Estamos aqui 24h

é só clicar

Comorbidades: O que são, causas, diagnóstico e tratamento
Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Atualizado em: 23 de março de 2022

Comorbidades: O que são, causas, diagnóstico e tratamento

Comorbidades. Tenho certeza de que você ouviu muito essa palavra desde o ano passado.

É um termo que antes era de conhecimento mais restrito aos profissionais de saúde e virou recorrente através de todo o fenômeno da pandemia do COVID-19.

As comorbidades são doenças que se apresentam no corpo ou na mente de forma conjunta a outras. Ou seja, por causa do sintoma ou consequência de uma outra doença, uma segunda surge e passa a atuar ao mesmo tempo.

Doenças que causam incapacitação ou mexem muito com o nosso humor facilitam em muito o surgimento das comorbidades.

A questão é que o portador das comorbidades possui uma saúde muito mais fragilizada pelo somatório de problemas de saúde. 

Por exemplo, se ter depressão já é ruim, imagine por conta dela desenvolver diabetes e agora ter que lidar com as duas ao mesmo tempo.

Complicado!

O que são comorbidades?

A comorbidade é conhecida como diagnóstico duplo e aparece quando é encontrado dois ou mais transtornos psiquiátricos em um único paciente. 

Trata-se de uma doença que está além do que foi o estudo inicial do indivíduo.

Existem três diferentes tipos de comorbidade: 

  • Comorbidade patogênica: um paciente apresenta um sintoma característico em que sua origem pode ocasionar mais de um problema;
  • Comorbidade Diagnóstica: são os problemas detectados sem sintomas específicos;
  • Comorbidade Prognóstica: dois ou mais sintomas apontando a presença de transtornos.

No dependente químico, a busca obsessiva pelo uso de substâncias traz consigo um prazer intenso, falsas sensações de força e poder além de aflorar outras patologias já existentes que podem estar associadas à prática do consumo de drogas.

Não se deve confundir os efeitos da droga com essas comorbidades.

Para melhor entender, os efeitos estão ligados ao uso e as comorbidades pressupõem uma doença mental independente do uso de drogas.

Qual é a relação entre comorbidades e dependência química?

Qual é a relação entre comorbidades e dependência química

A dependência química pode surgir como comorbidade, tal qual também é uma doença que pode desencadear outros problemas correlacionados.

Dessa maneira, a dependência química por provocar danos físicos e mentais acaba fragilizando a pessoa e a deixando mais suscetível ao desenvolvimento de outras doenças, em especial outros transtornos mentais.

Exemplo: uma pessoa que já bebe ocasionalmente ao desenvolver uma depressão ou um transtorno de ansiedade pode passar a abusar do álcool, assim se viciando e levando a dependência.

Então, a dependência química pode ser tanto o vetor das comorbidades como uma delas.

Sua relação com as comorbidades é intrínseca e os tratamentos precisam ser bem elaborados de forma a resolver não só a dependência, mas também o quadro geral.

Quais fatores levam à comorbidade?

Existem alguns fatores de riscos reais que podem acentuar ou gerar uma doença que será designada comorbidade.

Quando o indivíduo já apresenta um quadro clínico que ainda não tem conhecimento, o uso de drogas pode escancarar esse problema oculto. 

Revelando, assim, outras doenças que já co-existiam naquela pessoa e que posteriormente foram diagnosticadas

Comorbidades psiquiátricas

Nos estudos de compulsão por álcool e drogas, o surgimento de transtornos mentais, resultante do uso desenfreado de substâncias se torna mais frequente.

Os mais comuns são mudanças de humor (transtorno afetivo bipolar), transtornos de ansiedade, depressão, TDAH, e a esquizofrenia (transtornos psicóticos), além de transtornos alimentares e de personalidade.

As comorbidades apresentam-se mais comuns em dependentes químicos. 

Na população normal, a incidência de doenças mentais é de 1 a 2%, já nos dependentes é de 40 a 60% que apresentam algum tipo de transtorno mental, onde, na maioria dos casos, é a depressão.

Ainda no que se refere a comorbidades e doenças psíquicas, o aumento de agressividade, recaídas e de suicídio (no qual está relacionado ao transtorno de personalidade) são bastantes fortes em dependentes de substâncias psicoativas. 

Há estudos que apontam que mesmo a não frequência ou quantidade de uso de drogas ilícitas ou lícitas, não isenta qualquer que seja a pessoa de desenvolver transtornos mentais de alta gravidade.

Ainda existem os pacientes que já apresentam uma multiplicidade de doenças mentais e quando fazem uso de substâncias agravam ainda mais seu quadro.

O aumento destas comorbidades também está ligado ao consumo que, por sua vez, está ligado à facilidade que se tem em adquirir drogas, praticamente em qualquer lugar.

Comorbidades mentais

O uso de substâncias químicas que causam dependência é um grande motivador de doenças psíquicas e transtornos mentais. 

Tais substâncias poderão atingir as áreas clínicas, neurológicas, comportamentais e esse consumo causa grandes impactos na saúde mental do indivíduo.

Muitas vezes esses transtornos mentais podem ser secundários ao uso de substâncias.

No alcoolismo, o indivíduo tem sua área cognitiva atingida. Ele perde noção do seu juízo crítico, aumenta a agressividade, os delírios e a agitação psicomotora quando se encontra em abstinência do álcool.

Já com o uso de drogas, o circuito de recompensa cerebral é atingido, ou seja, a área que dá prazer.

Comorbidades da depressão

A depressão é uma síndrome da psique que atualmente tem maior predominância em populações clínicas.

Em alguns casos a depressão ainda é subdiagnosticada e, quando isso acontece, pode ocorrer um tratamento inadequado com uso de medicamentos inapropriados, implicando numa piora clínica do paciente.

Na maioria das vezes a depressão acontece através de outros fatores, como:

– problemas psicológicos: baixa autoestima, melancolia, falta de interesse e motivação; 

– problemas de ordem emocional: perda grave, crises na família e financeira ou qualquer alteração na vida;

– problemas físicos: dores no corpo, podem provocar o surgimento dessa patologia.

Na maioria dos casos a depressão é uma doença secundária, ou seja, ela se originou de algo de maior proporção como uma comorbidade.

Os pacientes que apresentam histórico de uso de álcool ou drogas e em paralelo à comorbidade da depressão, precisam ser devidamente tratados com acompanhamento intensivo de um médico psiquiatra. 

Assim, haverá prescrição de medicações adequadas com intuito de minimizar a crise. 

O cenário ideal é: um médico clínico para conter possíveis crises de abstinência e um psicólogo que entenda de saúde mental e comportamento humano para que o paciente volte a desenvolver uma relação saudável consigo e com a sociedade. 

Aqui no Grupo Recanto temos todo esse aparato e funcionamos dessa forma mencionada.

Dependentes químicos têm mais probabilidade de desenvolver quais comorbidades?

Dependentes químicos têm mais probabilidade de desenvolver quais comorbidades

Como mencionado acima, os dependentes químicos possuem muito mais chances de desenvolverem uma comorbidade psiquiátrica e mental que uma pessoa que não é dependente.

Dentre eles se destacam especificamente transtornos de humor, sobretudo os depressivos, transtornos ansiosos e os de personalidade.

Além disso, essas comorbidades podem inclusive facilitar a recaída do dependente ou ainda levar para casos mais extremos como o suicídio, mais comum em casos de depressão, transtorno de personalidade limítrofe (Borderline) e antissocial.

Há ainda uma alta relação entre a dependência química e doenças contagiosas e transmissíveis.

Isso é comum em casos de dependentes com HIV (AIDS) e HCV (Hepatite crônica), pela situação de marginalidade que muitos vivem ou o compartilhamento de materiais pessoais e de seringas, no caso de drogas injetáveis.

Como é feito o diagnóstico das comorbidades?

Como vimos, as comorbidades podem ser identificadas no diagnóstico e no prognóstico da doença. 

É definida a comorbidades no diagnóstico, quando é visto como algo inevitável, e no prognóstico, que é aquilo que se pode esperar como evolução da doença.

Mas para se diagnosticar a comorbidade em si, é preciso uma série de instrumentos e ferramentas para que se chegue a um resultado confiável. 

Por isso, o médico encarregado deve estar atento para as possibilidades do surgimento das comorbidades.

História familiar

O histórico médico da sua família é algo muito importante para saber as predisposições genéticas que você tem a certas doenças, principalmente considerando seus parentes de primeiro grau (Pai e Mãe).

Investigando o histórico familiar de sua família, o médico poderá entender para quais doenças você possui fator de risco e se essas chances genéticas podem influenciar uma comorbidade.

Exames laboratoriais

Exames laboratoriais servem para comprovar as suspeitas do médico que lhe acompanha e para checar se está tudo normal com sua saúde. 

Os exames padrões, geralmente, são, os hemogramas, exames de urina, exames de fezes, mas exames mais específicos podem ser solicitados como transaminases para o fígado e glicemia.

Esses permitem que o médico encarregado tenha uma visão geral sobre sua saúde.

Combinado com outras ferramentas como o histórico médico familiar e questionários ou observação, é possível saber a chance de desenvolver uma comorbidade.

Questionários direcionados

É uma série de questões feitas ao paciente, sobre um assunto específico, como, por exemplo, a vida sexual, sobre o consumo de drogas, dieta e rotina da pessoa, entre outros.

O tema muda de acordo com a necessidade do médico de colher informações do paciente sobre determinado assunto. 

Por exemplo, uma pessoa com histórico médico de diabetes na família e pelas suas taxas nos exames já está num estado pré-diabético, é possível que o médico faça um questionário sobre a alimentação do paciente, se ele faz exercícios e como e com o que trabalha.

O questionário vai ajudar o médico a entender mais detalhadamente como seu corpo chegou à situação presente e o que será preciso mudar.

Testes psicológicos

Os testes psicológicos são mais utilizados quando há a necessidade de medir e mensurar alguma capacidade cognitiva e ver se ela está funcionando bem, como memória, concentração e atenção, percepção, linguagem e funções executivas (controle de pensamentos, emoções e ações).

Outra funcionalidade dos testes psicológicos é servir como um dos instrumentos que compõem a avaliação psicológica. 

Cada teste possui uma aplicação específica, como testes de personalidade, testes de como as pessoas se comportam em determinada situação, como usam o tempo, grau de ansiedade.

Cada teste tem um fim específico e pode ser usado nas mais diversas situações, recrutamento e seleção, demissão, avaliação psicológica e no caso de comorbidades, os testes podem ajudar a identificar alguns padrões de comportamentos ou mesmo prejuízos em funções cognitivas.

É importante ressaltar que apenas psicólogos podem aplicar os testes.

Após a comorbidade ser identificada, o que é preciso fazer?

Após a comorbidade ser identificada, o que é preciso fazer

Após a comorbidade ser identificada, o ideal é tratar as doenças conjuntamente.

Dessa forma, além do tratamento para a dependência química é preciso buscar tratamentos para cada uma das comorbidades.

Nas clínicas de reabilitação quando identificadas comorbidades em relação a dependência, elas são prontamente tratadas para que o paciente evolua num quadro geral.

Como a comorbidade e a dependência química são tratadas em clínicas de reabilitação?

As clínicas de reabilitação possuem suporte especializado para esse tipo de situação, uma vez que é comum o caso de comorbidades na dependência química.

Para a dependência química, as opções de tratamentos vão desde desintoxicação, psicoterapias, terapias de grupo, grupos de apoio, tratamentos com medicamentos, até aconselhamentos em dependência química.

Em paralelo a isso, são tomadas as medidas necessárias como tratamentos por meio de medicamentos para controlar algum sintoma. 

O uso de psicoterapias como a TCC (terapia cognitiva comportamental) e tratamentos complementares como exercícios e alimentação balanceada.

Já foi comprovado que uma dose de exercícios regulares e uma boa alimentação ajudam a estabilizar o humor e as emoções. 

Assim como diversos outros efeitos positivos para o corpo, tanto na recuperação da dependência química quanto de comorbidades como os transtornos mentais.

Em casos de doenças que afetam o organismo de forma mais física, a equipe de saúde irá monitorar cada passo e avanço e tomar as medidas necessárias para o controle da doença.

Onde encontrar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Como saber se a clínica de recuperação é confiável

As clínicas de recuperação hoje se localizam em todos os estados do Brasil.

Dentre as mais variadas clínicas a única em que posso ter total confiança do trabalho distinto e sério que é realizado é a clínica Grupo Recanto.

Grupo Recanto

Nossas clínicas estão equipadas com uma estrutura de primeira qualidade para suprir as necessidades e desafios do tratamento da dependência química, tais como UDC (unidade de desintoxicação e crise), dormitórios, espaço para lazer, academia, ambulatórios e muito mais.

Contamos com um dos mais modernos modelos de tratamentos que é o modelo Minnesota trazido diretamente da Europa, assim adaptamos esse modelo para uma abordagem só nossa, sendo uma abordagem revolucionária e com foco individualizado e nos aspectos biopsicossociais do paciente.

Também possuímos uma clínica de tratamento em dependência química exclusiva para mulheres. 

Nossa equipe conta com os mais diversos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, educadores físicos, técnicos e conselheiros em dependência química.

O Grupo Recanto foi pioneiro no Norte-Nordeste com um modelo de tratamento do nível das clínicas do sul e sudeste, e com a experiência de mais treze anos de história no ramo.

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Recanto!

Conclusão

As comorbidades são uma das prioridades na hora do diagnóstico da dependência química. 

As comorbidades são indissociáveis de várias doenças como transtornos mentais e condições crônicas como pressão alta, diabetes e câncer, assim como é presente e tem seu efeito considerado no fenômeno da dependência química.

O tratamento de tais doenças não pode ser separado totalmente da doença primária, pois uma influência na outra. 

Dessa forma, tratar as comorbidades é tratar a dependência e tratar a dependência é tratar das comorbidades.

É importante se cuidar, se o paciente já tem alguma doença que possa desenvolver comorbidades. 

Os cuidados valem a pena o esforço, é preciso estar saudável para cuidar de quem você ama.

Nós ligamos para você