Estamos aqui 24h

é só clicar

Como desintoxicar o organismo: Confira as melhores dicas
Publicado em: 03 de agosto de 2022

Atualizado em: 17 de abril de 2023

Como desintoxicar o organismo: Confira as melhores dicas

Quando falo em desintoxicação do organismo, logo pode pensar em sucos detox, tratamentos para retirar impurezas do corpo e ajudar no emagrecimento, mas não é esse o assunto a ser abordado aqui e sim como desintoxicar o organismo das drogas.

As drogas permanecem no corpo mesmo após o fim dos efeitos e sintomas. Algumas permanecem no sangue por dias, na urina ainda mais tempo e nos cabelos e pêlos do corpo podem chegar a meses.

O tempo de demora para desintoxicar o organismo vai depender de fatores genéticos, como tolerância à droga e outros como o tipo de droga utilizada, modo de uso e tempo em que foi utilizada.

Mas você pode se perguntar: por que o organismo se intoxica com a droga e como desintoxicar o organismo delas?

Tenho essas respostas para você!

Por que ocorre a intoxicação?

A intoxicação no organismo ocorre quando a quantidade de uma ou mais substância química é ingerida em mais doses do que o corpo poderia suportar. 

Assim, gerando efeitos adversos e indesejados que são sinais do corpo para que aquela substância seja retirada do organismo.

Portanto, a intoxicação por drogas ocorre pela frequente exposição a doses dela num período de tempo, podendo ser diariamente em pequenas doses, ou em dias esporádicos com doses e quantias altíssimas.

Assim, se alguém consome álcool por durante muitos anos, durante todo esse tempo a substâncias estão se depositando no corpo e provocando prejuízos, quanto maior o tempo de uso mais difícil é o momento de desintoxicação.

Dessa forma a intoxicação por drogas acontece, por conta do uso recorrente ou de seu abuso, atingindo o limite de tolerância do corpo a determinada substância.

Saiba como desintoxicar o organismo: Guia completo

Saiba como desintoxicar o organismo

Como desintoxicar o organismo das drogas e de outras substâncias nocivas é sempre uma questão muito pedida quando alguém entra em contato conosco no Grupo Recanto.

Antes de adentrar nas medidas específicas sobre a desintoxicação, é importante entender os meios gerais de realizar a desintoxicação e retornar o organismo ao seu funcionamento padrão.

Hábitos como hidratar-se regularmente ajuda a urina e a expelir o suor mais facilmente, acelerando o processo de liberação das toxinas por esses meios.

A rotina base e o estilo de alimentação também contam bastante, se for uma alimentação balanceada e com presença de vitamina e minerais é mais benéfica para o processo, assim como intercalar o trabalho com descansos e exercícios físicos ajuda a reequilibrar o organismo.

Para entender melhor sobre as fases da desintoxicação, veja esse outro artigo!

Como desintoxicar o organismo de medicamentos

Como desintoxicar o organismo de medicamentos

A intoxicação por medicamentos pode acontecer por ingestão (tomar, beber), por absorção em contato com a pele ou mesmo pelos olhos e outras vias em casos de acidentes.

Primeira recomendação, se desconhecer totalmente o efeito do medicamento em questão é procurar a bula, muitas possuem recomendações em caso de efeitos colaterais e intoxicações, como se é recomendável ou não induzir vômito, tempo de espera para o efeito e muito mais.

Cada tipo de medicamento precisa de um método de desintoxicação diferente, antes do apoio médico pode-se ingerir água e diuréticos para facilitar a liberação dos medicamentos pela urina.

Na clínica médica é comum que seja utilizado a lavagem gástrica para retirar parte do medicamento no organismo, assim como o uso de carvão ativado e catártico salino (laxantes e purgantes salinos) para que o total conteúdo absorvido seja retirado do corpo.

Ligar para o 192 (SAMU) também é uma opção viável em caso de indecisão, pois os medicamentos são a principal causa de intoxicação principalmente destacando o período entre 2010 e 2017, atingindo principalmente crianças e idosos.

Como desintoxicar o organismo de álcool

Qualquer desintoxicação é potencialmente perigosa se realizada sem ajuda especializada, geralmente médica, principalmente em casos do uso do álcool por muitos anos continuamente

O ideal é que além dos cuidados que possui com o corpo esteja cuidado de sua saúde mental também, pois é preciso mais que vontade para manter a decisão de se desintoxicar.

Para os cuidados com o corpo é preciso limpar a casa de qualquer traço de bebida alcoólica para se preparar mentalmente, ter alguém com quem possa contar em lhe ajudar durante o período de abstinência.

É importante obter apoio psicológico durante todo o processo, outras recomendações são a ingestão constante de água, prática de exercícios físicos e mentais, atividades para ocupar a mente, uma alimentação que ajude em sua recuperação.

Como desintoxicar o organismo de drogas

A prática da desintoxicação pode variar um pouco entre os variados tipos de drogas, uma vez que algumas se fixam mais intensamente no sangue e corpo do que outras, assim como afetam áreas diferentes da cognição e organismo.

Os cuidados básicos dispostos para os medicamentos e álcool que também são drogas também servem para a maioria das outras, porém em casos de drogas que resultam em dependência química é preciso mais uma série de cuidados.

A desintoxicação das drogas é recomendável que seja acompanhada de uma equipe multidisciplinar, pois envolve um complexo biopsicossocial que levou a dependência química daquelas pessoas.

Para isso faz-se necessário o uso de psicoterapia, medicamentos para controlar sintomas de abstinência, e realização de uma rotina mais saudável com boa alimentação, maior consumo de água e prática regular de exercícios e lazer.

Como desintoxicar o organismo de nicotina

Vejo muita divulgação de certos alimentos que podem desintoxicar o organismo da nicotina que é o principal ativo do cigarro, que contém mais de 4000 substâncias tóxicas, porém nem todos esses alimentos são efetivos e mesmo aqueles que são não resolvem o problema sozinhos.

Primeiramente, é importante que para qualquer desintoxicação a pessoa não esteja consumindo a droga, neste caso a nicotina, pois não adianta limpar o chão se retornará a sujá-lo logo em seguida.

Durante o processo de desintoxicação de nicotina o mais indicado é seja acompanhado por uma equipe médica para administração de medicamentos para reduzir os sintomas da abstinência, assim como a reposição gradual de nicotina que por vezes é realizada, pela nicotina ser muito adictiva.

Sobre alimentação, frutas e verduras ajudam bastante, principalmente as ricas em vitaminas do complexo B e C, os fumantes costumam ter déficit nelas.

Como desintoxicar o organismo de maconha

A maconha é uma das drogas que mais permanecem no corpo, podendo ainda estar no sangue após 14 dias, na urina em mais de 1 mês e nos pelos e cabelo em até 6 meses.

Para desintoxicar o organismo da maconha plenamente é preciso um projeto terapêutico específico e contínuo, pois como demonstrado ela permanece no corpo por bastante tempo.

Podendo necessitar além de cuidados básicos como boa alimentação, ingestão constante de água, também o uso de medicamentos para diminuição dos sintomas da abstinência, assim como a realização de psicoterapia e terapias complementares.

A chave aqui é a associação dupla de esforços para desintoxicar o corpo e a mente, não sendo possível uma recuperação completa sem esses cuidados.

Quanto tempo para desintoxicar o organismo?

O tempo de desintoxicação varia muito de acordo com a pessoa, tipo de drogas utilizada, forma e tempo de uso, mas em termos gerais, considera-se que para uma desintoxicação completa leva-se até 3 meses.

A desintoxicação inicial e a parada dos sintomas acontece antes, porém resquícios e resíduos continuam no corpo por certo tempo, mas gradativamente saem de acordo com o tratamento e se o paciente não ingerir ou consumir nenhum tipo de droga.

É possível desintoxicar o organismo com chás e alimentos?

desintoxicar o organismo com chás

Não! 

Somente com eles não é possível realizar a desintoxicação, porém podem ajudar, muitos deles são benéficos pois possuem efeitos diuréticos além da água contida neles, que ajudam a liberar parte dos resíduos das drogas pela urina.

Alguns chás e alimentos constituem processo importante para recuperação do paciente, já que costumam possuir muitas vitaminas e minerais, além de serem uma fonte rápida de glicose, que é facilmente convertida em energia, ajudando nas tarefas diárias.

Chás leves, assim como frutas e verduras, ajudam na recuperação do paciente e fazem parte dos processos de desintoxicação, porém sozinhas não podem limpar o corpo, imagine que veio de uma noite de bebedeira e usou drogas variadas, será que passar o dia seguinte bebendo chás e comendo frutas resolve o problema?

Certamente que não, embora ajude a liberar parte das substâncias ruins presas no corpo, haverá áreas que não serão capazes de retirar esses resíduos.

Quais cuidados são necessários após a desintoxicação de drogas?

Após a realização do processo de desintoxicação é importante que alguns cuidados sejam tomados para que o paciente não tenha uma recaída, voltando a consumir a droga. Uma das etapas mais importante é a manutenção da crítica com relação ao problema da adicção, ou seja, o paciente deve ter sempre em mente quais gatilhos o levam a fazer uso da droga e quais estratégias podem ser tomadas a fim de evitar o consumo.

Seguir realizando psicoterapia e acompanhamento multiprofissional são estratégias essenciais para manter o organismo longe das substâncias psicoativas.  Nesse sentido, os grupos terapêuticos podem ser extremamente benéficos para a saúde e bem estar desses sujeitos. 

Manter a mente ativa com a realização de atividades físicas, ocupação laboral, sendo um sujeito ativo na sociedade, estudando e se relacionando de maneira saudável com as pessoas são outros cuidados que devem ser tomados na manutenção do processo de desintoxicação. 

Apoio profissional no processo de desintoxicação

O acesso aos serviços de saúde é muito importante no processo de desintoxicação. O uso de intervenções que enxergam o sujeito na sua dimensão biopsicossocial possibilita fornecer o apoio adequado para que o projeto terapêutico seja bem sucedido. 

Psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais são os principais profissionais que podem fornecer o apoio necessário durante a desintoxicação do organismo. Logo, a busca pela ajuda adequada é uma ferramenta transformadora promovendo saúde e bem estar físico, psíquico e social para o sujeito.

A importância da internação na desintoxicação do organismo

Como o processo de desintoxicação envolve afastar o adicto da droga, muitas dificuldades costumam surgir. Nesse sentido, a internação é uma ótima opção que fornece um ambiente livre de gatilhos.

Além disso, ter uma estrutura adequada para receber o tratamento e uma rede de apoio preparada para colocar em prática as ferramentas necessárias para o sucesso da desintoxicação do organismo é essencial tanto para o paciente quanto para as famílias que o acompanham.

Conclusão

A desintoxicação do organismo é um processo demorado e complexo em sua maioria, pois cada caso se manifesta de forma diferente, além do tipo de droga envolvida, outra coisa muito relevante é o histórico de vida da pessoa.

Esses fatores podem levar a uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, quanto a uma desintoxicação complicada e cheia de sintomas, por isso é preciso sempre ser realizada sob a supervisão de pelo menos um profissional de saúde. Portanto, uma opção viável é também a internação em clínicas de reabilitação, elas apresentam os melhores tratamentos e mais especializados no ramo da dependência química, além de atender de maneira humanizada e levar em consideração a história e experiências de cada paciente para seu tratamento.

Nós ligamos para você