Estamos aqui 24h

é só clicar

Terapia Racional Emotiva: Descubra tudo sobre
Publicado em: 06 de abril de 2020

Atualizado em: 11 de março de 2024

Terapia Racional Emotiva: Descubra tudo sobre

Terapia Racional Emotiva Comportamental é uma forma de tratamento em psicoterapia que está relacionada as terapias cognitiva-comportamentais (TCC).

Ela parte do princípio de que não são as situações da vida do indivíduo, que geram desordens emocionais e comportamentais, mas sim a forma como a situação é interpretada pelo sujeito.

Ela é caracterizada como uma abordagem ativa, diretiva e com o foco na situação apresentada pelo indivíduo naquele momento.

O psicoterapeuta e o paciente trabalham juntos de forma ativa, com o foco no aqui e agora, ou seja, nas situações do tempo presente e não no passado.

O principal objetivo é de que a pessoa tenha crenças mais racionais, ou seja, ideias mais flexíveis e menos objetivas.

O que é a Terapia Racional Emotiva

A terapia Racional Emotiva Comportamental, foi criada pelo psicólogo estadunidense Albert Ellis.

Se trata de um processo de psicoterapia com a finalidade de que as pessoas se desenvolvam de forma profunda, principalmente na área emocional.

Neste tipo de método o indivíduo apresenta melhoras significativas em um curto período de tempo.

Ela está fundamentada em mostrar ao paciente que as situações externas, como os acontecimentos da vida e eventos relacionados as outras pessoas ou a coisas, não podem interferir fazendo com que a pessoa se sinta mal, ela se baseia na ideia de que são os pensamentos que acarretam os sentimentos e não as circunstâncias e as pessoas.

As emoções que não possuem relação com as pessoas, hormônios ou substâncias químicas que modificam o estado psicológico do indivíduo são influenciadas de forma direta pela visão de mundo e terminamos sentindo exatamente o que pensamos.

Cada indivíduo tem uma reação diferente diante da realidade, tanto em relação as pessoas quanto as coisas, diante desses fatores a pessoa pode acabar por desenvolver ou criar uma reação emocional.

A terapia racional emotiva na dependência do álcool e das drogas, tem como objetivo, fazer o paciente identificar a sua forma disfuncional de pensar, possibilitando um olhar da realidade, com o foco em vivências da vida do sujeito e seu ambiente, alterando suas atitudes por consequências de mudanças em seus pensamentos.

Terapia Racional Emotiva: Raiva

A raiva é um sentimento que tem como característica um intenso desconforto, que é resultado da percepção de algum tipo de provocação, como por exemplo, ofensa, desacordo, agressão ou rejeição.

Para a Terapia Racional Emotiva Comportamental, a raiva está fundamentada na noção de desrespeito e injustiça que a pessoa tem de algum tipo de acontecimento.

Na dependência química por exemplo, aprender a controlar a raiva é uma parte importante no processo de recuperação do dependente de álcool e outras drogas.

Existem diversas situações na vida de um dependente químico em que ele precisa vigiar a si mesmo, e identificar as causas dos seus sentimentos, praticando a TREC e pedir ajuda.

A Terapia Racional Emotiva irá ajudar o dependente químico a identificar situações, pensamentos e sentimentos, que podem deixá-lo com raiva como por exemplo, alguma situação que não está de acordo com a vontade dele.

Deste modo, esse método o auxilia a reagir quando ele estiver com raiva.

Essa técnica irá fazer com que ele questione a si mesmo, estabeleça metas para o futuro, tenha opções mais construtivas como, por exemplo, planejar o que pode ser feito para mudar o seu modo de ser e de se comportar, além de muitas outras coisas, o ajudando para que altere o seu sentimento de raiva decorrente de situações consideradas negativas em sua vida.

Enunciados Principais da Terapia Racional Emotiva Comportamental

Desde o começo dos anos sessenta são utilizados pela terapia racional emotiva, 3 enunciados principais, eles não são os únicos, mas são chamados de insights, ou seja, pensamentos que acarretam a compreensão de um determinado problema.

Primeiro Enunciado

As situações desencadeadoras (A) são observados como diversos ou desagradáveis que colaboram de modo fundamental para se desenvolver problemas neuróticos

No entanto, não significa que sejam os únicos fatores desse tipo de neurose. 

Possivelmente, os principais fatores são ideias absolutas e inevitáveis que os indivíduos têm.

Segundo enunciado

Os indivíduos com pensamentos, sentimentos e atitudes neuróticas, com ações negativas consigo mesmo e com as outras pessoas, elaboram crenças irracionais, mediante situações desagradáveis, já na infância. 

No entanto, pode acontecer de não terem atitudes como essas mais tarde.

Portanto, quando são sintomas que estão se expressando no presente, o que a pessoa faz é reproduzir, reconstruir e transmitir a si suas próprias ideias irracionais. 

Desta maneira, conservam ou expandem seus problemas. Os indivíduos estão frequentemente em mudança e restabelecendo seus sistemas de ideias de maneira ativa.

Terceiro enunciado

Geralmente, perceber ideias irracionais específicas que são acompanhadas de comportamentos neuróticos é algo simples e fácil de ser feito.

Na maioria dos casos é possível questionar e alterá-las por ideias mais funcionais, para que isso ocorra é preciso trabalhar de forma contínua e de maneira prática.

O Modelo ABC da Terapia Racional Emotiva

Segundo o autor da Terapia Racional Emotiva, todos os dias acontecem situações que fazem com que o indivíduo observe e passe a interpretar o que está acontecendo com ela.

As interpretações se modificam em ideias pessoais que a pessoa desenvolvia com relação as situações.

Quando essas ideias também chamadas de crenças se desenvolviam, o indivíduo tinha uma consequência emocional, com relação a crença.

No modelo ABC da reestruturação cognitiva, cada letra possui um significado diferente, de acordo com determinada situação específica da vida da pessoa.

Letra A

Se refere a uma circunstância, evento ou vivência ativadora da realidade. Como, por exemplo, receber reclamações de uma pessoa querida ou não passar na prova.

Letra B

Está relacionada aos pensamentos adequados ou inadequados do indivíduo sobre os acontecimentos da sua vida. Os pensamentos se referem a aspectos cognitivos, como exemplo, atenção, memória e percepção. As hipóteses e ideias que um indivíduo tem, podem provocar erros no processamento de informações.

Letra C

São as consequências emocionais e comportamentais dos pensamentos, como exemplo sentir medo, ou correr com a aproximação de um cachorro latindo, ao interpretar de forma ameaçadora a presença dele se aproximando.

As emoções, comportamentos e ações auxiliam a manter as cognições e nesse modelo ABC, os pensamentos sempre antecedem a emoção. No entanto, a emoção pode durar por alguns momentos sem os pensamentos prévios. De acordo com a reestruturação cognitiva do modelo ABC, não são as situações as responsáveis pelas respostas emocionais e de comportamento.

As expectativas do indivíduo e suas interpretações da realidade, juntamente com suas ideias, relacionadas aos mesmos é que são os responsáveis pela maneira que o indivíduo se sente.

Conheça Nossa Terapia Racional Emotiva

Terapia racional emotiva

Quem Pode se Beneficiar da Terapia Racional Emotiva

A terapia Racional Emotiva Comportamental é um método utilizado, para auxiliar as pessoas a modificarem seus pensamentos irracionais, e ideias negativas, com o objetivo de solucionar os problemas e sofrimentos mentais.

Neste tipo de método é possível modificar emoções e comportamentos, baseados em técnicas cognitivas, comportamentais e emocionais.

Este tipo de método é indicado e pode beneficiar principalmente pessoas com depressão, dependentes químicos, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros casos que tem como base crenças, emoções e comportamentos relacionados a própria vida do indivíduo.

A TREC tem como princípios a “sobrevivência” e “felicidade”, reduzindo o desconforto emocional e os comportamentos negativos.

Distorções Cognitivas

As distorções cognitivas são formas distorcidas de encarar a realidade e processar informações, ou seja, são pontos de vista sobre o que nos acontece vistos de forma negativa.

Todos nós podemos ter distorções cognitivas, entretanto, identificar e analisar auxiliam os indivíduos a desenvolverem ações mais realistas e assim, mais funcionais.

O autor que desenvolveu a teoria da terapia racional emotiva Albert Ellis, desenvolveu alguns tipos de distorções cognitivas são elas a catastrofização, personalização, filtro mental, pensamento dicotômico, maximização e minimização, generalização, leitura da mente, raciocínio emocional, predição do futuro, e afirmações como “deveria fazer isso…”.

Catastrofização

Acontece quando o indivíduo prevê o futuro de forma negativa sem considerar outras possibilidades. Exemplo: Minha mãe ainda não chegou do trabalho deve ter acontecido algo no meio do caminho.

Personalização

É quando a pessoa se sente completamente responsável pelo que acontece, se culpabilizando nas situações que ocorrem em sua vida. Exemplo: Uma pessoa que considera que seu amigo não conseguiu um emprego porque não conseguiu ajudá-lo de forma considerável.

Filtro mental

Existe uma visão negativa sobre a vida, a pessoa se concentra em aspectos negativos e desconsidera os positivos. Exemplo: uma pessoa que não conseguiu uma boa nota em uma prova, pode pensar que não estudou o suficiente e ignora todas as outras vezes que foi bem nas provas.

Pensamento dicotômico

A pessoa percebe a vida por meio de duas visões totalmente diferentes, sendo um modelo de pensamento rígido. Exemplo: quando uma pessoa está procurando emprego e não encontra pode pensar “eu não sirvo para nada”.

Maximização e Minimização

Nesse tipo de distorção cognitiva, a pessoa maximiza suas falhas e situações negativas e minimiza suas próprias realizações. Desta forma, o indivíduo dá uma maior relevância aos seus erros, colocando sobre si mesmo, sua total responsabilidade, enquanto desconsidera suas conquistas.

Generalização

É um tipo de pensamento que generaliza um caso específico, para todas as situações da vida. Quando acontece uma situação difícil na vida da pessoa, ela passa a generalizar. Exemplo: Não tenho sorte em passar em concursos.

Leitura da mente

Nesse caso, a pessoa acredita que sabe o que os outros estão pensando. Sendo assim, sem qualquer fato evidente, o indivíduo tira conclusões sobre o que alguém está pensando ou sentindo com relação a ele.

Raciocínio emocional

As emoções representam as situações como elas são, onde a pessoa acredita que o que ela sente naquele instante é considerado como sendo certo e verdadeiro. Exemplo: um indivíduo que fica nervoso quando fala em público, pode considerar que se sente assim, porque as pessoas não se agradam do que fala.

Predição do futuro

Acarretam pensamentos inconsistentes sobre o que pode vir a acontecer, elas acontecem quando a pessoa chega a uma determinada conclusão sobre si mesmo ou sobre como as outras pessoas vão agir. Exemplo: “Aquelas pessoas não gostam de mim”.

Afirmações como “Deveria fazer isso…”

São pensamentos inflexíveis e rigorosos, de como deveria ser a sua própria maneira de agir e a dos outros. Neste tipo de distorção cognitiva, o indivíduo possui uma forte autocobrança e não concorda com as coisas simplesmente do jeito que são.

Conheça Nossa Terapia Racional Emotiva

Conclusão

A Terapia Racional Emotiva Comportamental é um tipo de terapia cognitivo comportamental, ela foi desenvolvida pelo psicólogo Albert Ellis, e tem como foco ajudar as pessoas a identificar e modificar pensamentos irracionais.

Ela se caracteriza por ser uma abordagem ativa, diretiva e com seu foco nos problemas atuais do indivíduo.

Este tipo de psicoterapia tem como finalidade fazer com que o indivíduo se desenvolva de maneira intensa, focada principalmente nas emoções do paciente.

Sendo assim, a pessoa pode apresentar melhoras em um pequeno período.

A Terapia Racional Emotiva se constitui como uma ótima forma de ajudar o dependente químico a controlar o seu sentimento de raiva, onde ele pode assim, ser ajudado em seu processo de recuperação, pois existem diversas situações em sua vida em que ele precisa se vigiar, para que possa identificar o que está causando a raiva.

Sendo assim, o dependente químico neste tipo de terapia irá fazer a identificação de situações, pensamentos e sentimentos, que podem gerar raiva, auxiliando a agir quando estiver com esse sentimento, fazendo com que se questione e construa metas, entre outras coisas para mudar o foco do sentimento.

Nela existem 3 tipos de enunciados principais, onde ela irá se basear, o primeiro é chamado de situações motivadoras, o segundo enunciado acontece quando o indivíduo tem atitudes baseadas em crenças irracionais, e a terceira são ideias irracionais específicas.

Albert Ellis acreditava que as interpretações erradas que fazemos dos acontecimentos, é que causam o sofrimento psíquico.

E para explicar esses processos ele desenvolveu o modelo ABC da reestruturação cognitiva, onde A é a ativação do evento: é quando ocorre algo no ambiente, B são as crenças: onde a pessoa mantêm um determinado pensamento sobre algum evento ou acontecimento, e C é a consequência: onde a pessoa tira suas próprias conclusões.

Existem alguns indivíduos que podem se beneficiar da Terapia Racional Emotiva, como, por exemplo: dependentes químicos, pessoas com transtornos de ansiedade, depressão, transtornos obsessivos compulsivos entre outros.

Existem ainda, as distorções cognitivas, que se constituem como formas distorcidas de enxergar a realidade, são formas negativas de encarara vida.

Nós ligamos para você