Estamos aqui 24h

é só clicar

Dependência de drogas: Causa, sintomas e tratamentos
Publicado em: 16 de setembro de 2021

Atualizado em: 10 de agosto de 2022

Dependência de drogas: Causa, sintomas e tratamentos

Talvez você já tenha ouvido falar da dependência de drogas, mas não saiba exatamente o que é e o que faz com a pessoa. 

Fique tranquilo que com o decorrer do texto irei lhe explicar.

A dependência de drogas seja ela qual for: medicamentos, álcool, cigarro, maconha, crack, cocaína, LSD, MD, êxtase; são consideradas tipos de dependência química.

Essa dependência é conhecida pela vontade insaciável e obsessiva de consumir determinada substância e quando a consome faz isso de maneira compulsiva.

A dependência de drogas é uma doença e pode causar sérios danos físicos e psicológicos se não for tratada, entenda mais a seguir!

O que é a dependência de drogas?

A dependência de drogas se caracteriza pela forma como a pessoa se relaciona com determinada substância, de modo que é regida pela obsessão e compulsão pela droga.

A pessoa tenta parar de consumir, mas não consegue devido aos sintomas e sinais que sente ao ficar em abstinência, ocorrendo a chamada síndrome de abstinência.

A dependência pode tanto ocorrer pelo uso prolongado ou abusivo de drogas. 

Uso prolongado é aquele que acontece com o passar do tempo, meses, anos, ou seja, pela constância; o uso abusivo não é constante, porém quando a pessoa consome sempre exagera e extrapola seus próprios limites.

A dependência química se configura como uma doença biopsicossocial e também uma doença crônica, que atinge não só o portador, mas também a família e amigos.

E segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2021, 275 milhões de pessoas consumiram no mundo, sendo desses 36 milhões sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

Drogas lícitas

As drogas lícitas são aquelas que são permitidas por lei a sua comercialização e consumo, desde que seja maior de 18 anos, dentre elas podemos citar os remédios, álcool e cigarro.

Mesmo sendo drogas legalizadas, o mal uso pode também levar à dependência. 

Sendo o álcool e o cigarro as drogas mais consumidas em todo o mundo e o índice de medicamentos sendo usados de forma indevida aumentando ano após ano.

O álcool é responsável por mais de 3 milhões de mortes por ano no mundo, sendo assim 5,3% das mortes globais, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da saúde), e o cigarro causa a morte de mais de 8 milhões de pessoas, segundo dados da OMS (Organização mundial da saúde).

Mesmo sendo drogas legalizadas não quer dizer que não geram malefícios. 

Além de dependência essas drogas, podem ocasionar outros transtornos e facilitar o desenvolvimento de doenças crônicas, tais como diversos tipos de câncer e doenças cardiorrespiratórias.

Drogas ilícitas

As drogas ilícitas são aquelas que tem seu comércio e consumo proibidos, porém que continuam a ser vendidas de modo ilegal, as mais conhecidas são: 

A maconha, a cocaína, o crack, o LSD e o ecstasy; ainda existem outras menos consumidas, mas que possuem seu espaço no mercado como Quetamina, Purple drank e Ayahuasca.

O relatório mundial sobre drogas de 2021 afirmou também que a pandemia acentuou e aqueceu o mercado clandestino dessas drogas.

O mercado das drogas teve uma rápida recuperação durante a paralisação da pandemia de Covid-19, aumentando assim as rotas de tráfico já existentes e aproveitando a necessidade das pessoas por estarem isoladas do consumo de drogas ilícitas.

A maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo e também a terceira mais consumida no geral, segundo o relatório mundial sobre drogas de 2020 analisou o consumo durante o ano de 2018 e foi analisado que 192 milhões de pessoas fizeram uso da cannabis e seus derivados.

O uso de medicamentos a base de opióides tem crescido no mundo, muitos desses medicamentos são de uso restrito ou proibido, o uso de drogas opióides no mundo chega à marca de 58 milhões de pessoas.

A dependência de drogas no Brasil

pessoa com dependência de drogas

No brasil a dependência de drogas afeta pessoas de todas as idades e classes, seja ela pelo álcool, cigarro ou drogas ilícitas. 

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em 2019 mostra que 34% dos menores de idade já haviam consumido álcool e 5% do total estavam em situação de dependência, entre as drogas ilícitas 16 anos de idade é a idade média para a entrada no consumo de drogas.

Segundo essa pesquisa, as drogas que mais aparecem são a maconha, a cocaína em pó e fumável e os diversos tipos de solventes.

Esse estudo também demonstrou que a taxa etária entre 25 e 34 pessoas com curso superior costumam fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas, nos últimos 12 meses em relação a pesquisa 3,2% do brasileiro usaram algum tipo de drogas ilícitas.
A dependência de drogas no Brasil tem crescido também pela falta de uma política pública efetiva de combate à dependência, pois não adianta apenas investir em tratamento se não houver uma prevenção eficiente.

Por que a dependência de drogas é considerada um problema de saúde pública?

A dependência é um problema que não só afeta a pessoa, mas como aqueles perto dela, de modo que a possa gerar prejuízos também sociais, além de físicos e psicológicos.

Um dependente pode comprometer toda uma família e acabar por viver em situação de marginalidade, os dependentes também promovem ainda mais o tráfico de drogas e podem se envolver com o crime para manter o vício.

Desse modo, além da saúde da pessoa e de seus familiares, ainda possui uma questão social grande por trás. 

Desse modo, tratar de um dependente é também tratar de uma família e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da pessoa e de outras pessoas próximas, assim como da sociedade em geral.

Como ocorre o processo de dependência de drogas?

Não é possível falar exatamente quando começa uma dependência, pois o processo varia muito de acordo com a predisposição genética da pessoa, do tipo da droga e frequência de consumo.

Contudo, a dependência de drogas vai surgir de acordo com os aspectos biológicos, sociais e psicológicos que rodeiam a pessoa, sendo usuário ou não de alguma droga a pessoa possa se tornar um dependente no futuro.

Muitos procuram as drogas como um refúgio para suas dores, seus problemas, como fuga da realidade, por busca de prazer e liberação, e a droga pode até garantir isso, porém por um curto período de tempo e logo precisará consumir novamente.

Nesse ciclo de consumo, rapidamente a droga se torna o centro da vida da pessoa e quer fazer suas tarefas sob o efeito dela ou apenas não fazer e usar, tudo parece se tornar mais fácil e gradualmente precisará consumir mais para atingir o efeito necessário, conseguirá cada vez menos passar tempo sem usar.

Desenvolvendo tolerância e abstinência à droga, a tolerância do corpo faz com que o corpo se acostume cada vez mais com as doses e a pessoa precise ir aumentando a quantidade da substância para atingir o efeito desejado.

 A abstinência é composta por uma série de sintomas e sinais que se manifestam ao ficar longe da droga por muito tempo, fazendo com que a pessoa consuma para não ficar tendo efeitos como dor de cabeça, náuseas, tremores, sentir-se mais depressivo, dificuldade de concentração, fissura pela droga, irritabilidade e vários outros sintomas a depender da droga.

Esse processo pode ser mais acelerado ou retardado a depender da droga de uso de cada um e de fatores biológicos de predisposição.

Quando o usuário de drogas é considerado dependente químico?

É difícil entender quando exatamente começou o processo da dependência, ou seja, o usuário não percebe que está entrando nesse ciclo por mais que haja sinais, pois seu foco está deturpado pela droga.

Quando a pessoa começa a realizar suas tarefas e afazeres em função da droga ou deixar de fazê-las, a se incluir num novo círculo de amizades, ter alterações de humor mais frequentes, se irritar com facilidade e sua vida vai sendo afetada em todas as áreas.

Dessa forma, um dependente químico se configura como aquele que não tem mais o controle integral sobre si e que passa a viver e tomar atitudes em função da substância, enquanto o usuário ainda consegue manter certo controle com relação à droga.

Principais consequências da dependência de drogas

pessoa dependente de drogas

As consequências das drogas vem em todas as esferas da vida, comprometendo a saúde física e psicológica do portador, assim como gerando danos sociais ao próprio e a sua família.

As drogas facilitam o desenvolvimento de transtornos mentais, desenvolvimento de outras doenças crônicas e de comorbidades, assim como doenças transmissíveis como AIDS e hepatite.

Algumas drogas podem gerar danos cognitivos e perdas neurais com o seu uso prolongado.

O estudo sobre a área de captação epidemiológica de saúde mental (ECA) observou uma maior prevalência de abuso ou dependência de drogas nas pessoas portadoras de transtornos de humor.

Além de transtornos de humor, transtornos ansiosos e esquizofrenia são muito comuns em casos de dependência de drogas, assim como comorbidades e quadros de demências associadas ao uso prolongado de algumas drogas.

Também é comum que além da dependência de drogas, o portador se torne dependente e viciado em outras coisas, seja pela sua associação com a droga em determinados momentos ou por agir como um fator de compensação, exemplos são compulsão por sexo, compras, jogos, trabalho, tecnologia e muitos outros.

Quais são os tratamentos para dependência de drogas?

Dentre os vários tratamentos oferecidos por esse mundo, existem aqueles que são mais certificados e comprovados cientificamente e que já são usados por diversos especialistas e é desses que falarei aqui.

Desintoxicação: É um método para limpar os resíduos restantes da droga que ficaram no organismo, consiste em manter o paciente num estado de abstinência monitorado, para que passe pelos sintomas da abstinência e fique consciente e limpo para dar início a outros tratamentos.

Psicoterapias: As psicoterapias são os métodos e técnicas usados por psicólogos para tratar das dores e dos sofrimentos psíquicos dos pacientes, com relação à dependência química, tem o papel fundamental de promover a aceitação do paciente sobre a doença e sobre si, trabalhando as questões e problemas do passado que contribuíram para a vida de dependência, assim como trabalhando as questões do presente e reorganizando as crenças e pensamentos para uma vida melhor.

Medicamentos: Os medicamentos são usados durante a etapa de desintoxicação para diminuir certos sintomas ou cessá-los para que se torne um pouco mais fácil a passagem por esse momento.

Assim como também podem ser usados para tratar as comorbidades causadas pela dependência química e outros sintomas derivados, os medicamentos são usados de forma complementar no tratamento.

Grupos de apoio: Esses grupos têm o propósito de compartilhar as experiências daqueles que passaram por situações parecidas e ensinar os caminhos para uma recuperação saudável e permanecer limpo após ela, através de um sistema de passos e guiado por um conceito de espiritualidade.

Internação: Os modelos de tratamentos por internação são os usados pelas clínicas de reabilitação, onde o paciente fica recluso ao espaço fornecido pela clínica.

O dependente é atendido pelos melhores e diversos tratamentos, como terapias de grupo, psicoterapias, medicamentos, desintoxicação, laborterapia, sonoterapia, tratamentos complementares como exercícios e alimentação balanceada e muito mais.

Onde encontrar tratamento para dependência de drogas?

Falamos sobre o que é a dependência de drogas, suas causas, sintomas, consequências e tratamentos disponíveis, restou apenas lhe contar sobre onde você pode achar o tratamento adequado.

Nós da clínica Grupo Recanto estamos disponíveis para atender as demandas e desafios que um tratamento para dependência de drogas exige de forma a atender cada paciente da maneira mais humanizada possível e individualizada para tratar dos problemas específicos que a pessoa traz.

Possuímos mais de 13 anos de experiência no tratamento da dependência química com clínicas localizadas nos estados de Pernambuco e Sergipe, contamos com clínicas focadas em ambos os públicos feminino e masculino. Conheça mais sobre a Unidade Masculina do Grupo Recanto e a Unidade Feminina!

Nosso tratamento é diferenciado e contamos com uma equipe multiprofissional muito mais que capacitada para a tarefa, dentre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e muito mais.

Conclusão

A dependência de drogas afeta muito mais que apenas o portador. 

Se não for tratada pode acarretar doenças e transtornos para a família e amigos, inclusive como foi dito, é uma questão de saúde pública, pois a recuperação de um dependente possui impacto significativo na comunidade na qual está inserido.

Essa doença apenas progride quando deixada de mão, o dependente começa a se afundar nos problemas criados pela droga e arrasta junto àqueles que estiverem perto.

Porém, a dependência não é um problema irreversível, como mostrei há várias opções de tratamento confiáveis para a dependência química, de modo que a pessoa possa retornar a lucidez.

A família também desempenha papel importante seja na busca pelo tratamento ou durante ele. 

Por mais que tenha sido machucada pela pessoa é importante se fazer presente e procurar ajudar, para que no futuro após a recuperação ela repare tudo o que fez.

Nós ligamos para você