidas que antes eram dadas como perdidas, mas que puderam voltar a sociedade.

Já foram transformadas para melhor mais de 3 mil e quinhentas vidas e somos a clínica de referência no setor do Norte-Nordeste, possuímos um tratamento humanizado e individualizado para cada paciente.

Para quem busca clínica de recuperação em Pernambuco, temos unidades masculinas e femininas em Igarassu. Além de uma Unidade Hospitalar aqui na mesma cidade e da Clínica Recanto Vida em Recife.

A clínica do Grupo Recanto conta com uma equipe multiprofissional e qualificada inteiramente à disposição do paciente, são enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, consultores em dependência química e muito mais.

Onde internar meu filho em Sergipe?

Caso uma clínica em Pernambuco não esteja ao seu alcance, saiba que o Grupo Recanto também possui uma clínica em Sergipe, preparada para atender as pessoas dos mais diversos estados do Brasil.

A nossa clínica em Sergipe fica localizada em Aracaju, e conta com o mesmo profissionalismo e seriedade com que tratamos os pacientes em Pernambuco.

Assim considero que se seu filho está precisando de suporte, mas nossa clínica em Pernambuco fica um pouco ou muito inviável para você, considere também a opção de nossa clínica em Sergipe.

Onde encontrar clínica para dependentes químicos na Zona da mata?

Fico feliz em lhe dizer que nossa clínica localizada em Pernambuco fica exatamente centrada na região da zona da mata de Pernambuco, em Igarassu, que apesar da distância ainda é considerada parte da região metropolitana do Recife.

Nossa clínica se encontra na Av. Severino Tavares Uchôa, 2000 – Agamenon Magalhães em Igarassu.

Nossas clínicas na zona da mata possuem finalidades iguais, porém públicos distintos, uma é focada no cuidado exclusivamente feminino com relação à dependência química e saúde mental e a outra é uma Unidade Masculina do Grupo Recanto, focada no cuidado exclusivamente masculino para dependência química e saúde mental.

Ainda dispomos de uma UDC (unidade de decisão clínica) para eventuais urgências e emergências que possam acontecer, assim nossas clínicas são um verdadeiro centro de tratamento, sendo considerado um hospital de pequeno porte.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Petrolina?

Petrolina é uma das maiores cidades de Pernambuco segundo o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo uma das regiões que mais se desenvolve em Pernambuco.

Dessa forma alguns problemas também surgem e crescem junto com a cidade, tal qual o problema da dependência química, para isso surgem também as clínicas de reabilitação em Petrolina para poder resolver.

Mas o que essas clínicas devem envolver e promover para serem consideradas clínicas de qualidade.

– Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar é parte fundamental de todo e qualquer tratamento em dependência química, pois a dependência química é uma doença biopsicossocial, afetando assim várias áreas importantes do sujeito.

A equipe multidisciplinar deve conter profissionais das mais diversas áreas para que o tratamento seja um serviço completo, como: Médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de referência em dependência química, profissionais de educação física, nutricionistas e profissionais do serviço social.

Não é obrigatório que todos esses profissionais estejam incluídos, mas boa parte deles estarão, em caso da clínica ter qualidade e estar preocupada com a condição do paciente.

Projeto terapêutico individual

  Além de vários tratamentos combinados, para cada área atingida e diversos olhares de profissionais diferentes para se complementarem, é preciso levar em conta também a individualidade do paciente.

De forma que o histórico pessoal do paciente, como doenças, acontecimentos importantes, traumas, relacionamentos, tudo isso é levado em conta para que cada tratamento seja individualizado e específico para cada paciente.

Sendo tratado de forma humanizada e para que racionalize sobre suas ações, assim fazendo com que cada paciente consiga alcançar a sua própria evolução.

Na falta de clínicas que lhe satisfaça em Petrolina, você pode contar com o Grupo Recanto em Aracaju e Igarassu, fornecendo todo o suporte necessário para o paciente.

Conclusão

Portanto, agora que entende a necessidade e a utilidade que uma clínica de reabilitação pode ter, é preciso pensar bem antes de escolher qual a mais adequada.

Muitos podem pensar naquelas clínicas que apresentam o menor preço, embora o preço seja importante, se trata de um investimento no resgate da vida de uma pessoa, dessa forma é importante saber exatamente em que você investirá.

Nós da clínica Recanto já vimos diversas clínicas se criarem num dia e no outro dia já não estarem mais no mercado, pois é um setor difícil, pois lida com vidas em sofrimento, em estado de angústia, apenas um tratamento sério pode reverter esse quadro.

Tudo que espero é que após esse texto, se você estiver procurando por ajuda para algum amigo, parente ou até a si mesmo que considere falar conosco do Grupo Recanto, para entender nosso modelo de tratamento e conhecer nossa clínica.

Para mais informações sobre clínicas de reabilitação, tratamentos em dependência química e saúde mental, continue lendo nossos textos!

Nós ligamos para você