Estamos aqui 24h

é só clicar

Centro de recuperação: como funciona e tipos de tratamento.
Publicado em: 09 de fevereiro de 2021

Atualizado em: 06 de maio de 2022

Centro de recuperação: como funciona e tipos de tratamento.

Como a dependência química é um problema complexo que afeta não só a pessoa, mas também seus familiares, os centros de recuperação são um local que possibilita um tratamento especializado para dependência química. 

Esses locais possuem uma estrutura especializada para o tratamento e suporte do dependente químico durante todo o processo de recuperação.

Desde o início do tratamento o paciente recebe o auxílio necessário para voltar ao convívio social e se manter longe do consumo do álcool ou das drogas.

Muitas pessoas não possuem conhecimento sobre o funcionamento dos centros de recuperação, ao longo do texto vou esclarecer a cerca deste assunto.

O que é um centro de recuperação?

Um centro de recuperação é um local focado no tratamento da dependência química. 

Esse ambiente possui tratamento especializado e uma equipe multiprofissional disponível em tempo integral para o atendimento dos pacientes. 

O Grupo Recanto possui toda uma estrutura organizada para o atendimento humanizado e integral do paciente, pois sabe-se que a dependência química é uma doença complexa que requer tratamento especializado. 

Para que serve um centro de recuperação?

Se trata de um local preparado para acolher dependentes químicos que estão em processo de recuperação com o intuito de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Todo o tratamento é voltado para a recuperação e bem-estar dos pacientes com o foco na sua reinserção social com um novo estilo de vida longe de seus velhos hábitos.

Como funciona um centro de recuperação para dependentes químicos?

Esse tipo de instituição trata-se de um local especializado onde o dependente químico receberá todo o suporte necessário para o seu tratamento. 

Antes de iniciar o tratamento os pacientes passam por uma avaliação de uma equipe multidisciplinar em que realizam exames para detectar possíveis problemas de saúde.

O início do tratamento consiste na desintoxicação do paciente, ou seja, em promover a eliminação de substâncias nocivas do organismo do indivíduo. 

É essencial que o dependente químico seja tratado por uma equipe multidisciplinar, pois são muitas as especificidades que envolvem essa doença.

Os centros de recuperação possuem toda uma estrutura organizada e preparada para que o paciente tenha um bom processo de recuperação e que seja reinserido na sociedade dando possibilidades para que ele possa construir uma nova maneira de viver. 

Quais são os tratamentos disponíveis nas clínicas de recuperação?

O tratamento em um centro de recuperação varia de acordo com o caso de cada paciente, pois, eles passam por avaliações para que recebam o atendimento adequado.

Existem diversos tipos de tratamento disponíveis nas clínicas de recuperação, e estes dependem também do nível de dependência, tempo de consumo, frequência de uso e do organismo do indivíduo. 

Os tratamentos incluem a desintoxicação, psicoterapia individual e em grupo, uso de medicações, atividades físicas, laborterapia entre outros que vão auxiliar o paciente na recuperação.

Tipos de internação nas clínicas de recuperação

Voluntária

Esta modalidade de tratamento é realizada com o consentimento do próprio dependente, por meio de uma declaração assinada por ele.

 Neste tipo de internação o paciente reconhece que não consegue se livrar das drogas sozinho e que necessita de ajuda para se recuperar.

 Portanto, ela só acontece mediante solicitação formal tanto do dependente quanto do médico responsável pelo caso. 

Involuntária

De acordo com a nova lei 13.840/6 a internação involuntária é aquela que não necessita do consentimento do dependente, pois este não possui consciência do seu estado. 

Esta modalidade de tratamento é indicada quando o dependente químico começa a representar uma ameaça tanto para si mesmo quanto para as pessoas a sua volta.

Esta só pode ocorrer mediante o pedido de familiares de primeiro grau como pai e mãe, além de um laudo médico constando a necessidade do tratamento.

Compulsória

A internação compulsória é aquela determinada pelo juiz e que não depende da autorização do paciente e de seus familiares. 

Este pedido também depende de um laudo médico, que comprove que a pessoa necessita de um tratamento especializado para ficar longe do consumo de álcool ou drogas.

Quais atividades são realizadas nos centros de recuperação?

Como a dependência química é uma doença complexa, esta necessita que o dependente crie hábitos de vida que vão além da desintoxicação. 

As atividades realizadas pelos dependentes variam de acordo com cada centro de recuperação, como também dependem do projeto terapêutico individual do paciente prescrito pelos profissionais que o avaliaram. 

As atividades realizadas nesses centros de recuperação são uma ótima maneira de adquirir hábitos de vida mais saudáveis, pois estas o afastam do foco em substâncias químicas. 

As atividades incluem avaliação médica, psicoterapia individual e em grupo, atividades físicas, e laborterapia que consiste na prática de tarefas que envolvam atividades profissionais, além de muitas outras.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional tem por objetivo proporcionar a saúde e bem-estar do indivíduo, estimulando a sua participação em diversas atividades, que o auxiliem em seu processo de recuperação. 

O foco está em contribuir também para o restabelecimento das capacidades funcionais e habilidades sociais, de forma que o terapeuta ocupacional é um profissional que visa contribuir para que o indivíduo retome a sua vida longe do consumo de álcool e drogas. 

As atividades desenvolvidas pelos dependentes auxiliam na retomada de sua vida, proporcionando uma verdadeira reabilitação psicossocial. 

Estas possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades, que o ajudam na retomada da sua vida e criação de hábitos mais saudáveis.

Terapia em grupo

O processo da dependência química, contribui para que aconteçam mudanças de comportamento no indivíduo, diante disso, o isolamento passa a fazer parte da sua vida, pois já chegou em um estágio em que as drogas são mais importantes do que qualquer outra coisa. 

Os centros de recuperação através da terapia de grupo, estão dando a oportunidade para que os pacientes, voltem a desenvolver habilidades sociais. 

O principal objetivo da terapia de grupo é o compartilhamento de situações parecidas, são essas trocas de informações que proporcionam a coragem e confiança de que o dependente precisa dentro do processo de recuperação. 

A terapia de grupo representa uma oportunidade, para que o indivíduo encontre forças para lutar e enfrentar seus problemas, dando margem a novas possibilidades em sua vida.

Desta forma, são uma ótima oportunidade de dar início a um novo ciclo de amizades, tendo como objetivo central a manutenção da sobriedade.

Atividades físicas

As atividades físicas são uma grande aliada no tratamento da dependência química, pois com a falta das substâncias químicas no organismo, o indivíduo necessita de novas fontes que lhe proporcionem prazer. 

Com o decorrer do tempo mudanças positivas podem começar a aparecer, pois as atividades físicas, além de representar um hábito de vida saudável, também o previne de outros tipos de doenças sejam decorrentes de drogas ou não.

Palestras

As palestras promovem a conscientização do dependente químico enquanto interno da instituição, pois auxiliam na superação de seus velhos hábitos de vida e a melhorar os seus relacionamentos familiares e sociais.

Elas fornecem dicas e informações valiosas para que lidem da melhor forma com o processo de recuperação. 

Nessas palestras são abordados diversos assuntos relacionados a dependência química, onde os palestrantes podem ser tanto profissionais da saúde ou pessoas que já passaram pelo processo de recuperação, como acontece aqui no Grupo Recanto. 

Acompanhamento individual

Pelo fato de a dependência química ser uma doença complexa, os centros de recuperação possuem um acompanhamento individual do paciente. 

Aqui no Grupo Recanto por exemplo os pacientes são acompanhados de forma individual, pois sabemos que cada pessoa possui a sua particularidade.

Os profissionais realizam uma avaliação minuciosa para o desenvolvimento de seu projeto terapêutico, com uma abordagem biopsicossocial que abrange todas as áreas da vida do indivíduo. 

Diante disso, outros acompanhamentos individuais que podem ser feitos são as psicoterapias, que auxiliam o indivíduo na compreensão dos fenômenos psicológicos que o prejudicam em seu processo de recuperação.

Como escolher a melhor clínica de internação?

Não é tarefa fácil escolher uma clínica de internação, pois sabe-se que são muitos os aspectos a serem observados na hora da escolha. 

Muitos buscam a garantia de que seu familiar terá um tratamento da melhor qualidade. 

O primeiro de tudo acredito que seja a busca por informações a respeito do que vem a ser a dependência química, para que por meio disso, possa ter clareza de qual o caminho a seguir e de que maneira lidar com essa situação.

Uma boa clínica de internação deve oferecer um tratamento humanizado e individualizado, que possua uma equipe multidisciplinar que garanta todo o suporte necessário para a reabilitação do paciente. 

Além disso, ela deve possuir uma boa estrutura, e que esteja devidamente regularizada com os demais órgãos.

Fazer uma visita ao local, conhecer os tipos de tratamentos oferecidos, se constituem como medidas essenciais, para que o dependente seja auxiliado da melhor forma possível.

Busque referências e indicações

As referências e indicações representam um reflexo do bom serviço que foi prestado as pessoas, e são essenciais para quem está à procura de um centro de recuperação. 

Portanto, as opções devem ser avaliadas de acordo com os resultados que ela apresenta tanto para os pacientes quanto para os familiares.

As clínicas do Grupo Recanto são uma referência no tratamento da dependência química e saúde mental, pois temos e garantimos todo o suporte e auxílio que os dependentes precisam. 

Conheça os tratamentos

É essencial saber quais os tipos de tratamentos que um centro de recuperação possui, para que os familiares possam ter a garantia do devido conforto, segurança e bem-estar do dependente. 

O Grupo Recanto é um centro de recuperação que possui um modelo de tratamento humanizado e individualizado, baseado no que existe de mais moderno de acordo com os avanços científicos. 

Com uma abordagem biopsicossocial, trabalhamos os pacientes em todas as esferas da sua vida. 

Nosso tratamento é baseado em um tripé, composto pelo programa dos doze passos de N.A (Narcóticos Anônimos) e A.A (Alcoólicos Anônimos), além da TRE (Terapia Racional Emotiva) e o aconselhamento biopsicossocial. 

Esse tripé permite ao paciente a conscientização da sua doença e o reestabelecimento saudável dos seus princípios e valores, para que assim possa desenvolver novos hábitos de vida. 

Analise a estrutura

A estrutura de um centro de recuperação deve ser capaz de oferecer os instrumentos necessários aos pacientes e seus familiares para que tenham a confiança de que o tratamento será eficaz. 

A estrutura é uma das primeiras coisas a serem analisadas, pois representam a base de que um bom tratamento será realizado.

Conheça a estrutura do Grupo Recanto, que conta com clínicas bem equipadas e profissionais qualificados para atender diferentes demandas.

Conheça os profissionais

Os profissionais são uma peça-chave dentro do processo de recuperação, estes devem estar capacitados para prestar o auxílio necessário para um tratamento eficaz dos dependentes. 

Além disso, os centros de recuperação devem dispor de uma equipe multidisciplinar capacitada composta por profissionais das mais diferentes áreas. 

Os profissionais incluem médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e educador físico, entre outros. 

Saiba como será o tratamento no pós-internação

Ao final do tratamento e com a conscientização de que possui uma doença e que esta precisa ser tratada durante toda a sua vida, é imprescindível que o dependente continue a pôr em prática seus novos hábitos de vida adquiridos durante o tratamento.  

Após a internação, o dependente deve continuar a manter o ritmo de cuidado com a sua saúde, especialmente se tiver algum tipo de doença assim como para prevenir outras, mantendo-se longe do consumo de álcool ou drogas. 

Além disso, ele deve evitar ambientes e pessoas que fizeram parte da sua antiga maneira de viver, para que não acionem gatilhos que o façam recair.

Como saber se uma clínica de recuperação é legalizada? 

É preciso prestar atenção aos mínimos detalhes antes de escolher uma clínica.

 É essencial saber se o local dispõe de profissionais capacitados e registrados em seus conselhos, e se apresenta condições para o tratamento de uma doença tão complexa. 

Para saber sobre a legalização de uma clínica se torna essencial a busca por informações a respeito, uma visita ao local também se faz necessária, para se verificar as condições e estrutura do local. 

Consulte se os números dos conselhos federais dos funcionários estão ativos, esses dados ficam disponíveis geralmente nos sites dessas instituições.

Em caso de clínica com ambulatório ou hospital de pequeno porte pode também procurar o conselho de medicina do seu estado, pois lá constará se a instituição está operando da forma correta ou não.

Afinal, os tratamentos da clínica de recuperação podem curar um dependente químico?

A dependência química provoca alterações cerebrais, comportamentais, psicológicas e sociais, o tratamento envolve todas essas esferas, pois tem o intuito de recuperar de forma integral a saúde do paciente. 

No início é muito difícil o dependente aceitar e reconhecer que possui uma doença e que esta necessita de um tratamento. 

Vale lembrar que o tratamento da dependência química não se limita apenas a uma clínica de recuperação, mas também a uma verdadeira mudança de vida do indivíduo ao sair deste local. 

Ela não possui uma cura, mas sim, tratamentos que auxiliam o indivíduo a ter e manter uma vida longe do consumo do álcool ou das drogas, assim como de seus antigos hábitos prejudiciais a saúde.

Como o centro de recuperação Grupo Recanto pode te ajudar? 

O Grupo Recanto é um centro de recuperação especializado no tratamento da dependência química e saúde mental, nossos profissionais estão sempre prontos para atender as diversas demandas trazidas pelos pacientes. 

Possuímos uma estrutura física completa com uma abordagem biopsicossocial pois sabemos que o paciente precisa ser tratado de forma integral. 

Pensamos em cada detalhe, para que o paciente e seus familiares sintam o conforto e segurança, para que desta forma, proporcione ao paciente a possibilidade de uma nova maneira de viver longe de seus velhos hábitos de vida.

Conclusão

Um centro de recuperação que garante um tratamento especializado se trata de um local que garante o devido suporte e apoio de que o paciente precisa. 

Porém, muitos familiares encontram-se em dúvida na escolha de uma boa clínica de recuperação. 

Sei que não é uma decisão fácil, mas que irá gerar muitos benefícios a saúde do indivíduo que se encontra preso ao mundo do álcool ou das drogas. 

Buscar informações nunca é demais, tendo em vista que se trata de uma doença complexa, o local ideal é aquele que proporcione tanto ao dependente quanto a família conforto e segurança de que será realizado um ótimo tratamento.

Estamos constantemente produzindo informações a respeito da dependência química e da saúde mental, sugiro a você que acompanhe as nossas publicações aqui no blog. 

Sabemos que quando se tem um familiar que está sofrendo com esse problema, é bem difícil lidar com essa situação e a busca por informações é essencial nesse momento.

Nós ligamos para você