Recanto Clínica Hospitalar – Um lugar de reencontro!

Atendimento 24 horasLigue agora! 4007-2316

K4 A DROGA SINTÉTICA QUE PODE TE LEVAR A MORTE

Certamente, o consumo de drogas representa um dos principais problemas de saúde pública atuais. Paralelamente, novas substâncias laboratoriais surgem anualmente e dificultam o controle do tráfico urbano. Ademais, esses compostos sintéticos causam danos severos à saúde física, mental e social. Finalmente, a logística de distribuição dessas drogas visa dificultar as apreensões pelas autoridades.

A droga K4 é uma dessas drogas que vem sendo consumida em diferentes partes do mundo, neste contexto, é importante entender os efeitos desta substância no organismo, como ela surgiu, possibilidades de tratamento e modos de enfrentamento da dependência.

Droga K4

O que é a droga K4?

A K4 é uma substância psicoativa, também conhecida como maconha sintética. Vale ressaltar que a produção desta droga não é feita a partir da folha da cannabis, mas seus efeitos são muito similares. 

A droga K4 pode ser produzida de diferentes formas a partir da mistura de substâncias com alto poder de toxicidade para o organismo. O THC é um dos princípios ativos que podem ser encontrados na droga K4.

Origem da K4

A droga K4 chega ao Brasil a partir do contrabando de substâncias psicoativas. Acredita-se que esta substância tenha sido criada na américa do norte, porém, nos dias atuais ela vem sendo distribuída e espalhada pelo mundo saindo de portos nos diferentes continentes, principalmente na Europa, Ásia e África.  

Primordialmente, o consumo recreativo dessa droga ocorre dentro dos presídios brasileiros. Entretanto, a variedade de formatos produzidos dificulta o combate à sua distribuição. Particularmente, os traficantes comercializam a substância em selos sublinguais ou na forma líquida.

Efeitos da droga K4

Assim como outras drogas produzidas em laboratório, a K4 possui efeitos extremamente nocivos em curto, médio e longo prazo. A sensação de bem estar, relaxamento e prazer inicial provocado pelo uso dessas substâncias são alguns dos efeitos proporcionados. 

Com relação a atividade cerebral, o uso da droga K4 provoca a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, hormônios que proporcionam um estado de alegria no sistema nervoso central. 

A droga K4 possui efeito 100 vezes mais potente que a cannabis, tradicionalmente consumida e isso traz prejuízos ainda maiores ao bem estar do sujeito que faz uso desse tipo de substância.

Os riscos do consumo da droga K4

De modo geral, as pessoas sabem que o consumo de drogas provoca sérias implicações e riscos para a saúde, além de repercutir em questões socioemocionais.

A droga K4 não é diferente. Além de provocar danos mais leves, como a sensação de mal estar, com a presença de dor de cabeça e enjoos após o efeito inicial, a K4 também pode provocar sérias alterações cognitivas, problemas cardíacos, além da manifestação de alterações mentais como transtornos de humor. 
A overdose é uma das consequências mais sérias do consumo da droga K4, podendo levar a morte do sujeito após o consumo de uma grande quantidade antes que o corpo tenha possibilidade de se restabelecer.

Droga K4

A droga K4 causa dependência?

Por ter o efeito 100 vezes mais potente que a maconha tradicional, a droga k4 tem muito mais poder de causar dependência nos indivíduos que a consomem. A dependência se refere a uma doença crônica, com a presença de mudanças no comportamento decorrentes do uso de substâncias, manifestando comportamentos impulsivos voltados para o uso da droga.

Como ajudar um dependente de K4?

O indivíduo que convive com a doença da adicção pode apresentar comportamentos agressivos, irritados e resistência para aderir ao tratamento. Nesse sentido, é importante que as pessoas que convivem com esses pacientes tenham empatia para compreender as dificuldades enfrentadas durante o processo de tratamento. 

Buscar informações sobre as características do adicto e as alterações comportamentais, sintomas e modos de ajudar, preparam o familiar ou o cuidador para enfrentar os desafios da dependência.  

Fornecer um ambiente de escuta, livre de julgamentos e críticas abre a possibilidade de criar um diálogo positivo entre o paciente e sua rede de apoio. Isto também possibilita uma maior adesão aos grupos e intervenções propostas pela equipe profissional. 

Droga K4

Tratamentos para a dependência em K4

O uso da psicoterapia é extremamente importante no tratamento da dependência química. A partir da intervenção de uma profissional da psicologia, o sujeito pode entender melhor os gatilhos que podem estar contribuindo para a manutenção da dependência. 

Decerto, determinados medicamentos minimizam os sintomas ansiosos durante o tratamento. Ademais, essas substâncias combatem a irritabilidade gerada pela retirada da droga. Consequentemente, o uso desses fármacos auxilia o paciente nesse processo específico.

Além das intervenções realizadas pelos profissionais da psicologia e da psiquiatria, algumas estratégias como a prática de exercícios físicos, yoga, técnicas de relaxamento e grupos de apoio podem trazer grande contribuição para o processo de reabilitação. 

A importância da família no tratamento

A família possui um papel importante durante o tratamento da dependência na droga K4. Ter um ambiente que não desmotive a adesão às atividades terapêuticas propostas e que forneça apoio nos momentos mais difíceis, pode facilitar a recuperação do paciente.

Além disso, ter um ambiente livre de julgamentos e aberto para ouvir as aflições do sujeito em um momento tão difícil como o enfrentamento da adicção, fornece uma base firme para que a pessoa possa enfrentar o difícil processo de recuperação.

A internação é uma opção?

Quando falamos em dependência química, a internação pode ser uma das principais opções de tratamento, tendo em vista que, parar de consumir uma droga demanda um esforço muito grande dos sujeitos. 

Decerto, a internação ocorre de forma voluntária ou involuntária conforme a necessidade do paciente. Nesse sentido, especialistas recomendam essa medida quando as terapias anteriores fracassam. Ademais, a falta de autonomia do indivíduo exige intervenção imediata. Consequentemente, a internação protege a vida do dependente e das pessoas ao seu redor em situações de risco.

Conclusão

Como vimos, a utilização da Droga K4 traz sérios prejuízos para a vida das pessoas que a consomem. Além disso, a dependência química e o uso indiscriminado desse tipo de substância pode elevar o risco de morte e gerar sofrimento em todos que convivem com o dependente.

As diferentes estratégias de tratamento, possibilitam a recuperação da dinâmica social, ocupacional e mental do sujeito, promovendo o retorno às atividades do dia a dia e possibilitando a criação de perspectivas de crescimento e desenvolvimento futuro. 

Certamente, a Clínica Recanto oferece uma estrutura completa para o acolhimento de pacientes internados. Ademais, nossa equipe especializada aplica estratégias de intervenção focadas na superação total da adicção. Consequentemente, consolidamos nossa posição como referência absoluta no tratamento da dependência química.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Fabrício Selbmann é psicanalista, palestrante sobre Dependência Química e diretor da Recanto Clínica Hospitalar – rede de três clínicas de tratamento para dependência química e saúde mental, referência no Norte e Nordeste nesse segmento.

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, pós-graduado em Filosofia | Neurociências | Psicanalise pela PUC-RS, além de especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (Minessota).

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo para receber 1 e-book em seu e-mail totalmente GRÁTIS.

E-BOOK – Saúde mental um caminho para recomeçar

Preencha o formulário abaixo para receber 1 e-book em seu e-mail totalmente GRÁTIS.

E-BOOK –  Tudo que você precisa saber sobre a reabilitação para Dependentes Químicos