Estamos aqui 24h

é só clicar

Psicose tem cura? Conheça os sintomas, causas e tratamento
Publicado em: 23 de novembro de 2021

Atualizado em: 25 de abril de 2024

Psicose tem cura? Conheça os sintomas, causas e tratamento

O termo psicose se refere a um transtorno psiquiátrico também chamado de transtorno psicótico.

A psicose acaba interferindo em todas as áreas da vida do portador do transtorno, necessitando de um cuidado especializado, para que o seu quadro se estabilize. 

O diagnóstico desse tipo de transtorno só pode ser realizado por um médico psiquiatra. 

O que é Psicose?

psicose crise

A psicose se caracteriza por um transtorno em que a pessoa perde a capacidade de julgamento e discernimento da realidade.

Assim, passando a manifestar pensamentos delirantes e atividades alucinatórias que fazem parte do quadro de sintomas.

O termo psicose vem do grego “psique” = mente e “ose” = anormal se referindo a um estado anormal da mente. 

Caracteriza-se por uma alteração da percepção da realidade incluindo sintomas variados como delírios, alucinações auditivas ou visuais, agressividade, discurso e comportamentos desorganizados, insônia, alterações de humor, falta de higiene, e aparência desleixada.

Vale lembrar que cada caso pode evoluir de forma diferente, pois depende do tipo, da gravidade e se existe a presença de alguma comorbidade associada. 

Esse transtorno pode ser tanto de ordem física quanto emocional, podendo ser desencadeada ao longo de anos ou acontecer de forma súbita.

A sua causa pode estar ligada a fatores hereditários, por questões ambientais, psicológicas, sociais ou decorrentes de eventos que envolvem a exposição da pessoa ao estresse intenso. Estudos indicam que a maior prevalência da psicose ocorre em pessoas no início da sua vida adulta em mulheres. 

Entre os homens pode acontecer mais cedo, raros são os casos que ocorrem na infância, adolescência ou terceira idade.

Quais são os tipos de psicose?

A depender do tipo de psicose, os sintomas são bem característicos e podem variar de acordo com cada pessoa, logo abaixo veja quais são eles.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma das psicoses mais conhecidas. 

Nela a pessoa pode vir a perder a capacidade de julgamento e discernimento da realidade, passando a pensar, sentir e se comportar de acordo com a percepção alterada da realidade devido a presença de delírios ou alucinações, além de déficits cognitivos.

Com o passar do tempo sem o diagnóstico e tratamento apropriado, o quadro psicótico pode evoluir para diferentes graus ao longo do tempo, por isso, o seu correto acompanhamento se faz necessário.

A evolução desse tipo de psicose pode acontecer de forma contínua ou episódica, além disso, existem vários tipos de esquizofrenia como por exemplo a psicótica, hebefrênica, catatônica e residual. 

Transtorno Delirante

Se refere a alterações do conteúdo dos pensamentos, envolvendo ideias e crenças irreais, ou seja, que não condizem com a realidade, mesmo sendo constatado que as ideias são fantasiosas. 

O transtorno delirante envolve a presença de delírios e estes podem acontecer de forma isolada ou ser decorrentes de algum outro transtorno associado, consumo abusivo de álcool e drogas ou de lesões cerebrais.

Existem variados tipos de delírios entre os principais estão o delírio de grandeza, perseguição, ciúmes ou influência entre muitos outros que podem variar de pessoa para pessoa.

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar, também chamado de transtorno maníaco-depressivo, se caracteriza por alterações de humor, variando entre euforia extrema, depressão como um quadro de tristeza profunda ou obsessão. 

Este transtorno afeta tanto homens quanto mulheres e pode se manifestar entre o final da adolescência e início da vida adulta, com a necessidade de tratamento contínuo, pois se trata de uma doença crônica a depender do tipo e gravidade.

Os principais sintomas da fase depressiva são: sensação de fadiga, dificuldades para dormir ou sono excessivo, mau humor, angústia, irritabilidade e perda de interesse por atividades antes prazerosas. 

Na fase de euforia os sintomas incluem: agitação, euforia, fala rápida, insônia, falta de concentração, irritabilidade e comportamento agressivo entre outros.

Transtorno Psicótico Induzido por Substância

É aquele que acontece em decorrência do consumo abusivo de drogas sejam elas lícitas ou ilícitas, em que já se encontra instalada a dependência química

Ele se caracteriza por sintomas como alucinações e delirium que ocorre devido aos efeitos das substâncias psicoativas utilizadas pela pessoa. 

Diante disso, esse transtorno pode acontecer devido ao consumo de álcool, cocaína, maconha, anfetamina, LSD, estimulante e cafeína.

Os seus sintomas se manifestam de forma breve e vão desaparecendo no momento em que a substância causadora do transtorno é eliminada. 

Se faz importante o correto diagnóstico para que o tratamento seja realizado da melhor forma.

O que leva uma Pessoa a ter Psicose?

Não existe uma causa central que leve a pessoa a vir a ter ou desenvolver psicose, pois, ela pode ser decorrente de muitos fatores sejam eles internos ou externos.

Entre as principais causas que influenciam de forma direta a formação de um quadro de sintomas psicóticos são: fatores hereditários, em que existem casos na família, consumo abusivo de drogas, eventos estressantes, depressão e alterações cerebrais. 

Além de algumas comorbidades, como a presença de outro tipo de psicose como as já vistas anteriormente como o transtorno delirante, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno induzido por substância.  

O diagnóstico da psicose só pode ser realizado através da avaliação de um médico psiquiatra, pois ele é o profissional mais indicado para identificar e examinar os sintomas apresentados.

Esse profissional para confirmar o diagnóstico pode pedir ao paciente para que sejam feitos exames de sangue, ressonância magnética ou tomografia para que seja verificado se existe alguma alteração que pode estar relacionada a um quadro de psicose. 

Sintomas psicose: Como reconhecer?

psicose

A psicose tem como seus principais sintomas a presença de delírios e alucinações, discurso, pensamento e comportamento desorganizados, além de agressividade e irritabilidade.

Os delírios são possíveis de se perceber na pessoa pois são ideias e crenças de acontecimentos que não são reais, mas que a pessoa acredita que seja verdadeiro.

As alucinações se manifestam através dos órgãos dos sentidos, como tato, olfato, visão, paladar e a auditiva que é uma das mais comuns de ocorrer. 

As alucinações se referem a percepção de um estímulo sensorial que não está acontecendo na realidade, por conta disso, a pessoa pensa que viu, sentiu, escutou ou sentiu algo que não condiz com o real.

Já na desorganização do pensamento, a pessoa encontra dificuldade para se concentrar em atividades que antes tinha facilidade. A pessoa se sente constantemente com um sentimento de perseguição, começa a se descuidar passando a não ter mais como rotina sua higiene pessoal.

As alterações de comportamento também fazem parte e a agressividade e irritabilidade com coisas e situações podem se tornar frequentes.

Existe Tratamento?

Após a confirmação do diagnóstico da psicose feita pelo médico psiquiatra, o tratamento pode variar de acordo com cada paciente. 

Diante disso, tanto o psiquiatra quanto o psicólogo representam os principais profissionais que precisam acompanhar a pessoa diagnosticada com esse transtorno.

O tratamento geralmente envolve o uso de medicações e psicoterapia, já em casos considerados graves pode ser indicada a internação para o restabelecimento e equilíbrio do quadro do paciente.

Portanto, para este tipo de transtorno se faz necessário um tratamento contínuo, pois é uma doença que não possui cura.

Mas com o correto manejo é possível diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Conclusão

A psicose é um transtorno que a maioria das pessoas já ouviu falar, mas que não reconhece como os seus sintomas se manifestam. 

A psicose se refere a um transtorno em que a pessoa apresenta alterações no pensamento e comportamento, podendo ficar mais irritadiça ou agressiva, se isolar ou apresentar delírios e alucinações.

Não se tem uma causa única para o desenvolvimento da psicose, ela pode estar relacionada por exemplo a aspectos genéticos, sociais, psicológicos, emocionais ou eventos estressantes.

Somente o médico psiquiatra pode fazer o diagnóstico correto do caso, e se constatado a pessoa deve seguir um tratamento multidisciplinar que envolve em muitos casos o uso de medicações e a psicoterapia.

Vale lembrar que cada caso possui uma particularidade. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais mais indicados para acompanharem uma pessoa com psicose.

A psicose é um transtorno que possui tratamento e este deve ser seguido para que o quadro de sintomas possa reduzir e a pessoa passar a ter uma melhor qualidade de vida. 

Em casos considerados graves muitas vezes existe a necessidade de internação para a completa estabilização e equilíbrio da área física e mental do indivíduo.  

Nós ligamos para você