Estamos aqui 24h

é só clicar

Narcóticos Anônimos: Funcionamento e ajuda
Publicado em: 19 de novembro de 2021

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Narcóticos Anônimos: Funcionamento e ajuda

Quando se fala em grupos de apoio, é de costume pensar logo nos grupos de narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos que são os mais famosos. 

Entretanto, já parou para pensar como esses grupos operam? Qual sua filosofia? O que os norteiam e qual o seu programa?

Todas essas são perguntas importantes e irei responder a vocês através desse texto.

Esse tipo de grupo de apoio muitas vezes pode ser a única saída para aqueles dependentes de drogas que buscam tratamento.

O Brasil possui cerca de 3,5 milhões de dependentes químicos segundo o LENAD (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), porém, existem apenas 11,5 mil leitos disponíveis para tratamento, sendo necessários recorrer a outras fontes.

O programa de narcóticos anônimos foi fundado por Jimmy Kinnon em 1953 um integrante de Alcoólicos Anônimos que observou a necessidade de um grupo para usuário de outras drogas além do álcool.

No Brasil chegou em 1978, unindo-se posteriormente à irmandade mundial de NA em 1990. Hoje existem mais de 1550 grupos que realizam 4200 reuniões semanais.

O que é o programa de narcóticos anônimos?

O programa de narcóticos anônimos se refere a uma irmandade ou sociedade como também pode ser chamada, que não possui fins lucrativos, e que oferece ajuda mútua a dependentes químicos em seus variados graus de adicção.

Esses grupos são constituídos por pessoas que se encontram em abstinência de algum tipo de droga ou que ainda estão realizando tratamento.

Dentro desses grupos os dependentes químicos são chamados de adictos e possuem como objetivo auxiliar, tratar e aprender a lidar com esse problema. 

Possibilitando o manejo da abstinência e desenvolvimento de estratégias para melhor lidar com situações que envolvam riscos de continuação do uso de drogas

Como funciona o NA?

narcóticos anônimos grupo de apoio

Os grupos de Narcóticos Anônimos funcionam como um alicerce para os adictos, pois é neles que os dependentes conseguem partilhar seus sentimentos e colocar em prática estratégias desenvolvidas para lidar da melhor forma com situações de risco.

Existem grupos de NA compostos tanto por homens quanto por mulheres, ambos são chamados de adictos em recuperação. 

Sabe-se que a dependência química é uma doença que necessita de contínua modificação e desenvolvimento para que seja mantida a abstinência.

Os participantes se reúnem para prestar ajuda uns aos outros com o objetivo de permanecerem distantes das drogas na qual desenvolveram a doença. 

Sendo assim, as pessoas que frequentam esses grupos se comprometem a se manterem limpos e com a mente aberta para continuarem a comparecer nos grupos. Para que isso ocorra alguns princípios são seguidos pelos participantes, porém, não são obrigatórios. 

O foco principal da reunião desses grupos não é falar sobre a droga que gerou a dependência de cada pessoa, mas sim, o problema que enfrenta e que pode gerar recaída e o que pode ser feito para que ele seja ajudado.

Por conta disso, é essencial que as pessoas fiquem à vontade para fazer a partilha de suas dores e angústias aos outros participantes do grupo.

Quais os princípios dos narcóticos anônimos?

Os grupos de narcóticos anônimos são realizados se baseando nas Doze Tradições de Narcóticos Anônimos que foi criado nos Estados Unidos no ano de 1930, por Bill W. 

Nelas estão inclusos princípios espirituais que auxiliam os participantes em seu fortalecimento pessoal e manutenção da recuperação. Entre os princípios se encontram a boa vontade, aceitação, honestidade, mente aberta, disposição, fé, humildade, tolerância, paciência, amor incondicional, partilha e manutenção. 

Muitos dos participantes desses grupos não acreditam que é possível modificar seus comportamentos, ou não compreendem como funciona, esse processo. 

E para isso se faz preciso continuar no processo expressando boa vontade para conhecer como funciona. 

E ao expressar boa vontade o adicto através do princípio de aceitação consegue compreender que não só possui uma doença, mas também, ao admitir isso, obtém uma profunda mudança interna. Para esse processo acontecer é preciso ser honesto consigo mesmo, abrindo a mente para novas experiências na recuperação.  

Diante disso, para modificar por completo as suas vidas, os adictos através das Doze Tradições precisam fazer reparações às pessoas que agiram de forma prejudicial no passado e para isso precisam estar dispostos, com fé e humildade para reconhecer suas falhas e assim realizar as reparações necessárias.

E para isso, é preciso praticar a paciência acreditando que é possível modificar sua vida. Em algum momento da sua vida estando dentro das reuniões e seguindo as doze tradições e com elas seus princípios, os participantes escolhem seus padrinhos ou madrinhas para o seu acompanhamento e partilha.

Os padrinhos ou madrinhas representam um ponto de apoio para os adictos que experimentam o seu amor incondicional para os que em algum momento do programa puderam conhecer como é a presença de um Deus amoroso e cuidadoso. 

Com isso, conseguem realizar as suas partilhas e manutenção da abstinência construindo novos hábitos de vida e estratégias de enfrentamento de situações que representam risco para uso de drogas.

Leia também: 12 Passos para uma vida sem vícios

Quando é indicado participar dos grupos de narcóticos anônimos?

Esses grupos são indicados a pessoas que se encontram em recuperação das drogas e estão em processo de abstinência da substância causadora de sua dependência. 

Essas pessoas podem e devem participar desses grupos, pois representam um apoio essencial nesse momento e servem como uma base da manutenção da recuperação.

Diante disso, os grupos funcionam como um alicerce para quem deseja manter-se em sobriedade e desenvolver novos hábitos e modificar sua rotina, além da conscientização e incentivo para se manter longe das drogas.

Quais os benefícios de ter um grupo de apoio?

narcóticos anônimos

Os grupos de apoio representam um apoio essencial para a continuidade do desenvolvimento e motivação para saber lidar com possíveis problemas relacionados à abstinência.

Entre os benefícios de se frequentar grupos de apoio estão a identificação de semelhanças das experiências vividas sem a presença de julgamentos, além da pessoa encontrar a motivação necessária para superar obstáculos em sua vida. Os grupos geram a possibilidade da pessoa reconhecer que também possui limitações e que é possível sim superá-las. 

Além disso, o autoconhecimento se constitui como uma peça-chave, uma vez que os participantes através das trocas de experiências e liberação de sentimentos e emoções podem desenvolver habilidades e estratégias essenciais na manutenção da recuperação.

Existem outros tratamentos para dependência química?

Os tratamentos são bem variados e existem alguns que vão depender de cada paciente entre eles se encontram a desintoxicação que representa a fase inicial do tratamento, pois é nela que todas as substâncias tóxicas das drogas vão ser eliminadas.

Esse processo se faz necessário para a completa reestruturação das funções do corpo da pessoa. As medicações também representam outro método de tratamento que pode ser prescrito pelo médico para estabilização ou redução de sintomas de abstinência ou para qualquer outro tipo de doença que possa ter surgido em decorrência delas.

Vale lembrar que as medicações não são prescritas em todos os casos, somente quando necessário. A psicoterapia também se mostra como um tratamento bastante eficaz em quadros de dependência química. 

É ela quem oferece o suporte psicológico gerando a possibilidade do autoconhecimento e revisão de comportamentos considerados de risco, o fazendo buscar soluções para seus conflitos e assim melhorar e manter a saúde mental.

Como a dependência química é uma doença que afeta todas as áreas da vida da pessoa, um tratamento multidisciplinar é o mais adequado para o tratamento da pessoa que sofre com o consumo abusivo de drogas. 

Como participar?

As reuniões acontecem de forma presencial ou online, esses grupos são mais indicados para pessoas que desejam se manter em sobriedade, porém, qualquer pessoa independente de raça, sexo, religião, crença, situação financeira, opção sexual ou cultura também pode participar.

Existem alguns lugares em cada cidade que oferecem reuniões de Narcóticos Anônimos em dias e horários específicos e para participar basta ir até o local e informar do interesse em frequentar, pois essas reuniões presenciais são abertas ao público.

As reuniões online podem ser acessadas através do próprio site de Narcóticos Anônimos, por meio do link disponível, podendo ele ser acessado no dia e horário da reunião.

Conclusão

Narcóticos Anônimos são um grupo de ajuda mútua que tem suas bases alicerçadas nas Doze Tradições ou 12 Passos. 

Esses grupos possuem o objetivo de auxiliar dependentes químicos no caminho de sua recuperação, os ajudando a modificar e manter comportamentos mais saudáveis longe das drogas.

Os grupos são compostos tanto por homens quanto por mulheres, todos unidos com um mesmo objetivo, o de auxiliar os adictos como são chamados nesses grupos a se manterem em abstinência das drogas.

Esses grupos compartilham experiências entre si que são essenciais para o processo de manutenção e manejo da abstinência, pois, através desses exemplos de vida, podem ajudar uns aos outros a se manterem com esperança e se fortalecer durante o caminho da recuperação.

Narcóticos Anônimos são grupos indicados para pessoas que estão em abstinência de drogas, porém, qualquer pessoa pode participar das reuniões, pois são abertas ao público e são realizadas tanto de forma presencial quanto online.

Nós ligamos para você