Estamos aqui 24h

é só clicar

Dormir bem, viver melhor: conhecendo os distúrbios do sono e suas implicações na saúde mental
Publicado em: 25 de agosto de 2023

Atualizado em: 19 de dezembro de 2023

Dormir bem, viver melhor: conhecendo os distúrbios do sono e suas implicações na saúde mental

Você já ouviu falar em distúrbios do sono? Conhece alguém que sofre com essa condição ou você mesmo tem dificuldades para dormir?

Dados da National Sleep Foundation apontam que só nos Estados Unidos, 70 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de dificuldade para iniciar ou manter o sono adequado durante a noite. 

Essa estatística aponta para a importância de entendermos melhor os aspectos envolvidos na manifestação deste tipo de alteração no funcionamento do sujeito. Neste texto vamos conhecer os principais tipos de distúrbios do sono, seus sintomas, causas e opções de tratamento, buscando trazer informações confiáveis para os leitores. 

O que são distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono são caracterizados por alterações no padrão de sono considerado normal para uma boa qualidade de vida dos sujeitos. Essas alterações costumam atrapalhar as noites de descanso dos pacientes e provocam dificuldades em diferentes esferas da vida das pessoas. 

Como o sono é considerado uma das funções essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, os distúrbios do sono podem provocar sérias repercussões no dia a dia e na realização das atividades acadêmicas, sociais e profissionais das pessoas acometidas com esse tipo de distúrbio. 

Diferentes partes do corpo humano estão envolvidas na manifestação dos distúrbios do sono, entre eles temos: o cérebro, o sistema respiratório e os movimentos involuntários do corpo. As alterações nessas funções acabam atrapalhando ou impedindo a qualidade do sono.

Quais os tipos de distúrbio do sono?

Distúrbios do sono

Existe uma grande variedade de tipos de distúrbios do sono. Cada um vai apresentar um conjunto de sintomas específicos e afetam o sono de modos diferentes. Atualmente esse quadro pode ser dividido em diferentes categorias que envolvem: o processo de adormecer, manter-se acordado, a manutenção de uma rotina adequada do sono e a manifestação de comportamentos atípicos durante o repouso. 

O tipos de distúrbios mais comuns e mais conhecido pelo grande público, são: a insônia, apnéia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas, a narcolepsia, a síndrome da fase do sono retardado e o bruxismo. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas alterações do sono. 

Insônia

Considerado o distúrbio do sono mais comum, a insônia é um quadro que promove dificuldades em diferentes momentos do ciclo do sono, ou seja, a pessoa pode manifestar dificuldade no início, durante o sono ou na hora de acordar. 

A insônia costuma provocar outros sintomas em decorrência da má qualidade do sono apresentada pelas pessoas que possuem esse quadro. A manifestação de sonolência, falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, irritabilidade e dores pelo corpo são muito comuns. 

Esse quadro pode ser causado por uma variedade de causas diferentes, sendo importante buscar o auxílio de um profissional da saúde para entender as motivações que estão levando a sua manifestação, possibilitando desta forma a realização de intervenções adequadas. 

Alterações psiquiátricas como transtornos de humor e outros tipos de transtornos psiquiátricos, uso de substâncias psicoativas, ingestão de cafeína e outros tipos de bebidas estimulantes podem contribuir para o desenvolvimento da insônia. 

Apnéia Obstrutiva do Sono

A apnéia obstrutiva do sono é um distúrbio que leva a diminuição dos níveis de oxigênio no organismo em decorrência de problemas nas vias aéreas que acarretam na diminuição da quantidade de ar que passa pelo organismo durante o sono. Esse quadro leva a episódios de pausas na respiração manifestando roncos, dificuldades para dormir e outros sintomas característicos do quadro. 

Alguns fatores podem contribuir para a manifestação desse distúrbio do sono, entre eles: a posição durante o sono, doenças crônicas como a obesidade, o uso de substâncias psicoativas e medicamentos e problemas gastrointestinais. 

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono que provoca a realização de uma série de movimentos automáticos e involuntários nos membros inferiores durante o sono. Também conhecida como  síndrome de Willis-Ekbom, esse quadro pode se manifestar no início ou durante o sono.

Essa síndrome pode estar associada a diferentes causas, entre elas: fatores genéticos, deficiência nutricional e patologias que afetam o sistema nervoso. Buscar informações sobre uma possível comorbidade associada à síndrome possibilita a realização de intervenções efetivas. 

Os movimentos involuntários dos membros acabam interferindo na qualidade do sono da pessoa que sofre com a síndrome das pernas inquietas, levando a dificuldades para iniciar ou dar continuidade ao sono. 

Narcolepsia

A narcolepsia é um quadro crônico que manifesta alterações no ciclo sono-vigília das pessoas que o possuem, provocando episódios de sonolência diurna e ataques de sono em situações inesperadas. É importante pontuar que esses ataques de sono podem ocorrer mesmo quando o paciente apresenta uma boa qualidade de sono durante o repouso. 

Ainda não existem comprovações sobre as causas que levam a manifestação da narcolepsia, contudo, estudiosos da área acreditam que um neurotransmissor chamado hipocretina pode estar relacionado com a manifestação dos sintomas do quadro. 

Mesmo não tendo cura, a narcolepsia pode ser controlada ou minimizada por meio do uso de medicamentos estimulantes e antidepressivos que ajudam no manejo de sintomas como alucinações, sonolência e paralisia do sono. 

Síndrome do atraso da fase do sono

A Síndrome da Fase do Sono Retardado (DSPS) é caracterizada pelo ciclo desregular do sono, ou seja, pessoas que apresentam esse quadro costumam dormir muito mais tarde do que é considerado normal e, consequentemente, costumam acordar mais tarde.

Até certo ponto essa alteração no padrão sono-vigília pode não trazer grandes prejuízos para a vida das pessoas, contudo, esse hábito de ir dormir e acordar tarde pode levar a dificuldades na vida social, acadêmica e profissional. 

As causas da síndrome da fase do sono retardado ainda não estão claras, mas acredita-se que os fatores genéticos têm forte influência para a manifestação dos sintomas. O tratamento para essa síndrome é realizado a partir da mudança no estilo de vida e na adoção de hábitos saudáveis, além de técnicas específicas para melhorar o ciclo sono-vigília. 

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado como um transtorno do movimento e tem como principal sintoma o ato de ranger os dentes. Esse movimento pode acontecer durante o sono ou quando o sujeito está acordado. 

A origem deste quadro ainda não está clara, mas especialistas acreditam que está relacionado com níveis de estresse elevados. Além disso, o bruxismo também pode estar associado a outros distúrbios do sono e suas principais consequências são deterioração dos dentes e dores na cabeça e na mandíbula. 

Quais as causas dos distúrbios do sono?

Sleepless woman suffering from insomnia, sleep apnea or stress. Tired and exhausted lady. Headache or migraine. Awake in the middle of the night. Frustrated person with problem. Alarm clock with time.

Como vimos, os distúrbios do sono vão apresentar causas diferentes dependendo do tipo e dos sintomas que apresentam. A grande maioria deles ainda estão sendo estudados para descobrir os motivos que levam a  manifestação do quadro. 

Contudo, especialistas apontam que fatores genéticos, alterações emocionais, o uso de medicamentos e substâncias psicoativas e a presença de comorbidades são as principais causas por trás do desenvolvimento dos distúrbios do sono.

Quais os sintomas dos distúrbios do sono?

Alguns sintomas são compartilhados por diferentes tipos de distúrbios do sono e outros são específicos de determinados quadros que alteram a qualidade do sono. Os principais sintomas presentes na maioria dos distúrbios são: sonolência durante o dia, mudanças de humor, necessidade de dormir em horários indevidos e alterações cognitivas. 

Distúrbios do sono relacionados com o uso de drogas

Os distúrbios do sono e o uso de drogas estão intimamente relacionados, uma vez que, o uso de drogas pode levar a distúrbios do sono e os distúrbios do sono podem levar ao uso de drogas.

As drogas podem interferir na produção de melatonina, um hormônio que ajuda a regular o sono, também podem causar ansiedade e agitação, o que dificulta o adormecer e permanecer dormindo. Além disso, as drogas podem causar dependência, levando as pessoas a usar drogas mesmo quando isso interfere em seu sono.

Algumas drogas, como as anfetaminas e o ecstasy, podem impedir a pessoa de dormir. Outras drogas, como o álcool e a maconha, podem interferir na qualidade do sono. Além disso, o uso de drogas pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, que também podem causar distúrbios do sono.

Quando as pessoas não conseguem dormir, elas podem se sentir cansadas, irritadas e ansiosas. Essas emoções podem levá-las a procurar drogas como uma forma de se sentir melhor. Além disso, os distúrbios do sono podem dificultar a concentração e o pensamento, o que pode levar as pessoas a usar drogas como uma forma de melhorar seu desempenho.

Opções de tratamento

Alguns dos tratamentos mais comuns para distúrbios do sono, são: as modificações no estilo de vida que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir os sintomas dos distúrbios, isso inclui manter uma rotina de sono regular, evitar utilizar equipamentos eletrônicos antes de deitar, praticar exercícios físicos e não consumir substâncias psicoativas, álcool ou café antes de dormir. 

Alguns medicamentos podem ser utilizados no tratamento dos distúrbios do sono, os principais são os benzodiazepínicos, antidepressivos e hipnóticos. Vale ressaltar que os medicamentos para distúrbios do sono devem ser usados apenas sob supervisão médica.

A psicoterapia é uma boa opção para os tratamentos dos distúrbios decorrentes de algum transtorno psicológico. Se você está enfrentando problemas de sono, é importante procurar ajuda profissional. Um médico ou terapeuta pode ajudá-lo a identificar a causa do seu problema de sono e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Conclusão

Como vimos, os distúrbios do sono podem estar associados a uma variedade de aspectos da vida do sujeito, sejam os hábitos de vida pouco saudáveis, o uso de substâncias ou a associação com algum transtorno mental, a manifestação desse quadro precisa ser investigada para ajudar na busca pela melhor opção de tratamento. 

A ajuda da família e uma rede de apoio bem estruturada para auxiliar o paciente no processo de estabilização e melhora do quadro são essenciais para que o paciente consiga superar as dificuldades impostas pelos transtornos do sono e ter a possibilidade de melhorar a qualidade de vida. 

Nós ligamos para você