Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação: Recuperação especializada
Publicado em: 03 de março de 2020

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024

Clínica de reabilitação: Recuperação especializada

Uma Clínica de Reabilitação é uma instituição que promove o tratamento da dependência química em toda a sua complexidade, além de disponibilizar um local seguro com todo o suporte necessário para uma recuperação saudável, tem como principais objetivos: acolher, tratar, prevenir a recaída e reinserir esse indivíduo na sociedade.

Nesses locais, existe uma equipe de profissionais especializados que fazem a adequação de cada paciente de acordo com a sua demanda, para que desta forma ele possa viver de maneira saudável e longe das drogas.

 O dependente químico ou a família, buscam o tratamento em um momento de crise onde o dependente apresenta claros prejuízos nas áreas: física, mental, espiritual, social, familiar e profissional.  Neste momento é de fundamental importância do acolhimento estruturado de uma clínica de reabilitação.

Para que Serve uma Clínica de Reabilitação?

A clínica de reabilitação é essencial para que aconteça o tratamento eficaz do dependente químico. 

Elas têm como objetivos a desintoxicação de substâncias psicoativas do organismo do dependente, acompanhado por um médico psiquiatra, o tratamento biológico evitando possíveis crises de abstinência, acompanhado por um médico clínico, o conhecimento da doença, acompanhado de um terapeuta ou consultor em dependência química, o autoconhecimento, acompanhado por um psicólogo e por fim uma reintegração a família e a sociedade. Percebemos que no Grupo Recanto existe todo esse aparato.

Esses locais estimulam o desenvolvimento do paciente no processo individual e coletivo onde papel da equipe é ajudar a desenvolver os seus potenciais. 

O ambiente da clínica de recuperação também possibilita e explora a aprendizagem coletiva oferecendo a oportunidade de interagir, escutar, aprender, projetar, crescer e desenvolver planos, metas e objetivos para uma vida em recuperação.

Esses espaços proporcionam a recuperação e buscam sempre manter o paciente motivado, para que dia a dia possa enfrentar a compulsão e obsessão, as crises de abstinência, a fissura e as novas situações de vida com as quais ainda não sabe ou não aprendeu a lidar.

A clínica de reabilitação para dependentes químicos oferece a possibilidade aos indivíduos de construir ou voltar a desenvolver uma vida saudável e digna sem o uso de substâncias.

Fale com Nossa Equipe e Conheça Nossos Serviços

Quanto Tempo um Dependente Químico Precisa Ficar Internado?

A necessidade do tempo de internação pode variar de acordo com cada indivíduo, pois o tratamento segue um projeto terapêutico individual, que é desenvolvido em conjunto por todos os profissionais da clínica na chegada do paciente para a internação. 

Alguns aspectos contribuem para que seja definido o tempo de internação, como a idade, tempo de uso, tipo de substância utilizada, implicações na saúde mental e física, a quantidade e a frequência do uso.

Indivíduos que apresentam comorbidades como, esquizofrenia, depressão ou ansiedade, também pode contribuir para a definição do tempo de internação.

O Grupo Recanto ao longo de onze anos trabalhando com dependência química desenvolveu um projeto terapêutico de tratamento junto a seus colaboradores (diretoria, médicos, enfermeiros, terapeutas e psicólogos) que dura um total de 6 meses.

Percebesse que nesses 6 meses, os pacientes atravessam diversas fazes sejam elas físicas como abstinência e fissura ou psicológicas como negação, pré contemplação, contemplação, preparação, ação (com a aceitação da doença) e manutenção.

O mais importante é que em todo esse tempo ele será monitorado 24 horas, alimentado, praticará exercícios, aprendendo a desenvolver atividades laborais básica como dobrar suas próprias roupas e manter seu ambiente de convívio organizado, tudo em um espaço seguro e favorável a recuperação.

Qual o Preço de uma Clínica Reabilitação?

É de se pensar o quanto que alguém estaria disposto a pagar por uma vida, se faz necessário lembrar que um dependente químico, possui uma doença que se agrava cada vez mais com o uso de drogas. 

A maioria não sente mais nenhum prazer ao usar e fazem, pois, se tornou a única coisa que sabem fazer, é nesse momento que se deve olhar para a vida, pois uma vida não tem preço.

No Grupo Recanto existe duas modalidades de pagamento, a modalidade particular e a convênio com plano de saúde, pois ao longo desses anos desenvolvendo o trabalho sério e profissional conseguimos estabelecer relações com vários planos de saúde.

Para entender melhor como funciona entre em contato com nosso setor de acolhimento.

O que Fazer Quando um Dependente Químico Não Quer Ajuda?

Um dos grandes desafios na dependência química é admitir o vício e compreender que precisa de ajuda, algumas vezes, a pessoa sabe que seus comportamentos estão prejudicando tanto a si mesmo quanto aos outros ao seu redor, porém pensa que é possível se livrar do vício quando quiser.

Quando um dependente químico não quer ser ajudado o primeiro passo pode ser dado pela família, oferecendo apoio e ajuda emocional que precisa, para que ele comece a ter consciência de que precisa ser ajudado.

Nesses casos a família estabelecer limites, buscar programas de ajuda mútua como por exemplo os NA (Narcóticos Anônimos) ou AA (Alcoólicos Anônimos) ou incentivar a procurar profissionais especializados na área da dependência química, por fim se não obter sucesso deve buscar uma clínica de reabilitação séria e especializadas para melhor lidar com o problema.

O Que Fazer para Ajudar um Adicto?

Os adictos na maioria das vezes não recebem apoio e são muito julgados pelas pessoas ao seu redor, é preciso que haja a compreensão de que a adicção é uma doença como qualquer outra e que precisa ser tratada.

 Para ajudar um adicto é necessário que ele tenha o apoio da família e dos amigos. É preciso que os familiares estejam sempre por perto mostrando que estará firme ao seu lado ajudando a passar por esse momento difícil que é o tratamento da dependência química.

Outro meio de ajudar um adicto está em mostrar a ele que existem outras formas melhores e mais saudáveis de utilizar o seu tempo, levando-o para sair em um jantar com a família ou amigos, cinema, teatro e parques fazendo com que o dependente fique longe de qualquer memória ou ambiente de uso de drogas.

É fundamental incentivar ou acompanhar em reuniões de grupos de ajuda mútua como o NA (Narcóticos Anônimos) e AA (Alcoólicos Anônimos), nas reuniões também existirão pessoas que possuem o mesmo problema com drogas, no entanto todos tem um objetivo em comum que é não usar mais.

Quanto Tempo Leva Para Desintoxicar o Organismo de Drogas?

O processo de desintoxicação das drogas é uma maneira de limpar o organismo das substâncias tóxicas contidas nas drogas, para que esse procedimento aconteça é preciso que o dependente tenha ajuda de profissionais especializados, não fazendo de maneira isolada. 

A desintoxicação leva de 4 a 6 semanas, porém há a síndrome de abstinência demorada, podendo se prolongar por meses e até anos. Cada tipo de droga tem um tempo específico para ser desintoxicada do organismo do indivíduo. As drogas mais comuns que passam pelo processo de desintoxicação são o álcool a maconha, cocaína, crack, LSD, heroína e as anfetaminas.

Portanto, o tempo de algumas drogas no organismo de um adicto varia.  O álcool leva de 3 a 5 dias na urina, no sangue 3 a 12 horas, cabelo até 90 dias. 

A maconha de 7 a 30 dias na urina, no sangue aproximadamente 2 semanas, cabelo até 90 dias. A cocaína e o crack de 3 a 4 dias na urina, no sangue 1 a 2 dias, no cabelo até 90 dias. O LSD de 1 a 3 dias na urina, no sangue 2 a 3 horas, no cabelo até 3 dias.

Internação Voluntária e Involuntária

A internação voluntária acontece com o consentimento do dependente químico, onde ele reconhece que perdeu o controle e precisa de ajuda. Desta forma a pessoa assina uma declaração, expressando de maneira espontânea sua vontade de realizar o tratamento.

Quando a quantidade e a frequência de uso das substâncias já atingiram um nível elevado onde existe no indivíduo o comprometimento excessivo de capacidades psíquicas e ele não consegue por conta própria procurar ajuda de tratamento, neste tipo de situação a internação involuntária é acionada.

A internação involuntária ocorre sem a concordância do dependente químico e com a solicitação de terceiros, que deverá ser um parente de primeiro grau (família). Esse tipo de procedimento é utilizado quando o adicto representa um risco tanto para ele quanto para seus familiares e pessoas com quem se relaciona.

Como é o Comportamento de um Drogado?

Alguns comportamentos específicos são possíveis de serem identificados em uma pessoa que faz uso de substâncias psicoativas. 

Existem diversos comportamentos, que caracterizam um indivíduo dependente de drogas, porém cada organismo reage de maneira diferente. 

Os comportamentos mais comuns são a desmotivação: que é a falta de interesse de ir ao trabalho, escola ou faculdade; o isolamento: quando o dependente se afasta da convivência de familiares e amigos, e passa assim a ter mais prazer na substância, optando por ficar sozinho em seu quarto a maior parte do tempo.

A Agressividade, onde o dependente fica violento com coisas pequenas que acontecem em seu dia a dia; mudanças no ciclo do sono: pode apresentar sonolência, ou insônia; desorganização financeira: passa a gastar mais, ficando sem dinheiro e passando a pedir emprestado ou alguns objetivos da casa começam a sumir.

Reabilitação para Dependentes Químicos

A clínica de reabilitação para dependentes químicos oferece uma proposta de tratamento fundamentada no comportamento humano, com o objetivo de informar e educar os pacientes para que estes possam compreender a severidade e as consequências da sua dependência, com o objetivo de conscientizá-los, reconhecendo suas impotências, e buscando um melhor estado emocional e estratégias para prevenir recaídas.

Quando um dependente entra na reabilitação pela dependência de substâncias, a primeira coisa é ajudá-lo no processo de desintoxicação. A reabilitação tem como objetivo fazer a desintoxicação, o tratamento físico, e psíquico, o autoconhecimento teórico e global sobre a doença, preparando o emocional para a prevenção de recaída e para a reintegração com a sociedade e a família.

Uma clínica de reabilitação para dependentes deve ter espaços adequados para a internação e tratamento de dependentes químicos, nesses ambientes são aplicados métodos, e técnicas de tratamento que proporcionem a abstinência total do indivíduo.

As técnicas terapêuticas mais eficazes se baseiam na proposta de que as dependências são doenças biopsicossociais e de que necessitam de abstinência completa e amadurecimento pessoal, sustentados na recuperação e nas mudanças de tratamento. 

A reabilitação para dependentes químicos é voltada para o âmbito biológico, psicológico e social. Esta tríade de tratamentos permite que o indivíduo entenda os aspectos da sua dependência e todos os processos que levam ao abuso da substância. Desta forma, a reinserção à sociedade se torna mais segura e, como consequência diminui o risco de recaída.

Reabilitação para Alcoólatras

O álcool tem atingido todas as classes e ambos os sexos. O consumo do álcool acarreta doenças, morte, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade e de acidentes de trânsito.

Um alcoólatra não é o indivíduo que bebe de forma excessiva, mas é aquele que não consegue ficar sem consumir essa bebida, e caso não ingira essa substância ele entra em crise de abstinência, apresentando assim diversos sintomas como, tremores, depressão, ansiedade e irritabilidade.

Nem todas as pessoas que ingerem álcool são alcoólatras pois o alcoolismo é definido como uma doença caracterizada pelo consumo consistente, excessivo e compulsivo de bebidas alcoólicas ao ponto desse comportamento interferir na vida pessoal, familiar, social ou profissional.

O consumo frequente deste tipo de substância pode comprometer seriamente o organismo do indivíduo, podendo gerar consequências prejudiciais, como a dependência, e doenças psicológicas e físicas, assim como também pode levar a morte.

O tratamento pode variar e não é único para todos os alcoólatras, pois a maioria dos dependentes não procura inicialmente um atendimento especializado, mas sim qualquer serviço médico geral. 

É necessário, porém, ir além da abstinência, é necessária a reabilitação de sua vida como um todo.

A reabilitação para alcoólatras é composta por intervenções (ajuda especializada), treinamento de habilidades (focado nos problemas relacionados ao uso), abordagem de fortalecimento comunitário (acompanhamento individual pautado na modificação do estilo de vida), abordagem cognitiva (enfrentamento da dependência), entrevista motivacional, prevenção de recaídas (manutenção da abstinência) e o projeto terapêutico individual.

Clínica de Reabilitação Masculina

A clínica de reabilitação masculina é um espaço que atende apenas a demanda do sexo masculino, possuindo assim, tratamentos específicos para este tipo de público. 

Nestas clínicas o dependente vai ser levado a praticar diversas atividades, possibilitando desta forma uma boa convivência com outros que estão passando pela mesma situação. 

Neste tipo de clínica, em alguns casos, haverá o compartilhamento dos mesmos ambientes e dos mesmos métodos de tratamento, criando assim, uma rede de apoio de trocas de experiências, proporcionando uma ótima forma de buscar a recuperação. 

Existem variados tipos de técnicas e métodos de tratamento para o dependente químico, e que variam de acordo com o tipo de droga antes utilizada. 

Estas clínicas possuem uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados, como também o processo psicoterápico para o dependente e seus familiares, terapias laborais, atividade de grupos, atividades físicas e muitas outras voltadas ao público do sexo masculino.

Clínica de Reabilitação Feminina

A clínica de reabilitação feminina possui uma estrutura que atende o público do sexo feminino, com tratamentos específicos para a dependência química. 

A razão pela qual faz as mulheres utilizarem substâncias químicas é bem diferente das razões do homem, partindo desse ponto se vê a necessidade de uma especificidade no tratamento das dependentes.

Nas clínicas de reabilitação feminina existem variados métodos de tratamentos que são específicos para mulheres, além de existirem as diferenças biológicas, se tem a questão do quadro de dependência no qual a mulher se encontra.

Em geral as mulheres são mais suscetíveis de desenvolverem alguns tipos de problemas de ordem emocional, como por exemplo a depressão ou ansiedade, sendo um gatilho que leva ao consumo de drogas e do álcool. 

O tratamento da dependência das mulheres é diferente da dos homens pois, existem diversos fatores associados como o fisiológico, psicológico e sociais.

Este tipo de clínica possui também uma multiplicidade de profissionais especializados nesse tipo de tratamento como médicas, psicólogas, psiquiatras, enfermeiras, consultoras em dependência química, e educadora físico, que vão desenvolver um modelo de tratamento que se adeque ao perfil da paciente.

O tratamento em clínicas de reabilitação femininas tem como principal objetivo, reintegrar a mulher ao convívio social e familiar, para que assim, ela possa viver de forma saudável e livre do uso de drogas.

Fale com Nossa Equipe e Conheça Nossos Serviços

Qual o Melhor Momento Para Internação?

Existe um ditado popular que diz: a dor ensina a gemer, podemos aplicar este mesmo dito a necessidade de uma internação, para um dependente químico.

Muitos resolvem se abrir com familiares e amigos mais próximos sobre “o problema”, percebe que já não consegue mais obter prazer com o uso compulsivo e obsessivo e já não aguenta mais sentir dor física e ressaca emocional do uso de drogas.

Estes normalmente acabam buscando por si só ou aceitando uma internação como um meio de salvação em meio ao mar de desilusão com o uso de drogas e assim optam por uma internação voluntária.

Outros no entanto, tem uma tendência maior para suportar dor, estes até percebem que continuar com o uso de drogas está difícil, más ainda acreditam que em algum momento podem conseguir controlar, quantidade e tipo de substância ingerida.

Se faz necessário então que a família e amigos, observem atentamente aos sinais de que emite um dependente químico, e intercedam por ele visando proteger a integridade física do mesmo e dos que estão ao seu redor, então nesses casos a opção por uma internação involuntária é o que resta.

Nos dois casos existem o pedido de ajuda, direto que é o caso do perfil do paciente voluntário e o indireto que é o perfil do involuntário, esse pedido de ajuda é crucial para o início de um processo de admissão, aceitação e rendição a doença.

Conclusão

A clínica de reabilitação é um ambiente que oferece estrutura e tratamento para dependentes químicos, nesses espaços existem profissionais de diversas áreas que realizam o tratamento desses pacientes de acordo com o seu perfil.

Esses espaços têm como objetivo fazer a desintoxicação das drogas, reinserir esse indivíduo a sociedade e ao convívio com familiares e amigos de forma saudável, possibilitando assim a sua reabilitação.

O internamento voluntário e a involuntário é sempre devido a pacientes que apresente intoxicações agudas ou crônicas, ou quando ele representa um risco tanto para si mesmo, quanto para outros que fazem parte de seu convívio social.

O comportamento de um adicto possui fatores específicos, que podem comprometer sua vida, profissional, educacional, ou social, como a desmotivação, agressividade, isolamento e desorganização financeira.

Para ajudar um adicto é preciso que ele tenha o apoio e a ajuda de seus familiares e amigos, para que ele consiga se livrar do uso de substâncias psicoativas. 

É preciso mostrar a ele que existe também outros meios de se utilizar o tempo livre de maneira saudável. 

É fundamental o incentivo a participar dos grupos de AA (Alcoólicos Anônimos) e o NA (Narcóticos Anônimos) a fim de desenvolverem novos ciclos com pessoas em recuperação.

O tempo de desintoxicação de drogas depende de variados fatores, o tipo de droga que foi usada, pois cada tipo possui um tempo específico de permanecer no organismo.

É preciso respeitar os espaços de tratamento masculino e feminino, pois existe uma multiplicidade de fatores que fazem com que o tratamento do homem e da mulher tenham demandas e situações específicas.

As clínicas de reabilitações podem assumir aparências distintas, o que a maioria das instituições de tratamento tem em comum, é o fato de que são divididas pela duração e tipo de serviço que oferecem, assim como o projeto terapêutico que ela utiliza no tratamento dos seus dependentes.

O Grupo Recanto, além de vasta experiência com dependência química e os profissionais mais capacitados, também possui instalações de clínica de reabilitação masculina e clínica de reabilitação feminina, proporcionando a ambos o padrão de tratamento com um custo abaixo do encontrado no mercado.

Fale com Nossa Equipe e Conheça Nossos Serviços

Nós ligamos para você