Estamos aqui 24h

é só clicar

Transtorno de Humor: Tipos, sintomas e tratamentos disponíveis
Publicado em: 10 de agosto de 2021

Atualizado em: 29 de janeiro de 2024

Transtorno de Humor: Tipos, sintomas e tratamentos disponíveis

É comum no dia a dia que tenhamos oscilações de humor. 

Por exemplo, podemos acordar um pouco mal humorados com acontecimentos do dia anterior, mas se tivermos algum outro estímulo durante o dia podemos alterar esse humor consideravelmente.

Porém quando a frequência dessas oscilações de humor é muito alta ou quando a pessoa fica “presa” em um sentimento único, como uma tristeza ou alegria, o caso já pode ser mais preocupante.

Algumas doenças causam esse transtorno de humor, como: O transtorno bipolar, a depressão e seus tipos, o transtorno esquizoafetivo, a ciclotimia e transtorno depressivo persistente.

Essa condição, apesar de ainda ser estigmatizada, é muito mais comum do que se imagina. Segundo estudos da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) há uma prevalência de 4% na população Brasileira, representando aproximadamente 6 milhões de pessoas que sofrem desse transtorno.

Veja mais sobre o assunto durante o artigo.

Boa leitura!

O que é transtorno de humor?

O transtorno de humor também pode ser chamado de transtorno afetivo. 

Ele, acontece quando existem alterações do humor e ocorrem períodos de tristeza ou euforia constantes e excessivos.

Quais os sintomas do transtorno de humor?

sintomas transtorno de humor

Entre os principais sintomas, estão, claro, a própria variação de humor ou afeto, incluindo-se também os de ordem comportamental, sentimental e de pensamento.

Também é característico o aumento e queda de energia repentinos: a pessoa se sente alegre e com ânimo (mania ou hipomania) ou humor deprimido (depressão). 

Baixa autoestima, perda de interesse ou prazer, atenção e concentração reduzidas, sono irregular, são alguns dos outros sintomas. 

Essa condição acarreta diversos prejuízos ao indivíduo, afetando sua vida familiar, profissional e social, colocando muitas vezes até a sua vida em risco.

Pacientes em situação de euforia excessiva, por exemplo, passam a avaliar a realidade de maneira distorcida, pensando que tudo sempre vai dar certo. 

É nessa situação em ele não consegue dominar seus impulsos e fica com raiva com facilidade, quando alguém discorda dele.

Como se comportam as pessoas com transtornos de humor?

Todas as pessoas em algum momento da vida, ou em seu cotidiano podem apresentar alterações de humor devido a fatores externos ou internos, porém esses comportamentos não necessariamente devem ser considerados como transtornos de humor.

O comportamento das pessoas com transtornos de humor varia muito, pois cada tipo possui suas especificidades e interações, entre os principais comportamentos estão em alguns casos o cansaço constante, desânimo diário ou felicidade extrema, comportamento sexual com muitos parceiros e gastos excessivos.

Geralmente, as alterações no comportamento na euforia acontecem de modo inesperado, quando o paciente não consegue perceber sua mudança ou culpabiliza alguma situação de sua vida. 

Antes do reconhecimento da doença, já aconteceram gastos exagerados, muitas dívidas ou brigas com o cônjuge, familiares e estranhos, ou até mesmo teve comportamentos inadequados. 

Uma pessoa com transtorno de humor, especificamente a que envolve a depressão, apresenta um grande risco de ter problemas como, incapacidade de realizar tarefas do cotidiano, perda de apetite, manter relacionamentos,  e ainda pode desenvolver ansiedade extrema ou se tornar alcoólatra ou dependente de outras drogas lícitas ou ilícitas.

Qual a diferença entre transtorno de humor e transtorno bipolar?

Os transtornos unipolares são aqueles que apresentam episódios de mania (aumento na euforia e alegria) ou de episódios depressivos, já o transtorno bipolar possui uma alternância forte entre os dois estados.

Todo transtorno bipolar é um transtorno de humor, mas nem todo transtorno de humor é um transtorno bipolar; uma vez que o transtorno bipolar é um entre outros vários tipos de transtorno de humor, como veremos a seguir.

Leia também: Saúde mental: Saiba como se cuidar e a importância para o nosso bem-estar.

Quais são os tipos de Transtorno de humor?

mudança de humor grupo recanto

Os tipos mais comuns são o transtorno afetivo bipolar, episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente que podem ser leve, moderado, grave, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos. Existem ainda os transtornos persistentes do humor (afetivos) que incluem a ciclotimia e a distimia.

O transtorno afetivo bipolar é uma alteração de humor onde o indivíduo pode apresentar períodos depressivos ou obsessivos. Os fatores de risco incluem o histórico familiar, ter idade entre 15 e 25 anos, uso abusivo de substâncias psicoativas, experiências traumáticas e nível elevado de estresse.

No episódio depressivo a pessoa tem humor deprimido e perde o interesse, prazer e energia em atividades antes prazerosas.

Já o transtorno depressivo recorrente tem como características períodos prolongados de depressão e dependem da idade do início, frequência, gravidade e duração e possuem causas variáveis.

Dos transtornos persistentes do humor (afetivos) a ciclotimia é uma instabilidade no humor que tem relação com a depressão, esse tipo de instabilidade frequentemente se desenvolve no início da fase adulta. Já a distimia é um tipo de depressão que se apresenta em seu estado crônico de humor.

Afinal, existe cura para o transtorno de humor?

Infelizmente não! Os transtornos de humor são considerados doenças que possuem controle através de tratamento, porém sem cura.

É possível através das técnicas de tratamento fazer a remissão da doença, ou seja, fazer com que os sintomas sumam e a pessoa viva sem a intromissão do transtorno. Porém há a possibilidade dos sintomas retornarem no futuro, não se pode dizer que há uma cura.

Como tratar o Transtorno de humor?

Os transtornos de humor não possuem cura, mas podem ser controlados e tratados.

O devido tratamento é feito através de terapia e medicamentos, frequentemente, é preciso tratar esse tipo de alteração por toda a vida.

Psicoeducação, terapia cognitivo comportamental, terapia familiar, grupos de apoio, mudanças no estilo de vida e fim do uso de substâncias psicoativas também se constituem como formas de tratar o transtorno de humor.

Sobre as medicações, somente o médico vai poder prescrever o medicamento certo, a dosagem e a duração de uso do medicamento.

Já na psicoeducação, o indivíduo passa por uma intervenção terapêutica que tem como objetivo educar e ensinar o paciente em relação ao seu transtorno, promovendo mudanças através do autoconhecimento.

Quais os medicamentos estabilizadores de humor?

Existem variados tipos de medicamentos utilizados no tratamento dos transtornos de humor, cada qual deve ser receitado de acordo com o estado em que o paciente se encontra. 

Os estabilizadores de humor são medicações importantes e só devem ser utilizados através de diagnóstico de algum tipo de transtorno de humor.

Os remédios estabilizadores de humor são essenciais para a prevenção dos sintomas do transtorno, eles também podem ser usados para tratar crises de mania e hipomania. 

Existem três tipos de estabilizadores do humor eficazes, são eles o Lítio, Valproato e a Carbamazepina, cada um deles possui ações químicas no organismo.

Se um deles não tiver eficácia no indivíduo ou tiver efeitos divergentes, o médico pode optar por outro, ou fazer combinação para que o tratamento atinja a eficácia necessária.

A importância do tratamento de transtorno de humor ser feito em uma clínica especializada

O tratamento desses transtornos de humor precisam de um acompanhamento preciso e de terapias eficazes para controlar o problema, as clínicas especializadas no cuidado psiquiátrico podem fornecer os diversos tipos de terapia como cognitiva comportamental, psicoeducação e terapia familiar além de cuidar dos problemas associados ao transtorno.

As clínicas dispõem de medicamentos adequados que são liberados mediante a necessidade do paciente, de acordo com o acompanhamento médico. Dessa forma, evita-se também o abuso de remédios, já que as dosagens são controladas por uma equipe de saúde capacitada.

É frequente também a prática de atividades físicas e de lazer, assim como um cardápio com alimentação balanceada, que também contribuem para o combate à doença, fazendo com que a saúde geral da pessoa melhore de modo geral.

Qual é o papel da família durante o tratamento de transtorno de humor?

A família quase sempre é a primeira a perceber algo de errado com seu familiar, pois é aquela que compartilha de muitas das alegrias e sofrimentos da pessoa, a família inclusive é aquela que com mais frequência busca o tratamento, mais do que as próprias pessoas.

Muitas famílias podem negar que o problema exista ou ficar com medo ao saber que é um caso de ordem mental.

A maioria dos casos desses transtornos precisam de cuidados momentâneos, apenas em casos muito severos que os cuidados são prolongados ou permanentes. 

Por isso, a família também deve se esforçar para ser o apoio. É importante incentivar e participar ativamente do tratamento.

Quais são os principais desafios no tratamento de transtorno de humor?

Um dos principais desafios enfrentados é o estigma de ser uma doença psiquiátrica. 

Muitos não têm a noção que é algo que pode acontecer com qualquer um e acham que quem possui transtornos são “malucos” ou “doidos”. É preciso desconstruir o próprio preconceito para que o tratamento siga bem!

Transtornos do humor frequentemente vem com outras doenças associadas. Na medicina esse fenômeno se chama comorbidade

Essas comorbidades podem ser outros transtornos como ansiedade, esquizofrenia, estresse crônico, abuso de substâncias químicas ou até mesmo doenças físicas como diabetes e doenças cardiovasculares, o que torna a situação mais delicada e complexa para se tratar.

O que é transtorno do humor afetivo não especificado?

transtorno de humor sintoma depressão

Essa classificação é utilizada apenas como sendo um dos últimos recursos e quando nenhuma outra classificação pode ser utilizada, ou seja, quando não se enquadra ou não se consegue diagnosticar em nenhum outro tipo de transtorno de humor.

Transtorno de humor e esquizofrenia

Os transtornos de humor são caracterizados por excessivas alterações no humor do indivíduo apresentando assim variados sintomas, mas entre os principais que o caracterizam estão episódios de grande instabilidade como depressão ou euforia.

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico grave caracterizado por alterações do pensamento e da percepção, onde o indivíduo perde a noção de realidade e apresenta como principais sintomas o delírio, alucinação, tristeza constante, isolamento social e dificuldade de concentração. 

Existem quatro tipos de esquizofrenia, são elas: paranóide, hebefrênica, catatônica e indiferenciada.

A esquizofrenia paranóide é a mais comum de ocorrer, os sintomas incluem delírios como o de perseguição e alucinação auditiva ou visual. 

A esquizofrenia hebefrênica também pode ser chamada de desorganizada, ela é caracterizada por comportamentos primitivos, inadequados e irresponsáveis, o afeto é superficial, onde o indivíduo pode fazer risadinhas ou sorrisos de autossatisfação.

Na catatônica acontecem perturbações psicomotoras como paralisia, excitação e posturas ou atitudes forçadas.

A indiferenciada acontece quando a pessoa apresenta os sintomas relacionados à esquizofrenia e mesmo assim, a pessoa não se encaixa nos subtipos dela.

Os transtornos de humor e a esquizofrenia possuem sintomas parecidos, e por conta disso, elas podem ser confundidas. 

Existem indivíduos que podem apresentar tanto os sintomas dos transtornos do humor, quanto os de esquizofrenia, sendo chamado de transtorno esquizoafetivo, onde o seu tratamento é feito com terapia, medicações e ajuda da família.

Clínica Grupo Recanto

A clínica Grupo Recanto é uma das mais capacitadas do mercado para atender aqueles que precisam de suporte e tratamento para transtornos mentais, assim incluindo transtornos de humor.

Já são mais de 13 anos de história e contamos com diversos profissionais qualificados, dentre eles: 

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Psicólogos
  • Nutricionistas
  • Profissionais de educação física

O Grupo Recanto possui suas clínicas localizadas nos estados de Sergipe e Pernambuco, prontas para atendimento.

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Recanto!

Conclusão

Os transtornos de humor são mais comuns do que aparentam, como demonstrado ao longo do texto. 

Inclusive é algo que qualquer pessoa pode vir a desenvolver um dia, visto que somos seres emocionais e frequentemente podemos nos ver presos em um momento.

As mudanças na autoestima, no ciclo de sono, no ânimo, na atenção e na concentração serão notadas e acabam por mudar a forma como a pessoa portadora pensa e se comporta.

Buscar tratamento especializado é procurar uma melhor qualidade de vida, por isso a família tem um papel fundamental tanto na prevenção quanto na manutenção do estado de “normalidade”.

Nós ligamos para você