Estamos aqui 24h

é só clicar

As drogas e seus efeitos no corpo humano
Publicado em: 25 de maio de 2020

Atualizado em: 03 de abril de 2024

As drogas e seus efeitos no corpo humano

As drogas podem gerar sérias consequências a saúde da pessoa, causando diversas alterações nas estruturas de seu organismo, como doenças cardiovasculares, respiratórias, problemas no fígado, no cérebro e transtornos psiquiátricos como a depressão ou ansiedade entre muitos outros. Aprenda tudo sobre as drogas e seus efeitos no corpo humano nesse post.

Essas substâncias agem no organismo desde o primeiro momento de seu uso, sendo assim, existem alguns tipos de drogas que são altamente viciantes, que rapidamente pode tornar uma pessoa dependente.

Além disso, com o consumo abusivo de drogas o indivíduo pode acabar desenvolvendo a tolerância, que é quando a pessoa precisa consumir doses cada vez maiores da substância para se ter os mesmos efeitos que tinha antes, o que muitas vezes pode acabar sendo fatal.

Desse modo, existem diversos tipos de drogas que geram diferentes efeitos e consequências no organismo do indivíduo.

Portanto, a dependência das drogas e seus efeitos no corpo e na saúde do indivíduo podem ser revertidos com o devido tratamento.

Quais são os tipos das drogas que existem?

Sabe-se que a grande maioria das drogas causam a dependência química, que acabam por gerar também dependência psicológica e física, que pode ser fatal nos casos de overdose por exemplo.

Existem diversos tipos de drogas: as naturais, as sintéticas e as semi-sintéticas.

A grande variedade de substâncias psicoativas, que acarretam diferentes tipos de prejuízos à saúde do indivíduo, o prejudicando em uma esfera biopsicossocial.

Muitas vezes as consequências do uso abusivo de drogas podem ser irreversíveis, sendo assim, existem as drogas do tipo depressoras, estimulantes e perturbadoras, ambas possuem efeitos e consequências variadas no organismo da pessoa.

Conheça nosso tratamento contra a Dependência Química

Drogas Lícitas e Ilícitas

As drogas lícitas são as que podem ser vendidas e comercializadas, de forma livre, porém, algumas possuem certas restrições como por exemplo não poderem ser vendidas a crianças ou adolescentes, no caso de remédios, alguns deles só podem ser vendidos sob a prescrição médica.

 Estes tipos de drogas são legalizadas e permitidas por lei como exemplo temos as bebidas alcoólicas e os benzodiazepínicos (medicação muito utilizada para o tratamento de alguns transtornos).

Já as drogas ilícitas têm a sua comercialização e consumo proibidos por lei, como por exemplo a heroína, crack e a maconha.

Drogas naturais

As drogas chamadas de naturais não são produzidas em laboratório, elas são extraídas de alguns tipos de plantas ou até mesmo de elementos que existem na própria natureza, sendo assim ela é natural porque não passa por processos químicos de laboratório e como principais exemplos temos o ópio e a maconha.

Esses tipos de drogas modificam a percepção da pessoa no que diz respeito a sua realidade, fazendo o indivíduo ter diferentes tipos de sensações, modificando seus comportamento e estado de humor.

Ainda que elas sejam naturais elas também podem causar dependência física e psíquica, sendo desta forma proibidas (ilícitas) no Brasil.

Drogas sintéticas

As drogas sintéticas são feitas por meio de algum tipo de substâncias químicas artificiais em laboratório.

Alguns exemplos são o LSD, ecstasy e anfetaminas, elas podem ser usadas de variadas formas como em pó ou comprimidos.

Essas substâncias afetam de forma direta o sistema nervoso da pessoa e possuem elementos que não se encontram de forma natural, mas sim produzida quimicamente.

Drogas Semi-sintéticas

As semi-sintéticas são produzidas por plantas naturais encontradas na natureza que possuem componentes psicoativos, mas que também passam por laboratório, onde são acrescentados outros tipos de substâncias químicas.

Esse processo é realizado para que as drogas se tornem mais potentes em seus efeitos e tenham uma maior durabilidade, o crack e a cocaína são exemplos.

Classificando as drogas e seus efeitos no corpo humano

Existem variados tipos de drogas, sendo assim, elas foram classificadas de acordo com as ações que acontecem no Sistema Nervoso Central (SNC) do indivíduo, de acordo com as alterações observáveis que acontecem na mente e comportamento de dependentes químicos, portanto, elas podem ser depressoras, estimulantes e perturbadoras.

Os efeitos das drogas no corpo humano são diversos e variam de acordo com a sua classificação.

As drogas depressoras, causam diminuição na atividade do sistema nervoso central, as estimulantes aumentam a atividade do sistema nervoso central e as perturbadoras também chamadas de alucinógenas modificam o funcionamento do sistema nervoso central.

Quanto aos seus efeitos no corpo humano elas agem a partir do primeiro momento que entram em contado com o organismo da pessoa, podendo ser através da via respiratória ou oral por exemplo.

Elas são classificadas de acordo com os efeitos que causam no comportamento e organismo do indivíduo, porém, todas elas alteram de alguma forma o funcionamento normal do organismo da pessoa.

Drogas Depressoras

As drogas depressoras acarretam a diminuição do funcionamento do Sistema Nervoso Central, onde as atividades cerebrais ficam mais lentificadas.

Os depressores possuem origens distintas, podendo ser naturais, sintéticas ou semi-sintéticas.

Algumas delas como os benzodiazepínicos possuem efeitos terapêuticos.

Nos casos extremos esses tipos de substâncias podem gerar paradas cardíacas ou respiratórias, elas são subdivididas em analgésicas e hipnóticas.

Exemplos de drogas depressoras

Álcool

A utilização abusiva dessa substância pode acabar gerando a dependência de álcool que se reflete na dificuldade de a pessoa controlar o seu uso.

Ao se tornar dependente do álcool a pessoa começa a apresentar uma forte compulsão e necessidade de usar, o que acaba prejudicando suas relações e atividades cotidianas.

As bebidas alcoólicas se consumidas de forma abusiva e em grandes quantidades a pessoa pode apresentar efeitos adversos como enjoo, vômitos, tonturas e distúrbios no sono da pessoa.

Além disso, afeta de forma direta algumas áreas do cérebro como a memória, autocontrole e aprendizagem, como também acabam prejudicando órgãos do corpo humano como o coração e o fígado por exemplo.

Barbitúricos

Se referem a uma classe de medicamentos muito utilizados como sedativos, hipnóticos, anestésicos e antiepiléticos.

São substâncias que agem deprimindo o cérebro onde o seu consumo a longo prazo gera a tolerância e a dependência física, a pessoa apresenta um grande risco de intoxicação que pode chegar a ser fatal.


Benzodiazepínicos

São medicações usados para o tratamento de alguns transtornos como a ansiedade, transtorno do pânico e insônia, eles possuem ação sedativa, são drogas psicotrópicas que agem no sistema nervoso central, eles só podem ser utilizados sobre prescrição médica.

Esses medicamentos possuem um alto risco de gerar dependência física, apesar de seu uso ser recomendado por um breve período de tempo, sobre prescrição médica, como algumas semanas, algumas pessoas podem utilizá-las por meses ou anos.

Portanto, seu uso prolongado pode gerar a tolerância e a dependência física.

 Opioides

Tem origem em uma flor chamada papoula, onde se é extraído uma substância chamada ópio, ela também está incluída em alguns tipos de medicações.

Eles são muito utilizados no combate a dores muito intensas e crônicas, as principais drogas que pertencem ao grupo dos opiáceos são a heroína e morfina.

Que tipo de sensação elas causam

Álcool: bem-estar, euforia, felicidade e relaxamento.

Barbitúricos: tranquilidade, relaxamento, sensação de calma, euforia, diminuição da tensão arterial e frequência cardíaca.

Benzodiazepínicos: ansiedade, tristeza, alucinação ou irritabilidade.

Opioides:  aliviam dores de moderadas a intensas.

Efeitos colaterais e consequências do uso

Os efeitos colaterais variam, pois dependem da quantidade que foi consumida e do organismo da pessoa, além de gerar problemas graves na saúde devido a sua utilização prolongada.

Os efeitos colaterais das drogas depressoras incluem: diminuição do raciocínio, concentração e reflexos, tontura, náuseas, vômito e dores de cabeça por exemplo.

As consequências desses tipos de drogas, afetam não somente a saúde, mas também, o ambiente social da pessoa.

Se consumidas de forma excessiva podem acabar gerando problemas cardiovasculares, respiratórios, no fígado ou estômago.

A nível social o álcool em excesso por exemplo pode acabar gerando acidentes de trânsito e violência

drogas e seus efeitos no corpo humano

Drogas Estimulantes

As drogas estimulantes aumentam e aceleram a atividade do cérebro, onde a pessoa fica mais eufórica.

Elas podem ser sintéticas ou naturais, com o seu uso na forma líquida, inalada ou triturada.

Exemplos de drogas estimulantes

Anfetaminas

Não existe um único tipo dessa droga, elas são substâncias sintéticas que geram dependência.

Elas podem ser encontradas em medicamentos de emagrecer, como também podem ser gerados outros tipos de drogas como ecstasy.

Quando é utilizada de maneira controlada ela não apresenta riscos para a saúde da pessoa, porém, o consumo em excesso é que causa consequências como a dependência e problemas na saúde, quando usada indevidamente é considerada ilícita.

Metanfetaminas 

É um tipo de droga sintética que pode ser inalada, cheirada ou injetada, as pessoas que fazem uso dela acabam desenvolvendo a fissura e continuam a usá-las pois causam intensa sensação de alegria e euforia, como também energia.

Ela causa uma dependência tão intensa que os efeitos físicos negativos que se apresentam no corpo do indivíduo, só aliviam quando a droga é consumida novamente.

Muitas pessoas podem se tornar dependentes apenas consumindo uma única vez.

Cocaína

É um tipo de droga ilegal e sintética, extraída das folhas de coca, de uma planta da América do Sul, ela possui seu consumo e comercialização proibida. 

Seu consumo pode ser feito por meio da inalação, o que a faz chegar de forma rápida ao cérebro onde seus efeitos podem ser vistos em apenas alguns minutos e estão ligadas diretamente as suas sensações.

Ela causa dependência química e psíquica, muitas vezes são essas sensações que aparecem a curto prazo que são responsáveis pela dependência.

Crack

É uma droga ilícita, sendo um subproduto da cocaína em estado cristalizado onde são formadas as chamadas “pedras de crack”.

É feita por meio de procedimentos químicos, assim como a cocaína ela também possui um alto grau de dependência.

Existem variados fatores psicológicos e sociais que fazem com que o indivíduo experimente esse tipo de droga, como a ansiedade, a depressão, a desestruturação familiar ou influências sociais.

A sua dependência é caracterizada pela compulsão de querer consumir a substância, que pode aparecer até mesmo na primeira experiência da pessoa.

Que tipo de sensação elas causam

Anfetaminas: esse tipo de substância afeta os neurotransmissores que causam sensação de bem-estar, onde a pessoa pode se sentir com mais habilidade e autoconfiança.

Metanfetaminas: falsa sensação de bem-estar, euforia, o indivíduo se sente com mais energia, perda de apetite e prazer.

Cocaína: autoconfiança, vigor, excitação, euforia, insônia e falsa sensação de energia.

Crack: sensação de euforia, onipotência, aumento da energia e libido.

Efeitos colaterais e consequências do uso

Efeitos colaterais são comuns os sintomas depressivos, como a falta de ânimo, energia e motivação.

As consequências da sua utilização incluem ansiedade, perda de peso, problemas no coração, tremores, hepatite, ou situações de emergência como crises de convulsão ou psicose, podem gerar também infartos e acidente vascular cerebral devido ao uso excessivo e prolongado.

Drogas Perturbadoras

As drogas perturbadoras também chamadas de alucinógenas, provocam alterações no sistema nervoso central, que como resultado acaba provocando alucinações e delírios.

Seu consumo acontece principalmente de duas maneiras, podendo ser fumadas ou ingeridas.

Exemplos de drogas perturbadoras

Maconha

É uma droga ilícita, derivada de uma planta chamada cannabis, geralmente ela é consumida através das vias respiratórias, sendo fumada.

Ela acarreta diversos prejuízos ao organismo da pessoa, principalmente quando a pessoa a consome em grandes quantidades por um longo período de tempo.

A utilização abusiva desse tipo de droga, está relacionado muitas vezes ao fato de as pessoas acreditarem que só porque se tratar de um produto natural ela não gera consequências a saúde do indivíduo.

Haxixe

É uma droga originária das folhas da planta cannabis, sendo assim elas passam por um processo químico, onde se tornam uma resina chamada de haxixe.

É um tipo de substância que tem os efeitos muito semelhante aos da maconha, mas não é totalmente igual, pois os efeitos do haxixe são mais intensos.

A maconha é consumida em grama seca e o haxixe em forma de barra, onde a primeira possui menos ingredientes ativos que a segunda.

LSD

É um tipo de droga sintética e alucinógena, onde a pessoa tem a sua percepção alterada fazendo com que sinta ou veja coisas irreais, que estão for da realidade, de uso oral é considerada uma substância muito potente, e por conta disso pequenas quantidades geram efeitos muito intensos.

Essa substância não costuma acarretar os comportamentos compulsivos, mas pode acabar gerando uma dependência psicológica.

Ecstasy

É um tipo de droga sintética, ilegal que é um derivado da anfetamina (estimulante), ela também apresenta alguns efeitos parecidos com os dos alucinógenos.

É um tipo de substância mais comumente vendida em formato de comprimidos que são ingeridos via oral ou diluído em água.

Que tipo de sensação elas causam

Maconha: leve sensação de euforia, bem-estar e relaxamento.

LSD: prazer, ansiedade, alegria, tristeza, relaxamento, tensão, medo e sensações auditivas ou visuais de delírios.

Ecstasy: euforia, prazer, alegria, poder, leveza e energia.

Efeitos colaterais e consequências do uso

Esses tipos de drogas prejudicam a coordenação motora, a memória e atenção, podendo provocar com o uso contínuo, ansiedade, depressão ou síndrome do pânico.

Efeitos das drogas quanto a dependência química

A dependência química é caracterizada como sendo uma doença crônica, que afeta todas as áreas da vida do indivíduo que não possui cura, mas que existe tratamento específico para ela.

A pessoa apresenta comportamentos atípicos como a impulsividade devido ao consumo de determinado tipo de substância que geram nela sensação de prazer ou bem-estar.

Na dependência o indivíduo consome de forma descontrolada determinadas substâncias e esse comportamento acaba gerando muitos prejuízos a sua saúde que necessitam serem tratados com certa urgência.

A pessoa a consome de forma excessiva e aos poucos vai se distanciando da sociedade, prejudicando seus relacionamentos familiares, interpessoais ou profissionais, sem se dar conta de que está sendo prejudicado por ela.

O indivíduo tende a repetir o consumo da substância com doses cada vez maiores, para conseguir atingir os mesmos efeitos que tinha antes, com quantidade menores, este fator é chamado de tolerância, é o primeiro aspecto que está associado a dependência, o nível de tolerância varia de um determinado tipo de droga a outro.

A fissura também é outro aspecto que ocorre na dependência de drogas, aqui a pessoa possui uma vontade incontrolável de consumir a substância, a qualquer momento seja de dia ou noite.

Diante disso, pode ainda ocorrer a síndrome de abstinência, que se apresenta toda vez que a pessoa para o seu consumo.

Nesse processo ocorre o aparecimento de variados sinais e sintomas resultantes da falta da substância no organismo, onde a pessoa pode apresentar mal-estar e diferentes tipos de sofrimento psíquico ou físico por exemplo que varia de acordo com o tipo de droga e o tempo de uso.

Rapidamente o organismo da pessoa se adapta aos efeitos das substâncias e o cérebro começa a apresentar diversas alterações.

Após isso, se tem início um ciclo vicioso da qual a pessoa muitas vezes não consegue sair.

Os efeitos das drogas começam a se manifestar na parte física da pessoa, chamada de dependência física, nesse caso o dependente sente intensa necessidade fisiológica de consumir a droga, onde não consegue parar o seu uso.

Caso faça isso se tem início os sintomas da crise de abstinência, como tremores, coração acelerado, aperto no peito, náuseas entre outros.

Já na dependência psicológica, a pessoa sente uma grande necessidade de consumir a droga para que pare de sentir mal-estar, ela aponta para a presença de alterações psíquicas, que já existem no indivíduo.

Nesse caso, existe desejo intenso de outra dose, que se não for atendida pode levar a pessoa a um estado de angústia, característica depressiva.

Ainda que essa doença seja caracterizada por questões graves a saúde da pessoa, existe um tratamento. 

Isso faz com que ela seja uma doença que pode ser controlada, mas, só com a sua abstinência total, ou seja, sem o consumo da substância geradora da dependência.

Muito além, dos prejuízos físicos e psíquicos a dependência química pode gerar também alguns tipos de transtornos mentais.

Diante desse problema o indivíduo acaba alterando sua maneira de viver e a forma de se relacionar com as outras pessoas.

A utilização de substâncias psicoativas, tanto as lícitas quanto ilícitas, acaba por promover reações químicas no cérebro tornando a pessoa dependente.

Esse acontecimento varia de pessoa para pessoa, pois isso pode ocorrer na primeira vez ou com o consumo excessivo da substância.

A dependência química é uma doença crônica incurável que avança de forma progressiva.

Nela o indivíduo será sempre dependente químico, diante disso, ele necessita estar em tratamento independentemente de estar usando a droga ou não.

Conheça nosso tratamento contra a Dependência Química

Conclusão

As drogas são substâncias que devido ao consumo excessivo podem acabar gerando a dependência química, que é uma doença séria de caráter irreversível e progressiva que pode acabar levando a morte se não tratada a tempo.

Ela acarreta prejuízos em todos os âmbitos da vida da pessoa, prejudicando seus relacionamentos e suas atividades diárias.

Existem diferentes tipos de drogas, que geram efeitos adversos no organismo da pessoa.

O consumo abusivo dessas substâncias pode provocar danos irreversíveis ao organismo do indivíduo, principalmente em relação ao funcionamento cerebral tendo em vista que ele é quem comanda todo o corpo.

Conforme existe o seu consumo elas acabam prejudicando todo o organismo e também a sua estrutura e modo de funcionar.

Quanto a sua produção existem as drogas naturais, sintéticas e semi-sintéticas.

Ambas são desenvolvidas de formas diferentes, elas são classificadas em três tipos: as depressoras (diminuem a atividade mental), estimulantes (estimulam a atividade mental) e perturbadoras (causam efeitos alucinógenos).

Todas essas classificações possuem drogas que geram efeitos colaterais e consequências na vida do dependente químico.

Na dependência química a pessoa utiliza de maneira excessiva e intensa as drogas pois não conseguem parar, devido ao intenso desejo de se consumir a substância.

Diante desse quadro o indivíduo acaba desenvolvendo a tolerância, que o faz aumentar as doses.

Caso ele pare de consumir ele entra em um processo de abstinência onde sintomas físicos e psíquicos aparecem de forma intensa, causando mal-estar, devido a isso ele continua a utilizá-la para cessar os efeitos negativos que sente.

Portanto, mesmo quando a pessoa tenta parar de consumir drogas, ela acaba sofrendo com seus efeitos.

Desta forma, o ideal é nunca cair em sua armadilha experimentando a primeira dose, pois a dependência química além de causar sofrimento ao próprio indivíduo ela também prejudica seus relacionamentos familiares e interpessoais, e gera consequências que podem ser irreversíveis para a saúde.

Nós ligamos para você