Estamos aqui 24h

é só clicar

O que leva uma pessoa a usar drogas: entenda os motivos!
Publicado em: 16 de março de 2021

Atualizado em: 03 de abril de 2024

O que leva uma pessoa a usar drogas: entenda os motivos!

Existem variados tipos de drogas e seus efeitos podem ser devastadores para a saúde e vida da pessoa, pois a dependência química é uma doença. Existe um certo desconhecimento da sociedade sobre a dependência química, e isto se deve ao fato de o uso das drogas carregarem vários estigmas pela sociedade.

O que pode ser uma simples busca de alívio ou prazer momentâneo pode se tornar um problema grave como a dependência química que pode acabar prejudicando todas as áreas da saúde da pessoa. Os fatores que podem levar uma pessoa a usar drogas são diversos, ao longo do artigo você entenderá a respeito desse assunto que causa muitas dúvidas. 

O que leva uma pessoa a usar drogas?

O uso de drogas está envolvido com diferentes fatores, sejam eles externos, internos que tem a ver com a própria pessoa ou uma simples curiosidade pode fazer uma pessoa usar. Ou até mesmo a busca por sensação de prazer e felicidade, fuga de sofrimento emocional e influência de amigos.

Logo abaixo você encontrará os principais motivos que fazem uma pessoa usar drogas.

Histórico familiar

As pessoas que possuem familiares que consomem ou já consumiram substâncias químicas, podem ter uma maior probabilidade de também entrar no mundo das drogas. A família é o principal pilar do estabelecimento e construção da personalidade da pessoa e esta pode influenciar de forma negativa e precoce o consumo de substâncias químicas. 

Além disso, a história dos familiar da pessoa e as suas vivências nesse ambiente também é um fator considerável, pois, se este for um local em que não se é possível encontrar apoio e suporte emocional, a pessoa pode acabar buscando um refúgio no consumo de drogas. 

Problemas emocionais

Estes podem ser a causa de uma pessoa ir a procura de drogas, para aliviar o seu sofrimento emocional. Além disso, com a dependência química já instalada e o consumo excessivo dessas substâncias, pode-se acabar desenvolvendo também problemas mentais como a depressão ou ansiedade por exemplo.

E isso pode fazer a pessoa ir em busca de doses cada vez maiores para aliviar os sintomas. Conflitos na relações interpessoais ou a morte de um ente querido, podem agravar ainda mais os problemas de ordem emocional da pessoa, fazendo buscar alívio nas drogas.

Curiosidade

Muitas pessoas começaram simplesmente pela curiosidade de conhecer os efeitos dessas substâncias, pensando até que nunca iriam tornar-se dependentes. E isso, acabou se tornando prejudicial para a sua vida, onde agora não consegue mais parar de usar sozinho.

A curiosidade faz as pessoas terem certas atitudes em que elas não possuem consciência de que vão se prejudicar, e que este prejuízo não necessariamente será a curto prazo.

Influência

A influência de amigos também é um fator considerável para o início do consumo de drogas. Simplesmente por querer ser aprovado no grupo de amigos, ou por proporcionar sensações prazerosas ou por serem substâncias perigosas que gostaria de usar para se dar bem com a galera.

Alívio para dor

Muitas drogas podem ter efeitos analgésicos e proporcionar alívio de dores, porém, ele é somente temporário e pode acabar prejudicando a saúde física e mental da pessoa. As drogas podem até gerar essa sensação, mas quando seus efeitos cessam podem acabar agravando ainda mais a situação. 

Como o corpo se torna dependente de drogas?

Embora ainda não seja reconhecida, a dependência química é uma doença crônica que não possui cura, mas que existe tratamento. As substâncias químicas têm o poder de modificar as funções do cérebro e por isso alterar comportamentos e fazer com que o organismo da pessoa se adapte.

Com o consumo excessivo de drogas o nível de dopamina aumenta o que faz a pessoa sentir a necessidade de usar doses cada vez maiores, que é a chamada tolerância. Devido a isso, caso a pessoa deixe de usar, ela começa a sentir sintomas desagradáveis que podem ser físicos ou psicológicos o que é chamado de abstinência.

Desta forma, o corpo sente a necessidade física em forma de sintomas, e para fazer cessar o dependente pode acabar consumindo ainda mais da substância com o objetivo de se sentir alívio, e isso pode ser prejudicial podendo até mesmo levar a morte ou ao desenvolvimento de doenças. 

Quais são as principais drogas usadas no Brasil?

As drogas são substâncias bastante perigosas, e se faz útil compreender quais são as mais consumidas para que assim, com a devida informação você compreenda que evitar a primeira dose é a melhor solução, para não se tornar dependente. 

Cocaína

É um tipo de droga extraída da folha de coca (Erythroxylon coca), é encontrada nas Américas do Sul e Central. Ela é uma droga ilegal semissintética bastante perigosa, produzida em laboratório. Além disso, a cocaína é uma droga estimulante que aumenta a atividade do Sistema Nervoso Central (SNC).

Conforme o consumo vai se tornando intenso, o corpo vai apresentando os sintomas que pode ser a curto ou longo prazo. Seus efeitos incluem sensação de euforia, aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, o que faz o dependente ter uma sensação de energia, além de autoconfiança.

Entretanto, a longo prazo essa droga causa problemas cardíacos, respiratórios, gastrointestinais entre muitos outros. 

Crack

É uma droga ilícita considerada uma das mais perigosas por conta de seu alto poder de dependência logo na primeira dose. Ela é um subproduto da pasta de cocaína e age como um estimulante do cérebro, seus efeitos são quase que os mesmos da cocaína, como a sensação de poder, euforia, hiperatividade e insônia por exemplo.

O crack chega de forma rápida ao cérebro, e os seus efeitos podem ser sentidos de modo imediato, justamente por ser inalada. Entretanto, os seus efeitos rapidamente cessam, o que leva a pessoa a consumir cada vez mais da substância, em um curto período, o que a faz se tornar-se depende mais rapidamente.

Êxtase

Décadas atrás essa substância era utilizada como moderador de apetite (medicação para perder peso e diminuir o apetite), nos dias de hoje costumam ser consumidas em festas, raves ou boates por exemplo. É classificada como uma droga estimulante, também conhecida popularmente como droga do amor, ela é sintética e produzida em laboratório. 

Ela é chamada de “Ecstasy”, MDMA (metilenodioximetanfetamina), é consumida em forma de comprimido que possui variadas cores e tamanhos, em pó ou cápsulas, tendo efeito alucinógeno. Seus efeitos estimulantes podem fazer com que a pessoa tenha mais energia para dançar nas festas.

Porém, assim como outros tipos de drogas ela tem um potencial para o desenvolvimento da tolerância , quando a pessoa necessita de doses cada vez maiores, levando a dependência. Seus efeitos a curto prazo incluem, visão embaçada, cansaço, sonolência, dores musculares, calafrios e suor, entre outros. 

Com o uso contínuo, pode acabar causando danos ao cérebro, em áreas que regulam as funções da memória e aprendizagem por exemplo.   

Maconha

A maconha está entre uma das drogas mais consumidas, ela é considerada uma ilegal ou seja, sua comercialização é proibida por lei. Ela é uma droga extraída de uma planta conhecida como Cannabis Sativa, ela pode ser fumada e ingerida.

Ela é considerada uma droga perturbadora que tem como alguns de seus efeitos alucinações e delírios, sendo chamadas também de alucinógenas. A princípio ela pode ter efeitos muito prazerosos para quem as consome como por exemplo sensação de prazer e relaxamento.

Porém, com o uso contínuo e a longo prazo a pessoa pode apresentar dificuldades na memória e aprendizagem, e acabar desenvolvendo alguns transtornos mentais como exemplo a depressão e a esquizofrenia. No corpo muitas doenças podem aparecer como problemas respiratórios e cardíacos. 

Cigarro

O cigarro é uma substância lícita, ou seja, tem sua comercialização permitida por lei. O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, principal substância presente no cigarro. A sua fumaça é rapidamente inalada para os pulmões e por conta disso, pode causar alguns tipos de câncer como o de pulmão, faringe, estômago e esôfago.

Quando essa substância chega ao cérebro, ela causa sensação de prazer, com o seu uso contínuo, o cérebro pode acabar se adaptando onde a pessoa desenvolve a tolerância e tem a necessidade de consumir vários maços de cigarro por dia. Com isso, aumenta-se o risco de doenças crônicas que podem ser incuráveis ou causar até mesmo a morte.

Anfetamina

Essas substâncias agem como estimulantes no Sistema Nervoso Central (SNC), fazendo a pessoa ter mais energia e trabalhar mais rapidamente, pois deixam elas mais elétricas e com menos sono, elas são drogas sintéticas produzidas em laboratório. 

Elas agem de forma abrangente e tem o poder de afetar o comportamento da pessoa deixando-a com insônia, rapidez na fala, taquicardia, dilatação da pupila e aumento da energia, além de elevação da pressão arterial. 

Porém, ao cessar seus efeitos, o inverso acontece e a pessoa começa a se sentir mais cansada com falta de energia, fica deprimida e não consegue executar suas atividades, por conta de todo o esforço excessivo que a pessoa teve com o uso da substância.

Opioides

Opioide é um termo utilizado para caracterizar uma variedade de substâncias que são originárias da papoula do oriente. Elas podem ser produzidas em laboratório (sintéticas) ou semissintéticas obtidas através de alterações químicas em substâncias naturais.

Essa é uma substância utilizada para fins médicos, como um anestésico que ajuda no alívio da dor, porém, ela muitas vezes é usada de forma indevida, sem a presença de dor. Os tipos de drogas mais conhecidos desse grupo, são a morfina, codeína e heroína.

Ela possui efeito analgésico pois são utilizados no alívio da dor, também provocam uma intensa sensação de bem-estar se usados em grandes quantidades, e pode levar a dependência. O seu consumo a longo prazo pode gerar dependência física, pois o corpo com o tempo se adapta a seus efeitos.

Desta forma, a interrupção do consumo da substância acaba gerando dores musculares, inquietação, tremores, vômito, insônia entre outros sintomas. 

Ecstasy

É uma substância alucinógena que tem relação com as anfetaminas, é uma droga ilegal e geralmente é consumida na forma de comprimidos por via oral. A duração de seus efeitos depende do organismo de cada pessoa.

Essa substância tem o poder de fazer a pessoa sentir a sensação de bem-estar, euforia e ficar mais extrovertida no meio da “galera”. Porém, seus efeitos negativos são inúmeros, pois provocam alterações nas vias respiratórias, reduz o apetite, vômitos, dores lombares, além de possíveis complicações neurológicas.

Quais são os sintomas de que uma pessoa está usando drogas?

Qualquer pessoa que da início ao consumo de drogas pode acabar desenvolvendo a dependência de drogas, pois, nunca se sabe quais as consequências que  podem ser geradas em seu organismo. Assim como existem diferentes tipos de drogas, são diversos os sintomas, que podem ser tanto físicos como comportamentais.

Alguns sintomas são comuns em pessoas que usam drogas, pois o comportamento da pessoa revela alguns sinais de que existe algo de errado. Por conta disso, mudanças repentinas de comportamentos podem acontecer, se a pessoa costumava estar sempre rodeada de amigos, agora com a dependência fica mais isolada e passa mais tempo sozinho.

E isso acontece porque a sua relação com a droga passa a ser mais importante do que as suas outras relações. Além disso, mudanças de humor também são comuns, como irritabilidade e agressividade, mudança de hábitos financeiros, alterações no sono e mentiras constantes.

Desta forma, o uso de drogas altera completamente os hábitos que a pessoa costumava ter, e essas substâncias são para o dependente a sua principal fonte de satisfação e prazer na vida.

Qual é o papel da clínica de reabilitação no tratamento contra as drogas?

A dependência química é uma doença que modifica completamente a vida da pessoa, trazendo consequências para todas as áreas. Desta forma, os familiares exercem um importante papel na identificação de que existe sim um problema e que seu ente querido precisa de ajuda especializada.

Uma Clínica de reabilitação tem o papel de fazer o dependente tirar o seu foco no uso de drogas, dando todo o suporte necessário para que ele consiga voltar a viver longe do consumo excessivo, e passe a desenvolver hábitos mais saudáveis. 

Esse é um ambiente que possui profissionais da saúde de diferentes áreas, pois sabe-se da importância de um tratamento completo. Toda a estrutura é preparada para melhor atender a demanda trazida pelo paciente, pois ele é tratado de acordo com o que ele realmente precisa. 

Quais são os métodos de tratamentos de drogas mais utilizados?

Como a dependência química afeta toda a vida do dependente, os tratamentos visam auxiliá-lo a se desenvolver e se manter em abstinência. Veja logo abaixo alguns tipos de tratamentos utilizados na reabilitação de dependentes químicos.

Desintoxicação

A desintoxicação é o processo que dá início ao tratamento e o mais importante do processo, pois esse é um procedimento que limpa o organismo do paciente das substâncias tóxicas da qual o seu organismo esteve exposto com o uso de drogas. 

Esse método faz com que o estado emocional do paciente volte ao seu equilíbrio, pois o próprio processo de recuperação dá a possibilidade da aquisição de novas posturas comportamentais mais saudáveis.  

Medicamentos

A depender do caso do paciente o médico pode prescrever o uso de medicações que podem ajudar ainda mais no processo de recuperação. E estes estão sempre sobre a supervisão de profissionais da saúde, pois se usados de modo incorreto, ao invés de ajudar pode acabar sendo prejudicial à saúde. 

Psicoterapias

Esse método de tratamento permite ao paciente entender o que levou ele a entrar nesse mundo e a desenvolver meios de ultrapassar as barreiras emocionais que podem fazer com ele se torne refém novamente do consumo excessivo de drogas.

Através da psicoterapia o paciente é capaz de enxergar e modificar seus hábitos de vida, o substituindo por comportamentos e atitudes mais saudáveis que o faça ficar longe das drogas.

Internações

A internação é o processo pelo qual o paciente consegue realizar todos os métodos de tratamentos que podem ajudá-lo a ficar limpo. É por meio dela que o dependente pode ter uma completa mudança de vida, recebendo todo o suporte e auxílio que precisa para passar por esse momento. 

Grupos de apoio

Esses grupos representam um importante suporte na recuperação e manutenção da abstinência de drogas. Nesses grupos existe o compartilhamento de experiências de vida, que permitem o dependente aprender e modificar comportamentos para continuar em seu processo de abstinência.

Os grupos de apoio mais conhecidos são os Alcoólicos Anônimos (A.A) e os Narcóticos Anônimos (N.A), além de outros que ajudam os familiares dos dependentes a passar por esse processo.

Qual é o período de tratamento na luta contra as drogas?

Esta é uma pergunta que não possui uma resposta exata, pois depende de uma série de fatores, como por exemplo do próprio paciente, da clínica de reabilitação e dos métodos de tratamentos disponíveis. Além disso, o tipo de droga, tempo de uso e frequência também são avaliados. 

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto tem um período de tratamento que dura 180 dias, ou seja, carca de seis meses pois acreditamos que esse tempo é necessário para que o interno receba todo o auxílio que precisa para passar por esse momento.

Qual valor médio do tratamento contra drogas em uma clínica de reabilitação?

Importante saber que muito mais importante que o valor de um tratamento, a saúde e a vida do dependente se encontram em jogo. Essa é basicamente a pergunta que não possui resposta, pois cada Clínica possui e oferece um tratamento e os valores são bem variados.

Os valores vão depender desde a estrutura oferecida da clínica até os tipos de tratamentos e profissionais disponíveis para o auxílio do paciente, além do tempo de tratamento que a clínica dispõe. 

Conclusão

Ninguém começa a usar drogas por acaso, pois como sabemos tudo na vida tem um por que. Muitas podem ser as causas do começo do uso de drogas, passando desde influência de amigos até o alívio de sofrimento emocional. 

Existem diferentes tipos de drogas e seus efeitos são os mais diversos, o tempo que o dependente químico passa somente com o consumo de drogas fica maior à medida que vai aumentando as doses. Com o consumo excessivo de drogas e a dependência química já instalada, ela começa a devastar todas as áreas da vida do dependente.

Sendo assim, passa a modificar seus hábitos e comportamentos de vida, para se concentrar apenas no prazer momentâneo do consumo. A dependência química é um problema que possui solução, com o tratamento adequado em uma clínica de reabilitação.

Na Clínica Hospitalar do Grupo Recanto o paciente possui todo o suporte necessário durante todo o seu processo de reabilitação, recebendo um tratamento completo que o ajuda a modificar seus velhos hábitos e comportamentos de vida. 

Quer mais informações sobre esse assunto e muitos outros? continue ligado aqui em nosso blog e caso necessite de ajuda, não hesite em falar conosco, pois estamos sempre prontos e preparados para dar o devido suporte necessário.

Nós ligamos para você