Estamos aqui 24h

é só clicar

Alagoas e Maceió: Veja as clínicas de reabilitação
Publicado em: 30 de junho de 2022

Atualizado em: 19 de dezembro de 2023

Alagoas e Maceió: Veja as clínicas de reabilitação

Os motivos para alguém procurar e necessitar de uma clínica de reabilitação em Maceió são variados, mas quando a procura é grande, é porque alguém está precisando de acolhimento, segurança e conforto para a família.

Mas é importante dizer que o trabalho nas clínicas de reabilitação em Maceió – Alagoas ou em qualquer outro lugar vai além de um simples tratamento. 

O foco não é na doença, mas sim na pessoa, a doença é apenas uma parte dela

É preciso também sanar os comportamentos e pensamentos que levaram a pessoa até a condição de dependência ou de sofrimento psíquico.

De modo que, as clínicas se focam num tratamento humanizado e que possa abranger as fraquezas da pessoa nas áreas social, familiar, emocional, física, psicológica e espiritual.

Para entender mais sobre clínicas de reabilitação em Maceió e saber mais sobre onde encontrá-las, continue comigo nos tópicos a seguir.

O que é uma clínica de reabilitação?

Uma clínica de recuperação é considerada um hospital de pequeno porte, com um ambiente inteiramente preparado para o suporte do tratamento contra a dependência química, assim como em urgências e emergências em saúde mental.

Para isso a clínica deve dispor de uma ampla equipe de saúde, com profissionais das mais diversas áreas da saúde, como:

  • Enfermeiros;
  • Técnicos em enfermagem;
  • Médicos;
  • Educadores físicos;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas ocupacionais;

Dessa forma é possível utilizar diversos tratamentos para que a pessoa não só melhoras dos sintomas da dependência química, mas passe a se conhecer melhor e entender por que sua vida chegou a esse ponto, para que possa viver agora sem esse peso e através de um novo estilo de vida, separado dos vícios e dependências.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Maceió

como funciona uma clínica de reabilitação em Maceió

As clínicas de reabilitação em Maceió e no Alagoas funcionam prioritariamente na forma de atendimento hospitalar. 

O que se entende por pessoas com dependência química ou urgências e emergências psiquiátricas que recebem atendimento 24 horas por dia,  por uma equipe dedicada a essa questão.


De tal forma que após a admissão nas clínicas em Maceió, os pacientes terão acesso a diferentes formas de tratamento, uma vez que tanto a dependência química quanto outros transtornos psiquiátricos requerem cuidados multimodais e holísticos.


Cada tratamento é personalizado, ou seja, único para aquele paciente, porque embora a patologia seja a mesma, as necessidades e experiências de cada pessoa são diferentes, exigindo assim algo diferente, que seja específico para cada pessoa.

– Tempo de recuperação

Os tempos de recuperação são definidos por cada clínica, porém, na maioria dos casos, seu tratamento costuma durar 90 dias ou 180 dias, e há casos em que ambos são oferecidos, como no Grupo Recanto.

O tempo dependendo da situação não é determinado apenas pela clínica, como internação involuntária, o período máximo de internação involuntária é de 90 dias por lei.

– Tratamentos utilizados

As clínicas de reabilitação em Maceió iniciam tratamento durante a desintoxicação.

Isso inclui a abstinência total para remover os resíduos do medicamento do corpo para que o paciente possa recuperar o estado de consciência sem ser afetado pelo medicamento, e todo o processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde.

Após esse momento, é hora de se conscientizar dos danos que a dependência está causando na sua vida e de seus entes queridos, e o processo psicoterapêutico para tratar a principal causa dessa dependência.

Na última parte do tratamento, inicia-se a ressocialização, que nada mais é do que a preparação para a volta ao convívio social, pois para manter o novo modo de vida, agora é preciso estar firme e longe de alguns velhos amigos, lugares e hábitos. sua saúde e 

recuperação.

Durante todo esse processo técnicas e tratamentos são aplicados, como: Laborterapia; esportes, exercícios e lazer; medicamentos quando necessário, psicoterapia entre outros.

– Preço

Não tem como dizer o preço médio que cada clínica cobra, mas o que posso dizer é que grande parte das clínicas de reabilitação de Maceió são privadas, mas algumas possuem convênios com planos de saúde para custear total e parcialmente o tratamento.

Aceita as mais diversas formas de pagamento, dinheiro, cartões, boletos bancários, cheques; portanto, mais acessível do que parece à primeira vista.

Como deve ser a infraestrutura de uma clínica de reabilitação em Maceió? 

Um dos pontos mais importantes que uma clínica de reabilitação em Maceió deve ter é a condição de sua estrutura física e o suporte que essas infraestruturas podem oferecer.

Os tipos de infraestrutura podem variar de acordo com o nível da clínica de reabilitação em Maceió, mas em geral, elas possuem uma boa área para lazer, uma ampla área com diversos campos de atendimento para comportar os variados tipos de tratamento.

Mas se existem itens indispensáveis para uma infraestrutura de uma clínica são os alvarás de funcionamento pelas autoridades de saúde, uma unidade de suporte para emergências, ambulatório, dormitórios os suficientes para cada interno dormir de forma tranquila, sem excessos.

Assim como identificar se a clínica possui toda a infraestrutura necessária para realizar os tratamentos que alega fazer, pois se a estrutura não proporcionar isso, como é que será feito?

Por isso, considere pesquisar bem se há clínicas de recuperação em Maceió que consigam te atender. Mas sugiro também que avalie opções em outros estados próximos, caso seja viável.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos é um espaço de resgate.

E o que isso significa? Significa que uma boa clínica não é apenas um lugar onde apenas se recupera a sobriedade, em uma clínica de reabilitação também se tem como o objetivo devolver um propósito a vida das pessoas que estavam sofrendo da doença crônica que é uma dependência química.

Uma clínica é onde uma pessoa pode ser acolhida, cuidada e tratada.

Cada centro de recuperação possui sua própria maneira para tratar seus pacientes com abordagens terapêuticas, mesclando cuidados clínicos e psicológicos.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

Existem diferentes tipos de internação que podem ser encontradas em clínicas de reabilitação em salvador, ou em qualquer outro estado sendo eles definidos por lei como:

– Internação voluntária

Internação voluntária ocorre com o consentimento do usuário, mantendo-se o direito de solicitar alta a qualquer momento, que é a forma ideal de internação, pois o dependente livre percebe que a droga já era prejudicial a sua vida e está ativamente buscando ajuda.

uso de drogas em Alagoas

– Internação involuntária

Esse tipo de internação ocorre quando o paciente se recusa a reconhecer sua necessidade de tratamento na dependência química, mas a família entende que o tratamento é necessário.

Isso acontece porque a maioria das pessoas que são dependentes de drogas não consegue perceber seu desamparo diante das drogas, elas pensam que ainda estão no controle.

Este tipo de internamento só pode ser efetuado mediante apresentação de relatório médico que indique a necessidade de internamento da pessoa, pelo risco que representa para si e para a sua comitiva e referendado pelos familiares, tutores ou tutores ou profissionais de saúde pública.

Internação involuntária não pode ser superior a 90 dias!

– Internação compulsória

A internação compulsória também é feita contra a vontade do paciente, mas quem faz o pedido não é a família, e sim o órgão de justiça determinado pelo juiz.

Para que um paciente fique internado por um período determinado pelo juiz, que pode ser superior a 180 dias (6 meses), o juiz baseou sua decisão no laudo médico da pessoa.

Este tipo de internamento é mais recomendado para vícios graves em que a pessoa se envolve em comportamentos de risco para si e para os outros.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Maceió?

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Maceió

Clínicas de reabilitação em Maceió, assim como em outros lugares, tem um papel semelhante a hospitais, e até podem ser considerados pequenos e médios hospitais.

Por isso, essas clínicas tomam a função de hospitais especializados no tratamento de dependentes químicos na questão da dependência de outras comorbidades que podem se derivar de tal dependência.

– Equipe multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar se define pela participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, como: enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e nutricionistas.

– Estrutura Necessária

Em uma clínica de reabilitação é necessária uma estrutura coerente com o tipo de tratamento em questão. É importante que o estabelecimento tenha espaços e equipamentos necessários para os profissionais efetuarem suas devidas funções.

Outra coisa de suma importância é a presença de uma área livre e de espaços de lazer. Para que os pacientes possam ter um local ideal para viver esses meses de recuperação.

É recomendado que antes de internar alguém em qualquer clínica, você que está à procura de clínicas de recuperação em Maceió visite a clínica para averiguar a estrutura da mesma

Onde encontrar clínica de recuperação de dependentes químicos em Maceió? 

jovem usando drogas

Especificamente em Maceió ainda não há um grande número de clínicas de reabilitação, também não há nenhuma dentre elas que eu conheça em detalhes para que possa lhe indicar.

As clínicas que por lá se encontram ainda são novas, foram recém-criadas pela demanda que cresce no Nordeste, infelizmente essa é a realidade. 

Há cada vez mais dependentes químicos, pois cada vez mais cedo as pessoas entram no consumo de drogas, a maioria no período da infância e da adolescência.

Em caso de não achar clínicas de reabilitação em Maceió ou todo Alagoas que sejam adequadas a suas necessidades, considere dar uma olhada em uma de nossas clínicas ou falar com nossos funcionários, seja ligando ou através das redes sociais. 

Temos clínicas do Grupo Recanto em Aracaju, Sergipe e em Igarassu, Pernambuco.

Nós, da clínica Grupo Recanto somos a clínica de referência no Norte-Nordeste e temos mais de 14 anos de experiência na luta contra a dependência química, já foram transformadas mais de 4000 vidas através de nosso trabalho.

Como o Grupo Recanto pode te ajudar?

clínica de reabilitação Alagoas grupo recanto

Nós do Grupo Recanto somos uma clínica de tratamento particular, mas que possuímos convênios com diversos planos de saúde que podem custear de forma parcial ou total o investimento no tratamento.

Temos convênio com os planos:

  • Amil;
  • Bradesco;
  • CAMED;
  • CAPESESP;
  • Fisco saúde;
  • FUSEX;
  • GEAP;
  • Golden Cross;
  • Medial saúde;
  • Postal saúde;
  • Saúde caixa;
  • Saúde Excelsior;
  • SulAmérica;
  • Stellantis (FCA);
  • Unimed;

Além de tudo isso, possuímos um sistema de tratamento diferenciado, que engloba as técnicas do programa dos doze passos dos grupos de mútua ajuda, as práticas e exercícios da terapia racional emotiva e o aconselhamento em dependência química praticado por especialistas com o conhecimento empírico e teórico.

Conclusão

A clínica de reabilitação se coloca como a solução mais confiável para o problema da dependência química, por possuir muitas vantagens, como a diversidade de tratamentos, o suporte fornecido pela equipe multiprofissional, a chance de mais do que tratar a doença e sim reconstruir a vida a partir de um novo estilo.

Por isso é preciso muita pesquisa na hora de escolher a clínica ideal para seu familiar ou amigo, pois, o que seria para ajudar pode facilmente vir a piorar o quadro da pessoa, se os tratamentos não forem bem conduzidos, uma dica que posso dar é visitar o local se possível e procurar a opinião de outras pessoas na internet sobre a clínica em questão.

Caso não encontre uma clínica de reabilitação em Alagoas, fico à disposição para apresentar o trabalho do Grupo Recanto para sua família!

Leia também: Veja a melhor clínica de recuperação de dependentes químicos

Nós ligamos para você