Estamos aqui 24h

é só clicar

Como lidar com o marido com vícios? Conheça 8 maneiras.
Publicado em: 21 de outubro de 2022

Atualizado em: 09 de novembro de 2022

Como lidar com o marido com vícios? Conheça 8 maneiras.

A situação de ter que conviver com um marido com vícios ou dependente químico já é difícil, e é ainda pior quando é a pessoa que você decidiu repartir as experiências da vida.

Ver que o caminho que a pessoa está tomando não é benéfico para ela, nem para vocês nem para relação como um todo, talvez ele já tenha começado a mudar, a agir e fazer coisas que não costumava nem pensar.

Você pode pensar que é sem solução ou que não pode fazer nada por ele, pode achar que por ser a escolha dele talvez não deva mais interferir ou ajudar, afinal tentar ajudar só lhe causou dor e a maioria não aceita que está doente.

Para começar posso lhe dizer duas coisas, a primeira é que há sim como ajudá-lo e ensinarei aqui como fazê-lo, a segunda é que esse processo de dependência química que seu marido passa é uma doença, reconhecido pelo código internacional de doenças e que não tem cura, mas possui tratamento eficaz.

O que acontece com uma pessoa que bebe todos os dias

O excesso de álcool no organismo pode causar problemas circulatórios e no coração. 

Isso acontece porque a substância aumenta as taxas de colesterol e triglicerídeos, o que gera o acúmulo de gordura nas artérias, como consequência, o paciente pode desenvolver trombose ou sofrer um infarto.

Como lidar com um marido com vício?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas com relação a esse problema, eu irei lhe dar algumas recomendações e explicarei o porquê de cada uma delas, esse é um tema delicado, mas procurarei explicar de forma detalhada e breve.

Muitas esposas já pensam que esse é um processo impossível de passar sem acontecer a separação, mas lhe digo que não é impossível, é sim um processo difícil e que vai abalar as estruturas de seu casamento, mas é preciso cumplicidade e humildade para ajudar até onde for possível.

Acompanhe e repare nessas dicas que vou lhe dar a seguir!

Dê apoio

Apoie ele nessa situação difícil, afinal é mais fácil resolver um problema se duas pessoas tentarem ao invés de uma, procure se informar sobre a situação em vocês vivem para que assim possa entender o que acontece com ele e possa ajudá-lo da melhor forma possível.

O apoio pode acontecer de forma emocional, física e psicológica, acompanhe ele numa busca por tratamento e posteriormente sendo participante ativa de sua recuperação.

Cuide também de si mesma, pois se focar exclusivamente nele por mais que precise, fará com que você fique dependente dele e pouco a pouco vá se negligenciando, assim se você se cuidar melhor poderá ajudá-lo, pois ele é uma parte importantíssima de usa vida, mas você não pode esquecer de si mesma.

Incentive-o a buscar ajuda médica

Como eu relatei um pouco acima é importante que se procure a ajuda médica, pois essa doença vai lentamente tragando a pessoa cada vez mais a pessoa, a prendendo numa espiral de dor e sofrimento, o prazer que o vício traz é momentânea, mas os prejuízos derivados dela podem durar muito tempo.

Conscientize ele sobre o que a dependência química pode fazer, busque ajuda médica e psicológica para ele, para que desse modo, ele possa dar início a algum tipo de tratamento e cada vez mais cedo entenda e aceite que é um dependente.

Você pode até buscar o tratamento para ele, mas é melhor que primeiro você o incentive a buscar por si mesmo, para que ele entenda do que se trata e entenda pelo que está passando.

Tenha empatia

Mesmo que você não entenda perfeitamente pelo que ele está passando é preciso colocar em exercício a empatia, mesmo assim quando mais você souber e pesquisar sobre o vício melhor entenderá a situação em que ele se encontra.

Por mais que tenha sido escolha pessoal consumir a substância, na situação que ele se encontra já está refém das vontades de consumo e não pode mais voltar a uma condição normal sem ajuda especializada através de tratamento.

Sei que muitas vezes é difícil, pois por causa do vicio ele já lhe magoou, mas nesse momento precisa de ajuda para que ele possa se tornar uma pessoa melhor.

Participe ativamente do tratamento

Independentemente do tipo de tratamento, se é por medicamentos, psicoterapia, grupos de apoio, internação, é importante para ele que você o ajude e esteja presente durante eles, respeitando a possibilidade dentro de cada um.

Procure se informar sobre os tipos de tratamento e sobre o que faz o tratamento que está sendo empregado nela para que possa entender pelo que ele está passando e possa tranquilizá-lo.

Estando presente e sabendo como funciona o tratamento, seu marido com vícios sentirá que você está ali por ele, saberá que pode contar com você e ficará mais determinado e esforçado para se recuperar.

Não faça comparações

Evite as comparações, comparar a pessoa com outra é uma das piores coisas a se fazer, pois não contribuirá para a evolução da recuperação e sim para o aumento da dependência, pois mágoa, irrita e deixa as pessoas mais agressivas.

Entenda que cada vivência é única e não deve ser comparada mesmo se de fato forem parecidas, em situações normais a maioria das pessoas já não gosta de ser comparada a ninguém.

Agora imagine uma pessoa que está com os piores traços de sua personalidade ativos por causa da dependência ficar sendo comparado há alguém, esse tipo de atitude só acabará mais atrapalhando do que ajudando.

Aprenda sobre o vício

Quanto mais você aprender sobre o vício e sobre como ele afeta a pessoa, melhor você poderá ajudar, pois sabe como e por que a pessoa se comporta daquele jeito, entenderá que fatores físicos e psicológicos influenciam no comportamento do viciado.

O diálogo é importante, procure conversar com ele sobre o vício que ele tem quando perceber uma abertura para isso, é importante entender as razões individuais dele que originaram o vício.

Aprendendo sobre o vício verá que a recuperação acontece de maneira gradual, sendo assim necessário paciência para não só enfrentar o processo, como também chegara até a recuperação.

Estabeleça limites

Não faça acordos com o seu marido, se ainda não souber, aprenda a dizer não para ele, é importante estabelecer os limites, se ele está em tratamento não vá comprar drogas ou bebidas para ele, não ajude ele a realizar nenhum de seus vícios.

Assuma a realidade de que ele é um viciado que precisa de ajuda, mas não atenda tudo que ele parece precisar ou pede a você, quanto mais você aprender sobre o vício e a dependência da pessoa mais você vai saber como e quando dever dizer o não, não incentive os hábitos que ele precisa parar.

Se achar necessário converse com ele para que possa entender que é um esforço conjunto e que você não vai fazer certas coisas, porque é para o bem dele, se não for possível a conversa apenas mantenha sua postura e não ceda.

Evite confrontá-lo

Pessoas em dependência química ficam facilmente irritadas e mais agressivas, além de alterações de humor que ficam mais frequentes quando a pessoa tenta largar o vício, pois causa síndrome de abstinência e o corpo na necessidade de voltar a consumir a substância começa a ficar inquieto e gera sintomas e sinais.

Devido a isso o ideal é que nessas situações não confronte ele de frente, tanto você quanto outros membros da família, e melhor esperar uma situação em que a pessoa transpareça calma.

Mesmo que ele seja uma boa pessoa, o vício estrai o que a de pior nele, então mesmo que não tenha nenhum histórico de agressão verbal ou física, é melhor manter o cuidado.

Quais motivos levam a pessoa a usar drogas?

Os motivos que levam as pessoas a consumirem as drogas são diversos e muito embora sejam particulares de cada pessoas, existem alguns motivos que vejo e ouço no meu dia a dia serem mais comuns, assim como pesquisas feitas no âmbito do uso de drogas.

Uma delas é a curiosidade, mais comum entre os jovens, mas atinge todas as faixas etárias, talvez se pergunte como alguém estaria curioso para provar algo que faz mal.

As drogas em sua maioria possuem um efeito extasiante e é visto como desejável no momento de seu consumo, então muitos resolvem se aventurar para descobrir como é o efeito, a viagem, a “lombra” da substância.

A influência de amigos é algo bastante comum, as vezes por indicação deles ou por vê-los usando, a pessoa acaba por tentar usar também e dá uma chance aquilo, que há duas possibilidades gerais, usar apenas poucas vezes e até talvez fazer o uso único, mas na maioria das vezes a pessoa pega gosto pela droga e continua usando até que um dia se torna dependente dela.

O uso pode ser iniciado pela vontade e desejo de fugir de uma situação, seja ele provavelmente um problema com a família, algum trauma que lhe persegue, problema com relacionamentos amorosos, situações que fazem a pessoa sofrer psicologicamente e até fisicamente, a droga tem um efeito que faz com que essas questões sejam esquecidas ou amenizadas.

Outros buscam coragem para tomar atitudes que só podem adquirir quando estão sobre o uso de drogas, outras pessoas vão atras de prazer, que são garantidos pelo uso das substâncias, outros procuram por quere mais efetividade no trabalho e em outros afazeres.

Meu marido bebe todo dia! O que eu faço?

Alguns problemas emocionais podem servir como  gatilhos emocionais para o alcoolismo,  como ansiedade, angústia e insegurança, servindo como grandes facilitadores para alguém começar a beber.

Além disso, ter fácil acesso ao álcool aumenta as chances de dependência ao álcool, uma das portas de entrada também pode ser a vontade de socializar, fazer amigos e ser aceito num grupo, já que alguns dos efeitos do álcool são a euforia e a desinibição.

Além dos fatores externos, sabe-se que a genética tem muita influência na herança dos vícios, a  Universidade de Fudan, em Xangai, China, divulgou uma pesquisa com roedores em que relata a propensão genética às drogas, por exemplo, os cientistas observaram que os animais cujos pais tiveram contato com a cocaína eram os mais propensos a ter o vício, nos seres humanos isso ocorre em cerca de 20%  das pessoas com esse histórico.

O que fazer caso o marido recuse ajuda?

O seu papel é oferecer a ajuda, a buscar aquilo que pode ser feito, mas você precisa entender que não pode mudar alguém, a mudança acontece pela motivação e determinação do seu marido com vícios no tratamento e em querer recomeçar sua vida.

Sempre há um limite do que se pode fazer por uma pessoa, ofereça ajuda, se não der para ajudar diretamente, ajude indiretamente, procure ajuda especializada para ele e esteja presente, pois pode ser que ele mude de ideia, muitas vezes os viciados só percebem que estão agindo de forma a prejudicar a si e aos outros quando estão no fundo do poço.

Há também situações onde mesmo sem o consentimento da pessoa se é possível ajudar, por exemplo se o seu marido não aceitar a ajuda nem o tratamento, uma internação involuntária numa clínica de reabilitação pode ser uma opção.

claro que o preferencial é a internação voluntária, mas em casos em que a pessoa recusa o tratamento e estar causando danos a si e a família, isso pode vir a ser uma opção.

Qual o papel da clínica de reabilitação no tratamento contra os vícios?

A clínica de reabilitação é um espaço para o tratamento dos vícios e dependências, as clínicas se colocam como um lugar em que se oferta modelos diferentes de tratamentos para essas pessoas, como o modelo de internação, assim, com uma equipe multiprofissional, equipamentos e estrutura especializados a clínica de reabilitação oferece o suporte e apoio necessário para superar o vício.

Há uma série de etapas e estágios do tratamento que o paciente tem que passar para estar apto a voltar a sociedade, podendo assim conviver com sua condição e ter uma nova vida.

O papel da clínica de reabilitação é como o próprio nome diz, reabilitar a pessoa, mas reabilitar para que? E porquê? 

O paciente quando chega a clínica, por mais que não perceba no início, está com a maioria das áreas de sua vida comprometidas pelo vicio, assim comprometendo aqueles com quais tem relações, seja de trabalho, de amizade, familiar; fazendo com que gere um mal-estar crescente, em seu âmbito individual, familiar e social.

Portanto, cuidar de uma pessoa com o vício é não só ajudar uma pessoa a viver bem e melhor, é ajudar a sua família que sofreu com essa situação e que podia estar despedaçada e funcionando de forma precária por causa da pessoa em questão, também é ainda ajudar a sociedade, pois a pessoa deixa de ser um potencial criminoso, que poderia cometer crimes para saciar seu vício, para uma pessoa integra que faz sua parte na sociedade.

Quais são os tipos de tratamentos para dependência química?

Os tipos de tratamentos são variados, mas todos o que irei citar aqui tem sua eficácia comprovada estatisticamente e cientificamente, e apesar de métodos ou jeitos diferentes de tratamento, todos tem o mesmo objetivo, que é ajudar os dependentes químicos.

Internações

O modelo de internação, é o modelo usado pela grande maioria das clínicas de reabilitação e recuperação de dependentes químicos, que consiste em o paciente ficar um determinado tempo vivendo nas clínicas se focando apenas no seu tratamento.

Na internação o paciente estará sendo cuidado por uma equipe de multiprofissionais, que garantiram que o paciente foque somente em sua recuperação sem nenhuma interferência externa, assim participando de diversos tratamentos, que cuidam de cada aspecto que foi danificado pelo vício.

Os tratamentos ofertados podem incluem psicoterapia, o uso de medicamentos, exercícios físicos, laborterapia e outros, para conhecer mais detalhadamente os tratamentos da clínica recanto clique aqui.

Medicamentos

O uso dos medicamentos ao contrário do que muitos pensam não é o foco da maioria dos modelos de tratamentos atuais para dependência química, apesar de serem usados, eles servem de complemento e suporte.

Há dois usos principais para eles, o primeiro é ajudar ao dependente químico a passar pelo processo de desintoxicação, existem alguns medicamentos específicos para reduzir os efeitos da síndrome de abstinência de cada droga, porém quem decide essa necessidade é a equipe de médicos que acompanham o processo.

O segundo é auxiliar o paciente a se focar em seus outros tratamentos e afazeres sem precisar se preocupar com sintomas e sinais de outras doenças, isso é usar os medicamentos para tratar as doenças e transtornos que o paciente possui, sejam elas decorrentes do vicio ou não.

Psicoterapias

As psicoterapias tem um processo mais individualizado com o paciente, e é uma parte necessária nos tratamentos de vícios e dependências, pois é por ela que o paciente pode entender o que o levou até a situação de vicio e o que ele queria satisfazer com isso.

Ajuda também ao paciente se entender e aceitar a doenças que tem para que assim se fortaleça e possa trata-la com mais seriedade e se empenhar mais em seu tratamento.

Aqui na Clínica Grupo Recanto usamos a TRE (terapia racional emotiva), é uma terapia de foco individual e humanizada, se adequando a cada paciente, pois cada pessoa possui experiências diferentes que o levaram até aquele momento.

A terapia tem como o foco encontrar e reprogramar as crenças chamadas de disfuncionais, que trouxeram o paciente até essa circunstância, os pensamentos e atitudes que derivam dessas crenças devem ser evitados e controlados, pois eram eles que fortaleciam o vício.

Grupos de apoio

Nos grupos de apoio a pessoa irá encontrar um local de acolhimento para suas dores, e a partir do compartilhamento, entenderá que não está sozinho e que pode obter ajuda de outras pessoas para se tratar e manter-se “limpo” no pós-tratamento.

Os grupos de apoio dos tão conhecidos Alcoólicos anônimos e Narcóticos anônimos servem também para ensinar a pessoa a como se comportar e viver essa nova vida, pois será uma luta diária para se manter firme, então eles dirão que “só por hoje” você deve se manter limpo e assim sucessivamente até o tempo que você puder.

Como lidar com o marido com vício: onde encontrar tratamento para dependência química?

Nós da clínica Grupo Recanto estamos sempre apostos e dispostos a lhe ajudar, aqui você encontrará estrutura especializada com dormitórios, refeitório, campos de futebol, academia, piscina, ambulatório, médico 24 horas e muito mais.

Além de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, consultores e monitores em dependência química.

Possuímos três clínicas dispostas em Pernambuco e Sergipe, sendo uma delas especializada no cuidado feminino no tratamento da dependência química e saúde mental, ou seja, exclusiva para mulheres.

Quando procurar ajuda: entenda os sinais do alcoolismo

Se o seu marido bebe todos os dias, é hora de fazer alguma coisa para ajuda-lo!

Os sinais de embriaguez são amplamente conhecidos como euforia, alterações no comportamento, perda da timidez, emotividade exagerada e, em alguns casos, tendência à agressividade. 

Os sintomas do alcoolismo, no entanto, vão muito além da intoxicação por álcool.

Em geral, pessoas que já se tornaram dependentes tendem a:

  • beber sozinhas e fora de situações sociais;
  • continuar a beber mesmo quando percebem que estão se afastando da família e dos amigos;
  • demonstrar agressividade quando confrontados;
  • ter dificuldades para parar de beber mesmo estando embriagadas;
  • apresentar paranoia e alucinações;
  • tentar esconder as evidências do consumo de bebidas alcoólicas;
  • apresentar sinais preocupantes, como perda de memória, tremores, insônia e falta de apetite.

Para identificar os sintomas do alcoolismo, é necessário analisar o quadro geral, e não apenas um episódio isolado. 

Conclusão

O objetivo desse artigo e conscientizar os familiares, sobretudo as esposas de dependentes químicos, que isso é uma doença e que pode e vai trazer dificuldades e complicações para toda a família.

Bem como instruir essas mulheres a como se comportar em situações de crise e como é possível ajudar essa pessoa que você ama, entender que não vai ser fácil é parte do processo, mas é melhor alguns meses ou anos de luta do que ver a pessoa se afogar em sua dependência e acabar levando a si e sua família para situações degradantes.

O que falei aqui serve não só para as esposas, mas para qualquer familiar ou amigo muito próximo que queira ajudar, mas ainda não sabia como.

Por melhor que a pessoa seja, ao entrar na dependência, aos poucos vai se tornando uma pessoa diferente, podendo ficar mais agressiva e irritável e posteriormente podendo cometer agressões e crimes par proteger seu vício.

Então o melhor que se pode fazer é buscar ajuda e seguir as instruções que dei acima no texto, apenas com tratamento é que se pode resolver essa questão, você não esperaria que um câncer se curasse sozinho, então não espere que a dependência suma do nada, sem nenhum tratamento.

Agradeço por ter acompanhado o texto até aqui, para mais informações continue a pesquisar e navegar pelo nosso Blog.

Nós ligamos para você