Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamento de drogas e Álcool: Descubra quais são as opções
Publicado em: 17 de março de 2021

Atualizado em: 25 de abril de 2024

Tratamento de drogas e Álcool: Descubra quais são as opções

Antes de falarmos sobre o tratamento de drogas e álcool é preciso apresentar primeiro o que é a dependência química e por que há a necessidade de tratamento.

A dependência química é considerada como uma doença crônica multifatorial, que prejudica e danifica a vida da pessoa nas esferas sociais, psicológicas e biológicas.

Através do tratamento é possível retirar todos os sintomas e sinais deixados pela dependência, bem como outras doenças que podem vir a se desenvolver e dos hábitos que vêm com ela.

A partir de agora, explicarei mais sobre quais são as opções de tratamento, bem como suas diferenças, vantagens de cada um, para que assim possa fazer a melhor escolha na hora de ajudar um ente querido ou se ajudar.

O que é o tratamento para dependentes químicos?

tratamento de drogas e alcool alcoolatra

O tratamento em dependência química é uma forma de controlar as compulsões e obsessões que o dependente sente pelas substâncias a que faz uso.

Esse tipo de tratamento de drogas e álcool faz com que o dependente entenda aquilo que ele está passando no momento e posteriormente aceite a sua condição, para que assim se esforce na sua própria recuperação.

Assim, em suma, o tratamento para a dependência química consiste em identificar as causas biológicas, sociais e psicológicas de cada pessoa para recorrer ao uso do álcool e outras drogas.

Fazer com que entendam o que aconteceu com elas e posteriormente ir desconstruindo as atitudes e comportamentos derivados do vício.

Pois esses comportamentos e atitudes derivam de crenças criadas ou intensificadas durante o uso e abuso das substâncias, que levaram a pessoa a cometer atos que jamais pensou em fazer antes e até mesmo atentar contra sua própria família e amigos.

Após esse entendimento, trabalhamos novos preceitos e crenças que ajudam o viciado a se manter em uma nova vida, longe da influência do álcool e outras drogas. 

Uma vida nova recheada de esforço contínuo para não recair, mas que proporciona novos prazeres e vivências.

A importância da clínica de reabilitação no tratamento de droga e álcool

tratamento de drogas e alcool

Segundo recomendações da própria OMS (Organização Mundial de Saúde, o tratamento da dependência química deve ser o mais complexo e multiprofissional possível, visto que a dependência afeta muitas áreas da vida do paciente.

Dessa forma a clínica de reabilitação se coloca como uma das melhores, senão a melhor opção frente ao tratamento da dependência de drogas e álcool. 

Não só afastando o paciente fisicamente da substância a qual depende, como empregando diversos tipos de tratamentos.

É possível parar de usar álcool e drogas sem fazer tratamento?

Se estivermos falando de alguém que faz o uso social e controlado dessas substâncias certamente que é possível parar.

Mas quando falamos de uma situação de dependência, dificilmente a pessoa conseguirá sair dessa sozinho, pois seu corpo e mente desejam consumir e estar sob efeito do álcool ou outras drogas.

Um dependente se comporta de forma compulsiva e pensa de forma obsessiva sobre sua droga de preferência, mas o que seria isso você se pergunta, irei explicar adiante.

A obsessão é um ato mental, desde pensamentos, impulsos, imaginações e imagens, que são de cunho repetitivo e persistente, assim no dependente a ideia do uso e consumo e de realizar ações enquanto sob efeito de drogas é obsessiva.

A compulsão já é o comportamento repetitivo visando aliviar a tensão e estresse causados pela obsessão, assim realizando as ideias que tinha anteriormente, para o dependente seria o ato de consumirem substâncias de maneira repetitiva e até sua satisfação.

Por que fazer o tratamento de drogas e álcool?

Diante do exposto acima, creio que agora você tenha uma compreensão maior e melhor da complexidade que é a dependência química, e do porquê é necessário um tratamento especializado para tal questão.

Contudo, se ainda não foi convencido, deixe-me exemplificar a dimensão desse problema e da destruição familiar e social que ele pode causar.

Segundo a Organização mundial de saúde (OMS), em torno de 6% de todos os tipos de morte no mundo estão ligadas ao uso nocivo do álcool, no Brasil cerca de 5,6% fazem uso abusivo ou sofre de dependência de álcool, o que seria igual a 11,8 milhões de pessoas.

Já segundo o escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime, 247 milhões de pessoas no mundo todo usaram drogas no último ano, e 29 milhões apresentaram transtornos mentais pelo uso de drogas.

Principais tipos de tratamentos de droga e álcool em uma clínica de recuperação

tratamento de drogas e alcool família

O tratamento do dependente tem diversas fases, assim como diversas abordagens.

Fazendo com que se tenham diversas opções de tratamento, e que apesar de diferentes existem comprovações que esses tratamentos funcionam.

As diversas opções de tratamento fornecem soluções diferentes para um mesmo problema, mas entende-se hoje que um tratamento multiprofissional e multifatorial é mais adequado para a dependência química.

Desintoxicação

A desintoxicação é um processo de limpeza do organismo das substâncias provenientes do álcool e das drogas, sendo esse processo acompanhado por um médico e outros profissionais para dar suporte.

Sendo a desintoxicação feita com uma administração menor da substância e indo diminuindo de forma gradativa, mas podendo também ser feito de forma de abstinência total, de toda forma o objetivo é que o corpo se acostume a ficar sem a substância.

O corpo pode responder se tornando mais agressivo e irritável, desenvolvendo sintomas de ansiedade e depressão, esses efeitos adversos podem ser controlados com ajuda da terapia e até mesmo medicamentos para ajudar a passar pelo processo.

O processo de desintoxicação é necessário, pois as drogas interferem de forma física e psicológica, assim mexendo com o corpo e mente, a desintoxicação ajuda a reduzir esses efeitos e que a pessoa possa prosseguir com outros tratamentos.

Tanto o álcool como outras drogas necessitam desse processo, pois agem no sistema nervoso central e provocam mudanças neles, alterando as atitudes e comportamentos.

Medicamentos

Os medicamentos citados no tópico acima, podem ser usados para auxiliar no processo de desintoxicação, de forma que venham a diminuir os efeitos da abstinência, como náuseas, irritabilidade, tremores, insônia, ansiedade entre outros sintomas.

Porém, o uso dos medicamentos não é sempre necessário no processo de desintoxicação, sendo de controle do médico e da equipe que supervisiona o processo.

Os medicamentos podem ser usados também para o tratamento de doenças associadas à dependência química, como transtornos mentais (ansiedade, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, fobias, esquizofrenia) e distúrbios físicos, como diabetes, pressão alta, cânceres, infecções, doenças cardiorrespiratórias, doenças hepáticas e AIDS.

Podendo ainda serem usados para problemas e sintomas menores como dores de cabeça, resfriados, febre; assim como para doenças que não possuam relação com a dependência.

Tudo isso é feito para que o paciente possa se manter focado em seu tratamento, com o menor grau de empecilho e se manter com uma boa saúde.

Psicoterapias

As psicoterapias têm o papel de desconstrução da ideia que cada paciente tem sobre o fenômeno da dependência química e como isso os afeta, procurando entender também o que os fez chegar até a condição em que se encontram.

Esse tipo de tratamento tem como o objetivo encontrar as causas do que levou a pessoa a caminhar para dependência, seja do álcool ou das outras drogas, fazendo o perceber e se conscientizar sobre sua doença, posteriormente o fazendo aceitar sua condição.

As psicoterapias ajudam os pacientes a entender a si mesmos, fazendo com que se conheçam melhor e entendam o que pode ter acontecido com eles, resolvendo seus traumas, transformando suas crenças e posteriormente mudando suas atitudes e crenças.

A psicoterapia possui diversas abordagens, onde cada uma enxerga o problema de uma forma diferente, porém todas possuem eficácia e apesar de diferentes funcionam.

A psicanálise, por exemplo, foca mais nos problemas e pensamentos disformes do inconsciente do paciente, entendendo que a razão desses problemas está na infância.

A terapia cognitiva comportamental, foca no presente da pessoa e na resolução desses problemas, entendendo que crenças irracionais são as causas de atitudes e comportamentos que geram os problemas.

Acredito que a partir desses dois exemplos vocês possam perceber que apesar de diferentes, ambas são úteis.

Internações

O modelo de internação pode gerar certo medo ao ser discutido, mas em minha opinião é aquele que pode oferecer mais suporte para o dependente e garantia que estará focado em sua recuperação.

A internação consiste em o paciente se internar dentro do ambiente de uma clínica de reabilitação por um tempo determinado até que esteja pronto para se reinserir na sociedade, e esteja recuperado e reabilitado ao convívio social.

A forma como isso é feito pode variar de acordo com cada clínica, porém é comum que sejam usados diversos tipos de tratamentos. 

Tratamentos como desintoxicação e psicoterapias geralmente se combinam com outros diversos para garantir que o paciente possa ter as suas mais diversas áreas que foram afetadas pela dependência recuperadas.

As clínicas contam com toda uma estrutura física e uma equipe multiprofissional e interdisciplinar para satisfazer tudo aquilo que a pessoa venha a precisar.

Terapia em grupo

As terapias em grupo aqui se referem aos grupos de apoio e autoajuda, bem como a formas de terapias realizadas em grupos nos mais diversos estabelecimentos, como no CAPS (centro de atenção psicossocial), por exemplo.

O propósito dessas terapias é de que a pessoa entenda que não está vivendo o problema sozinha, que outras pessoas compartilham de dores e comportamentos semelhantes, fazendo com que o grupo seja um apoio para aquela pessoa.

E que posteriormente quando estiver melhor possa ajudar a outros que estão em necessidade, assim como foi ajudada logo que adentrou no grupo, fazendo com que um ajude ao outro, tornando a troca de experiências algo muito rico e fortalecedor.

Quais são as etapas dos tratamentos de droga e álcool?

As etapas de um tratamento de drogas e álcool podem variar um pouco de acordo com o método do tratamento e também da pessoa ou instituição encarregada, contudo existem processos mandatórios para aqueles que buscam uma nova vida.

Para aderir a um novo estilo de vida é preciso se dissociar do antigo e para isso é preciso realizar a desintoxicação, para que o paciente esteja livre das impurezas da droga e participe consciente do processo de recuperação.

A partir da desintoxicação começa a ministração das terapias para tratar de aspectos específicos nas áreas afetadas pelas drogas e pelo álcool, como as psicoterapias, as mais usadas são as de cunho cognitivo comportamental.

As psicoterapias têm como objetivo entender as raízes do vício e da dependência e tratar desses problemas para que não tornem a acontecer, combatendo os possíveis gatilhos e tratando das causas emocionais.

Além disso, durante essa etapa podem ser utilizadas outras terapias e práticas complementares como: laborterapia, sonoterapia, terapia de grupo, arte terapia e várias outras opções, variando de acordo com a necessidade de cada paciente.

Por fim, vem a fase de preparação para a reinserção integral na sociedade, onde são ensinados os cuidados para a prevenção da recaída, explicando sobre os perigos da recaída e aconselhando também a família sobre os cuidados a serem tomados.

Conscientizar que a sobriedade é um trabalho de manutenção diário e que é recomendável continuar se consultando e realizando terapia quando possível, para facilitar o costume na nova vida.

Como escolher a melhor opção de tratamento de droga e álcool?

Para que possa escolher o melhor tratamento, tudo que posso lhe indicar é que pesquise, entenda o que cada tratamento tem como proposta e qual o investimento necessário em cada um deles.

O que também é necessário que se observe é o tempo de cada tratamento e como é a abordagem do tratamento, afinal apesar de todos serem efetivos, quanto mais compatível for com o paciente, maior é a tendência do tratamento ser mais efetivo.

Repetindo o que eu disse logo no início do tópico, a pesquisa é parte essencial de todo o processo, quanto mais conhecimento tiver sobre os tipos de tratamento, melhor poderá definir aqueles que valem mais a pena.

Quando a internação é a melhor opção?

Como disse anteriormente, em minha opinião esse é o meio de tratamento mais eficiente no combate à dependência química, mas em caso de dúvida sua, deixe-me detalhar melhor.

A clínica de tratamento oferece um tratamento humanizado, com garantia de conforto e segurança para o paciente, estrutura preparada para dar o maior suporte possível, equipe multiprofissional.

Então considero que seja o tipo de tratamento que supre melhor as necessidades que o dependente possa vir a ter, assim como trata das diversas áreas afetadas pela dependência.

Se ainda não está convencido do que digo, saliento que se a pessoa estiver no início da dependência talvez outros tratamentos sozinhos possam ser eficazes, coisa que é muito difícil de identificar que é a dependência em seu estágio inicial.

Porém, em todos os outros casos acredito que a internação seja a melhor escolha! 

Seja pelo afastamento físico da droga, pela abordagem multifatorial ou pela equipe envolvida, a internação sem dúvidas oferece um suporte maior.

Quais são os principais desafios do tratamento de droga e álcool?

O primeiro desafio começa antes mesmo do tratamento, que é a demora na busca por tratamento. 

Seja porque a pessoa e a família não creem que já tenha chegado na dependência ou pelo estigma social que o dependente tem, tornando assim difícil a admissão.

Para aqueles que conseguem chegar ao tratamento seja de forma voluntária ou involuntária há uma grande dificuldade em aceitar que são dependentes, a não aceitação desse fato atrapalha a progressão do tratamento.

Por esse motivo, trabalhar para que o paciente aceite sua condição é uma das primeiras etapas do tratamento, afinal se ele estivesse bem não estaria precisando de tratamento.

Há também a desinformação, muitos pacientes não sabem nem o que é a dependência química e o que ela faz, conscientizá-los é dar mais uma arma contra o seu vício.

Como lidar com a abstinência durante o período de tratamento de drogas e álcool?

Além da possível ajuda dos medicamentos ministrados por médicos, a psicoterapia, bem como uma boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, o afastamento de locais e amizades que levavam ao consumo, assim como atividades da preferência do paciente que ocupem seu tempo.

Qual o custo médio de um tratamento de droga e álcool em uma clínica de recuperação?

A real pergunta que deveriam fazer é: quanto vale o investimento para tratar e resgatar a vida e alguém das drogas e do álcool? 

As respostas seriam variadas e embora eu saiba da especificidade e da realidade da importância do tratamento o preço não deixa de ser importante, mas mais importante é o serviço oferecido e o resultado apresentado.

Ainda não há nenhuma pesquisa conclusiva que demonstre o preço médio das clínicas de recuperação, pois varia muito de acordo com a região e com o porte da clínica e dos serviços oferecidos.

Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas?

A desintoxicação não ainda não possui um tempo mínimo nem limite definidos, esse tempo varia de acordo com certos fatores: nível de dependência, reações do organismo ao tratamento, se o afastamento de locais e pessoas está sendo efetivo, podendo levar em média algumas semanas até meses.

A internação é bastante recomendada para a realização desse processo, pois vai garantir uma separação efetiva dos lugares e pessoas que lembravam e geram gatilhos de consumo.

Qual a importância do apoio de familiares e amigos durante o tratamento?

tratamento de drogas e alcool grupo de apoio

A família e amigos além de serem incentivadores do processo de recuperação, podem ser seu pilar de apoio, sempre que puderem estar incentivando a ideia de que a recuperação é importante.

Para que a pessoa que passa pelo tratamento entenda que precisa se tratar para recuperar aquilo que perdeu, ou no mínimo tentar fazer as coisas diferentes daqui para a frente.

Não mimar demais a pessoa só porque está demonstrando melhoras, ele ainda continua passível de erros e recaídas durante o tratamento.

É importante também que não se esqueçam dele ou o desprezem, ele é uma pessoa que está doente e pode demorar até demonstrar melhora expressiva.

O que fazer após o processo de desintoxicação?

A desintoxicação é apenas o início do processo que chamamos de ciclo da reabilitação, então após essa etapa, será preciso um intenso apoio psicológico, para que seja possível uma transformação dos pensamentos que o levaram até o momento presente.

É necessário também que haja a conscientização e participação de terapias de grupo e psicoterapia individual para que tenha estrutura psicológica e imenso esforço para evitar as chamadas recaídas.

Pois isso tudo será necessário para que se possa viver uma vida sem o uso do álcool ou de outras drogas.

Como escolher uma clínica de recuperação ideal para o tratamento de drogas e álcool?

Essa escolha pode parecer difícil a princípio, mas existem certos itens que você pode procurar com atenção na hora de escolher uma clínica, desse modo é importante que você pesquise bem e se possível visite a clínica para conferir.

Procure por opiniões de pessoas que já passaram por lá, sejam ex-internos, ex-trabalhadores, aquilo que puder conseguir de informações dessas pessoas será útil, pois lhe dará uma noção melhor de como funciona realmente.

Procure saber sobre o modelo de tratamento, sobre como os pacientes são tratados e o que a clínica tem para oferecer de serviços e estrutura, se possível visite para conferir mais detalhadamente se o que disseram condiz com a realidade.

Procure saber também se a empresa está funcionando em regularidade com a lei e com os órgãos fiscalizadores, assim como a opinião pública que fica em sites de avaliações como o google e reclame aqui.

Como é o tratamento de droga e álcool na clínica do Grupo Recanto?

A clínica do Grupo Recanto dispõe de um modelo de tratamento para a dependência de álcool e outras drogas de forma diferenciada. 

Você deve se lembrar que mencionei anteriormente que nossa abordagem é fundamentada em três fatores: o biológico, o social e o psicológico, essa abordagem é o que guia nosso tratamento.

Assim o tratamento possui três etapas principais, que ocorrem após a desintoxicação do paciente, para que esteja apto mentalmente e fisicamente a participar.

A primeira etapa ou parte seria o aconselhamento em dependência química, aqui nossa equipe procura conscientizar o paciente sobre a doença da dependência química, visando tirar a visão do senso comum sobre o problema, como se fosse um ato de alguém mau caráter.

Nessa etapa procura-se entender também os motivos particulares de cada paciente que os levaram até ali, entendendo como afetou nas mais diversas áreas, seja social, biológica ou psicológica.

A segunda etapa é o uso da terapia racional emotiva, uma abordagem terapêutica que busca para o paciente uma maior capacidade de autonomia para que seja capaz de lidar com suas crenças irracionais que o induzem a comportamentos que o levam à dependência.

A partir daqui o paciente começa a aceitar a si próprio e a doença que o acompanha, bem como a trabalhar suas condutas e atitudes que o levaram até a situação de dependência, para que possa ter uma vida mais organizada, assim desconstruindo as crenças antigas e dando espaço para novas.

A última etapa é o uso do programa dos doze passos, bem conhecido pelo seu uso nos grupos de apoio como N.A (narcóticos anônimos) e A.A (alcoólicos anônimos), fazendo com que o paciente entenda suas limitações perante a dependência e use a espiritualidade como um guia para uma nova vida.

O objetivo dessa etapa é fornecer o suporte para que o paciente consiga novamente se reestruturar e refazer suas crenças para que sirvam de base para um novo modelo de vida, esse programa é uma filosofia de vida, usado como um guia para uma vida saudável e em abstinência total do álcool e drogas.

Conclusão

Agora que entende a necessidade do tratamento de droga e álcool, o próximo passo é tomar uma medida para aquele que precisa, o tratamento é importante e refaz a vida daquele que acredita nele.

O objetivo do texto é informar e conscientizar, mas também munir as pessoas interessadas no tema com o poder de transformar a suas vidas e daqueles que amam para não viver sob o julgamento da dependência.

A droga e o álcool têm um impacto muito maior na vida de cada pessoa do que elas pensavam que teria, você viu as inúmeras etapas de tratamento, os diversos tipos de tratamento e a complexidade deles, tudo isso pois a dependência química é uma doença multifatorial e biopsicossocial.

Se deseja e precisa saber mais sobre o fenômeno da dependência química ou de nossas formas de tratamento, continue navegando em nosso blog!

Nós ligamos para você