Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de Recuperação Feminina: Entenda como funciona!
Publicado em: 19 de fevereiro de 2020

Atualizado em: 07 de outubro de 2021

Clínica de Recuperação Feminina: Entenda como funciona!

Quando falamos em dependência química ou de clínicas de recuperação, geralmente temos a imagem de um homem sofrendo dessa doença.

Mas esse mal acomete pessoas de todos os gêneros e idades.

Além disso, há diferenças nos cuidados femininos e masculinos com relação à dependência química, pois fatores biológicos, fisiológicos e químicos do corpo podem tornar a maioria das mulheres mais vulneráveis aos efeitos e complicações da droga, podendo ter efeitos mais complexos e agressivos que nos homens.

O uso de substâncias tem crescido entre as mulheres, muito por conta do fator de uso emocional, do uso pelo sentimento de culpa, angústia, melancolia, remorso e outros. 

O relatório mundial sobre drogas de 2020 constatou que houve um aumento de 92% nas mortes relacionadas a transtornos associados ao uso de drogas em mulheres.

Portanto, para entender que cuidados diferenciados são esses que as mulheres precisam e como a dependência afeta no âmbito feminino continue acompanhando nosso texto.

O que é uma clínica de recuperação ou reabilitação feminina?

clinica feminina recanto

A dependência química é uma doença e precisa de um tratamento específico com pessoas capacitadas.

É no tratamento onde desenvolvem a possibilidade da pessoa adicta retomar a sua vida longe do vício.

A clínica de recuperação ou reabilitação feminina é um ambiente voltado para tratamento da dependência química específico para mulheres, com problemas com álcool e/ou drogas e em decorrência disto apresentam alguns transtornos devido ao excesso de uso dessas substâncias.

Trata-se de um acompanhamento com multiprofissionais especializados que oferecem as intervenções especificas para cada caso, de acordo com entrevistas feitas inicialmente.

Na clínica são realizados procedimentos farmacológicos, psiquiátricos e psicológicos, além de atividades de entretenimento para as internas de forma que desperte a ideia de compartilhar experiências. 

Também existem grupos de ajuda mútua que têm uma grande importância no processo de recuperação e de permanência da adicta durante seu tratamento.

Como escolher uma clínica de recuperação feminina

Para se escolher uma clínica de recuperação feminina, é importante verificar os motivos que levaram esta mulher a fazer uso de substâncias psicoativas. 

Homens e mulheres iniciam o uso de álcool e outras substâncias por causas divergentes e justamente nesse ponto que devem ser tratados, com intuito de conscientizar a dependente sobre a recuperação e como ela pode lidar com os problemas decorrentes da vida.

Em relação ao fator fisiológico, as mulheres possuem os fatores hormonais que são impactados de maneira oposta ao masculino, bem como também fatores culturais, por exemplo, violência doméstica, abusos (físico ou verbal) e o desamparo, atuam aumentando questões de maior sensibilidade.

Para se escolher uma clínica de recuperação feminina é necessário atentar a alguns aspectos importantes para que o tratamento com essa dependente seja concluído com sucesso. 

A busca pelo local ideal inclui saber em que segmento a clínica é especialista, que tipo de drogas ela trata, quem são os profissionais que ali estão comprometidos com a dependente. 

Quando o assunto é internamento, atividades agregadas durante o processo de recuperação são importantes para valorização e aumento de auto estima na adicta. Leve isso em consideração!

Busque exemplos de outras pessoas que estiveram internadas no local, opiniões e testemunhos sobre experiências no tratamento.

O que leva uma mulher a ser internada em uma clínica de recuperação feminina?

o que leva uma mulher a ser internada em uma clínica de recuperação feminina

A clínica de recuperação feminina serve para o tratamento da dependência química e de suas consequências. 

Porém, algumas clínicas também atendem casos de saúde mental como transtornos mentais, dentre eles depressão, ansiedade, transtorno bipolar, borderline.

Para uma mulher ser internada necessita estar em um estado de dependência ou em crise de seu transtorno. 

Às vezes é possível que as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo, seja porque uma surgiu por comorbidade ou por motivos diferentes.

Em qualquer uma dessas situações, a razão principal da internação é a perda do autodomínio, seja por conta da compulsão e obsessão pela droga ou pela exacerbação dos sintomas do transtorno causado por uma situação de crise ou um estado muito avançado da doença gerando incapacitações.

A clínica de recuperação tem como função acolher as pessoas nessa situação e tratar dos sintomas, assim como das causas.

Como funciona uma clínica de recuperação feminina?

Ao ser internada, a mulher passa por uma avaliação médica e psicológica para comprovar o motivo da internação, além de identificar outras doenças e síndromes, se houver.

Serão empregados tratamentos variados, todos de acordo com a legislação e com comprovação e respaldo de estudos científicos de sua eficácia.

Para isso, é preciso de uma equipe grande e de multiplicidade, uma equipe que comporte os tratamentos biológicos e físicos, psicológicos e sociais, de modo que seja multidisciplinar.

Essa equipe, no geral, acaba sendo composta por variados profissionais, como: Médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, conselheiros e técnicos em dependência química.

A clínica funciona oferecendo os melhores tratamentos para a situação de cada paciente.

Assim, além dos problemas aparentes, as causas, que a princípio não são tão claras, podem ser reveladas e tratadas para que não retorne a acontecer ou que seja mais difícil.

O papel da clínica de recuperação feminina no tratamento contra drogas e álcool

A clínica de recuperação tem a função de tratar e cuidar do paciente que se encontra em situação de vulnerabilidade.

A clínica é um ambiente com locais devidamente preparados para cuidar e tratar do paciente. 

Apesar do nome “internação” assustar um pouco, o afastamento físico das substâncias que prendiam a mulher, assim como de locais e de amigos que venham a reforçar a ideia de consumo, é benéfico para quem busca uma recuperação.

O afastamento tem como propósito cessar o acesso a drogas e o álcool, assim como retirar influências externas da mulher, para que se foque única e exclusivamente em sua recuperação.

Uma clínica de recuperação feminina foca inteiramente no processo de recuperação e reestruturação dos pensamentos e comportamentos da mulher, para que após a recuperação dos efeitos da substância, possa aprender a conviver em sociedade e resistir às pressões e desafios de uma possível recaída.

O objetivo é que elas vivam num modelo de abstinência total, isto é, afastamento de qualquer tipo de substância psicoativa o que possa facilitar uma recaída no vício ou desenvolver um novo tipo de vício.

Para isso, desde o tratamento são incentivados novos tipos de práticas que formam o padrão de um novo estilo de vida, como uma boa alimentação, prática de lazer e exercícios físicos. 

Essas práticas aliadas às táticas de prevenção a recaída ajudam na criação de um novo estilo de vida, mais saudável e que a mantenha longe das drogas e do álcool.

Quais são os tipos de tratamentos oferecidos em uma clínica de recuperação feminina?

As clínicas de recuperação femininas costumam oferecer tratamentos diversos e em associação multidisciplinar, procurando tratar as diversas áreas afetadas pela doença da dependência química.

Os tipos de tratamentos oferecidos nas clínicas de recuperação feminina são:

Internação voluntária

Na internação voluntária a dependente aceita de livre e espontânea vontade o tratamento, os métodos terapêuticos e normas utilizadas na clínica.

Com a cooperação e boa vontade da paciente, a interação com outras dependentes utilizando-se da troca de experiências similares ajuda na preparação para uma nova vida.

Quando a dependente opta por internação voluntária, o processo ocorre com mais tranquilidade, havendo mais cumplicidade e harmonia entre as internas durante esse processo, ou seja, aceitação é um grande diferencial, pois ajuda na agilidade da reabilitação.

Leia mais em: Internação Psiquiátrica: Quando é Necessário

Internação involuntária

Segundo a Lei 13.840 de 5 de junho de 2019, a internação involuntária deve ser realizada após a formalização da decisão por “médico responsável e indicada depois da avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada da impossibilidade de utilização de alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde”.

Em outras palavras, é o tratamento realizado sem autorização da paciente onde ela é diagnosticada com dependência química sendo considerada como ameaça para os outros e para si.

Leia mais em: Clínica de recuperação involuntária: entenda como funciona

Internação compulsória

A internação compulsória vem de uma decisão judicial, quando é considerada que a pessoa é um risco a si mesma e a sociedade, sendo assim necessitada de tratamento e, portanto, obrigada por força de lei a fazê-lo.

Assim como na internação involuntária também é necessário laudo médico para que se realize a internação, porém esse laudo é solicitado pelo juiz através do órgão judicial para que possa embasar sua decisão.

A duração desse tipo de internação é determinada pelo juiz e só pode ser interrompida por outra ordem judicial ou por um novo laudo que comprove a melhora em menor tempo que o determinado, caso contrário a pessoa terá que passar todo o tempo determinado.

Leia mais em: Internação compulsória: quando é a melhor opção?

Internação parcial

A internação parcial, também conhecido mais popularmente pelo termo hospital dia, recebe o paciente e o atende. 

Porém com objetivo de o manter ali por uma curta duração, geralmente por um período de 12 horas por dia, o devolvendo a sua casa para descansar e dormir.

É uma alternativa, porém o objetivo da internação parcial é realizar procedimentos pontuais, como procedimentos clínicos, realização de diagnóstico, atuação e aplicação e de procedimentos terapêuticos.

As práticas aplicadas lá são amplas e variadas, a diferença é que não terá as restrições nem os tratamentos de maior complexidade feitos na internação completa.

Tratamento externo

O tratamento externo é aquele que não envolve internação, a pessoa vive sua vida em sua residência ou estadia e visita a instituição para realizar tratamentos de manutenção ou de apoio psicológico.

Esse tipo de tratamento serve tanto para manutenção como para tratamento de casos mais leves de dependência ou de saúde mental.

Tratamento com fármacos

O tratamento com medicamentos serve para amenizar os sintomas da dependência e dos transtornos mentais. 

Contudo, medicamentos usados só devem ser utilizados de acordo com a prescrição médica, seguindo a dosagem, intervalo e modo de uso.

De maneira nenhuma deve-se usar os medicamentos sem prescrição médica, pois podem gerar efeitos contrários e prejudiciais à saúde de quem o faz, em vez do seu objetivo que é tratar.

Os transtornos mentais também são tratados com medicamentos dependendo de sua intensidade, se forem de grau leve não há necessidade, porém em graus moderados e graves podem ser necessários.

Lembrando que essa avaliação deve ser feita por um médico.

Leia mais em: Remédio para parar de beber: Conheça tudo sobre o tratamento

Outros tratamentos

Existem outros tratamentos que não são tão comuns, porém sua aplicação tem efetividade comprovada.

Dentre esses podemos destacar tratamentos complementares como a prática de uma boa alimentação e exercícios regulares aliados aos tratamentos convencionais (psicoterapia, medicamentos, internação).

Uma rotina mais saudável na vida da dependente, com uma dieta balanceada, prática de exercícios e de hobbies ajuda na produção de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, que ajudam a dar a sensação de bem-estar e de prazer, assim como de felicidade, além de equilibrar a taxa dos neurotransmissores afetados pela dependência química ou por casos de saúde mental.

Tratamentos como yoga, ativação comportamental, arte terapia, também funcionam como bons auxiliares do tratamento, por apresentarem fatores parecidos com os apresentados acima.

Quais as diferenças entre uma clínica de recuperação feminina e uma clínica mista?

quais as diferenças entre uma clínica de recuperação feminina e uma clínica mista

A diferença mais clara é que numa clínica de recuperação mista, ambos homens e mulheres dividem os mesmos espaços e tratamentos. 

Uma clínica de recuperação exclusivamente feminina permite o foco nos cuidados das questões de gêneros que permeiam o universo da dependência química.

Há diferenças nas motivações e causas da dependência química e dos transtornos mentais em mulheres e em homens, assim como a forma como afeta cada um.

A clínica mista também tem o propósito de tratar o masculino e o feminino de forma diferentes, apenas entendemos que a separação é melhor para o tratamento de cada particularidade.

As mulheres compartilham necessidades, angústias e traumas que os homens não têm. Por vezes, as causas da dependência são muito mais emotivas e ligadas a relacionamentos amorosos e familiares, assim como as noções de desrespeito constante.

Em casos extremos, há um risco de acontecer algum tipo de abuso entre os internos de clínicas mistas, pois muitos dos pacientes ainda estão fazendo sua reestruturação mental.

Por isso, o mais viável é separar por gênero e tratar cada um com sua particularidade.

Como contribuir para o tratamento de uma mulher que está em uma clínica de recuperação feminina?

Primeiramente, é preciso que os familiares e amigos estejam interessados em realmente ver ela se recuperando. Não há como forçar um interesse! 

Para ajudar no processo de recuperação é preciso estar a par do que está acontecendo no tratamento e se fazer presente.

Não basta apenas colocar a mulher na clínica de recuperação e achar que não precisa fazer mais nada. 

Nos momentos de visita é importante ter alguém com quem conversar, verificar como estão a tratando e entender um pouco da dor e os avanços da pessoa que convive com  a doença.

Sempre que houver contato é importante que as pessoas da família ou amigos incentivem a continuidade do tratamento, ressaltando os avanços feitos até ali e que os sacrifícios valem a pena para recuperar e refazer o que foi perdido.

Recuperação feminina para alcoólatras

A dependência do álcool não acontece da noite para o dia, leva anos para que isso ocorra e seja caracterizado pela prevalência e espaço que ocupa na vida da pessoa.

Logo, não espere que o tratamento do vício seja feito rapidamente.

As mulheres se apresentam mais vulneráveis ao álcool, sendo que a mesma quantidade de álcool consumida por um homem é menos prejudicial quando comparado ao organismo feminino.

Por isso, os riscos de dependência são maiores em certos casos.

A mulher ainda tem dificuldade em encontrar clínica de recuperação direcionada ao público feminino, pois a grande maioria é criado e composto por homens, onde a busca é relativamente maior.

Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa sobre o assunto em caso de necessidade.

Conte conosco do Grupo Recanto para o que for preciso!

Recuperação feminina para dependentes químicos

O gênero feminino sempre foi visto como frágil e afetivo, após conquistas ao longo de séculos algumas características finalmente foram desconstruídas com o tempo. 

Ainda assim, é preciso assumir que na dependência e recuperação, por vezes, o tratamento feminino tem características distintas, como expliquei no artigo.

Em pesquisa realizada pela FIOCRUZ, 21,3% de usuários de cocaína/crack são mulheres, que se encontram na maior condição de vulnerabilidade devido às condições de vida que apresentam.

É muito comum que as dependentes se recusem a fazer um tratamento, por conta da preocupação com a família abandonada, acredita-se que isso já seja sua demonstração de fraqueza. 

Mas não se pode fixar nessa ideia tola e dispensar o tratamento adequado.

Conclusão

Ainda é pouco discutida a noção e necessidade das clínicas de recuperação feminina, bem como a noção que a dependência química também acomete as mulheres, inclusive os sintomas podem ser diferentes e até mais intensos.

Apesar disso, como a busca por um local de tratamento feminino é grande e, infelizmente, o número de transtornos mentais e de uso de substâncias psicoativas em mulheres só cresce, o Grupo Recanto possuí uma clínica dedicada ao cuidado exclusivo feminino com uma equipe multiprofissional e tratamento biopsicossocial.

Para mais informações entre em contato conosco! Estamos com você! Até a próxima!

Nós ligamos para você