Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínicas de reabilitação no Maranhão: saiba como encontrar ajuda
Publicado em: 29 de agosto de 2022

Atualizado em: 29 de agosto de 2022

Clínicas de reabilitação no Maranhão: saiba como encontrar ajuda

O Maranhão é muito conhecido por suas praias turísticas e pelos famosos lençóis maranhenses, assim como suas culinárias características, se consolidando como um dos principais estados do Nordeste.

Porém,cada vez mais o Maranhão tem se tornado um destino viável para traficantes de drogas, que encontram na população seus consumidores, principalmente, em São Luís e região metropolitana, como mostra a reportagem do g1 e o governo do estado.

Por isso, tem surgido cada vez mais a necessidade de clínicas de reabilitação no Maranhão que sejam de confiança, pois se os cuidados médicos não forem suficientes, essa pode ser a única opção possível para as pessoas se recuperarem.

Para quem mora nessa região, eu trouxe esse artigo que pode ser muito útil!

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação no maranhão

O Maranhão conta com clínicas diversas e que atendem os mais variados tipos de problemas de saúde mental e dependência química, mas você sabe como elas funcionam?

Cada clínica de reabilitação no Maranhão, ou em qualquer lugar do Brasil, baseia seu modo de funcionamento em seu modelo de tratamento, onde possui o tempo destinado de recuperação, os tipos de tratamentos utilizados, os instrumentos e estruturas, assim como os profissionais envolvidos.

Tempo de recuperação

O tempo de duração para recuperação depende do modelo de tratamento oferecido em cada clínica de reabilitação no Maranhão e do tipo de apoio que cada paciente precisa, além de que o tipo de internação conta muito para isso, como veremos mais à frente.

De maneira geral, a maioria das clínicas de reabilitação no Maranhão, mantém os tempos de recuperação em modelos de três meses (90 dias) e seis meses (180 dias), principalmente pelo tempo de desintoxicação e conformidade com as leis.

Tratamentos utilizados

Os tratamentos utilizados vão desde psicoterapia, uso de medicamentos quando necessário a prática de exercícios, momentos de lazer, alimentação balanceada e prática de laborterapia, assim como outros.

Todos esses tratamentos têm como objetivo avançar o paciente em etapas que chamamos de desintoxicação, conscientização e ressocialização.

A desintoxicação é um processo supervisionado por uma equipe multidisciplinar com o intuito de retirar os resquícios de drogas ainda presentes no corpo e que podem causar malefícios e atrapalhar o andamento do tratamento.

Após a desintoxicação, vem a fase da conscientização, que a partir do processo de psicoterapia e de outras abordagens terapêuticas o paciente vai se dando conta da real situação em que se encontra e do mal que tem feito a si mesmo e para outros.

Por último vem a etapa da ressocialização que é a preparação para o retorno do convívio e comunicação em sociedade novamente, cuidados para se tomar e viver de um jeito novo longe de problemas e das drogas para que não retorne a sua condição.

Equipamentos e estrutura

Uma boa clínica de reabilitação precisa estar devidamente equipada e contar com estruturas que apoiem o tratamento da forma com que foi prometido, como seria possível lazer, sem espaço para esportes, piscina e os equipamentos equivalentes.

Assim como é importantíssimo a presença de UDC’s (unidades de decisão clínica) para que em eventuais emergências o paciente possa ser atendido no local, além de que exames periódicos e checagens podem ser realizadas ali mesmo.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

Uma clínica de reabilitação no Maranhão tem como sua função principal não apenas resgatar vidas e impedir que continuem a se destruir, mas sim dar a elas uma nova chance de recomeçar e capacitá-las para tal.

Seja uma clínica de reabilitação para dependência química ou outras questões de saúde mental, ambas precisam estabilizar a pessoa, retirá-la daquele estado em que se encontra e ensiná-la a viver novamente.

A nova vida que é ensinada é para que não precise retornar a ambientes como o da clínica de reabilitação, mas é preciso mais do que força de vontade para segui-lo, por isso o tratamento é tão cuidadoso.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer 

tipos de internação em clínica de reabilitação

Existem variadas maneiras de se internar alguém numa clínica de reabilitação no Maranhão, porém somente algumas delas são consideradas legais perante o governo e os estados. 

Saiba quais são!

Internação voluntária

A internação voluntária acontece por decisão da pessoa que necessita do tratamento, ela percebe e entende que não pode mais permanecer nesse estado, pois está causando problemas para ela e sua família.

Geralmente o tipo de internação mais recomendado, porém a que menos ocorre de fato, a maioria não consegue reconhecer os prejuízos que gera para si e para outros, alguns pensam que nem mesmo estão doentes.

Internação involuntária

A internação involuntária ocorre contra a vontade do paciente por meio de sua família, em especial parentes de primeiro grau como Pai, Mãe, Irmã, Irmão, Filhos e Filhas.

Para realizar essa internação é necessário a apresentação de um laudo médico atestando o quadro dessa pessoa, seja o tipo de dependência química ou o tipo de transtorno mental que ela possui.

Internação compulsória

A internação compulsória, assim como na involuntária, também é contra a vontade do paciente, porém é realizada por um juiz e não por meio da família, a família desta pessoa pode estar ou não envolvida neste processo judicial.

O processo também necessita de um laudo médico sobre a pessoa, de depoimentos e histórico pessoal e de saúde da pessoa, para que o juiz embase sua decisão corretamente.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação no Maranhão?

Diante de tantas informações e fatores diferentes, como realizar a escolha certa? Se pergunta em que tipo de clínica de reabilitação no Maranhão deve internar?

Pensando nessas dúvidas, separei algumas dicas do que seria mais importante de considerar durante uma análise bem-feita da situação e dos planos apresentados por cada clínica.

Equipe multidisciplinar 

Uma equipe multidisciplinar é essencial para cuidar das mais diversas áreas do organismo e da mente que foram atingidas e danificadas, precisando de cada uma delas receber um cuidado específico.

Cada clínica de reabilitação no Maranhão, para oferecer um tratamento digno e de confiança deve apresentar pelo menos:

  • Médicos clínicos
  • Psiquiatras
  • Enfermeiros
  • Psicólogos
  • Técnicos de referencial empírico
  • Educadores físicos 
  • Terapeutas ocupacionais

Faça uma visita 

Não há maneira melhor de comprovar suas impressões sobre uma clínica de reabilitação no Maranhão do que fazendo uma visita a ela, assim podendo comprovar se aquilo que foi dito, de fato é e está sendo cumprido.

Assim é possível observar os métodos de tratamento, os profissionais envolvidos em cada área, o modo como os pacientes são tratados e se a clínica cumpre aquilo que está prometendo.

Quanto tempo fica internado em clínica de reabilitação?

Além dos tempos mais padrões, como foi dito anteriormente no início desse texto, que são três meses e seis meses, o tempo pode se alongar ou reduzir a depender do tipo de internação e evolução que cada paciente manifesta.

Por exemplo, um paciente internado por internação involuntária por lei só pode passar três meses internado, já o paciente internado de forma compulsória fica o tempo estabelecido pelo juiz, podendo ser inclusive superior a seis meses.

Como funciona visita em clínica de reabilitação?

A visita pode ser realizada de duas formas, a primeira antes da internação, realizada para conhecer a clínica, que é só entrar em contato com a clínica que deseja visitar e marcar o dia.

A segunda, já após a internação do paciente para visitar e rever aquela pessoa depois de um tempo, sobre isso a política de cada clínica pode variar, por isso posso falar apenas de como as clínicas do Grupo Recanto funcionam.

Nas clínicas do Grupo Recanto, por exemplo, as visitas são liberadas entre 15 dias e 1 mês depois da entrada do paciente, a depender da situação em que ele se apresenta, bastando a família comunicar o dia que pretende ir dentro da escala possível.

Como conseguir internação para dependente químico?

A forma mais rápida de conseguir uma internação para dependente químico é pesquisando no Google e em redes sociais como Instagram e Facebook por clínicas especializadas nesse cuidado.

Assim como imagino que foi isso que lhe trouxe até esse texto, após a leitura procure por clínicas que sigam esses critérios apresentados até aqui, e sempre entre em contato direto com elas e busque entender se são sérias ou não.

No Maranhão, acredito que na região de São Luís e Imperatriz você encontre clínicas com mais facilidade, mas não esqueça de analisar cada um dos pontos que citei acima!

Na falta de clínicas confiáveis e de qualidade no Maranhão, se possuir disponibilidade, pode contar com os serviços das clínicas do Grupo Recanto que se localizam em Sergipe e Pernambuco.

Conclusão

As clínicas de reabilitação no Maranhão têm se tornado cada vez mais essenciais, por conta do estado ruim que tem se tomado nesse confronto contra as drogas, como nem todas possuem compromisso sério com a pessoa e as famílias envolvidas é sempre bom estar atento e precavido.

Portanto, espero ter lhe convencido que para problemas de dependência química e saúde mental as clínicas de reabilitação são também uma opção viável, principalmente em casos que os serviços hospitalares convencionais foram incapazes de resolver.

Conheça mais sobre o problema da adicção no meu vídeo abaixo!

Nós ligamos para você