Estamos aqui 24h

é só clicar

Viciado em crack: veja como funciona o tratamento
Publicado em: 20 de maio de 2021

Atualizado em: 23 de março de 2022

Viciado em crack: veja como funciona o tratamento

O viciado em crack além de sofrer com a doença da dependência química sofre do preconceito e estigma da sociedade.

Por ser um viciado, é comumente associada a situações de sujeira e marginalidade, bem como da degradação da pessoa que passa a rodear o mesmo local, como um zumbi.

No entanto, existem tratamentos viáveis e que podem solucionar o problema do viciado em crack. 

A dependência química não pode ser curada, mas pode ser tratada e trabalhada para que a pessoa consiga se desassociar deste meio.

Para que você entenda melhor o porquê essa droga causa uma dependência tão forte, é preciso entender antes o que ela é para depois entender quais os sintomas do usuário de crack.

pedra de crack viciado em crack

O que é o crack?

O crack é um subproduto da cocaína, ou seja, é derivado dela. Porém, o crack possui resíduos sólidos, também chamados de cristais que dão as forma característica de pedra ou bola que quando aquecidos quebram e soltam o som característico que dá nome a droga.

O crack pode causar dependência física e psicológica desde o primeiro uso, pois apesar de seus efeitos serem parecidos com a cocaína, eles acontecem de forma mais forte e mais rápida. 

A substância chega ao sistema nervoso central em segundos, fazendo com que os neurotransmissores liberem os hormônios do prazer e bem-estar já em alta dose, fazendo com que a chance de dependência aconteça desde a primeira dose.

Para efeitos tão devastadores faz-se necessário tratamentos especializados e ativos sobre a dependência química.

Pois o viciado em crack pode acabar por prejudicar ou destruir os âmbitos físicos, psicológicos e sociais de sua vida com atitudes e ações por consequência da dependência.

Saiba como ajudar viciado em crack

Há certas ações e preparações que podem ser tomadas para você como um familiar ou um amigo de um viciado em crack conseguir ajudar de maneira eficaz e guiar a pessoa para uma recuperação.

Em primeiro lugar é importante que você procure se informar sobre a dependência química e modos de tratamento, bem como os efeitos da droga no organismo para poder entender parte do que o viciado em crack está passando, de maneira que venha a contribuir.

Por vezes pode parecer difícil armar algum tipo de estratégia para ajudar o viciado em crack, mas um passo importante é estabelecer uma comunicação direta com a pessoa.

Procure um momento em que possa falar com ela, de preferência em um lugar tranquilo, para oferecer ajuda e procurar entender a situação dela.

Tenha um diálogo honesto com a pessoa, porém sem colocar suas opiniões sobre ela ou julgá-la. É importante que já tenha se preparado anteriormente coletando informações que possam vir a ser úteis nesse momento.

Em seu discurso procure incentivar a pessoa e usar palavras positivas, pois palavras negativas podem ofender e desencadear comportamentos que farão com que seu esforço volte à estaca zero.

Estabeleça certos limites, isso serve principalmente para quando o viciado em crack estiver sob efeito de droga, pois você precisa demonstrar que está ali para ajudar.

Contudo também é importante que a pessoa entenda que o uso da droga tem consequências, é o que na literatura de A.A (alcoólicos anônimos) e N.A (narcóticos anônimos) chamamos de amor firme.

Só tome cuidado para não se exceder na imposição de limites, não coloque castigos ou pressione demais a pessoa, vai aconselhando e ajudando com calma, aliando isso a procura de tratamento e conversando com o viciado em crack sobre a ideia de se tratar.

Como perceber que o usuário se tornou viciado em crack?

Uma pessoa que está em estado de dependência do crack, ou seja um viciado em crack manifesta dois sintomas principais que são a abstinência e a tolerância. 

O primeiro são os efeitos gerados pelo afastamento do viciado e sua droga, quando a períodos longos sem consumo, quanto mais usar de forma intensa ou de modo prolongado o efeito da abstinência será maior.

A tolerância é a capacidade mínima de droga que o corpo precisa para realizar os efeitos desejados, com o tempo será necessário cada vez mais quantidade da mesma droga para gerar o mesmo efeito.

Além disso, viciados frequentemente sentem fissura pela droga, que é um desejo incontrolável de consumi-la.

Esses três fenômenos que acometem o viciado, fazem com que seu pensamento e comportamento mudem de forma drástica e isto resultará em sinais perceptíveis que explicarei a seguir.

O pensamento do viciado em crack ou em qualquer outra droga é baseado em seu desejo pela droga, suas ações e atitudes estarão focadas em promover o consumo.

Ele não se preocupará mais se são morais, se é permitido ou não, com o tempo a mente da pessoa ficará assim.

Padrões de comportamentos comuns nesse estado são: isolamento, afastamento do ciclo de amizades e família, descuido com higiene, agressividade e irritabilidade, perda de peso acentuada, boca e mãos frequentemente com resquícios da droga e outros fatores.

É importante dizer que nesse ponto muitos já saíram de casa ou foram expulsos. O ideal é não deixar que chegue a esse ponto.

Mas com o crack desde o primeiro uso a pessoa já pode virar dependente, logo começar a manifestar esses comportamentos.

pessoa sob efeito do crack

Quais são os efeitos do crack no corpo humano?

O crack é uma droga que afeta basicamente quase todos os sistemas do nosso organismo, muito por conta de sua rápida absorção, fazendo com que se espalhe pela corrente sanguínea ainda mais rápido, podendo afetar o sistema neurológico, respiratório, cardíaco, digestivo, imunológico, ósseo e muitos outros.

A euforia, agitação e prazer gerados pela ingestão deixam a pessoa com mais desejo de consumir a droga, e seu uso em sequência pode fazer com que o usuário não coma nem beba por muito tempo, podendo gerar desidratação, desnutrição e insônia.

Os efeitos gerados pelo crack fazem com que o usuário de crack tenha sintomas a curto prazo e a longo prazo.

A curto prazo pode gerar no usuário de crack sintomas mais simples como pupilas dilatadas, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória, náuseas, euforia, agressividade, irritabilidade; até efeitos mais sérios e prejudiciais como convulsões, alucinações, paranoias, problemas no ciclo do sono, ansiedade, sensação de pânico, psicose são alguns dos sintomas.

Os efeitos e sintomas de longo prazo no usuário de crack vem em decorrência do uso prolongado e excessivo do crack, assim como de seu uso abusivo, a maioria dos viciados em crack acabaram sofrendo de um desses efeitos: alucinações (as mais comuns são as auditivas e táteis), desnutrição e desidratação severa, parada cardiorrespiratória, pulmão de crack, danos aos rins, fígado e coração, infertilidade, transtornos mentais do humor como a depressão, psicose, aumento nas chances de desenvolvimento de esquizofrenia, delírios e morte súbita.

Quem vive sobre o efeito do crack acaba perdendo pouco a pouco a vontade de realizar outras atividades que não seja o consumo do crack.

Tanto que além da perda de apetite e privação de sono, eles entram num loop de consumo que esquecem de realizar atividades básicas como comer e dormir.

crack com outras drogas

O crack em conjunto com outras drogas

As pessoas que chegam ao crack frequentemente já são usuários de outras drogas, principalmente a cocaína, já que o crack é um derivado da cocaína.

Onde muitos do usuários migram para o crack em busca de um efeito mais forte e intenso.

Os viciados em crack costumam relatar que o efeito do crack é como um orgasmo, porém muitas vezes mais forte e prazeroso.

Então muitos não veem necessidade de consumir outras drogas para se satisfazer, contudo há aqueles que também fazem uso de outras drogas como cigarros de maconha e mesclado.

Entre os viciados em crack é comum fazer o compartilhamento de utensílios e por vezes até de cachimbos, alguns trocam drogas, como a maconha para contrabalancear o efeito do crack.

As fontes mais comuns são do cigarro de pistilo e mesclado (mistura de maconha com cocaína ou crack).

Porém essa associação é perigosa pois o crack é uma droga altamente estimulante e que pode causar alucinações. Já a maconha é uma droga alucinógena que tende a causar efeitos relaxantes e calmantes.

Ao associar as duas não só pode potencializar o efeito alucinógeno, como causar parada cardíaca por uma droga aumentar o fluxo cardíaco e pressão arterial e outra procura abaixar e deixar num estado de tranquilidade.

ajuda médica

Diagnóstico médico

É importante dizer que não existe um exame específico para se identificar a dependência ou o vício em crack.

O que se pode fazer é através de exames de urina e sangue detectar se há traços de substâncias no corpo e aliado ao histórico do paciente e sintomas que o médico venha a identificar que sejam coerentes com o quadro de dependência é que o fazem dar o diagnóstico.

Ainda que sejam pessoas viciadas na mesma droga, os sintomas e sinais que aparecem são diferentes para cada um, precisando assim o médico usar dos seus instrumentos clínicos aliados a observação e análise clínica para inferir o diagnóstico.

Desintoxicação e exames

A desintoxicação é um processo que tem como objetivo limpar o corpo do paciente da substância que lhe causa vício e dependência.

De modo que o viciado do crack fique em abstinência e seja monitorado por uma equipe de multiprofissionais da saúde que estão ali para garantir a saúde do paciente durante o processo.

O processo ocorre de maneira gradual e pode ter auxílio de medicamentos e de outros tratamentos durante o processo para amenizar os sintomas da abstinência ao crack, que envolve náuseas, dor na região do abdômen, delírios, paranoias, pensamentos obsessivos, ansiedade, inquietação e muitos outros.

É importante lembrar que os sintomas da abstinência de crack podem variar de paciente para paciente, de modo que alguns possam manifestar sintomas e outros não ou mesmo variar em intensidade.

A genética do paciente, o tempo de uso, a forma de uso e a quantidade são os fatores que influenciam nesses sintomas.

Durante o monitoramento são feitos exames para verificar o nível de crack no sangue e verificar a saúde do indivíduo, como taxas sanguíneas e exames aprofundados que a equipe ache necessário, em casos de pacientes que possuam comorbidades ou outras doenças é importante também a monitoração delas para que nada saia do controle.

Tratamento de recuperação

O tratamento de recuperação de um viciado em crack procura resolver os problemas causados pela droga nas áreas psicológica, física e social.

Quanto mais viciado a pessoa se torna, mais degradadas essas áreas ficam, então um bom tratamento tem como objetivo reestruturá-las.

Indicações de tratamento são: a psicoterapia para problemas psicológicos, medicamentos e acompanhamento médico para problemas físicos e psicológicos, grupos de autoajuda para problemas psicológicos e sociais e a internação para problemas físicos, psicológicos e sociais.

s tratamentos podem ser feitos de forma individual ou em conjunto, atualmente entende-se que o tratamento multidisciplinar e multiprofissional é mais adequado para as demandas da dependência química. 

Pessoalmente recomendo a internação psiquiátrica, pois é o meio de tratamento mais completo, que atinge e procura reorganizar as diversas área afetadas pela droga, garantindo afastamento físico da droga.

Oferecendo modelos de tratamento que compõem psicoterapias, desintoxicação, outros tipos de terapias, medicamentos, e uma equipe extensa pronta para cuidar do paciente.

Clique aqui para saber mais sobre as clínicas do Grupo Recanto!

Saída da clínica e início de uma nova vida

A saída da clínica não é o fim do tratamento, por exemplo nós da clínica Grupo Recanto possuímos um programa de prevenção a recaídas para auxiliar ao viciado em crack a se manter firme ao que aprendeu durante sua recuperação.

A fase mais difícil é a manutenção do novo estilo de vida que conseguiu após o tratamento, mas para isso existe a ajuda dos grupos de como o Narcóticos Anônimos.

Lá encontrará apoio de pessoas na mesma situação do viciado, e que o auxiliarão a manter sua vida estável.

Em sua nova vida encontrará dificuldades ainda não vistas, então é preciso um preparo aliado a dedicação e vontade de permanecer nesse estado, pela família, pelos amigos e por todos aqueles que ama, na maioria das vezes a família é que é o suporte maior.

A importância da família no diagnóstico e no tratamento

A família tem papel importantíssimo em ambas as etapas da vida do viciado, como dito no tópico sobre como ajudar um viciado em crack, é preciso incentivar o tratamento e se fazer presente em todos os momentos. 

Tenha em mente que a pessoa não irá logo de primeira querer ir a uma consulta médica que ateste que ele é viciado.

É nesse momento que se faz importante a conversa e a empatia para não julgar, aliada a persistência para continuar tentando convencer a pessoa. 

Durante o tratamento a família deve ser o apoio principal do paciente, de modo a não desencorajar o tratamento e procurar estar motivando e incentivando, estando presente quando requisitada, estando a par de como acontece o tratamento e se quando possível conversando com os encarregados do tratamento para saber no que pode ajudar.

Conclusão

O viciado em crack é muito mais do que uma pessoa que supostamente não quer nada com a vida, é alguém que precisa de ajuda, que caiu em uma armadilha que não consegue sair mais sozinho.

Por isso precisa de ajuda e uma ajuda especializada que saiba do que ele necessita.

O tratamento ocorre de modo a entender as particularidades do sujeito e entender o que o levou até esta situação, não é fácil para a família ver a pessoa sofrendo.

O grande problema é a falta de informação, por isso o primeiro passo foi tomado ao acessar esse site e ler o artigo.

É importante que se conscientize que a busca por informação nunca acaba e é preciso praticar as dicas e informações expostas aqui.

Então continue buscando e aplicando em sua vida aquilo que aqui foi exposto, para que possa ajudar aqueles que ama ou se prevenir que algo do tipo aconteça.

Para saber mais sobre os vários tipos de tratamentos e sobre a clínica de recuperação, continue acessando nosso blog!

Nós ligamos para você