Estamos aqui 24h

é só clicar

Entenda como funciona uma casa de recuperação
Publicado em: 01 de setembro de 2020

Atualizado em: 07 de abril de 2022

Entenda como funciona uma casa de recuperação

A casa de recuperação, como o nome sugere, é um espaço de reabilitação do dependente químico.

Como tal, representa uma das saídas mais completas no tratamento de indivíduos com histórico de uso abusivo e contínuo de álcool e drogas.

Isso porque, além de tratar do vício em si, oferece todo o suporte necessário para que o paciente retome o controle da sua vida e tenha um processo de reinserção na sociedade mais tranquilo e duradouro.

Os próprios familiares e amigos de adictos, impactados indiretamente pela doença e muitas vezes reticentes à internação, com o tempo, percebem essa como uma oportunidade única de resgate.

Se você tem dúvidas e certo receio para promover a internação de um dependente químico próximo de você, vale fugir de qualquer tipo de preconceito e buscar informação e conhecimento, exatamente como está fazendo agora, lendo este texto.

Ao longo do artigo, vou falar sobre como funciona uma casa de recuperação, trazendo um pouco da minha experiência na administração do Grupo Recanto para desmistificar temas relacionados.

Acompanhe até o final.

O que é uma casa de recuperação?

A casa de recuperação é um espaço de reabilitação para dependentes químicos e alcoolistas, onde o foco está em dar suporte ao adicto em um momento de crise e afastá-lo do consumo de substâncias psicoativas.

A extensão dos serviços oferecidos e a abordagem utilizada, no entanto, são próprias de cada local.

Aqui, no Grupo Recanto, adotamos um modelo que une estrutura física completa, equipe multidisciplinar especializada e abordagem humanizada e individualizada.

Ou seja, cada detalhe é pensado para proporcionar conforto, acolhimento, segurança e qualidade de vida – aspectos que costumam ser negligenciados na rotina de quem tem o vício em álcool ou outras drogas.

Qual é o objetivo de uma casa de recuperação?

Como não poderia deixar de ser, uma casa de recuperação tem como principal objetivo tratar a dependência química e devolver a qualidade de vida e o bem-estar dos seus pacientes.

Então, não estou falando apenas de um espaço em que ocorre o afastamento físico do álcool e das drogas. 

O foco, pelo menos aqui no Grupo Recanto, é oferecer novos propósitos aos pacientes e permitir que conheçam as suas próprias limitações diante da doença.

É bem verdade que recaídas podem acontecer, hipótese que costumo abordar com os familiares e amigos dos internos, mas sempre reforço que todo o trabalho é realizado para minimizar as chances de que isso ocorra.

No final das contas, é sobre devolver a autonomia dos nossos pacientes, para que eles sejam capazes de tomar decisões mais acertadas, que os coloquem longe de situações-limite.

Para que tudo isso seja possível, incentivo a participação de familiares e amigos como parte fundamental do tratamento.

Quais são os tipos de internação em uma casa de recuperação?

Sei que a decisão de internar alguém que se ama em uma casa de recuperação não é fácil.

Porém, se faz necessário considerar o momento vivido e enxergar a internação como uma forma de dar o suporte que a pessoa tanto precisa.

Muitas vezes, ela pode negar e dizer que e é exagero. Mas, por mais difícil que seja, é importante fazer a escolha certa. 

A seguir, apresento os três tipos de internação e as suas especificidades.

Internação voluntária

É o modelo ideal, que ocorre quando o próprio dependente químico reconhece que não consegue abandonar o vício sozinho e, por isso, decide procurar ajuda ou permite que outras pessoas o encaminhem a uma internação.

Internação involuntária

Nesse tipo, a internação é realizada por terceiros, normalmente um familiar, e sem o consentimento do dependente – daí o nome involuntária.

A solicitação pode ser feita em uma consulta da família com o médico, em que o caso é narrado e o profissional elabora um laudo, atestando a necessidade de recorrer a essa alternativa.

Internação compulsória

Aqui, a solicitação formal da internação é feita por um juiz. Ela independe da autorização de familiares e do próprio paciente.

O pedido leva em conta um laudo médico, que atesta que o dependente não tem controle das suas capacidades físicas e psicológicas, representando um risco para si e para os demais.

Como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos?

Cada casa de recuperação tem as suas próprias diretrizes, assim como os seus tipos de tratamento e serviços oferecidos.

Para explicar como funciona esse espaço de reabilitação, tomo como base a realidade do Grupo Recanto.

Fases do tratamento

Aqui, dividimos o tratamento da dependência química em três etapas distintas e complementares. 

O tripé é composto por acompanhamento biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva (TRE) e Programa de 12 Passos.

Acompanhamento biopsicossocial

É uma linha de tratamento que prevê a abordagem mais humanizada e individualizada do paciente, elaborada com base em protocolos científicos.

O método consiste em tratar cada pessoa considerando as suas particularidades biológicas, psicológicas e sociais. 

Ou seja, na hora de avaliar um quadro, levamos em conta aspectos genéticos, personalidade, padrão de vida, grau de sociabilidade e relação com a família, para citar alguns fatores.

Tudo isso para termos um diagnóstico mais preciso e completo, além de conseguir conscientizar o interno de seu estado de saúde e das limitações que a doença traz.

A ideia é que, assim, o próprio paciente possa se recuperar com base em princípios como responsabilidade e autopreservação.

Terapia Racional Emotiva

A TRE, como é mais conhecida, é uma abordagem criada pelo psicólogo Albert Ellis em 1956 e um dos métodos usados no tratamento da dependência química e do alcoolismo aqui no Grupo Recanto.

O seu princípio fundamental é trabalhar a consciência realista do paciente, fazendo com que ele reflita sobre as suas ações e os seus sentimentos.

O objetivo é que, com isso, o interno desenvolva a inteligência emocional e consiga ressignificar algumas crenças e atitudes que prejudicam a ele mesmo e às pessoas que o amam.

Toda a abordagem é baseada na construção de uma relação transparente e de confiança, estabelecida entre a equipe multidisciplinar e o dependente.

Programa dos 12 Passos

A terceira e última fase do tratamento proposto pelo Grupo Recanto é o mundialmente conhecido Programa dos 12 Passos.

Desenvolvido por Bill W. e Dr. Bob S., em 1935, a abordagem ficou famosa pelo seu uso massivo em grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos, por exemplo.

A proposta é que o dependente químico reconheça o vício e a sua impotência perante ele para, depois, passo a passo, conquistar a sua sobriedade.

Para isso, o indivíduo vai ter que ir em busca da sua espiritualidade, rever o seu sistema de valores e crenças, assumir responsabilidade por seus atos, reconstruir relações eventualmente abaladas pela doença e viver um dia de cada vez.

Serviços disponíveis

Para que o tripé de tratamento seja ainda mais efetivo, colocamos à disposição de nossos internos e seus familiares uma série de recursos, como exemplifico em seguida.

Acomodações

O tratamento da dependência química durar 180 dias e, por isso, a casa de recuperação precisa oferecer todas as condições para que ele se sinta acolhido e seguro.

Aqui no Grupo Recanto, contamos com uma estrutura completa de hotelaria, que inclui piscina, academia ao ar livre, campo para a prática esportiva e unidade hospitalar com uma frota de ambulâncias à disposição sempre que necessário.

Atividades físicas e recreativas

Durante o tratamento, é muito importante que o paciente tenha uma rotina intensa, para que possa manter a sua cabeça ocupada, evitando pensamentos negativos.

Não por acaso, nossa equipe conta com educadores físicos e instrutores de yoga e de meditação, para que toda atividade seja monitorada de perto.

Sem esquecer que praticar esportes também é uma maneira de eliminar toxinas pelo suor, ajudando a limpar o organismo.

Atendimento multidisciplinar

A dependência química é uma doença complexa, que necessita de cuidados múltiplos em diferentes áreas.

Para dar esse suporte, contamos com um time técnico composto por mais de 100 profissionais, todos focados em oferecer uma supervisão cuidadosa e especializada.

Assim, a equipe terapêutica é formada por médicos clínicos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, preparadores físicos, consultores em dependência química, monitores e instrutores de meditação e yoga.

Quando a internação em uma casa de recuperação é a melhor opção?

Com base na minha experiência, digo que a internação em uma casa de recuperação é a melhor opção para tratar a dependência química, especialmente quando outras abordagens ambulatoriais se mostraram insuficientes.

Casos em que sejam visíveis os prejuízos à rotina e às pessoas ao redor do adicto também têm essa indicação.

Além, é claro, de situações em que o indivíduo tenha perdido a sua capacidade de autonomia e, por isso, pode colocar a própria vida em risco.

Como escolher a melhor casa de recuperação para o seu ente querido?

Meu conselho é o mesmo sempre que me fazem essa pergunta: pesquise bem antes de tomar qualquer decisão.

Procure por alternativas que disponham de uma boa infraestrutura, com amplas áreas verdes, assistência especializada 24 horas, equipe multidisciplinar completa e outros diferencias que considerar relevante.

Vale também realizar uma visita presencial a esses lugares e conversar com os profissionais para entender as abordagens e os procedimentos adotados na clínica.

Depois, aí sim, é o momento de se inteirar sobre preços e convênios do estabelecimento.

Lembre-se: confiar no método utilizado e construir uma relação de confiança com a equipe da casa de recuperação é um passo essencial do processo. 

Do contrário, é possível que os familiares acabem se afastando, o que prejudica a reabilitação do paciente.

Perguntas frequentes sobre casa de recuperação

Enquanto gestor do Grupo Recanto, recebo diversos questionamentos a respeito das políticas adotadas.

Resolvi listar algumas delas e trazer respostas a essas perguntas frequentes – espero também tirar as suas principais dúvidas sobre assunto.

O paciente pode receber visitas?

Via de regra, sim. 

Entendo que familiares e amigos de internos são bem-vindos em nossas clínicas por constituírem parte importante do tratamento.

Afinal, eles representam o porto seguro do paciente, aquela fonte de carinho e amor incondicional.

A única ressalva que faço em relação às visitas são naqueles quadros em que a presença de outras pessoas não é saudável para o dependente, causando desconforto ou agitação.

Quanto tempo leva a recuperação de um dependente químico?

Essa é uma pergunta complexa, cuja resposta pode depender de uma série de variáveis. 

No Grupo Recanto, com base em nossa experiência, desenvolvemos uma abordagem com duração de seis meses.

Nós acreditamos que esse é o tempo ideal para que o paciente receba o suporte devido e possa dar início ao seu processo de ressocialização.

Clínica de recuperação gratuita ou particular: qual a melhor opção?

Eu, particularmente, não gosto de estabelecer esse tipo de comparação. 

Acredito que tanto clínicas de recuperação gratuitas quanto particulares podem oferecer o suporte necessário para o tratamento do dependente químico.

A dependência química tem cura?

A dependência química é uma condição crônica e, portanto, não tem cura.

No entanto, isso não quer dizer que ela não possa ser tratada e que o indivíduo não consiga ter uma vida normal após realizar o tratamento adequado.

Aliás, esse é o nosso principal objetivo por aqui: devolver o propósito e a alegria de viver aos dependentes químicos.

Mas, como diz a própria abordagem do Programa de 12 Passos: um dia de cada vez.

Conclusão

Sei que nunca é fácil tratar sobre qualquer assunto relacionado à dependência química, como é o caso das casas de recuperação.

Ainda assim, acho importante abordar o tema com o máximo de naturalidade possível, pois, mesmo acompanhada de mitos, tabus e preconceitos, essa doença crônica pode ser encarada de maneira mais humana.

Aliás, a informação me parece a principal chave para superar estereótipos e garantir aos pacientes o tratamento necessário. 

Então, deixo o convite para que você siga acompanhando as atualizações aqui do blog do Grupo Recanto.

Para saber mais informações a respeito das nossas instalações e metodologias, entre em contato conosco por meio do formulário e aguarde o retorno.

Quem sabe não podemos ser aquele braço amigo que se estende no momento em que mais se precisa?

Nós ligamos para você