Estamos aqui 24h

é só clicar

Drogas no Nordeste: Entenda o problema e conheça o tratamento
Publicado em: 12 de janeiro de 2022

Atualizado em: 27 de dezembro de 2023

Drogas no Nordeste: Entenda o problema e conheça o tratamento

As drogas acompanharam a história da humanidade, desde seu uso em rituais e medicamentos.

A diferença é que representam um grande perigo atualmente, pois hoje elas possuem o poder de levar as pessoas para caminharem exatamente em direção a dependência química.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 da UNODC, a pandemia de Covid-19 potencializou o consumo e a procura por drogas, desta forma, 275 milhões de pessoas fizeram uso de drogas no ano de 2020.

36 milhões manifestaram transtornos psiquiátricos relacionados ao uso de drogas.

No Brasil não foi diferente, como a região Nordeste em que muitas pessoas recorrem ao consumo de drogas o que acaba por manter esse ciclo de proliferação das drogas.

Uma prova disso, foi a pesquisa realizada pelo Lenad em 2012 onde foi visto que 40% do consumo de Crack e outros derivados da cocaína se concentravam no Nordeste.

Para melhor entender como essas substâncias podem representar um grande perigo e como elas afetam quem as usa, primeiro se faz preciso entender o que são as drogas, além de muitas questões importantes!

Entenda mais sobre o problema das drogas no Nordeste neste artigo!

O que são drogas?

drogas no nordeste


As drogas podem ser definidas como todo tipo de substância que é capaz de provocar alterações nas funções e estruturas cognitivas, fisiológicas e comportamentais das pessoas que as consomem.

Uma substância não precisa afetar todas essas áreas para ser considerada uma droga, apenas uma delas já basta, o que acontece é que frequentemente as drogas atingem diferentes áreas do organismo.

Dessa forma, tanto substâncias nocivas quanto benéficas são englobadas como drogas, a diferença é que os fármacos, aos quais nos referimos como medicamentos ou remédios rotineiramente, alteram nosso organismo buscam o benefício de funções deficientes ou tratar algum tipo de doença.

As drogas também conhecidas como substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas, como álcool, nicotina e maconha, são famosas por trazerem efeitos recompensadores de início, mas, acabam por alterar a estrutura e funcionamento do organismo de maneira negativa podendo deixar sequelas sejam elas a curto ou longo prazo a depender de cada pessoa.

Leia também: O que leva uma pessoa a usar drogas: entenda os motivos!

Leia também: Dependência de drogas: Causa, sintomas e tratamentos

Principais tipos de drogas

As drogas possuem diversos tipos de classificação devido aos seus efeitos no Sistema Nervoso Central.

Começando pela definição de drogas lícitas e ilícitas: as drogas lícitas são aquelas que possuem apoio da sociedade para seu uso e consumo, assim, são permitidas por lei para maiores de 18 anos. Já as drogas ilícitas não são permitidas por lei e possuem sua comercialização proibidas. 

Com relação ao efeito causado no sistema nervoso central, existem três tipos, estimulantes, depressoras e alucinógenas.

As drogas de efeitos estimulantes, aceleram as funções cognitivas do SNC, frequentemente deixando a pessoa agitada e em estado de euforia. 

Exemplos de drogas como essas são: cocaína e anfetaminas.

Drogas de efeitos depressivos funcionam de forma contrária às drogas estimulantes, pois atuam diminuindo a intensidade das funções cognitivas do SNC, deixando a pessoa mais lentificada, com diminuição das sensações e dos reflexos, assim como percepção e atenção. 

Exemplo são: Álcool, opiáceos, inalantes/solventes, ansiolíticos e barbitúricos.

Há ainda as drogas alucinógenas, também chamadas de psicoativas ou perturbadoras, alteram o SNC diretamente na percepção e nos sentidos, causando alucinações, delírios e perda de julgamento sobre a realidade. 

Exemplos são: LSD, Maconha, ecstasy, MD, alguns chás de cogumelos.

Com relação a sua origem, podemos destacar que são categorizadas como: Natural, sintética e semi sintética.

A natural é aquela que é extraída diretamente da natureza, as drogas sintéticas são inteiramente sintetizadas e produzidas de forma artificial em laboratório, as semi sintéticas são produzidas em laboratório, porém, com a presença de substâncias naturais em sua composição.

Por último, as drogas podem ser divididas de acordo com o tipo de ação que tem no organismo, sendo drogas de efeito específico e drogas de efeitos gerais.

As drogas de efeito específico atuam sobre áreas específicas do organismo, ou procuram provocar um único efeito, já as drogas de efeito geral, possuem múltiplos efeitos e em diferentes áreas do corpo.

Panorama sobre o uso de drogas no Nordeste

Durante o segundo levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil feito pelo Lenad em 2005, concluiu-se que 27,6% da amostra de população já tinha usado algum tipo de droga (exceto álcool e cigarro) durante a sua vida na região Nordeste.

Dessas pessoas, 24,7% já se encontravam em estado de dependência, sendo o álcool a droga com maior taxa de dependência, apresentando 13,8%.

A região nordeste representa uma área que possui um grande número de pessoas dependentes de drogas, principalmente as mais nocivas e de alto impacto, como o crack.

Pois, essas drogas no Nordeste são mais baratas e possuem efeitos imediatos fortes, ainda que causem bastante malefícios, muitos nem sabem o que estão usando.

Como vimos até 2012, o Nordeste concentra 40% do uso do Crack do país, mas e com relação às outras drogas?

Separei alguns dados sobre o uso de drogas no Nordeste do Brasil.

De acordo com o terceiro levantamento nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira, realizado pela Fiocruz, 65,4% dos nordestinos entre 12 e 65 anos fizeram uso do álcool durante a vida ou nos últimos 12 meses em relação ao momento da coleta de dados em 2015.

Por fim, 2% apresentaram sintomas de dependência ao álcool e 0,7% sinais de dependência de outras drogas no Nordeste.

Consequência das drogas

Existem diversas consequências para o uso de drogas, embora elas possam variar de acordo com a substância, o tempo de uso que a pessoa fez e a forma que foi consumida.

O uso indevido das drogas no Nordeste, ou qualquer outro lugar do mundo, pode acarretar diversos problemas, de modo que afeta a saúde, o estilo de vida e as condições em que a pessoa vive.

Veja abaixo alguns dos prejuízos que a droga pode causar na vida de quem faz o seu uso e de quem já se tornou dependente!

Prejuízos a saúde

drogas usadas no nordeste

As drogas podem trazer diversos prejuízos à saúde de quem as usa, agora seus efeitos específicos dependem de cada droga usada, pois afetam áreas diferentes do organismo e da mente.

Álcool: Pode levar a lesões em órgãos como, fígado, rins, estômago e coração, assim como a danos cognitivos e neurológicos, inclusive facilita o aparecimento de câncer nessas áreas, podendo levar também a quadros de demência.

Maconha: A maconha é muito conhecida pelo seu efeito relaxante, mas também pode levar a alterações de funções cognitivas, como memória e percepção, despersonalização, aumento do risco de desenvolvimento de transtornos mentais como a esquizofrenia por exemplo, doenças pulmonares, impotência, infertilidade e mudanças na personalidade.

Cocaína: É conhecida por seu forte efeito estimulante, justamente por isso pode causar doenças vasculares e do coração, acentua a irritabilidade e agressividade, causa perda de capacidade de análise e concentração, delírios, problemas dentários, assim como provocar transtornos psicóticos.

Crack: Essa droga é uma das mais devastadoras, não é à toa que existe tanto medo e mitos sobre ela, seus efeitos são ainda mais potentes que os da cocaína, gerando um alto risco de dependência já em seu primeiro uso. 

Em geral as drogas podem ocasionar: Infarto do miocárdio, espasmos musculares, convulsões, problemas e disfunções sexuais, ataques epilépticos, derrame cerebral, danos cognitivos em todas as áreas, problemas pulmonares e cardíacos, como sangramento pulmonar e o pulmão de crack.

Portanto, as drogas sejam elas quais forem, representam riscos à saúde da pessoa, e por mais que seus efeitos imediatos sejam prazerosos, suas consequências representam um perigo podendo modificar a vida da pessoa de forma devastadora, gerando diversos problemas, veja alguns deles logo abaixo. 

Problemas sociais

O uso de drogas no Nordeste também é responsável por problemas sociais além dos prejuízos à saúde física e mental da pessoa, é comum sobretudo naqueles em situação de dependência que a pessoa comece a afastar tudo e todos, passando a se isolar.

Quanto mais a pessoa se afunda no uso de drogas, acaba se descuidando em questões de aparência e de higiene, pois, passa a realizar apenas o necessário para o consumo e sua mente gira em torno da droga, podendo inclusive passar dias fora de casa. 

Restringe-se também o ciclo de amizade, passando a andar e sair apenas com aqueles que também fazem uso de drogas, e com o passar do tempo a depender da pessoa e do tipo de substância, o seu círculo social pode acabar se restringindo somente para o consumo dentro de casa de forma isolada ou em locais onde possa ficar sozinho.

A família também é afetada e aqueles próximos à pessoa, uma vez que modifica tanto os pensamentos quanto os comportamentos da pessoa, deixando ela mais agressiva, além de fazer coisas que não faria antes.

Além disso, com o agravamento da dependência das drogas cada relação que a pessoa tenha, seja amorosa, relação de trabalho ou familiar a pessoa não consegue dar a devida atenção e importância que de fato possuem, em razão dessas substâncias.

Leia também: Codependência Familiar no processo de cura do dependente químico

Leia também: Tipos de famílias que podem empurrar para a dependência química

Impactos econômicos

A pessoa com dependência de drogas trará também déficits financeiros para si e para os outros ao seu redor, isso pode acontecer, pelo simples motivo de que manter a vida de consumo é um custo com a qual a pessoa tem de arcar, mas, que uma hora ou outra se tornará maior do que o que a pessoa pode manter.

Conforme o tempo passa, os sinais de dependência começam a aparecer, trazendo prejuízos financeiros, é comum que nessa fase a pessoa perca o emprego por apresentar um comportamento diferente do qual tinha antes. 

Com isso, a pessoa pode chegar a ficar zerada, sem dinheiro nenhum, devido às muitas dívidas e que mesmo assim deseje fazer o uso, para isso ela pode começar a penhorar e vender seus pertences e os pertences de sua casa para conseguir dinheiro ou mesmo trocar por droga diretamente.

Essas pessoas nessa situação costumam também pedir dinheiro emprestado a conhecidos e acaba demorando a pagar ou não pagam devido ao acúmulo de dívidas que se formam, pela necessidade de se consumir drogas.

Como ajudar um dependente químico

Quando a pessoa se encontra em situação de dependência química é normal que seus familiares e amigos se encontrem em desespero procurando por formas de como ajudá-lo.

Porém, existem inúmeras maneiras de realizar essa tarefa, desta forma, é preciso saber como ajudar e o que precisa ser feito.

Um dos aspectos mais importantes é uma conversa séria e honesta com a pessoa sobre sua situação, as atitudes que ela está tendo em relação a si mesmo e em relação às suas obrigações.

Durante essa conversa é importante incentivar a busca por tratamento e falar sem julgar, procurar acolher e escutar o que a pessoa tem a falar, de forma que a pessoa entenda que pode confiar com quem está falando.

Estabeleça os limites que o dependente químico pode ter na relação e nos comportamentos toleráveis, de maneira que mostre que se importa com a pessoa, mas que não gosta dos comportamentos quando em consumo da substância.

Procure também se informar sobre a doença da dependência química, os sintomas que ela causa, formas de tratamento, ocorrências mais comuns e como os dependentes ficam sem tratamento.

Quanto mais se informar, mais poderá fazer para ajudar a pessoa que ama.

Leia também: Clínica de reabilitação: o que é, para que serve e tipos de internação

11 sinais de que o dependente químico precisa de internação

pessoa usando drogas
  • Falta de cuidado com a higiene;
  • Isolamento social;
  • Troca de ciclo de amizade;
  • Mudança de rotina por conta das drogas;
  • Mudanças de humor, principalmente agressividade;
  • Perda ou Ganho de peso de forma rápida e progressiva;
  • Começar a pedir dinheiro de outros para comprar a drogas;
  • Sair por vários dias e só voltar depois de muito tempo, para comer e dormir;
  • Problemas com sono (Hipersonia ou insônia).
  • Realizar crimes para saciar sua sede pela droga;
  • Mentiras cada vez maiores e sem remorso.

Esperança na recuperação

O consumo de drogas no Nordeste muitas vezes está ligado a condições de vulnerabilidade social, como a pobreza e a falta de acesso a oportunidades educacionais e profissionais. A desigualdade econômica na região pode criar um ambiente propício para o envolvimento com substâncias ilícitas como uma forma de escape ou enfrentamento das dificuldades cotidianas.

No entanto, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas para enfrentar esse problema de maneira holística. Programas de prevenção nas escolas, campanhas de conscientização e projetos de inclusão social têm se mostrado eficazes na redução do consumo de drogas entre os jovens nordestinos. Além disso, é fundamental fortalecer políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades, o que pode contribuir significativamente para a prevenção do uso de drogas.

A recuperação de pessoas afetadas pelo consumo de drogas no Nordeste também demanda uma abordagem abrangente. A criação de centros de tratamento e reabilitação, com equipes multidisciplinares compostas por profissionais de saúde, assistentes sociais e psicólogos, é crucial para oferecer suporte integral aos indivíduos em processo de recuperação.

Além disso, é importante desmistificar a ideia de que a dependência química é irreversível. A educação sobre saúde mental e o combate ao estigma em relação às pessoas que enfrentam esse problema são passos importantes para criar uma sociedade mais solidária e acolhedora.

A colaboração entre governos, organizações não governamentais e a sociedade civil é essencial para promover a recuperação e prevenir o uso de drogas no Nordeste. Ao investir em estratégias de prevenção, tratamento e reinserção social, é possível construir um cenário mais promissor para aqueles que enfrentam o desafio da dependência química.

Drogas no Nordeste: Onde internar um dependente químico

Diante do problema da dependência química e verificado a necessidade de internação, surge outra dúvida, onde internar alguém viciado em drogas no Nordeste?

Dentre as várias clínicas que existem, é preciso ir atrás de uma que realmente ajude e que possua um tratamento que comprovadamente ofereça aquilo que o dependente químico precisa.

Para isso, saiba que nós do Grupo Recanto estamos altamente preparados para qualquer tipo de dependência química, já contamos com mais de 13 anos de experiência e com um modelo de tratamento diferente das outras.

Nossas clínicas ficam localizadas em dois estados do Nordeste, uma unidade do Grupo Recanto em Aracaju, Sergipe e outras duas unidades em Pernambuco, da qual uma delas é totalmente destinada ao cuidado feminino para dependência química e outra é a clínica de recuperação masculina do Grupo Recanto.

Mas por que escolher nós do Grupo Recanto para internar seu ente querido?

Somos uma clínica experiente no mercado, no Nordeste somos uma das referências no tratamento da dependência química, por meio de nosso tratamento já foram transformadas mais de 3500 vidas, das quais agora seguem um novo estilo de vida sem o uso de qualquer tipo de drogas.

Possuímos diversos profissionais para que cada aspecto da doença seja tratado, disponibilizamos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, consultores em dependência química, educadores físicos e psicólogos, entre outros.

Desta forma, conseguimos abranger o campo biopsicossocial, assim como sermos pioneiros na utilização de pessoas com conhecimento teórico e empírico sobre a dependência química para um melhor tratamento.

Conclusão

O cenário das drogas no Nordeste infelizmente tem crescido e neste momento, tudo o que podemos se encontra ao nosso alcance é lutar para fazer a diferença e ajudar aquelas famílias que estão à procura de uma saída para o sofrimento vivido por conta da dependência química.

A forma que encontramos de ir contra a corrente que perpetua a dependência química, foi tratar biopsicossocialmente cada indivíduo para que ele se recupere de suas feridas e angústias e possa seguir um novo estilo de vida em que não precise mais das drogas para ser feliz.

O caminho não é fácil, apesar de que muitos tentam fazer parecer, mas, a dependência química traz dor para a pessoa e para seus familiares e amigos, afetando integralmente a vida de todos os envolvidos.

Não existe uma cura definitiva para esse problema, contudo, há tratamento e de modo eficiente, se estiver precisando de ajuda, fale conosco ou procure uma de nossas unidades.

Nós ligamos para você