Estamos aqui 24h

é só clicar

O que é Droga Zumbi, sua composição e quais são seus efeitos no organismo
Publicado em: 25 de novembro de 2022

Atualizado em: 18 de dezembro de 2023

O que é Droga Zumbi, sua composição e quais são seus efeitos no organismo

O consumo de drogas é um problema sério no nosso cotidiano e por se tratar de um tema bastante polêmico, divergências entre opiniões ocorrem, sobre qual a melhor maneira de lidar com esta questão.  

No entanto, não é segredo que diversas pessoas sofrem com o uso abusivo de drogas, estima-se  que 11,2 milhões de pessoas no mundo estão utilizando drogas. Diante desse cenário uma nova substância tem dado o que falar e vem assustando ao redor do mundo, devido alguns casos de canibalismo que supostamente seriam efeitos de seu  uso. 

O consumo de substâncias ilícitas tem causado problemas a diferentes grupos  da sociedade, em troca do prazer momentâneo, muitas pessoas vão em busca  de fórmulas mais potentes, feitas com misturas nocivas ao organismo.  

Um bom exemplo está na droga de nome Krokodil, droga zumbi como é chamada popularmente, é uma das drogas mais mortais da atualidade, constituída por uma série de produtos químicos. 

Provavelmente, a produção da droga surgiu na Sibéria e Rússia Oriental,  sendo relatada, em 2004, a primeira descrição do abuso dessa droga, se  destacando pela sua capacidade de destruição, causando lesões nunca  observadas em outros tipos de substâncias que causam dependência. 

A droga zumbi é uma versão mais barata da heroína onde apresenta grande  potencial para causar dependência, e sua ação e efeitos são bastante rápidos, em razão do seu baixo custo, muitas pessoas passam a utilizá-la sem conhecer  suas verdadeiras consequências. 

A droga krokodil é um dos entorpecentes mais perigosos do mundo, tendo como  base a desomorfina que pode causar enjoo, insônia, depressão e ataques de pânico. Os prejuízos afetam o corpo e a mente do usuário, com consequências  graves para a sua saúde.  

O que é a droga zumbi   

Uma das mais mortais drogas da atualidade, sendo constituída por uma série  de produtos químicos, causando uma sensação de prazer momentânea. Os seus efeitos colaterais podem ser rápidos e severos e com um potencial  altíssimo de dependência química.  

Também denominada de sais de banho, krokodil ou cloud nine, a droga zumbi é  uma droga sintética extremamente perigosa, não só por causa da dependência. Mas, também, por tornar seus usuários irreconhecíveis.  

Por se tratar de uma droga que chegou nos Estados Unidos repentinamente,  foi em 2010 que se alastrou de forma desenfreada, médicos ficaram em estado  de alerta e várias regiões do país baniram sua fórmula.  

Além disso, a krokodil está na lista de drogas controladas pela Drug  Enforcement Administration (DEA), um órgão da polícia federal encarregada de  controlar e reprimir o uso de narcóticos.  

No entanto, por ainda não haver uma proibição oficial do Governo Federal, a  substância alucinógena ainda é encontrada facilmente em algumas cidades dos EUA.  

Qual é a composição da droga zumbi?

É uma mistura de substâncias jamais testadas em humanos, cuja fórmula foi  banida em 28 dos 51 estados americanos, mas ainda não tem veto do governo  federal.  

Oriunda de uma planta africana que é utilizada como repelente de insetos, em  sua composição geralmente encontram-se fortes estimulantes e psicoativos  como a mefedrona, metilona ou MDPV (methyllenedioxyprovalerone). 

A principal substância encontrada na droga zumbi é a desomorfina, uma  espécie de morfina sintética, a droga pode ser fabricada facilmente em casa  por meio de subsistência conhecida como codeína, um medicamento indicado  para dor, além de outras substâncias de fácil acesso  como gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo. 

Em virtude da quantidade de produtos utilizados para sua fabricação e de suas  características, é fácil perceber que a mistura formada é extremamente tóxica e  cheia de impurezas.  

Seu uso provoca paranoia extrema, agitação, alucinações e força incomum, a  droga atua diretamente no sistema nervoso central, embaralhando as  funções cerebrais de quem usa o entorpecente.  

Como esse entorpecente é usado?

A droga zumbi pode ser usada via oral quando misturadas a bebidas ou a  comidas, através de inalação ou pode ser injetada. 

Contudo, quando pacientes chegam à emergência, os médicos não fazem ideia  do que pode estar ocorrendo, ao se depararem com pacientes com mal  súbito e vários sintomas que não correspondem com o cotidiano.  

Sem fazer ideia de que pacientes fazem uso desta droga, muitos pacientes  chegam a óbito, por não mencionar que fez uso da mesma.  

Saiba sobre a droga zumbi

Efeitos físicos e psicológicos da droga zumbi

A droga zumbi possui efeitos extremamente fortes que provocam diversas alterações nas pessoas que a consome, por exemplo: o aumento da força, a necrose da pele, por conta da sua alta toxicidade e comprometimento dos vasos sanguíneos apresentando úlceras e abscessos.

Dentre seus efeitos psicológicos, a substância causa efeitos paranoicos, delírios e alucinações que podem acarretar em alterações psicológicas se usadas frequentemente.

Qual é o efeito da droga zumbi no organismo?

Componentes básicos da mistura que produz a Krokodil são produtos considerados de fácil acesso, o que acaba facilitando tanto a sua produção quanto a aquisição.

Após a aplicação, o usuário sente todos os benefícios da liberação de  dopamina.  

O problema é que tem grande potencial para levar à dependência física e  psíquica, o que estimula um consumo cada vez maior e frequente. 

Como a desomorfina é a responsável por induzir efeito ansiolítico, como resultado, pode causar paranóia, delírios e muita agitação. 

O organismo não consegue eliminar a substância tão rápido, o que faz com  que permaneça no sangue e dificulte o funcionamento de vários processos  internos. 

A longo prazo, o usuário da droga zumbi pode apresentar distúrbios mentais  que alteram seu comportamento em diferentes situações. Não é à toa que  quadros de psicose e condutas violentas costumam acompanhar esses  indivíduos. 

Os sinais externos assustam porque ficam bastante visíveis após a utilização  da droga.  

A mistura pode causar úlceras por toda a pele e mucosas, além de abcessos que podem exigir amputação de membros. Com esta substância agindo no sangue, é grande o risco de danos a vários tecidos. 

Em casos mais graves acaba decompondo os músculos e deixando os ossos  expostos. A necrose e a gangrena são comuns, especialmente nos pontos de  aplicação da droga.  

Porém, nada impede que a substância se espalhe e atinja todos os sistemas e  órgãos. A internação quase sempre se faz necessária para que o usuário fique  longe da substância nociva e evite problemas mais graves. 

O objetivo é garantir acompanhamento especializado para conter os danos e  recuperar a saúde. 

Droga zumbi

A droga zumbi pode causar dependência?

Sim, assim como qualquer outra, a droga zumbi  possui um potencial de dependência. Seus efeitos são extremamente fortes e suas substâncias são muito tóxicas para o organismo, sendo assim, a exposição prolongada a essa substância leva a necessidade cada vez maior de consumo, causando a dependência.

Quanto tempo dura o efeito dessa droga?

O efeito da droga inalada ou injetável tem duração de uma hora e meia,  ingerida ou misturada com bebidas ou alimentos. Ela demora cerca de sessenta segundos para começar a fazer seus efeitos no organismo do indivíduo. 

O que acontece na maioria das vezes com os usuários depois de consumirem  a droga zumbi são surtos de violência e atentado contra a própria vida. 

Afinal, os efeitos da droga zumbi têm cura?

Os efeitos podem ser de curto a longo prazo e alguns permanentemente, os  efeitos adversos podem durar de 6 a 8 horas depois de ter sido consumido. 

Há relatos de que esta substância causa ataques de pânico de longa duração,  psicose e mortes, os seus efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo.  

Não existe uma cura propriamente dita, pois depende de cada pessoa e de seu tempo de uso, devido às influências diversas que exerce no organismo de cada pessoa. 

Efeitos no corpo: sensação de formigamento na pele, suor excessivo, febre  alta, perda de apetite, dor no fundo da boca, visão embaçada, tontura,  convulsões e hérnia cerebral são alguns exemplos.  

Efeitos na mente: Fissura descontrolada pela droga, insônia, eforia falsa que  evolui rapidamente para paranoia, pesadelos, depressão, agitação severa,  alucinações, autoflagelação, pensamentos suicidas ou suicídio são alguns  exemplos.  

Entenda a droga zumbi

Droga zumbi e canibalismo

A droga zumbi ficou ainda mais em evidência depois de um ataque mundialmente famoso em Miami, nos EUA, no ano de 2002. No incidente, um  homem chamado Eugene, de 31 anos, atacou um morador de rua, Ronald. 

Após consumir a droga, Eugene, comeu partes do rosto de Ronald,  antes de ser baleado por um agente e vir a óbito. 

Além disso, para impedir que a vítima se defendesse, o usuário da droga zumbi imobilizou Ronald. 

O episódio, que mais parecia uma cena de filme de terror, ocorreu sob um  viaduto, em plena luz do dia. 

O que só mostra o quanto a droga zumbi deixa o usuário desesperado e  descontrolado. 

No entanto, apesar dos graves ferimentos, o morador de rua Ronald  sobreviveu. 

Em um outro ataque, um jovem de 21 anos invadiu um restaurante em Miami e,  além de gritar obscenidades, tentou comer a mão de um policial. 

A droga zumbi apodrece quem a usa?

Os sinais externos assustam tanto o indivíduo quanto a quem está ao seu  redor, pois ficam bastante visíveis logo após o uso da substância. 

A mistura causa úlceras por toda a pele e mucosas, além de abcessos que  podem exigir amputação de membros. 

Com a substância agindo no sangue, é grande o risco de danos a vários  tecidos. 

Em casos mais graves, a droga acaba decompondo os músculos e deixando os ossos expostos. 

Necrose e gangrena são comuns, especialmente nos pontos de aplicação da  droga. 

Porém, nada impede que a substância se espalhe e atinja todos os sistemas e  órgãos. 

A internação na maioria dos casos se faz necessária para que o usuário fique  longe da substância nociva e evite problemas mais graves.  

O objetivo é garantir acompanhamento especializado para conter os danos e  recuperar a saúde.

Maleficios da droga zumbi

Efeitos da droga zumbi a curto, médio e longo prazo

Os principais efeitos a curto prazo são paranóia, delírio e alucinações, que duram bastante tempo por causa das fortes propriedades da droga zumbi.

Dentre os efeitos a médio prazo, temos: a manifestação de uma espécie de transição das suas consequências, as paranoias começam a ficar recorrentes, os episódios de delírio frequentes, além do usuário ficar agressivo sem o uso da droga.

A longo prazo suas consequências podem ser distúrbios mentais que acabam por alterar o comportamento do sujeito e a necrose de membros do corpo, demandando a amputação. Além disso, o indivíduo pode apresentar uma conduta violenta.

Os casos da droga zumbi no Brasil e no mundo

Como citado anteriormente no artigo, a produção surgiu na Sibéria e Rússia Oriental, sendo relatada primeiramente em 2004. 

A droga chegou nos Estados Unidos de forma repentina em 2010, onde se  alastrou de forma desenfreada, deixando médicos em alerta e vários estados do país baniram sua fórmula. 

Sendo mais famosa fora do Brasil, a droga zumbi teve sua primeira aparição no país em 2016. A operação Ponto de Impacto da Polícia Civil do Ceará se deparou com a droga. 

Ao que tudo indica, foi transportada facilmente da China até o Brasil, por causa  de sua baixa densidade volumétrica.  

Os traficantes encontram nesses entorpecentes a possibilidade de enviá-los  tranquilamente pelos Correios, passando pelo raio-x diversas vezes sem que  fossem notados. 

Outras drogas com efeito zumbi

A droga zumbi é considerada uma das mais prejudiciais de todas, e uma das mais letais que existem no mundo.

Ela possui um baixo valor e quem a consome pela primeira vez, já se torna dependente dela. Os seus sintomas são incomparáveis com os de qualquer outra droga. 

Os efeitos são incontroláveis no cérebro humano, causando fortes alucinações  que são perturbadoras. 

Quem consome de forma inalada ou fumada, tem ataques de fúria e paranoia,  o que pode acabar deixando a pessoa com acessos de agressividade, tendo efeito mais forte que a heroína e o crack

Como deve ser o tratamento para os usuários dessa droga?

Como ocorre na maioria dos casos de muitos dependentes químicos, os  usuários da droga zumbi nem sempre procuram ajuda médica. 

Nesses casos, a atenção de pessoas próximas, como amigos e familiares,  passa a ser de extrema importância para a garantia de uma possível  intervenção. 

Um dos principais motivos para a o indivíduo recusar tratamento está no fato de que a desomorfina proporciona forte ação analgésica. 

Isso faz com que o consumidor da substância tenha alta tolerância à dor e a  outros efeitos adversos, outra razão está no medo de julgamentos e  descriminação por parte de terceiros.  

Em todo caso, é fundamental que o indivíduo receba apoio especializado para  conter os danos associados à droga.  

Existem alguns tratamentos que podem ajudar na condução adequada de cada caso, conforme o tipo de lesão e o tempo de  consumo da droga: 

• Terapia de substituição com opioides: é um tratamento que pode  favorecer a reabilitação dos usuários da droga, embora não seja  aceito ou acessível em alguns países. Quando não houver essa  possibilidade, a saída costuma envolver um conjunto de estratégias que  visem reduzir os danos da injeção da droga. 

• Intervenção cirúrgica: A maioria dos usuários só procuram ajuda quando  as feridas já estão em um estágio avançado. Nessas condições, as  cirurgias para remoção de infecções e enxerto de pele são as melhores  opções. O objetivo é conter os danos e prevenir problemas de saúde secundários, em casos mais graves, a amputação de membros pode ser  necessária. 

O que é a droga zumbi

A importância de contar com uma clínica especializada para o tratamento  da dependência química

Por se tratar de uma droga recente as intervenções não são tão exploradas  para a desintoxicação dos usuários, por isso é de extrema importância procurar  clínicas especializadas.  

O combate às drogas é uma longa caminhada e contar com uma clínica especializada é fundamental. Sendo a opção mais indicada nas situações que demandam a desintoxicação do paciente, visando dar início ao tratamento e mantê-lo a longo prazo. 

Vale destacar que o tempo de recuperação varia de uma pessoa para outra, e  isso inclui dependentes da droga zumbi. 

Conclusão

Levando em consideração o alto potencial de prejuízos dessa substância e o conhecimento das características da droga zumbi e a conscientização das  consequências de seu uso, são elementos essenciais para a sua prevenção. 

Devido aos efeitos irreversíveis e danos causados pelo consumo dessa droga,  é essencial que a sociedade seja informada sobre suas características.

Por esse motivo, é de extrema importância iniciar um programa de prevenção,  com base em informações e conscientização das consequências devastadoras  ao consumir esta droga. 

Contudo, contar com clínica especializada que se encontra preparada para receber  indivíduos nessas condições, se torna essencial pois contam com equipes completas, formadas por profissionais de diversas áreas. 

O importante é estar ciente de que a reabilitação de quem utiliza a droga  pode demorar, cabe aos familiares ter paciência e comemorar cada avanço em  direção à uma melhor qualidade de vida de seu ente querido.

Clinica Hospitalar Recanto – Clinica de Reabilitação

Nós ligamos para você