Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de recuperação masculina: O que é e como funciona
Publicado em: 17 de novembro de 2021

Atualizado em: 06 de maio de 2022

Clínica de recuperação masculina: O que é e como funciona

Questões envolvendo saúde mental já eram um problema que precisavam ser mais discutidas no Brasil.

Com a pandemia de Covid-19 isso se acentuou!

Podemos destacar as questões dos transtornos mentais, principalmente ansiedade e depressão e a dependência química.

Para isso, é preciso pensar em medidas de tratamentos efetivas e cuidados atenciosos para cada particularidade da pessoa como as mais frequentes nos pacientes.

Por isso, as clínicas de recuperação atuam para suprir a necessidade de um tratamento adequado tanto para dependência química, quanto para casos emergenciais e graves de transtornos mentais.

Uma clínica de recuperação masculina tem um papel de saúde pública a cumprir, por isso deve possuir tratamentos e profissionais adequados para cada tipo de situação.

O que é uma clínica de recuperação masculina?

clínica de recuperação para homens

Uma clínica de recuperação é um local que conta com um ambiente e instalações preparadas para suportar a vivência e o tratamento de uma pessoa até que esteja em condições de retornar à sociedade.

De maneira que esse tratamento procura educar profundamente os pacientes para que compreendam a si mesmos e o que os levou até ali, bem como entender a consequência de seus atos e desenvolver uma melhora no estado emocional.

Com relação à dependência química, é preciso conscientizar os pacientes dos mecanismos de defesa para se esconderem de suas responsabilidades e do que a dependência química fez e faz com a mente e o organismo.

Nas crises de saúde mental, é preciso acolher e tratar dos sintomas de crise, assim como ensinar e educar a pessoa a prevenir que isso aconteça, bem como entender o que vem causando esses empecilhos.

Na clínica, são disponibilizados modernos modelos de tratamentos, uma vez que, para esses problemas de saúde mental a causa é quase sempre múltipla, necessitando de um tratamento complexo e amplo.

Buscando identificar e cuidar dos prejuízos que ficaram nas áreas: físicas, sociais, familiares, psicológicas, profissionais, de modo a devolver as virtudes antes esquecidas através do desenvolvimento de novos valores.

Assim uma clínica de recuperação masculina, é uma clínica de recuperação que foca inteiramente no cuidado e atenção no tratamento a saúde mental e dependência química em pessoas do gênero masculino.

Essa divisão é importante, pois também existem clínicas mistas e clínicas focadas no cuidado feminino.

O que leva um homem a ser internado em uma clínica de recuperação masculina?

Há motivos gerais e particulares que geram uma situação de internação e iremos discutir aqui.

Primeiro, é importante destacar que, como vimos, é possível ser internado por motivo de dependência química e/ou saúde mental.

Assim, vamos por partes, primeiramente com a dependência química.

O caso mais comum de internações em clínicas de recuperação é a dependência química, que é o estado crônico onde o homem não consegue mais controlar sua relação com a substância que usa.

O que prejudica sua vida em todos os setores, em virtude das drogas e do álcool.

Nesse contexto, o uso, frequentemente, começa por influência do meio, isto é, da família e dos amigos.

Mas também pode ocorrer por outros motivos como a procura pelo efeito de liberação, uso de entorpecentes para diminuir as dores físicas e emocionais, ou por curiosidade.

No caso dos transtornos mentais, algumas pessoas podem ter mais predisposição genética de acordo com o histórico familiar, ou ter passado por alguma situação traumática para desenvolvê-los.

Assim como é possível que desenvolvam pelo acúmulo de estresse e do não controle emocional, a falta de inteligência emocional, faz com que sentimentos e emoções que deveriam ser passageiros perdurem, assim fazendo com que haja brechas para problemas mais complexos.

Em todo caso, dependência química e problemas de saúde mental são as causas mais comuns para internação em clínicas de recuperação.

O consumo de drogas e álcool pelos homens no Brasil

homens dependentes químicos

Segundo o 3° levantamento nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira, realizado pela Fiocruz, cerca de 5% dos homens entre 12 e 65 anos fizeram uso de alguma substância nos 12 últimos meses em relação à pesquisa que aconteceu no ano de 2015.

Ainda de acordo com mesmo levantamento 14% dos homens entre 12 e 65 anos admitiram dirigir após estarem sob efeito alcoólico, sobretudo a prevalência de dependência do álcool na população de acordo com o 2° levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas, feito pelo CEBRID foi de 17,1% entre homens com mais de 12 anos e de 5,2% na faixa dos 12 aos 17 anos.

Portanto assim como na tendência global, o Brasil vem crescendo com relação aos números de consumo de drogas e álcool, nas drogas ilícitas podemos destacar o crescimento mundial e nacional da maconha, sendo a droga ilícita mais consumida do mundo, com mais de 192 milhões de usuários no mundo e usados por 11,7 milhões de brasileiros por pelo menos uma vez na vida.

A cocaína e seus derivados vem logo atrás, com mais de 5,9 milhões de pessoas já tendo os consumido ao menos uma vez na vida, os solventes por 4,2 milhões, LSD por 1,2 milhões e assim seguindo.

Como funciona uma clínica de recuperação masculina?

A clínica de recuperação masculina funciona com um tratamento amplo e complexo que busca sanar não só os problemas da dependência química e dos transtornos mentais, como também identificar suas causas e tratar os pensamentos e comportamentos que dão origem a elas. 

Assim como ensinar meios de resgatar a autonomia do homem, para que possa novamente viver de forma independente.

As clínicas em sua maioria possuem uma estrutura muito bem preparada, que podem contar com dormitórios, ambulatórios, áreas de lazer como campo de futebol e piscina, de modo a contar com uma equipe preparada e com diversos profissionais, formando uma equipe multiprofissional.

A clínica de recuperação masculina procura muito mais do que apenas tratar a doença apresentada, mas sim reeducar o homem, através de um modelo de tratamento biopsicossocial, que contempla o suporte suficiente, promovendo a própria aceitação de sua condição.

Para isso a clínica de recuperação funciona em modalidades de internação, podendo ser:

  • voluntária (quando o paciente expressa o desejo de se tratar em uma clínica); 
  • involuntária (Quando o paciente não deseja se tratar, mas está causando danos a si mesmo e aos outros perto dele e por isso a família o interna); 
  • e por último compulsória (internação realizada por meio de uma determinação judicial, obrigando a pessoa a ser tratada, em virtude do estado em que se apresenta).

A importância da clínica de recuperação no tratamento contra drogas e álcool

A doença da dependência química traz consigo diversos outros fatores de risco e preocupação, dessa forma o dependente do álcool e das drogas precisa de cuidados diferenciados e muitas vezes específicos de cada caso.

O dependente químico passa por dificuldades psicológicas, físicas e sociais por conta do álcool e das drogas, o estado de dependência faz com que se perca a autonomia e o poder de decisão, todas as coisas que a pessoa pensar estarão relacionadas às drogas e ao álcool.

Dessa maneira, o tratamento deve ser abrangente com relação às áreas que serão tratadas e específico na medida que cada paciente apresentará uma demanda diferente.

Para que isso funcione é preciso montar um modelo para cada paciente baseado em suas necessidades, de modo a intercalar as terapias e tratamentos diferentes.

De modo que, sem uma clínica para encontrar suporte para todas as áreas afetadas pelo fenômeno da dependência, a pessoa irá recorrer a diferentes serviços, onde na clínica encontrará tudo em um só lugar.

A clínica também ocasiona o afastamento físico da substância que a pessoa dependente, fazendo-a concentrar-se na sua própria recuperação. 

Assim como a pessoa vai ser monitorada pela equipe médica 24h por dia, de maneira que a mínima alteração é notada, fazendo com que passe pelo momento de uma forma mais tranquila.

A clínica de recuperação se preocupa com a eficiência do tratamento, mas para além disso, em como o dependente pode viver longe da substância que o escravizava. 

Empregando um processo de reeducação nas crenças, pensamentos e comportamentos para que possa adquirir um novo estilo de vida, separado das drogas e do álcool.

Quais são os tratamentos disponíveis em uma clínica de recuperação masculina?

Dentre os tratamentos que podem ser oferecidos na clínica de recuperação masculina e que tem sua eficácia comprovada temos os processos de: 

Desintoxicação, Psicoterapia, Terapia de grupo, laborterapia e/ou outras terapias complementares, uso de medicamentos quando necessário, terapia familiar, prática de atividades físicas e de lazer, assim como cuidados com alimentação e saúde geral.

O processo de desintoxicação é geralmente o primeiro a ser realizado em casos de dependência e consiste em retirar os restantes das substâncias prejudiciais que ficaram no corpo através de uma abstinência supervisionada pela equipe multiprofissional.

Logo após vem a psicoterapia, com o propósito de entender e acolher o homem que está na maioria das vezes fragilizado, ajudando a se autoconhecer e se entender, assim como entender sua condição e posição atual.

O uso de medicamentos, seja nos casos de dependência como de saúde mental, são utilizados tendo em vista a necessidade do paciente, passando antes por aprovação médica, e em geral são usados para diminuir os sintomas das patologias.

As outras práticas de terapia complementares como sonoterapia, arteterapia, laborterapia, yoga e muitos outros, vão ser aplicadas de acordo com o quadro e as particularidades de cada paciente, mas ajudam a desenvolver capacidade psicológicas e cognitivas que antes tinham sido perdidas ou adormecidas.

A prática de exercícios moderados e regulares, aliada a uma boa alimentação e um estilo de vida mais saudável ajuda a regular o nível dos neurotransmissores, que costumam ficar desregulados por conta da dependência ou do transtorno.

A terapia familiar serve para tratar os problemas no seio da família que podem ter ajudado no desenvolvimento da doença, assim como ensiná-los em como ajudar o interno e entender pelo que ele passa.

Principais etapas dos tratamentos contra álcool e drogas em uma clínica masculina

clínica de recuperação masculina

Quando o homem chega na clínica de recuperação, na maioria das vezes ele vai se encontrar negando e se perguntando se realmente precisa estar ali, pois ainda estará sob forte efeito das drogas e do álcool.

Para isso, é realizado o processo de desintoxicação como explicamos acima, para que ele possa ficar com a mente e corpo limpos e abertos para o tratamento.

Após a desintoxicação é dado início às terapias e tratamentos para combater os efeitos e sintomas da dependência na vida daquela pessoa.

Assim como é importante ser feito o processo de reeducação de cada um dos homens durante esse processo, para que sejam tratados e resgatados do buraco em que estavam assim podendo caminhar sozinhos.

Após isso vem a etapa de preparação para a saída da clínica, são ensinadas diversas técnicas e comportamentos a serem seguidos para se ter uma vida de abstinência total às drogas e álcool.

Passadas todas essas etapas o paciente estará pronto para dar sequência a uma nova vida!

Afinal, como escolher o tratamento mais adequado?

Apresentando tantos tratamentos diferentes, pode parecer confuso e até difícil em alguns casos fazer essa escolha, mas primeiro deixe-me lhe tranquilizar e dizer que dos tratamentos apresentados aqui todos são uma ótima escolha.

Contudo, quando se trata da melhor opção, o ideal é procurar aquilo que se encaixa melhor em cada situação, de acordo com a indicação do médico e das necessidades do paciente.

Como os casos de dependência química nunca são fáceis de lidar e englobam uma série de outros fatores, devendo ser tratados levando em conta sua natureza multifatorial e com um tratamento abrangente, a solução mais coerente seria a clínica de recuperação masculina.

Nos casos de saúde mental, se forem leves é mais indicado as situações de psicoterapia e medicamento se necessário, para casos moderados e de crise a internação pode ser uma boa opção.

Quais as diferenças entre uma clínica de recuperação masculina e uma mista?

Uma clínica de recuperação mista irá comportar os dois públicos, o masculino e o feminino.

Uma clínica de recuperação masculina foca apenas nos cuidados ligados ao lado masculino, onde todo o tempo é investido em matérias e táticas focadas a esse público.

Assim, na minha visão a clínica de recuperação masculina é mais direcionada e focal, enquanto a clínica de recuperação mista é mais abrangente.

Quais são os principais desafios dos homens no tratamento contra álcool e drogas?

Os desafios são inúmeros, mas a maioria dos homens são muito orgulhosos para admitir suas fraquezas, e esse traço é intensificado durante a dependência.

A negação, o orgulho e a vergonha serão uma tríade que quase todo paciente enfrentará.

Em minha experiência à frente do Grupo Recanto acredito que todos passam por um momento de negação, seja ela de sua condição, de sua intensidade ou até mesmo de si.

Essa negação pode fazer com que o paciente não avance no tratamento, é preciso aceitar a si e o que carrega, essa é uma das principais funções da psicoterapia.

Muitos têm vergonha de reconhecer e admitir o que são e o que fizeram, pois quando recobram a sua consciência se enchem de culpa, uma vez que por conta das drogas e do álcool muitos até cometeram crimes.

O orgulho faz com que o homem arrume justificativas para aquilo que fez e culpe outras pessoas que não a si mesmo pelo que fez ou aconteceu.

Essas autojustificativas impedem o paciente de se autoconhecer e retomar suas autonomias de volta.

Como e onde encontrar uma clínica de recuperação masculina adequada?

Agora que entende a grande necessidade que se tem em uma clínica de recuperação, é preciso saber onde encontrá-la.

Se pesquisar com cuidado você vai achar diferentes clínicas dos mais variados tipos, mas por que não dar uma chance para nós do Grupo Recanto?

Somos uma clínica confiável com mais de 13 anos de história e que conta com profissionais responsáveis, além de tudo você pode conferir aqui mesmo no site, nossos métodos, nossa estrutura e modelo de tratamento.

Por que procurar por outra quando já nos conhece?

Conclusão

Agora você sabe o que é clínica de recuperação e entende que diante de situações desesperadoras que as famílias de muitos vivem, como mais do que necessários.

As clínicas de recuperação possuem tratamentos confiáveis, certificados e que respeitam a lei da política nacional contra as drogas.

Ao lado de grupos de apoio como A.A (alcoólicos anônimos) e N.A (narcóticos anônimos), as clínicas são responsáveis por milhares de dependentes reabilitados.

Talvez mais importante do que tratar a dependência seja garantir que esse dependente tenha condições de continuar vivendo, essa visão é o que falta em muitos tratamentos “milagrosos” por aí.

Portanto, as clínicas de recuperação masculina são uma opção válida e sólida no tratamento da dependência química, como também da saúde mental.

Nós ligamos para você