Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação no Recife: Conheça uma ótima opção!
Publicado em: 05 de março de 2021

Atualizado em: 15 de dezembro de 2021

Clínica de reabilitação no Recife: Conheça uma ótima opção!

O tema da dependência química é carregado de muitos questionamentos. Como é o tratamento? Quanto tempo o paciente precisa ficar internado?

A escolha de internar um ente querido em uma clínica de reabilitação não é tarefa fácil, porém, os familiares precisam enfrentar esse processo com o conforto e segurança de que está optando pela melhor decisão.

Essas são algumas das questões que envolvem o tema, no decorrer do artigo pretendo explicá-las melhor.

Também quero trazer opções viáveis para quem busca clínica de reabilitação no Recife para tratamento de dependência química de algum familiar.

Qual a importância de uma clínica de reabilitação para o tratamento de um dependente químico?

clínica de reabilitação Recife dependente químico

O problema da dependência química é bastante complexo, pois, os prejuízos podem ser notados em todas as áreas, como a física, psicológica, emocional e social.

Uma clínica de reabilitação é uma alternativa eficaz para o tratamento da dependência química, pois fornece todos os equipamentos necessários para a recuperação de um dependente químico.

Durante todo o tratamento a pessoa é cuidada por uma equipe multiprofissional, que está sempre pronta para atender as especificidades de cada paciente, pois, todos passam por avaliações, para que seja montado um projeto terapêutico adequado às necessidades de cada paciente.

Portanto, o paciente recebe todo o suporte e apoio necessários para passar pelo processo da recuperação, em que os tratamentos o auxiliam na construção de um novo estilo de vida, longe do consumo de drogas.

Abaixo, veja os principais pontos que você deve observar ao escolher uma clínica de reabilitação no Recife ou em qualquer outro lugar do Brasil.

Profissionais especialistas

O problema da dependência química, não pode ser tratado de modo isolado, pois afeta diversas áreas da vida da pessoa, já que se trata de uma doença biopsicossocial.

Por conta disso, é de extrema importância que seja tratada por profissionais capacitados e especialistas na área, para que o tratamento seja eficaz.

Uma boa clínica de recuperação deve dispor de uma equipe multiprofissional especializada em diferentes áreas, pois possibilita um tratamento que garante todo o suporte e auxílio de que o paciente precisa, assim como também aos familiares que também sofrem com esse problema.

Possuindo profissionais das mais diversas áreas é possível iniciar o tratamento de diversas maneiras e nas principais áreas afetadas, profissionais que cumprem essa função aqui na clínica recanto são: médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, consultores e monitores em dependência química.

Técnicas eficazes

Existem diversos tipos de tratamentos para a dependência química, e estes dependem de cada paciente, pois, cada pessoa possui um caso específico, e o que pode ser eficaz para um, nem sempre será para outro.

Todos os pacientes precisam passar por avaliações que irão definir quais as técnicas de tratamento que serão eficazes no seu processo de recuperação. 

Mas dentre as várias técnicas, algumas já têm provado sua eficácia com o tempo e com respaldo científico, como a psicoterapia, o compartilhamento de experiências em grupo, o aconselhamento, dentre várias outras.

Suporte 24

A clínica hospitalar do Grupo Recanto, conta com suporte 24 horas de profissionais especializados e prontos para atender os pacientes a qualquer momento.

Os pacientes são monitorados o tempo todo, além de possuir ambulância 24 horas, que se encontram sempre prontos para atender qualquer tipo de ocorrência que venha acontecer. 

Espero sinceramente que não aconteça nada com o paciente para que ele venha a precisar de tais serviços, mas se acontecer ele estará muito bem cuidado e seguro.

Apoio psicológico

O apoio psicológico é de grande importância para quem está lutando contra a dependência química, pois, é um método de tratamento que o auxilia na modificação de comportamentos e ações que são prejudiciais ao seu processo de recuperação.

Com um tratamento psicológico o paciente tem a possibilidade de aprender a dominar e reavaliar comportamentos que antes o prejudicavam, para que assim ele possa construir e desenvolver um novo estilo de vida.

Esse apoio psicológico é na maioria das vezes concedido através de psicoterapia, para que além de apoio, futuramente o paciente possa caminhar sozinho e viver uma vida tranquila em sociedade.

Acompanhamento na fase de abstinência

A abstinência é a fase em que a pessoa interrompe o consumo das substâncias causadoras da dependência e representa o momento mais importante do processo de recuperação.

A abstinência se refere a um conjunto de sinais e sintomas que a pessoa sente em decorrência da interrupção do uso de álcool ou outras drogas. 

Estes sinais e sintomas podem ser tanto físicos quanto psicológicos, e eles são bem desagradáveis, como por exemplo, irritação, insônia, alterações no humor, agitação, dores no corpo ou delírios. 

O acompanhamento e apoio ao paciente durante a abstinência, é uma ajuda indispensável, para que ele possa superar essa fase.

Portanto, o acompanhamento médico ou psicológico, assim como o de outros profissionais e principalmente da família do paciente contribuem para a superação dessa fase e evolução de seu processo de recuperação.

Leia também: Como saber se a clínica de recuperação é confiável?

Quais cuidados que a família de um dependente químico deve tomar?

Quando se encontra uma clínica para reabilitação de um dependente químico a tarefa da família não acaba, é preciso continuar prestando uma série de cuidados necessários e que ainda podem ser benéficos para o tratamento.

A família pode principalmente estimular o tratamento para o dependente, pois uma coisa é a pessoa estar se tratando sem perspectiva. 

Outra completamente diferente é saber que o tratamento é necessário, pois sem ele não conseguirá viver com sua família.

Estabeleça limites, seja a pessoa em situação de tratamento ou após o término é preciso que ela entenda até onde pode ir, o que pode ou não fazer e também quais são os limites emocionais de cada um, as feridas não se apagam, mas podem se recuperar, contudo cada um tem seu tempo.

Por mais que tenha se machucado bastante na relação com o dependente, procure manter os laços com ele, é mais fácil se recuperar quando se sabe que existe alguém lhe apoiando e torcendo por você.

Procure entender sobre a doença da dependência química, assim como os tratamentos que estão sendo utilizados, para que consiga entender em sua maioria o que de fato está acontecendo com o paciente e para que possa trocar ideias com a equipe multiprofissional.

Onde encontrar uma clínica de reabilitação em Recife?

clínica de reabilitação Recife onde encontrar

Sei bem que não é nada fácil a procura de uma boa clínica de recuperação em Recife ou qualquer outra cidade, mas, antes de qualquer coisa, se faz necessário ir em busca de informações.

Para que assim possa procurar uma boa infraestrutura, avaliando desta forma, as condições em que o local se encontra, fazendo assim uma visita ao lugar.

Além disso, é importante saber quais os tipos de tratamentos, e se a clínica possui profissionais qualificados e se o local está de acordo com as leis e normas estabelecidas de funcionamento.

O que avaliar na hora de escolher uma clínica de reabilitação no Recife?

É um pouco difícil tentar escolher algo que você não faz ideia e como avaliá-lo de fato, pensando nisso eu reuni alguns tópicos que considero de extrema importância quando se pensa em escolher uma clínica de reabilitação no Recife ou Zona da Mata.

São itens simples, contudo de extrema importância e que podem facilitar o seu processo de escolha, pois, por mais que cada um tenha uma prioridade diferente, se uma clínica não estiver atenta a esses pontos básicos é sinal de que os pontos mais complexos também não estão sendo cuidados.

Localização

A localização é um fator importante, uma vez que, quando mais acessível a clínica for para você, mas facilmente as coisas podem ser comunicadas e resolvidas.

De maneira que se você precisar ir à clínica para uma visita não se sinta cansado apenas de ir até lá, não é apenas a distância de sua casa até a clínica, mas todo trajeto de acesso até lá.

Tipos de tratamentos oferecidos

É imprescindível saber quais são os tipos de tratamentos oferecidos nas clínicas e quais suas funcionalidade e objetivos, para um tratamento funcionar é importante que a família confie nos métodos que estão sendo utilizados.

Assim como, o paciente poderá se inspirar no exemplo da família que confia no tratamento e passar a aceitar mais facilmente sua condição e começar a contribuir para sua própria recuperação.

Outro fator de importância em saber dos tipos de tratamento que são oferecidos é para poder identificar se eles são legais ou se são recomendados por autoridades de saúde internacionais e nacionais.

Muitas clínicas prometem milagres e recuperações extraordinárias, porém não lhe dizem o que realmente estão fazendo com a pessoa lá dentro, muitos fazem usos de tratamentos ainda em fases experimentais ou que não apresentam comprovações científicas o suficiente, como é o caso do tratamento por ibogaína.

Equipe profissional

A equipe profissional faz toda a diferença no tratamento, para isso é preciso entender quais profissionais compõem essa equipe para saber se as áreas afetadas na dependência química serão tratadas.

A constituição da equipe indica também quais tratamentos aquela clínica é capaz de fornecer, quanto maior e diversa uma equipe multiprofissional for, melhor.

Se for possível avalie o certificado profissional pelo menos dos profissionais que julgar mais importantes, como verificar o número do CRM do médico ou do CRE do enfermeiro nos sites do conselho para saber mais sobre o profissional, conhecer esse número é um direito seu.

Infraestrutura da clínica de reabilitação no Recife

A infraestrutura vai de todas as instalações em que podemos ver, até aquelas não tão aparentes, mas que estão ali justamente para dar suporte em casos de eventualidades.

Essa é uma das partes mais importantes, pois, é aqui que se pode ver o que é oferecido de fato e se as instalações fazem jus ao que foi prometido, assim como todos os serviços que são disponibilizados no espaço.

A infraestrutura de uma clínica de reabilitação precisa ser de preferência aberta e arborizada, com bastante espaço para além do tratamento, o dependente ter espaço para se conectar consigo mesmo.

Se atente principalmente ao que foi prometido quando fez contato, seja por ligação, por rede social ou pelo site da própria clínica, faça uma visita para comprovar, a visita serve para todos os itens anteriores citados, mas em primordial para checar a infraestrutura do local.

Grupo Recanto

clínica de reabilitação Recife Grupo Recanto

O Grupo Recanto é referência no Norte e Nordeste no tratamento da dependência química e saúde mental.

Possuímos treze anos de experiência nesse ramo, e clínicas hospitalares preparadas para melhor atender os pacientes e seus familiares que também sofrem com esse processo.

E como relatarei mais adiante possuímos um modelo de tratamento diferenciado, baseado num tripé que contemple as áreas afetadas pela dependência da substância.

Como funciona a clínica de reabilitação do Grupo Recanto?

Quando se tem um ente querido vivenciando problemas com o uso de álcool e drogas, muitas famílias não sabem como agir, pois é um momento bastante difícil.

A decisão de procurar ajuda especializada em uma clínica de reabilitação para o tratamento de um dependente químico, requer coragem e confiança de que esse processo irá gerar resultados.

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto possui um método de tratamento humanizado e individualizado, ou seja, trata o paciente de acordo com as suas necessidades.

Funcionamos de modo ético, trabalhando com todas as áreas que envolvem a dependência química. Procuramos acolher, cuidar e reabilitar o interno, para que ele se livre das armadilhas do álcool ou drogas.

Com isso, temos o objetivo de fazer a reinserção do paciente na sociedade de modo saudável, para que assim, ele possa construir um novo caminho.

Quais tipos de tratamento o Grupo Recanto oferece

O Grupo Recanto possui profissionais especializados no ramo da dependência química e saúde mental. Adotados uma abordagem biopsicossocial em que a área física, psicológica e social do paciente é trabalhada.

Nossos tratamentos possuem um modelo humanizado e individualizado, em que o paciente ao ingressar em nossa unidade passa por exames e avaliações para que de acordo com o seu caso os profissionais desenvolvam o seu projeto terapêutico, com os tratamentos de que precisa.

Alguns dos nossos tratamentos incluem: psicoterapia individual ou em grupo, grupos de ajuda mútua como o A.A (Alcoólicos Anônimos) e N.A (Narcóticos Anônimos) que trabalham com os 12 passos, atividades de laborterapia, atividades físicas, aconselhamento em dependência química e TRE (Terapia Racional Emotiva). 

Tratamento involuntário

Este tipo de tratamento pode ser realizado sem o consentimento do dependente, sendo destinado a pessoas que apresentam alto grau de dependência, e que representa um risco tanto para si mesmo, quanto para as pessoas à sua volta.

Essa modalidade de tratamento só pode ser realizada com autorização de familiares de primeiro grau como pai e mãe ou profissionais de saúde ou da assistência médica na falta dos primeiros. 

Sendo assim, os familiares precisam consultar um médico, para que ele através de um laudo constate a necessidade de tratamento; após a internação, a instituição possui um prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público do Estado. 

Leia também: Tudo Sobre o Tratamento Involuntário para Dependentes Químicos

Internação psiquiátrica

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto tem por objetivo promover um tratamento completo e especializado, trabalhando com o que existe de mais moderno.

Os tratamentos são pensados de acordo com as necessidades de cada paciente, grau de gravidade e riscos que envolvem a sua saúde. 

O desenvolvimento do plano terapêutico é construído através do diálogo entre os profissionais da saúde, o paciente e seus familiares, para que desta forma, o tratamento possa oferecer o conforto e apoio necessários para o enfrentamento dessa fase.

Algumas das especialidades são a depressão, transtorno de humor, psicogeriatria, transtornos psicóticos, alcoolismo e dependência química, entre muitos outros.

Leia também: Internação Psiquiátrica: Quando é Necessário

Tratamento ambulatorial

O tratamento ambulatorial é onde a pessoa recebe os primeiros atendimentos, esse tipo de tratamento pode ocorrer no caso em que não se faz necessário internação. 

Desta forma, durante o dia o paciente se apresenta, para ser atendido e recebe assistência médica e em caso de necessidade serão realizados exames e até certos atendimentos emergenciais.

Como foi no caso da Covid-19, onde graças a estrutura que temos, a Clínica Recanto foi capaz não só de testar os novos internos, mas bem como mantê-los em quarentena com a estrutura apropriada durante a crise.

Leia também: Tratamento Ambulatorial: entenda como funciona a abordagem

Quais outros métodos de tratamento o Grupo Recanto utiliza

O Grupo Recanto possui os mais modernos tipos de tratamento e profissionais especializados, sempre prontos para atender os pacientes da melhor forma. 

Possuímos os mais diversos tipos de tratamento, em que o paciente é atendido de acordo com a sua demanda. 

Além dos métodos já citados, os tratamentos incluem a desintoxicação, trabalhamos também com a conscientização do paciente de que ele possui uma doença e que esta necessita de tratamento. 

O Grupo Recanto também acredita que é de grande importância a participação dos internos em atividades diárias que envolvem trabalho.

Este é um método de tratamento chamado de laborterapia em que o paciente participa de atividades profissionais. 

Esse tipo de tratamento tem por objetivo desenvolver habilidades e aumentar a autoestima do paciente, além de ocupar a mente do interno e fazer com que ele se abra na busca de um novo estilo de vida.

Aconselhamento

O aconselhamento em dependência química é um dos principais métodos de tratamento daqui, em que nós tratamos tanto da questão do álcool quanto das drogas, com uma abordagem biopsicossocial, ou seja, tratamos de todas as áreas que foram prejudicadas com o processo da dependência química.

Desta forma, conseguimos também desconstruir diversos conceitos falhos que envolvem a questão da dependência química.

12 passos

O A.A (Alcoólicos Anônimos) e o N.A (Narcóticos Anônimos), são grupos de ajuda mútua que trabalham com os 12 passos. 

Nesses grupos existe a partilha de experiências, em que as pessoas ajudam umas às outras a continuar na sobriedade, para se alcançar e manter a abstinência.

Esse processo tem como guia um processo de espiritualidade que ajuda a se manter firme e entender que o único tempo que você controla é o presente; então “só por hoje “seremos limpos e diremos todos os dias em todos os anos até quando batalharmos contra a dependência.

Terapia Racional Emotiva

A TRE ou (Terapia Racional Emotiva), é um método de tratamento psicoterapêutico que faz parte da TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), ela tem por objetivo, a identificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais que o prejudica no processo de recuperação.

Ela é considerada uma abordagem direta e ativa, e tem como finalidade tratar o momento presente do paciente, ou seja, as situações que vivencia que atrapalham o seu progresso no tratamento.

Como a equipe de profissionais do Grupo Recanto é composta?

Aqui no Grupo Recanto prezamos pela qualidade de nossos serviços e pensando nisso, possuímos uma equipe multidisciplinar especializada de qualidade.

Os profissionais são especialistas no ramo da dependência química e saúde mental e desta forma, os pacientes são avaliados e acompanhados por diversos profissionais da saúde.

A nossa equipe multidisciplinar é sempre incentivada a olhar para o paciente de forma humanizada, sempre com o cuidado de prestar o devido acolhimento, cuidado e segurança de que tanto os pacientes quanto os seus familiares precisam.

Portanto, ela é composta por médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros em dependência química, além de muitos outros, que são muito importantes para o processo de recuperação do dependente químico.

Qual o período de tratamento do Grupo Recanto?

Essa questão se encontra envolvida em muitas dúvidas, mas, digo a você que esse tempo pode variar de acordo com cada instituição. 

O Grupo Recanto possui um período de tratamento de três a seis meses, a depender da necessidade e evolução do paciente.

Clínica de reabilitação no Recife: Por que realizar o tratamento de drogas no Grupo Recanto?

clínica de reabilitação Recife tratamento drogas

Como já dito antes, somos referência quando se fala na questão da dependência química e saúde mental.

Dispomos de uma infraestrutura completa, com tratamentos modernos, e uma equipe multidisciplinar preparada para atender as demandas trazidas pelos pacientes.

Além de trabalharmos com os mais modernos métodos científicos, e uma abordagem biopsicossocial que atende e trata de todas as áreas da vida do paciente que foram prejudicadas pelo consumo excessivo do álcool ou das drogas.

Para saber mais sobre nossa clínica de reabilitação no Recife, entre em contato conosco pelo cadastro abaixo:

Conclusão

Nota-se que o tratamento da dependência química em uma clínica de reabilitação é o caminho mais adequado para o enfrentamento desse problema.

A princípio, o consumo abusivo de drogas pode não gerar muitos prejuízos na vida do indivíduo, pois, pode representar uma fonte de prazer ou fuga da realidade.

Porém, ao longo do tempo esse prazer momentâneo se transforma em algo perigoso para a vida do dependente e das pessoas à sua volta.

O problema é que a dependência química se agrava ao longo do tempo e quando se vê a pessoa se encontra dentro de um beco sem saída, em que a única solução é iniciar um tratamento para que possa se recuperar e voltar a viver de modo saudável.

Existem diversos tipos de tratamentos que podem auxiliar o dependente a frear o uso de drogas, a Clínica Hospitalar do Grupo Recanto conta os mais modernos métodos que garantem o suporte essencial de que o paciente precisa nesse momento.

Desta forma, o tratamento dentro de nossas instalações envolve não apenas o paciente, mas também a sua família, pois acreditamos que representam uma parte essencial dentro do processo de recuperação.

Conheça mais sobre minha trajetória no vídeo:

Nós ligamos para você