Estamos aqui 24h

é só clicar

Afinal, quanto custa uma clínica psiquiátrica?
Publicado em: 19 de agosto de 2020

Atualizado em: 17 de fevereiro de 2022

Afinal, quanto custa uma clínica psiquiátrica?

A pergunta sobre quanto custa uma clínica psiquiátrica é bastante comum entre os familiares de dependentes químicos que estão considerando o tratamento especializado como opção.

Minha resposta é sempre a mesma: mais do que os valores, em si, antes é preciso conhecer o serviço oferecido e entender que modalidade de suporte ele disponibiliza.

Afinal, estamos falando de um processo complexo, que envolve não apenas inibir o consumo de álcool e drogas, mas também garantir o desenvolvimento de habilidades que ajudem o adicto a retomar o controle da própria vida.

Ao longo do artigo, abordando justamente essas e outras questões, eu mostro os tratamentos oferecidos aqui no Grupo Recanto, o tempo de duração e também o aspecto financeiro com o qual você também se preocupa.

Siga acompanhando.

Como uma clínica psiquiátrica funciona?

A clínica psiquiátrica é, antes de mais nada, um espaço de resgate. 

Nela, o paciente recebe o cuidado especializado que necessita para enfrentar um momento de crise e fazer a abordagem adequada da dependência, seja ela em álcool, seja em outras drogas.

O primeiro passo é ter uma avaliação completa do quadro, incluindo a anamnese por um médico. 

Essa etapa vai permitir que o profissional conheça o histórico de saúde do adicto e possa iniciar a definição de estratégias.

Embora a fase mais associada às clínicas seja a de desintoxicação, em que pode ocorrer a chamada síndrome da abstinência, o modelo terapêutico está longe de se resumir a ela.

E é por isso que falo da internação psiquiátrica como uma oportunidade de resgate. 

Apenas garantir o afastamento das drogas por um período não seria suficiente para evitar recaídas.

Não por acaso, todo o trabalho que realizamos no Grupo Recanto tem também foco na promoção de qualidade de vida e da capacidade do interno de criar mecanismos para superar a dependência, dia após dia.

Isso envolve um cuidado multidisciplinar, no qual estão presentes médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, consultores em dependência química e instrutores de meditação e yoga.

É sobre oferecer um local seguro e de acolhimento, de maneira que o paciente se sinta pronto para dar os primeiros passos na luta contra o vício.

Ao mesmo tempo em que o tratamento é individualizado e respeita às especificidades de cada um, ele também conta com um componente coletivo, ao ressignificar ações tão simples quanto escutar e interagir como forma de crescer.

Quais são os tipos de tratamentos oferecidos por uma clínica psiquiátrica?

Com o passar dos anos e a experiência no tratamento de pacientes com dependência química, desenvolvemos aqui no Grupo Recanto um modelo baseado em um tripé de abordagens.

Tudo começa pela construção de uma relação de confiança, tanto com os internos quanto com os seus familiares, que são vistos como uma mesma unidade de cuidado.

A partir daí, é possível desenvolver as três estratégias que descrevo a seguir.

Aconselhamento

A proposta de aconselhamento busca superar uma antiga visão moralista, que colocava o abuso de álcool e de outras drogas como uma falha de caráter.

Ele tem como foco a abordagem biopsicossocial, que oferece um tratamento mais humanizado e também individualizado, baseado em protocolos com respaldo científico.

Aqui, o paciente é considerado em seu contexto biológico, psicológico e social.

Isso envolve pensar questões bioquímicas e genéticas, assim como condições físicas, personalidade, relações familiares, nível de sociabilidade e padrão de vida.

O objetivo é permitir que o interno desenvolva um estado de consciência que faça com que ele compreenda quais são as suas limitações diante da doença crônica que vivencia.

O propósito está, então, em trabalhar a sua capacidade de recuperação por meio do desenvolvimento da autopreservação e da capacidade de se responsabilizar por suas ações.

Terapia Racional Emotiva (TRE)

Entendendo a psicoterapia como mais um elo essencial do tratamento, o Grupo Recanto adotou o método da TRE, uma abordagem ativa, que trabalha os problemas atuais do paciente – o que permite visualizar resultados em um período mais curto de tempo.

O seu princípio norteador é considerar que não são as situações pelas quais o indivíduo passa que geram desordens comportamentais e emocionais, mas sim o modo como a realidade é interpretada por ele.

Portanto, na TRE, o paciente é convidado a lidar com as crenças irracionais que desenvolveu, de maneira a criar uma consciência mais realista não só sobre os seus comportamentos, mas também em relação aos seus sentimentos.

Isso permite a ele se tornar menos vulnerável às próprias emoções, o que favorece o autocontrole e a capacidade de perceber condutas que precisam ser revistas.

Um dos principais pontos de ação é sobre a forma como a raiva é desencadeada e as situações em que ela está presente.

Afinal, especialmente em um quadro de dependência, controlar esse sentimento é um passo decisivo para a recuperação e capacidade de manter os resultados já alcançados.

Com o auxílio do terapeuta, o paciente aprende a questionar a si mesmo, estabelecer metas e projetar opções para mudar o seu comportamento nos casos em que ele se mostre disfuncional.

12 passos

Por fim, eu não poderia deixar de falar sobre o programa dos 12 passos, criado nos Estados Unidos e consolidado na prática de grupos de mútua ajuda, a exemplo de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA).

O foco está em compartilhar experiências com pessoas que entendem exatamente aquilo que o indivíduo está passando. 

Tudo isso sem julgamentos ou interferências.

É sobre admitir, em primeiro lugar, a sua impotência diante da droga ou do álcool para, passo após passo, lutar pela sobriedade.

O estabelecimento de uma conexão saudável com a espiritualidade também é um aspecto central, pois permite rever valores e crenças.

É ainda sobre assumir a responsabilidade em relação às suas ações, admitindo o quanto elas podem ter prejudicado não apenas a si mesmo, mas também aos outros.

O modelo deu tão certo que é mundialmente reconhecido não apenas para o tratamento do alcoolismo e da dependência química, mas para diversos outros tipos de comportamentos compulsivos.

Veja quais são os passos propostos:

  1. “Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que tínhamos perdido o controle sobre as nossas vidas.”
  2. “Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.”
  3. “Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.”
  4. “Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.”
  5. “Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.”
  6. “Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.”
  7. “Humildemente, pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.”
  8. “Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.”
  9. “Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras.”
  10. “Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, admitíamos prontamente.”
  11. “Procuramos, por meio de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós e o poder de realizar essa vontade.”
  12. “Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.”

Cada um deles ajuda a guiar o dependente em seu caminho permanente de recuperação, deixando para trás comportamentos que levam ao risco de recaídas.

Como é a internação em uma clínica psiquiátrica?

A longa descrição que fiz sobre os tratamentos é também um reflexo da complexidade envolvida.

No dia a dia, as abordagens que apresentei são aplicadas de modo simultâneo, de forma a permitir que o paciente pense não apenas no período em que está internado, mas também crie um plano para o pós-tratamento.

O acompanhamento ainda pode exigir a administração de medicamentos, conforme avaliação médica do quadro específico da pessoa.

É incentivado também o desenvolvimento de atividades físicas e lúdicas, que criam um novo propósito e desviam o foco do consumo de álcool e drogas.

Mesmo quando a internação ocorre de maneira involuntária, todo o trabalho realizado busca mostrar ao paciente os prejuízos causados pelo uso abusivo de substâncias psicoativas, de modo que ele próprio perceba a importância do tratamento e manifeste o desejo de mudar.

Quanto tempo pode durar a internação?

Considerando a quantidade de etapas e pontos específicos que envolvem o tratamento completo da dependência, o Grupo Recanto desenvolveu um modelo com duração determinada em seis meses.

Acreditamos que esse é o tempo necessário para que o paciente possa ser atendido em todas as frentes necessárias para a sua posterior ressocialização.

Quanto custa a internação de um dependente químico?

O valor da internação aqui no Grupo Recanto é determinado com base em um tratamento completo, com duração de seis meses, conforme já expliquei. 

Os preços são informados e alinhados no momento em que a proposta de contrato é apresentada.

Quais serviços estão inclusos no preço?

A qualidade nos serviços oferecidos sempre foi uma das minhas principais preocupações. 

Não por acaso, estou constantemente em busca do que há de melhor no mercado e na ciência para trazer às unidades.

Para entender o valor cobrado pelo tratamento, é importante olhar para os serviços inclusos.

Acomodação

Um local para o tratamento da dependência química precisa oferecer conforto e segurança, características fundamentais para que a família e o próprio paciente se sintam verdadeiramente acolhidos.

É por isso que as acomodações contam com estrutura completa de hotelaria, incluindo piscina, campo para atividades esportivas, academia ao ar livre, unidade hospitalar e uma frota de ambulâncias disponível 24 horas por dia.

Atividades recreativas e exercícios físicos

É por conta da estrutura oferecida que os internos conseguem desenvolver inúmeras atividades que não só preenchem o dia e tornam a estadia mais completa, mas também ajudam a criar novos prazeres na rotina.

Além disso, praticar esportes também é uma forma de eliminar toxinas por meio do suor.

Alimentação

Manter uma dieta equilibrada, principalmente durante o período de desintoxicação, ajuda o organismo no seu processo de eliminação de toxinas e ainda evita que ele seja sobrecarregado.

Aqui, esse cuidado é garantido por uma equipe que conta com a supervisão de nutricionista.

Atendimento especializado

Um dos pontos centrais de todo o tratamento que oferecemos é a formação de uma equipe multidisciplinar, preparada para dar um suporte completo e especializado em saúde mental e dependência química.

O time técnico é composto por mais de 100 profissionais, preocupados com o atendimento humanizado e a supervisão cuidadosa que se transformaram em verdadeiras marcas por aqui.

Conclusão

Sei o quanto o custo de uma clínica psiquiátrica pode pesar no orçamento de uma família. 

Justamente por isso, entendo as inúmeras perguntas que recebo sobre valores e tempo de tratamento.

No entanto, também acho importante ressaltar que a internação é uma oportunidade de recomeço para o dependente químico

Durante esse processo, ele recebe não só uma chance de retomar a sua vida, mas também o suporte necessário para fazer acontecer.

Diariamente, vejo o quanto vislumbrar essa possibilidade de mudança pode fazer a diferença na vida de quem luta contra a dependência, uma doença de caráter crônico ainda cercada por inúmeros preconceitos.

Caso você tenha chegado ao fim do artigo com dúvidas sobre o assunto ou queira dar o primeiro passo para o tratamento e o resgate de quem ama, aproveite para preencher o formulário abaixo e receba o contato da equipe do Grupo Recanto.

Nós ligamos para você