Estamos aqui 24h

é só clicar

Fazer Terapia: Saiba a Importância, tipos e os benefícios
Publicado em: 31 de agosto de 2022

Atualizado em: 07 de dezembro de 2022

Fazer Terapia: Saiba a Importância, tipos e os benefícios

Fazer terapia ainda é um tabu para você?

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, atualizado no ano de 2021 apontou que o Brasil é o país mais deprimido da América Latina. 

São quase 12 milhões de pessoas com o transtorno psiquiátrico ou mental, ou seja, 5,8% da população, nosso cotidiano acelerado, afeta nossa saúde mental facilmente.

Terapia é uma ferramenta estruturada, capaz de ajudar as pessoas a construírem uma vida leve, equilibrada e madura.

Fazer terapia não é indicada apenas em casos de depressão profunda ou transtornos graves e nem é sinal de fraqueza.

A terapia proporciona o benefício de ter alguém para lhe escutar e que não vá fazer julgamentos, alguém que lhe ouça e ajude da melhor maneira possível. 

O que é terapia?

A terapia, também conhecida como psicoterapia, é uma forma de tratamento voltado para o alívio das emoções e problemas de saúde mental.

A terapia envolve a análise e o ganho de novos pontos de vista sobre qualquer questão da vida pessoal que o paciente trouxer.

A meta do tratamento é melhorar algum aspecto da vida do paciente, e assim que o cliente decide que o problema passou, muda-se o foco, porém, se mantém o monitoramento do que já se resolveu.

Quais os tipos de terapia? Entenda cada um deles

Quais os tipos de terapia

Quando alguém decide fazer terapia, normalmente não sabe que existem diversas abordagens psicológicas, para algumas pessoas o termo terapia inclui todos os tipos de processos psicoterapêuticos.

Muitas vezes um tipo de terapia não é tão eficaz quanto a outra, devido a personalidade, crenças e a natureza trazida pelo paciente. 

Terapia Cognitiva Comportamental TCC

Seu principal foco é o comportamento, o paciente chega com um ou mais comportamentos disfuncionais que lhe causam algum sofrimento ou perturbação e no decorrer das consultas o psicólogo ajuda a compreender a natureza de seus pensamentos e emoções. 

Terapia Humanista

Gira em torno do ser humano, o objetivo é propor questionamentos que levam o paciente a refletir sobre seu “eu verdadeiro” assim ele consegue traçar planos para buscar congruência,pois ele possui controle sobre seu processo terapêutico.

Esse tipo de terapia promove a autoavaliação constante.   

Psicodrama

Através de encenação o psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha as situações incômodas, o paciente é conduzido a refletir sobre os seus dilemas e encontrar maneiras mais saudáveis de responder a eles. 

Isso ocorre através da atribuição de papéis para cada pessoa, onde os mesmos  se alternam para encenar e “atuar” situações que já viveram ou podem vir a viver para que possa entender a situação de dentro por ambos os lados como também de fora.

Terapia Positiva

Esta terapia é voltada para as questões associadas ao bem-estar dos pacientes, a abordagem analisa como o paciente pode encontrar  a felicidade e a satisfação através da cura de seus problemas emocionais 

Terapia Gestalt

A Gestalt concentra no momento presente, essa abordagem leva em consideração os ambientes frequentados pelo paciente e as pessoas que convivem, o paciente analisa a linguagem corporal do paciente, durante os encontros.

Os pacientes são encorajados a se tornarem mais conscientes de si.   

Psicanálise

Área de investigação da mente humana, o objetivo da psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, e liberá-los através da associação livre da fala.

Junguiana

Conhecida  como psicoterapia analítica, tem como base os sonhos, acreditava-se que os sonhos são a personificação do inconsciente, assim seria necessário analisar os símbolos, presentes nesses sonhos para compreender os problemas e personalidade do paciente.    

Lacaniana

Gira em torno do princípio que é deixar o paciente falar sem ser interrompido, enquanto o psicanalista  procura tendências e padrões em suas palavras, as falas são meticulosamente utilizadas pelo profissional durante a sessão.  

Por que fazer terapia? Conheça os benefícios!

benefícios de fazer terapia

A terapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental, é nela que o paciente olha para si e pensa nas razões que levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a sua vida.

A psicoterapia concretiza a auto aceitação da situação que com autoconhecimento  pode tomar atitudes e ter comportamentos mais assertivos, possibilitando uma melhor qualidade de vida.  

Equilíbrio das emoções  

Ter controle total dos seus pensamentos e das suas emoções, que irão determinar o seu comportamento e capacidade de enfrentar os obstáculos e controle sobre seus sentimentos.    

Criar relações saudáveis

Muitas pessoas são inseguras em áreas da vida, outras são tímidas e tem consigo um sentimento de culpa sem motivo, com a terapia, essas pessoas conseguem se tornar conscientes de que o aprendizado é constante em relação à autoaceitação.

Lidar com os sentimentos

Ocasiões que têm relação com o luto e separação são bastante delicadas pelo fato de deixarem marcas emocionais muitas pessoas não conseguem superar esse momento de suas vidas sozinhas. Logo, um profissional terapêutico pode ajudá-las a seguir.

Desenvolver inteligência emocional 

Além de aprender a enfrentar os problemas de cabeça erguida, a terapia auxilia o paciente a encontrar soluções lógicas para os conflitos,  às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos.

Autoconhecimento

É o conhecimento que o indivíduo tem sobre si mesmo, que pode ajudar em suas tarefas do cotidiano, assim como na resolução de seus problemas internos.

Quando devo fazer terapia?

A saúde mental é responsável pelos resultados daquilo que vivemos, se existe algo que não vai bem, é provável que existam fatores internos que precisam ser repensados. 

Podendo desencadear diversos sentimentos negativos, como ansiedade, mudança de humor, distúrbios alimentares entre outros.

A terapia com um auxílio do psicólogo começa a criar novas atitudes e comportamentos que começam a desenvolver a felicidade e confiança em si.   

Desequilíbrio emocional

Definido pelas mudanças constantes de humor e de reações desproporcionais  aos imprevistos e acontecimentos negativos do dia a dia. 

Após traumas

Tipo de transtorno de ansiedade que se desenvolve em pessoas que vivenciaram um evento traumático. Essa condição causa sofrimento intenso e prejuízos a vários aspectos da vida.

Leia também: Como tratar a ansiedade: Conheça as dicas e principais tratamentos

Problemas físicos

A saúde física e a saúde mental estão conectadas, o corpo pode ser impactado negativamente por nossas  atitudes, influenciando nosso pensamento. 

Abuso de substâncias químicas

Dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo. 

Elas podem ser tanto lícitas como o álcool e a nicotina quanto ilícitas como a maconha, cocaína e o crack, por exemplo

Saiba os tipos de Terapia no Grupo Recanto e como procurar ajuda 

O processo de quando é o momento certo para se iniciar a terapia, mostra-se necessário quando se é percebido danos ao nosso cotidiano. 

A clínica do Grupo Recanto está disponível para atender as demandas e os desafios que uma terapia exige. Possuímos 14 anos de experiência, com tratamentos qualificados, com clínicas localizadas em Pernambuco e Sergipe.

Nosso tratamento é diferenciado e contamos com uma equipe multiprofissional e capacitada, entre eles nutricionista, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e muito mais.      

Além de toda essa equipe, há o empenho de diversas práticas psicoterápicas e diferentes usos de terapia como laborterapia, sonoterapia, uso de exercícios físicos e lazer combinados com uma boa alimentação.

Como intervenções principais há o que chamamos de três pilares de nosso modelo terapêutico: A prática da Terapia Racional Emotiva (TRE) como psicoterapia base, o uso do programa de doze passos e o aconselhamento biopsicossocial.

Para buscar a ajuda que está procurando basta entrar em contato conosco no Informe abaixo ou pelas nossas redes sociais e números de contato.

Conclusão

Muitas pessoas sentem vergonha em procurar ou admitir que fazem terapia, por medo do julgamento de outras pessoas.

E assim continuam presos a este estereótipo que a terapia é para pessoas doentes ou “malucas”.

A Psicoterapia é um processo que busca saúde e desenvolvimento de habilidades para entender e gerenciar seus próprios comportamentos a fim de viver relações mais saudáveis e promover autoconhecimento e reconhecer seus próprios limites.

Decidir fazer terapia é um ato de coragem, o processo pode ser doloroso, afinal dói mergulhar em nossas angústias .

Porém encarar  de frente suas dores com o apoio de um profissional preparado, o fará desenvolver habilidades e condições de ter uma vida melhor. 

Lembre-se: Se precisar, procure ajuda!

Nós ligamos para você