Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamento para dependentes químicos
Publicado em: 06 de abril de 2020

Atualizado em: 12 de setembro de 2022

Tratamento para dependentes químicos

O tratamento para dependentes químicos envolve um conjunto de variadas técnicas e intervenções com o objetivo de possibilitar a abstinência total de substâncias psicoativas, assim como também fazer com que os indivíduos entrem em um processo de reabilitação para que possam ter uma melhora na qualidade de vida e em seus relacionamentos interpessoais.

Os tratamentos variam de pessoa para pessoa, pois cada um possui uma demanda e caso específico a ser tratado, partindo desse aspecto, são planejadas estratégias de recuperação juntamente com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados.

As opções de tratamento que estão disponíveis aos pacientes portadores de dependência química devem levar em consideração os aspectos biopsicossociais dos seres humanos, respeitando as características individuais.

A abordagem terapêutica deve ser focada no paciente, dentro de um programa terapêutico.

Tratamento para Dependentes Químicos: Mitos e Verdades

É possível notar que existem muitos mitos e verdades que envolvem o tratamento para dependentes químicos, pois muitas informações erradas circulam pela sociedade, onde é possível ver que a falta de conhecimento acaba por facilitar a disseminação de notícias que não são verdadeiras.

Mito: É possível sair sozinho da dependência química, sem precisar de tratamento.

A dependência química precisa de tratamento, pois é uma doença, crônica, incurável e pode ser fatal, se não tratada a tempo. 

Verdade: É possível se livrar do vício.

O dependente pode se manter em abstinência desde que ele esteja em tratamento e tenha apoio da sua família e amigos, para uma boa recuperação.

Mito: O tratamento é demorado?

O tempo de duração do tratamento varia de acordo com cada caso, mais em algumas clínicas, como por exemplo no Grupo Recanto, em geral ele possui duração de 6 meses.

Verdade: As drogas fazem mal a saúde do usuário.

Qualquer tipo de droga traz malefícios a saúde do usuário, os efeitos podem ser de curto, médio ou longo prazo e podem ser tanto internos ou externos, por isso faz-se necessário o tratamento desse indivíduo em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Conheça nossos Tratamentos Contra Vícios

Quem são os Dependentes Químicos?

O dependente químico é aquele indivíduo que consome de forma excessiva uma ou mais de uma droga.

O adicto não consegue ficar sem consumir substâncias psicoativas pois se não consumida ele acaba por apresentar sintomas da crise de abstinência que possuem efeitos no campo psíquico e físico do indivíduo, seus sintomas podem incluir por exemplo ansiedade, estresse, fadiga, irritação, alucinação, agitação entre outros.

A dependência química é uma doença crônica e incurável, pois seus efeitos ainda permanecem no organismo do indivíduo ao longo da sua vida, ela também pode ser fatal, porém possui tratamento.

Ela é identificada quando a pessoa consome de forma abusiva substâncias como, álcool, maconha, cocaína, entre outros, afetando de forma negativa diversos aspectos de sua vida como a familiar, profissional ou social.

Diversos aspectos contribuem para que o indivíduo se torne um dependente, como o tempo de uso, a quantidade, frequência e os fatores genéticos, sociais e ambientes se constituem como uma das características que facilitam o desenvolvimento da doença.

Qual o Médico que Cuida de Dependente Químico?

A dependência química se constitui como uma doença com grande complexidade, a doença é tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram a pessoa a desenvolvê-la.

O paciente deve ser acolhido por uma equipe de psiquiatras, clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ou conselheiros em dependência química e educadores físicos que atuam de forma multidisciplinar, cuidando do dependente em todas as áreas de sua vida.

Durante todo o tratamento o paciente possui o acompanhamento e supervisão desta equipe, propiciando assim a melhora e desenvolvimento do adicto em seu processo de reabilitação.

O tratamento reúne etapas importantes, como a desintoxicação, psicoterapia e a ressocialização, na qual o paciente é preparado para o retorno ao lar.

Tudo isso se encontra inserido dentro de um projeto terapêutico, uma metodologia de trabalho exclusiva, que determina como cada profissional deve atuar no processo de recuperação e tratamento.

A equipe de profissionais do Grupo Recanto trabalha tanto com o adicto em recuperação, quanto com a sua família auxiliando-os de modo humanizado e propiciando um ambiente de acolhimento e cuidado.

Como Funciona a Internação de Dependentes Químicos?

A internação para dependentes químicos se constitui como uma das melhores alternativas para o tratamento do consumo excessivo de drogas, pois possibilita benefícios para a saúde do indivíduo e é a melhor forma de sair do vício.

Essa medida se torna essencial nos casos de dependência química pois são uma forma eficaz de tratamento e reabilitação para manter o indivíduo longe de seu consumo desenfreado.

O ideal é que o indivíduo usuário de drogas, se conscientize da sua doença e busque por conta própria a reabilitação, porém, quando já foram tentadas algumas alternativas, mais ainda não tiveram efeitos positivos se faz necessário a internação, geralmente isso acontece quando o indivíduo representa um risco para si mesmo e para a sociedade.

A internação funciona como uma forma de reabilitação do dependente químico, possibilitando assim a sua melhora e qualidade de vida, o mantendo longe do uso de drogas e o auxiliando a ter e manter uma vida saudável e equilibrada.

A Importância de um Tratamento Holístico

As terapias holísticas utilizam compostos naturais, ajudando o indivíduo nas áreas, física, mental, espiritual, emocional e energética.

O objetivo desse tipo de tratamento é melhorar a qualidade de vida, buscando uma maneira de chegar ao equilíbrio.

Existem diversos tipos de terapias holísticas, que tem como princípio ajudar a equilibrar as áreas da vida, além disso, cada uma delas possuem benefícios ajudando as pessoas a enfrentarem problemas de estresse, depressão, insônia, ansiedade, medos, traumas, dores entre outras.

As terapias holísticas mais conhecidas incluem a acupuntura, massoterapia, yoga, florais e aromaterapia.

Quanto Tempo Leva para Recuperação

O tempo de recuperação de um dependente químico varia, pois, cada pessoa possui um caso específico a ser tratado, ou seja, cada paciente possui uma demanda diferente, que precisa ser trabalhada, desenvolvida e melhorada.

O tempo varia devido a diversos aspectos como o tipo de droga utilizada, o tempo de uso, a frequência, e as influências dos fatores genéticos envolvidos.

Na Clínica do Grupo Recanto, por exemplo, possuímos um projeto terapêutico de 6 meses que trabalha com o indivíduo a sua dependência de químicos e de álcool, respeitando sempre a individualidade de cada paciente.

No entanto devemos deixar claro que a recuperação constitui um processo de abstinência para toda a vida, pondo em prática os ensinamentos aprendidos durante o período de tratamento a chance de obter o sucesso desejado é muito maior.

Internação Voluntária e Involuntária de Dependentes Químicos

A internação voluntária é quando a pessoa aceita que precisa de um tratamento para se livrar das drogas, sendo assim, o paciente assina uma declaração de livre e espontânea vontade, concordando com sua internação em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. 

A internação involuntária acontece sem o consentimento do paciente a pedido de familiares, ele é feito por escrito e deve ser aceito pelo médico psiquiatra. Geralmente ele acontece em casos onde o indivíduo representa um perigo para si e para a sociedade.

Abstinência Química

A abstinência química se caracteriza como sendo um conjunto de sintomas que se apresenta quando o indivíduo interrompe o uso de drogas.

O processo de abstinência de drogas causa diversas alterações no organismo do dependente, na área física, psíquica e comportamental.

Os sinais e sintomas da abstinência variam de acordo com a droga que foi utilizada e estes dependendo da gravidade podem incluir, convulsões, depressão, ansiedade, tremores, dor de cabeça, alucinação e vômitos.

Para lidar com a abstinência química é preciso sobretudo do acompanhamento de profissionais especializados e uso de medicações a amenizar os sintomas e suas possíveis complicações.

Quanto Tempo Dura Abstinência Química

A abstinência química possui três fases a desintoxicação, recuperação e prevenção a recaída com seus respectivos tempos de duração. 

A primeira chamada de desintoxicação dura por volta de um mês, necessitando assim que o paciente possua muita força de vontade e esteja sobre a utilização de medicamentos, como também apoio de seus familiares e amigos para que possa conseguir passar por esse momento desconfortável.

A segunda fase chamada de recuperação, tem duração de dois meses e dependem da gravidade da situação do dependente.

A terceira e última fase é a de prevenção a recaída e dura por toda a vida do adicto.

Como Identificar a Abstinência Química?

A abstinência química é facilmente identificada por seus sinais e sintomas, ela acontece quando o indivíduo interrompe o uso de substâncias psicoativas de forma repentina.

As abstinências químicas mais comuns possuem relação com o álcool, maconha, cocaína e crack as quais tem um poder maior de gerar dependência.

Os sintomas de abstinência resultam de adaptações feitas pelo cérebro a interrupção ou redução do uso das substâncias. As manifestações clínicas da abstinência variam conforme a droga ingerida.

Por exemplo, a abstinência do álcool caracteriza-se principalmente por tremores, náuseas, sudorese e perturbação do humor já a depressão, ansiedade e paranoia são sintomas típicos de abstinência de cocaína.

Como Ajudar uma Pessoa com Abstinência Química?

Para ajudar uma pessoa que se encontra em estado de abstinência, primeiramente é essencial que ele se sinta acolhido nesse momento difícil, é fundamental que os seus familiares deem o devido suporte e atenção, se mostrando dispostos a ajudá-lo, possibilitando assim que ele se sinta seguro e encontre confiança para sair dessa situação.

Além disso, é preciso incentivar que o dependente procure ajuda especializada, e através do diálogo explicar que se faz importante ter o auxílio e tratamento de clínicas de reabilitação para dependentes químicos.

Portanto, é de extrema importância que os familiares e amigos não desistam do dependente pois é necessário se ter muita dedicação e paciência, esse processo acontece de forma gradual e exige muita força de vontade das duas partes.

Conheça nossos Tratamentos Contra Vícios

Conclusão

O plano de tratamento do adicto é elaborado visando a sua reabilitação e deve acompanhar as pesquisas científicas mundiais que mostram a eficácia das técnicas. Desta maneira, a recuperação do dependente é voltada para o âmbito físico, psicológico e social. 

Esta tríade de tratamento permite ao indivíduo compreender os aspectos da dependência e todos os processos que o levam ao uso abusivo da substância.

Assim, a reinserção à sociedade se torna mais segura e consequentemente, diminuindo o risco da recaída.

Independente de qual seja o tipo de tratamento dentro de uma clínica de reabilitação, ele deve focar primeiramente nas intervenções do dependente, qualquer que seja o grau de dependência.

Em alguns casos, no entanto, o abuso de drogas põe em risco a vida do próprio adicto ou de outras pessoas, sendo necessário uma internação involuntária, que é aquela onde a pessoa é internada contra sua vontade.

Já em outros casos, pode acontecer a internação voluntária, que é quando o próprio dependente reconhece que precisa de ajuda para se livrar do uso compulsivo.

É preciso ressaltar que o desenvolvimento adequado do tratamento do dependentes de drogas, exige mais do que boa vontade, experiência ou esforço pessoal. 

A formação técnica e a especialização de profissionais são indispensáveis para que cada paciente receba os cuidados necessários à melhoria de sua saúde, sejam eles clínicos, psicológicos ou sociais.

Cada pessoa estabelece uma relação diferente com as drogas e essa relação é influenciada pelo contexto no qual o consumo acontece. 

Nem todo uso de drogas é abusivo porém cada tipo de substância traz consequências diversas para o organismo e psiquismo do indivíduo.

Desta forma, a escolha do tratamento mais indicado para cada caso deve ser feita com base nas necessidades do indivíduo e da família. 

O tratamento é apenas uma fase de um processo, de duração variada e a abstinência das drogas corresponde a uma modificação não somente de um sintoma, mas principalmente de um estilo de vida.  

A motivação do paciente para sua recuperação é fundamental para um prognóstico positivo, pois quanto maior for o seu interesse no processo de tratamento maiores as chances de êxito. 

O desejo, a motivação pessoal e o apoio familiar são de extrema importância, em qualquer que seja o processo de intervenção adotado.

Nós ligamos para você