Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de Reabilitação em Juazeiro do Norte
Publicado em: 14 de abril de 2022

Atualizado em: 19 de dezembro de 2023

Clínica de Reabilitação em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é o terceiro maior município do Ceará em população, sendo o maior do interior, também sendo um dos mais importantes se não o mais da região do Cariri. 

Infelizmente, o crescimento de casos de dependência química acompanhou o crescimento da cidade.

Mas como resolver esse problema da dependência química? Como saber se está tomando a decisão correta? 

Sei que há muitas dúvidas acerca de um tema que infelizmente ainda é desconhecido da população em geral.

Entenda a seguir porque as clínicas de reabilitação em Juazeiro do Norte e região são necessárias:

Onde encontrar uma boa clínica para dependentes químicos?

Uma dica bônus importante é que em caso de não achar uma clínica de reabilitação adequada em sua cidade, o Grupo Recanto estará pronto para lhe oferecer suporte qualificado e de qualidade, contamos com clínicas nos estados de Pernambuco (Igarassu) e Sergipe (São Cristóvão).

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Juazeiro do Norte

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em Juazeiro do Norte funciona a partir do entendimento que a dependência química é uma doença multicausal e para isso precisa de um tratamento biopsicossocial.

É muito comum que a sociedade veja o dependente químico como alguém de caráter falho e que todas as consequências são culpas diretas dele e só dele, mas acontece que ele também está doente e está sofrendo com os sinais e sintomas da dependência.

Não quero fazer você pensar que o dependente não tem qualquer responsabilidade com a sua situação, muito pelo contrário ele tem, porém já está num ponto onde sozinho não consegue retornar e precisa de ajuda, como outras pessoas doentes.

– Tempo de recuperação

O tempo de recuperação se refere ao tempo em que o dependente terá que passar na clínica de reabilitação sob regime de tratamento.

A maioria das clínicas optam por modelos de tratamentos que contemplam 90 dias ou 180 dias. 

Mas, por que a diferença? Bem, nem todo dependente precisará do mesmo tempo de tratamento para se recuperar.

Contudo, o tratamento de 180 dias é sempre o mais recomendado para pacientes que nunca se internaram, pois conseguem passar pelo processo de desintoxicação tranquilos e ainda ter muito tempo para trabalhar suas questões pessoais.

A duração fica a depender também do tempo de uso, modo de uso, droga de preferência e adaptação ao tratamento pelo paciente.

– Tratamentos utilizados

Os tratamentos utilizados vão depender da situação em que o paciente se encontra e também de sua necessidade, pois cada paciente tem suas individualidades com relação a sua vida e também com relação à dependência química.

Pessoas diferentes são afetadas de maneiras diferentes, ainda que tenham experiências de uso muito parecidas com a mesma droga e pelo mesmo tempo, apesar de parecidos as situações e vivências nunca serão as mesmas, cada um encara a situação a seu modo.

Dentre os tratamentos utilizados nas clínicas de reabilitação para dependentes químicos em Juazeiro do Norte estão a psicoterapia, uso de medicamentos, terapias comportamentais, prática de exercícios, laborterapia e o uso do programa dos doze passos.

Há também algumas clínicas que fazem o uso de Ibogaína no tratamento da dependência química, contudo não há comprovação científica de fato que essa droga ajuda no combate a dependência química, fora que ela pode produzir efeitos colaterais em quem a usa.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda em nenhum modo o uso de Ibogaína no tratamento da dependência química.

– Rotina de funcionamento

As clínicas de reabilitação em Juazeiro do Norte possuem uma rotina estabelecida, para que haja um controle e que o dependente entenda sobre sua condição e estabeleça novos hábitos.

Antes a rotina do dependente era o uso da droga, é preciso que através dos tratamentos uma nova rotina saudável e funcional seja estabelecida que possa livrar o paciente das recordações da dependência.

Uma equipe multiprofissional se encarrega de ficar por trás de todo esse processo, cuidando do paciente e formulando uma rotina que condiz com seu plano de tratamento individual.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

Uma clínica de reabilitação, como seu nome já diz, tem como propósito garantir as condições e os recursos necessários para uma reabilitação biopsicossocial do paciente que chega em dependência até sua ressocialização.

Encare as clínicas de recuperação para dependentes químicos em Juazeiro do Norte como hospitais de foco especializado, sendo esse foco as condições e sintomas da dependência química no paciente.

Dessa maneira, as clínicas de reabilitação promovem um serviço de bem-estar social, assim como bem-estar familiar e individual, desse modo o serviço prestado a um dependente químico é um serviço prestado também a comunidade dele.

Costumo dizer que para aqueles em estado de dependência há apenas três caminhos: A morte, A prisão e A clínica.

Se o dependente chegar até a clínica, já é uma salvação da morte ou da prisão, ainda que talvez temporária, porém para aqueles que se dedicam é ter a vida de volta ao controle de suas mãos e novamente poder sonhar.

Conheça os tipos e internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

Para fazer parte de uma clínica de reabilitação é preciso antes que ocorra o processo que conduz a isso, a internação, porém há alguns tipos e diferenças importantes entre elas.

Cada uma delas é necessária e são regulamentadas por lei para sua existência, por isso possuem certo rigor técnico em alguns casos, esses três tipos de internação conseguem suprir a maioria das situações previstas nesses casos.

– Internação voluntária

Esse tipo de internação ocorre quando o paciente por sua própria vontade reconhece que está em situação de dependência e procura ajuda, seja com o apoio da família ou não.

É a internação mais fácil e com menos etapas, mas aí é que mora o problema, a maioria dos dependentes químicos é incapaz de se auto reconhecer como submisso a dependência de sua droga de uso.

– Internação involuntária

A internação involuntária é quando é realizada contra a vontade do paciente, de modo que o pedido de internação é realizado pela família (parente de 1° grau), tutor ou guardião legal.

Sendo necessário para a internação um laudo médico, comprovando a necessidade do paciente se internar numa clínica, pois em sua condição atual seria um risco para si e para os outros, em alguma forma ou nível.

– Internação compulsória

A internação compulsória, apesar de também ser contra a vontade do paciente, ela não depende da decisão da família, mas sim de uma decisão judicial vinda de um juiz encarregado de julgar o caso.

Desse modo, esse tipo de internação também precisa de um laudo médico alegando a necessidade de internação devido ao estado de saúde em que a pessoa se encontra, risco a si próprio e para aqueles ao seu redor.

Assim quem deve encaminhar o pedido ao ministério público não são os familiares e sim o próprio médico ou algum outro trabalhador do ministério público quem faz essa requisição.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Juazeiro do Norte?

Existem alguns pontos a se manterem atentos na escolha de uma boa clínica de reabilitação em Juazeiro do Norte, pontos esses que precisam de um olhar atento e que representam bem a qualidade de uma clínica de reabilitação.

Desta forma, a clínica de reabilitação precisa estar atenta em todos os aspectos de seu tratamento, estrutura e representação, por isso qualquer descuido que você conseguir notar pode representar uma falha no tratamento.

Aqui vão algumas dicas sobre como poder identificar esses pontos:

– Equipe multidisciplinar

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Juazeiro do Norte

Como falei anteriormente há a necessidade de uma equipe multidisciplinar, pois a dependência química é uma doença biopsicossocial, logo precisa de um tratamento diferenciado e que dê atenção às áreas afetadas por essa doença.

A equipe multidisciplinar deve englobar as múltiplas áreas que podem ser afetadas pela doença da dependência química, profissionais que geralmente estão inclusos nessa equipe:

  • Médicos
  • Enfermeiros e técnicos de enfermagem
  • Psicólogos
  • Terapeutas ocupacionais
  • Profissionais de educação física
  • Técnicos de referência em dependência química
  • Nutricionistas
  • Profissionais de serviço social

– Localização

A localização da clínica é importantíssima, o ideal é que a clínica esteja num local reservado e acolhedor e esteja numa distância que você considere ideal, nem muito distante e nem muito perto.

Assim o primeiro passo é procurar uma clínica mais próxima a você, em caso de não encontrar uma clínica mais próxima, vá procurando em locais mais distantes, porém acessíveis.

Por vezes até lugares um pouco mais distantes podem lhe fornecer um suporte ótimo quando estiver em falta na sua região.

– Especialidade

Cada clínica de reabilitação possui uma especialidade de tratamento, apesar de ser a mesma doença, de acordo com a história de cada pessoa, o histórico de uso e a droga de preferência interferem também no tipo de tratamento necessário.

Por isso é preciso pesquisar e entender qual a especialidade de cada clínica e se ela oferece suporte para os variados tipos de dependência, pois algumas clínicas até atendem todo tipo de dependência, mas possuem mais casos de sucesso e profissionais relacionados a algum tipo específico.

Algumas clínicas costumam ter especialidade no tratamento de alcoólicos, de usuários de crack, maconha, outras poucas é que de fato conseguem atender bem e entender as diferenças entre os vários tipos de dependência química.

Conclusão

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em Juazeiro do Norte não será difícil de encontrar, pois a cidade se desenvolveu bem nos últimos anos, contudo pode ser difícil encontrar uma clínica bem qualificada e atenta aos detalhes como exemplifica.

Por isso é importante que você pesquise e se dedique na procura, pois a ideia de uma clínica apesar de parecida não é a mesma de um hospital, ela está ali não apenas para tratar dos sintomas, mas também para identificar as causas e assegurar um novo estilo de vida.

Pois o dependente sem o apoio adequado, sem um tratamento firme e que produza diferença na vida dele, ele se manterá limpo apenas por pouco tempo, será uma questão de tempo até à recaída ao uso.

Assim é importante estar segura que está fazendo uma escolha firme e com convicção, pois nenhuma clínica pode garantir o sucesso daquela pessoa, porém podem ser oferecidas oportunidades e ensinado um estilo de vida funcional longe das drogas, que se seguido é a fórmula para uma vida ainda melhor do que tinha antes.

Se precisar de ajuda, conte conosco do Grupo Recanto para te auxiliar! Conheça nossa estrutura no vídeo abaixo:

Nós ligamos para você