Equipe

Nossa Equipe

Nossa equipe é composta por mais de 100 profissionais (nas 3 unidades) e temos por missão criar um ambiente favorável ao estabelecimento de vínculos de ajuda mútua para o desenvolvimento da reestruturação biopsicossocial do indivíduo dependente químico, estabelecendo a prática do programa de recuperação.

O Grupo Recanto acredita que a recuperação é baseada em fundamentos éticos, conduzidos por profissionais capacitados. O tratamento é baseado na força da união entre o técnico (corpo médico – psiquiatra e clínico, psicólogos, enfermagem e educador físico) e empírico (vivencial – conselheiros que estão livres das drogas e que têm muita experiência a ser repassada, orientando o residente no caminho de recuperação).

Quem chega a um dos centros de recuperação do Grupo Recanto é recebido por uma equipe formada por mais de 100 profissionais, preparados para acolher da melhor maneira, aquele que acredita já ter perdido a batalha contra as drogas e álcool. São eles (para cada unidade):

  • Médico/Psiquiatra/Clínico – todos os dias na instituição em plantão 24h/dia;
  • Plantão de enfermeiros e técnicos de enfermagem 24/dia;
  • Psicólogo – especializado no tratamento de dependência química;
  • Técnicos em Dependência Química, com cursos realizados na FEBRACT (Campinas/SP), UNIFESP (São Paulo/SP);
  • Educador Físico (especializado em reabilitação e Desintoxicação);
  • Nutricionista;
  • Cozinheiro;
  • 10 Monitores no pátio e equipe Administrativa.
Laisa Bezerra

Laisa Bezerra
PSICÓLOGA

Drº Eudo Lira

Drº Eudo Lira
MÉDICO PSIQUIATRA (CRM 6805)

Drª Amanda Campelo

Drª Amanda Campelo
MÉDICA CLÍNICA
(CRM 18726)

Drº Paulo José

Drº Paulo José
MÉDICO PSIQUIATRA
(CRM 16850)

Leonardo Alves

Leonardo Alves
CONSULTOR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Enildo Trindade

Enildo Trindade
CONSULTOR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Deisilly Ellen

Deisilly Ellen
ENFERMEIRA

Cristiano Jorge

Cristiano Jorge
GERENTE DE TRATAMENTO

João Henrique

João Henrique
PSICÓLOGO

Bárbara Cecília

Bárbara Cecília
PSICÓLOGA

Talita Pedro

Talita Pedro
PSICÓLOGA

Aldilene Fernandes

Aldilene Fernandes
PSICÓLOGA

Drº Jonh Alves

Drº Jonh Alves
MÉDICO CLÍNICO
CRM(23574)

TRATAMENTO BIOPSICOSOCIAL

O tratamento da dependência química deve ser considerado como um conjunto de técnicas e intervenções desenvolvidas com o intuito de favorecer a abstinência do consumo de substâncias psicoativas, bem como a melhora da qualidade devida e do funcionamento social.

O TRATAMENTO BIOLÓGICO

MÉDICOS

Na Dependência química a equipe médica desempenha diferentes papéis dentro do atendimento ao dependente químico, de acordo com o seu grau de especialização:

  • Ao médico Psiquiatra cabe a gestão do tratamento, além de tratar a crise de abstinência e das comorbidades, especialmente do ponto de vista terapêutico e farmacoterápico.
  • Ao médico clinico, cabe o tratamento das complicações clínicas relacionadas ao consumo de drogas, o manejo dos casos mais leves e o encaminhamento dos casos mais graves.

ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

O enfermeiro está cada vez mais presente e atuante na área da dependência química.  O enfermeiro pode contribuir para o aconselhamento e motivação para o tratamento da dependência química e também é responsável de realizar triagem, e executar procedimentos de tratamento, como a desintoxicação ambulatorial. O enfermeiro é essencial no manejo medicamentoso e é altamente importante na acessória dos médicos na unidade.

O TRATAMENTO PSICOLÓGICO

PSICÓLOGO

O psicólogo pode atuar nos diversos níveis de tratamento para a dependência química, prover apoio inicial aos dependentes e motivação para tratamento especializado.  Este possui conhecimento teórico e técnico para a atuação dentro de grupos, atendimento individual e coordenação de equipes de tratamento. Ele complementa o trabalho de equipe, trocando informações com os técnicos em dependência química e abrangendo o diagnóstico psicosocial.

O TRATAMENTO SOCIAL

TÉCNICO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA (TDQ)

São Dependentes Químicos em recuperação, que estão livres das drogas e que têm experiência a ser repassada e atuam como conselheiros, ensinando o caminho da recuperação.

Estes técnicos em dependência química são ex-usuários de álcool e drogas bem-sucedidos em seu processo de recuperação que se dedicam ao aconselhamento de dependentes químicos em tratamento. A proposta destes técnicos em dependência química é transmitir aos dependentes químicos a mensagem dos Doze Passos.

O tratamento de drogas e dependência química, executado por esses profissionais pode ser tão eficaz quanto qualquer outro. A ação do  técnico em dependência química pode encontrar, em alguns pacientes, maior receptividade e permeabilidade aos relatos de vida e as soluções encontradas por estes para lidar com a dependência.

Prover capacitação a esses profissionais poderá combinar o conhecimento teórico-técnico com os insights de sua experiência pessoal, colaborando, assim, para a qualidade de sua abordagem com os dependentes.

Planos de saúde

Tratamento para dependentes químicos usando seu plano de saúde.

Anterior
Próximo
Nós ligamos para você