Grupo Recanto Logo Grupo Recanto Logo
Capitais e Regiões Metropolitanas 4007.2316 Demais Regiões (81) 3543.0300
S.O.S Drogas Logo
  • Grupo Recanto
  • Equipe
  • Tratamentos
    • Dependência Química
    • Internação Psiquiatria
    • Tratamento Ambulatorial
  • Estrutura
  • Blog
  • Contato

Plantão Médico

24H

Atendimento Chat Online

Atendimento

Chat Online
Estamos aqui 24h

é só clicar

Internação Psiquiátrica: Quando é Necessário
Publicado em: 06 de abril de 2020

Atualizado em: 19 de setembro de 2020
  • Tratamento

Internação Psiquiátrica: Quando é Necessário

A internação psiquiátrica é um tipo de tratamento para indivíduos acometidos por transtornos mentais, comorbidades ou dependência química, que tem por objetivo tirar esse paciente da crise, na ocasião em que podem colocar tanto a sua vida em risco quanto a vida de outras pessoas.

O paciente é internado em um hospital psiquiátrico onde ele tem atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, alimentação, medicação e diversas atividades, sendo acompanhado por uma equipe especializada em saúde mental. A equipe de profissionais trabalha com o paciente e sua família o ajudando em sua melhora e bom desenvolvimento, para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida e ser reinserido na sociedade.

Quais são os tipos de internação psiquiátrica?

Existem três tipos de internação psiquiátrica, sendo elas a: internação voluntária, involuntária e compulsória. Esses tipos de internação têm como objetivo fazer a reinserção do indivíduo a sociedade, e apenas pode ser feita mediante laudo médico que determine qual o motivo deste tipo de tratamento.

A internação voluntária acontece com o consentimento do próprio paciente, onde ele assina uma declaração de livre e espontânea vontade para ser internado em uma instituição psiquiátrica para seu devido tratamento. Este tipo de tratamento somente pode ser feito com a autorização do médico.

A internação voluntária pode virar involuntária, no decorrer do processo de tratamento, onde pode surgir a discordância do paciente quanto a continuidade do tratamento.

A internação involuntária ocorre sem o consentimento do indivíduo, ou seja, contrária a vontade do paciente, é indicada quando o dependente tem prejuízo cognitivo e dificuldade no juízo de valor e por isso perdeu a sua independência. Além disso, ela também acontece a pedido de familiares, podendo somente ser realizada com autorização médica, ela é feita quando a pessoa corre risco de vida, ou coloca outras pessoas em risco. 

Este tipo de internação somente pode acontecer se for comunicada no prazo de setenta e duas horas ao Ministério Público, o mesmo deve acontecer quando o paciente receber alta.

A internação compulsória é diferente da involuntária, neste tipo a decisão depende da justiça, por conta dos perigos que o indivíduo pode causar a sociedade, ela é realizada por determinação da justiça, contrariando a vontade do paciente.

Conheça nosso programa de internação psiquiátrica

Em que casos é recomendada a internação psiquiátrica?

A internação psiquiátrica é uma modalidade voltada para os casos mais graves, que necessitam de cuidados intensivos. Ela acontece quando o profissional, que orienta o atendimento, percebe que a pessoa tem prejuízos na sua vida social, familiar e na saúde. 

Existem diversos casos onde se faz necessário a internação psiquiátrica, pois esse tipo de tratamento precisa ser feito em um ambiente que ofereça melhores condições para se tratar o paciente. O objetivo da internação é intervir na crise e fazer seu controle para que possa ser estabilizada.

Entre os casos de internação psiquiátrica estão: dependência química, depressão, transtornos psicóticos como exemplo a esquizofrenia, transtornos de humor como o bipolar, alcoolismo e suicídio. A internação psiquiátrica se constitui como uma forma eficaz de tratamento, ela é mais indicada quando o paciente se encontra em crise, surto ou com pré-disposição ao suicídio.

A internação psiquiátrica é uma forma de tratamento específica, onde o paciente se reestabelece, podendo assim voltar ao convívio social, e manter seus relacionamentos de modo saudável, tendo uma boa qualidade de vida.

internação psiquiátrica

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica?

Não existe um tempo determinado de internação, pois cada caso é uma situação diferente, sendo assim, quem determina o tempo de internação é o médico e a equipe de profissionais que auxiliam o paciente no tratamento e recuperação do paciente psiquiátrico.

Geralmente, na internação psiquiátrica se faz um diagnóstico sendo possível desta forma, fazer uma previsão de quanto tempo vai durar a recuperação do paciente. O tempo deste tipo de tratamento depende de variados aspectos, como por exemplo fatores hereditários, e a resposta do organismo do indivíduo.

Tanto a família como também o paciente precisa saber que será o médico e o próprio indivíduo que irá definir o tempo de internação, fornecendo assim a melhor maneira de tratamento possibilitando assim um bom desenvolvimento depois da internação.

O tempo de internação pode variar de alguns dias até seis meses, dependendo assim da necessidade do paciente em questão.

Como é o tratamento em uma clínica psiquiátrica?

Uma clínica psiquiátrica deve promover um tratamento completo e especializado tanto em saúde mental, quanto dependência química, proporcionando aos pacientes recursos para uma boa recuperação por meio de tratamentos apropriados e atuais. O tratamento é feito por meio de um diagnóstico ajustado em conformidade com o tipo de doença psiquiátrica, o nível de gravidade, e os riscos que estão envolvidos com o indivíduo. 

Desta forma, é elaborado um projeto terapêutico, ou seja, um conjunto de sugestões e recomendações para o paciente, partindo do diálogo entre a equipe de profissionais, o indivíduo em tratamento e a sua família, procurando assim, oferecer os cuidados apropriados a cada paciente.

O tratamento deve ser acompanhado diariamente por uma equipe de profissionais especializados em saúde mental que possuam um trabalho multidisciplinar com o objetivo de construir uma forma de tratamento adequado para o paciente. Equipe é composta por médico psiquiatra, médico clínico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, nutricionista e educador físico.

internação psiquiátrica, o que é

Como é feita a avaliação com psiquiatra?

A necessidade de tratamento psiquiátrico deve ser avaliada a partir da primeira consulta do paciente. Existe ainda atualmente muito preconceito em relação ao tratamento psiquiátrico, onde desta forma, o profissional deve orientar a família sobre as características do problema apresentado pelo indivíduo. 

A avaliação com psiquiatra é feita com o objetivo de formular hipóteses diagnósticas e fazer a elaboração do projeto terapêutico, sendo assim, o psiquiatra vai reunir as informações, analisar a história clínica e investigar o estado mental do paciente, e quando necessário podem ser solicitados exames físicos ou neurológicos, de imagem ou laboratório.

O paciente fará uma avaliação psiquiátrica com o objetivo de verificar a necessidade de tratamento medicamentoso da dependência química ou de outro transtorno psiquiátrico comórbido. Este atendimento e avaliação da efetividade do mesmo será realizado durante todo o tratamento do indivíduo.

Quanto tempo demora uma consulta com o psiquiatra?

O psiquiatra em suas consultas precisa fazer a anamnese do paciente, isto é, colher informações da história de vida do paciente, sendo assim, as consultas com o psiquiatra costumam durar cerca de quarenta e cinco minutos, podendo acontecer muitas vezes da primeira consulta durar 90 minutos.

Clínica psiquiátrica pelo SUS

O Sistema Único de Saúde – SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas leis n° 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e n° 8.142/90, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas a cobrança de dinheiro sobre qualquer pretexto.

Através do SUS, todas as pessoas têm o direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde, que podem ser públicas ou privadas. Esse sistema oferece a população acometidas por transtornos mentais o acesso a tratamentos e diversos serviços como o SRT (Serviços de Residência Terapêutica), e os hospitais psiquiátricos.

Clínica psiquiátrica pelo plano de saúde

Todos os tipos de transtornos mentais, incluindo também os casos relacionados a dependência química, possuem cobertura de planos de saúde que são assegurados por lei. A lei propõe a garantia de tratamentos, consultas psiquiátricas e internação ilimitados.

Todos os planos de saúde cobrem esse tipo de tratamento, para desta forma promover os devidos procedimentos que foram indicados pelo médico psiquiatra.

No Grupo Recanto, por exemplo, é comum muitas famílias chagarem sem saber que seu plano de saúde cobre todo o tratamento.  

Por isso orientamos sempre a sinalizar na central de atendimento qual o plano de saúde que possui. 

Infelizmente alguns planos de saúde não informam aos pacientes ou familiares que ele tem cobertura para este tipo de internação e algumas pessoas precisam procurar alguma medida jurídica para resolver a questão. 

Mas na maioria dos casos, não se faz necessário acionar advogados ou entrar em processos judiciais longos. 

O Grupo Recanto possuir convenio com diversos planos de saúde, entidades serias que atestam a qualidade dos serviços que lá são prestados.

Fale com nossa equipe e saiba se seu plano de saúde tem cobertura

Clínica psiquiátrica particular

A clínica psiquiátrica particular oferece um tratamento completo e especializado tanto em saúde mental, quanto em dependência química. Os pacientes possuem benefícios como por exemplo um tratamento apropriado a seu tipo de demanda, usufruindo assim de tratamentos modernos e atuais. A clínica conta com ambiente e estrutura apropriada, acolhedora e diferenciada.

Nesse ambiente haverá o diagnóstico e a prescrição de um tratamento adequado a seu tipo de doença, o nível de gravidade e os riscos que envolvem o indivíduo. A clínica particular conta também com profissionais especializados em saúde mental e dependência química, as especialidades incluem médicos psiquiatras, médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionista entre outros.

Conheça nosso programa de internação psiquiátrica

Conclusão

A internação psiquiátrica é direcionada aos casos mais graves onde o indivíduo possui algum tipo de transtorno psiquiátrico ou dependência química, e desta forma ele acaba perdendo sua capacidade de ser independente, representando um risco a si próprio e para a sociedade.

fale com a gente: clinica psiquiátrica

O paciente internado nesta instituição terá acesso ao atendimento 24 horas por dia, tendo o direito de ter alimentação, medicação, realizar atividades, e uma equipe multiprofissional especializada em saúde mental, onde serão trabalhados tanto o paciente quanto a sua família para que haja o desenvolvimento do indivíduo nesse processo e ele seja reinserido na sociedade, com uma melhor qualidade de vida.

Existem três tipos de internação psiquiátrica a voluntária, involuntária e a compulsória, sendo que esses dois últimos só podem ser realizados com a autorização do médico, alegando o motivo de internamento. São diversos os casos de internação psiquiátrica, como a depressão, alcoolismo, dependência química, transtornos psicóticos e risco de suicídio.

A avaliação com o psiquiatra é feita por meio de uma anamnese, ou seja, uma análise do histórico de vida do paciente, para desta maneira, ele fazer a elaboração e o planejamento do projeto terapêutico direcionado as necessidades e especificidades do paciente, e caso necessário ele solicita exames para que se possa realizar um bom diagnóstico.

No caso dos planos de saúde, a internação de indivíduos com transtorno mental ou dependência química é assegurado por lei de forma ilimitada. As clínicas particulares possuem um tratamento especializado e completo com estrutura, e tratamento adequado em relação ao seu tipo de demanda.

São poucos os casos em que os pacientes, já vinham realizando tratamento prévio, e é por conta disso que necessitam de internação, para o devido tratamento. O indivíduo em tratamento psiquiátrico possui uma variedade de formas de tratamento, específicos para sua demanda, o paciente em tratamento nas clínicas pode receber visitas, pois é reconhecido que é de extrema importância o apoio da sua família, sendo um ponto positivo na recuperação do paciente.

O paciente na internação psiquiátrica recebe atendimento todos os dias da semana, recebendo diversos cuidados e praticando diversas atividades, nesse ambiente ele possui alimentação, medicamentos, assim como ele é atendido por diversos profissionais especializados, em saúde mental e dependência química. 

Neste local toda a equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional e educador físico, irão planejar formas de intervenção, e estarão preparados para qualquer tipo de ocorrências, como por exemplo surtos, ou crises de abstinência.

A ajuda, auxílio e apoio da família se constitui além do tratamento como uma forma essencial para que o paciente tenha uma recuperação rápida nesse processo. A internação psiquiátrica é um importante modo de tratamento e, portanto, deve ser algo humanizado visando o equilíbrio, bem estar físico e mental, para que o indivíduo volte a conviver em sociedade da melhor forma possível. 

As clínicas de internação psiquiátrica devem fornecer serviços aos seus pacientes mantendo o respeito e possibilitando assim, um bom tratamento, conforto e segurança.

Fabrício Selbmann

Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:

  • Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
  • Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
  • Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
  • Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
  • Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.
Proximo Anterior

PESQUISAR:

Categories

  • Alcoolismo
  • Dependência Química
  • Drogas
  • Sem categoria
  • Tratamento

Sobre

o autor

Autor

Sou Fabrício Selbman, psicanalista, palestrante sobre Dependência Química, diretor do Grupo Recanto, rede de quatro clínicas de tratamento de dependentes químicos, referência no Norte e Nordeste nesse segmento. Sou formado em marketing e pós-graduado em Gestão Empresarial;

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, além de especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Minessota.

Tudo que Você Precisa Saber Sobre Reabilitação Para Dependentes Químicos

FIQUE ATUALIZADO!

Nós ligamos para você







Trabalhe Conosco: envie um e-mail para [email protected]

4007.2316

Central de Atendimento
Desenvolvido por Agência Ópera