Estamos aqui 24h

é só clicar

Quando Procurar um Psiquiatra: Saiba como o profissional pode ajudar
Publicado em: 23 de abril de 2021

Atualizado em: 07 de dezembro de 2022

Quando Procurar um Psiquiatra: Saiba como o profissional pode ajudar

Vivemos em um mundo propício para o surgimento de transtornos mentais, onde as pessoas ficam cada vez mais suscetíveis a esses problemas e ficam em dúvida sobre quando procurar um psiquiatra. 

O estresse, ansiedade, as diversas demandas exigidas pela sociedade, a alta competitividade e a violência, além de fatores biológicos, fazem parte de um cenário muito preocupante, pois, o índice de transtornos mentais tem aumentado de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Procurar um psiquiatra hoje em dia ainda faz parte de muito preconceito, pois, as pessoas mantêm uma falsa crença sobre esse tema, como por exemplo: “psiquiatra é coisa de gente doida”. 

Esse estigma que circula na sociedade pode acabar prejudicando a aceitação do tratamento ou diagnóstico de pessoas que precisam desse serviço. 

Diante disso, esse é um fator que precisa de mudanças, pois, é um profissional muito importante para a prevenção e promoção de saúde mental.

Priorizar a saúde mental é essencial para a promoção de uma boa qualidade de vida, por conta disso, se faz preciso estar atento aos sinais que indicam a real necessidade de realizar uma consulta com o psiquiatra. 

Ao longo desse texto vou te explicar a respeito da importância desse profissional, e como ele pode te ajudar no equilíbrio e desenvolvimento de uma boa qualidade de vida. 

A importância da atuação dos profissionais psiquiatras

Um psiquiatra é um médico com especialidade em psiquiatria que tem como principal objetivo o diagnóstico, promoção e prevenção de transtornos mentais, como por exemplo ansiedade, depressão, esquizofrenia e dependência química.

Esse é um profissional que se encontra capacitado para tratar e auxiliar o paciente com o cuidado da sua saúde mental. Como forma de tratamento ele pode prescrever medicações que auxiliem o paciente na minimização e controle de sintomas de transtornos mentais.

Além disso, ele pode atuar em uma equipe multidisciplinar, juntamente com outros profissionais da saúde como psicólogo, para a resolução de diversas demandas trazidas pelos pacientes. 

Portanto, ele é um profissional muito importante no cuidado da saúde mental, auxiliando o paciente na estabilização de seu quadro, buscando melhores alternativas para o desenvolvimento de estratégias que ajudem a promover bem-estar e qualidade de vida.

Qual é a diferença entre psiquiatra e psicólogo? 

Uma das principais diferenças se encontra na formação de ambos, afinal o psiquiatra é um profissional que precisa fazer graduação em medicina e logo após isso, se especializar em psiquiatria. Diante disso, ele trata das questões relacionadas a condições mentais patológicas, que podem ser tanto genéticas quanto adquiridas. 

Por conta de sua formação em medicina, ele pode fazer a prescrição de tratamentos com medicamentos específicos de acordo com a demanda do paciente. A prescrição de medicações pode ocorrer como uma forma de intervenção psiquiátrica para o manejo de sintomas que impeçam o paciente de ter uma boa qualidade de vida.

Já os psicólogos são graduados em psicologia e trabalham em questões relacionadas a problemas de ordem psicológica e comportamental. 

Sua intervenção se encontra voltada ao controle de desordens mentais, auxiliando o paciente na identificação de atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções que podem prejudicar a sua saúde mental.

Além disso, o psicólogo se utiliza de técnicas e intervenções específicas para juntamente com o paciente apresentar e desenvolver estratégias que promovam mudanças de comportamentos e pensamentos que o prejudicam em sua vida.

É importante destacar que somente o médico psiquiatra pode prescrever medicações, pois o psicólogo não é habilitado para fazer esse tipo de intervenção, tendo seu foco em técnicas que promovam a resolução de problemas de ordem emocional.

mulher preocupada

Afinal, quando procurar um psiquiatra?

Qualquer pessoa pode se consultar com um psiquiatra, pois esse é um profissional que atua na manutenção da saúde mental de maneira geral. 

Portanto, se você possui algum problema de ordem mental e este se encontra afetando a dinâmica da sua vida, seja na área social ou ocupacional por exemplo, ele é o mais indicado para o diagnóstico e prevenção depender da gravidade tratamento medicamentoso. 

Esse é um profissional indicado por exemplo para o enfrentamento de dificuldades relacionadas a alterações no sono ou apetite, mudanças de humor, e hábitos prejudiciais da qual a pessoa não consiga parar, como consumo de álcool e outras drogas.

Além dos tratamentos relacionados a diversos transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, síndrome do pânico e dependência química, entre outros.

Dependência química

Segundo a Organização da Saúde (OMS), a dependência química é um transtorno mental que se caracteriza pela presença de sinais e sintomas resultantes do consumo excessivo de drogas. 

Diante disso, ela é uma doença que se manifesta de modo progressivo, pois vai se manifestando ao longo do tempo, ela pode gerar outras doenças ou até mesmo potencializar as que a pessoa já possui, além de ser fatal se não tratada a tempo.

Portanto, o psiquiatra é um dos profissionais mais indicados quando se fala em dependência química, pois é ele quem pode estar prevenindo e promovendo a saúde mental e física da pessoa, através de suas intervenções e tratamentos medicamentosos.

Pois a medicação ajuda a amenizar os sintomas que prejudicam a qualidade de vida da pessoa, diante disso, é importante saber que no caso da dependência química, se faz essencial o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, pois, se trata de uma doença complexa, que altera não somente a área mental, como também comportamental, social e ocupacional. 

Transtornos mentais e emocionais 

Os transtornos mentais e emocionais prejudicam o bem-estar das pessoas e isso acaba refletindo em outras áreas da sua vida. 

Eles podem estar relacionados a alterações que ocorrem na mente do indivíduo e que podem ter variadas causas, como fatores genéticos, ambientais, sociais ou relacionados ao histórico de vida da pessoa.

Diante disso, essas alterações trazem prejuízos afetando o humor, raciocínio, atitudes e comportamentos da pessoa causando até mesmo incapacidade ou afastamento do trabalho. 

Existem diferentes tipos de transtornos mentais, como por exemplo: transtornos de personalidade e transtornos de humor.

Portanto, mesmo que uma pessoa tenha fatores que a predisponham ao desenvolvimento de transtornos mentais e emocionais, ela não necessariamente terá determinado problema. Muitas vezes frustrações, sentimentos ou até mesmo traumas podem vir à tona e desencadear um desequilíbrio emocional.

homem preocupado

Mudanças de humor frequentes

Ter variações de humor é considerado algo normal e faz parte do dia a dia das pessoas, pois somos seres humanos e estamos sujeitos a elas, estas podem ser momentâneas ou de acordo com a situação vivida pela pessoa em determinado contexto.

Porém, é preciso ficar atento a essas mudanças, pois se ocorridas de modo muito intenso ou frequente acabam prejudicando a vida da pessoa nas mais diversas áreas, seja mental, emocional, social ou ocupacional. 

Alterações de humor frequentes podem ser indícios de alguns tipos de transtornos mentais, tendo essas mudanças como característica ou sintomas. 

É preciso ficar atento, pois, se muito intensas ou difíceis de serem controladas é necessário cautela. Diante disso, a mudança de humor pode ser o indicativo de que existe algo de errado, e ir à procura de um profissional como o psiquiatra ou psicólogo muitas vezes pode ser uma das melhores opções. 

Como é uma consulta com psiquiatra? 

Na primeira consulta com o psiquiatra, é realizada a anamnese, ou seja, a busca por informações a respeito da vida da pessoa, assim como de seu histórico clínico. Diante disso, são avaliados diferentes aspectos como hábitos, relacionamentos pessoais e familiares e a área ocupacional.

Ainda na primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames que podem ajudar em uma melhor investigação e diagnóstico. Muitas vezes o paciente pode precisar passar por outras consultas para que seja realizado um melhor diagnóstico. 

Ao se utilizar do discurso do paciente o psiquiatra levanta questões que podem ser importantes para o desenvolvimento de intervenções que o ajude a definir o melhor tratamento.

Após isso, é feita uma avaliação física da pessoa, ou seja, a análise do histórico de alguma outra doença. Em alguns casos ele pode fazer uso de intervenções específicas que o auxilie em uma melhor investigação clínica.

Portanto, quando o psiquiatra consegue fechar o diagnóstico do paciente, ele possui mais recursos para definir o tratamento mais indicado para o caso da pessoa.  Vale lembrar que o tratamento medicamentoso não é indicado para todas as pessoas, pois cada caso é um caso.

homem em consulta psiquiatra

O que esperar de uma consulta com psiquiatra? 

Uma consulta com o psiquiatra nada mais é uma consulta com um médico que irá auxiliar você por meio de intervenções e tratamento a desenvolver e ter uma boa saúde mental e física.

O psiquiatra é um profissional que possui todos os recursos da qual o paciente precisa para a realização de um bom tratamento, proporcionando uma boa qualidade de vida, assim como também na resolução de problemas ou conflitos que causam danos à saúde do paciente. 

Desta forma, muitas pessoas podem acabar se beneficiando da consulta com um psiquiatra, pois, é um profissional essencial para a manutenção, promoção, prevenção e equilíbrio da saúde mental.

Quando procurar um psiquiatra: Quais são os tratamentos indicados pelos especialistas? 

A grande maioria dos transtornos mentais pode ser tratada a tempo e de forma eficaz se diagnosticada de modo correto e recebendo todo o tratamento necessário. 

Existem diversos tipos de tratamentos a depender de cada caso, pois cada transtorno possui as suas características particulares. 

Os três principais tipos de tratamentos são os farmacológicos que envolvem o uso de medicamentos, o psicoterápico que não necessita da prescrição de remédios e o tratamento combinado que envolve essas duas formas de intervenção para um tratamento mais eficaz.

Vale lembrar que qualquer tipo de tratamento tem início somente com o esclarecimento do paciente sobre quais os métodos e estratégias ele precisa adotar para que receba todo o suporte adequado e necessário para o estabelecimento de sua saúde mental.

Como convencer uma pessoa a procurar um psiquiatra? 

O primeiro de tudo e mais importante é ir à procura de informações sobre esse profissional que é tão importante quanto qualquer outra especialidade médica no cuidado à saúde tanto física quanto mental.

O diálogo é essencial e representa uma chave na conscientização das pessoas sobre a procura de ajuda em situações das quais elas não têm controle sobre. 

A ajuda da família nesse momento pode representar um apoio emocional ajudando a pessoa a reconhecer que possui um problema e que este necessita de tratamento profissional.

Desta forma, acompanhar a pessoa nas consultas também se mostra uma forma eficaz de oferecer ajuda a convencendo que precisa de tratamento para ter uma melhor qualidade de vida.

Evitar críticas também se mostra algo importante, pois isso só dificulta o processo de reconhecimento da doença.

Onde encontrar uma clínica com atendimento de psiquiatras? 

Lhes indico a procurar por clínicas que possuam e garantam toda a estrutura necessária para que o paciente seja acolhido e cuidado nesse momento tão difícil para ele.

Existem clínicas que possuem atendimentos tanto de psiquiatras quanto de diversos outros profissionais que estão sempre à disposição para auxiliar o paciente no restabelecimento de sua saúde física e mental. 

Um exemplo é a Docctor Med, uma clínica que possui diversas especialidades oferecendo uma estrutura completa, com atendimentos acessíveis para qualquer pessoa com qualidade e facilidade.

Conclusão 

O psiquiatra é um profissional tão importante quanto as outras especialidades que promovem e previnem a nossa saúde física e mental. Essa especialidade médica ainda é motivo de muito preconceito por parte das pessoas, pois ainda acreditam que “é pra gente doida”.

Mas, pensa comigo, se a nossa mente não se encontra bem, o nosso corpo também se prejudica, pois a saúde não é somente cuidar do corpo é também cuidar da mente. 

Ambas precisam estar em equilíbrio, para que possamos viver bem outras as outras áreas, como a familiar, social, profissional.

Vale lembrar também que não somente o psiquiatra, mas também o psicólogo, trabalhando de forma conjunta podem te auxiliar na manutenção, prevenção e cuidado a saúde mental, te ajudando na definição da melhor forma de tratamento, além do planejamento de estratégias que o auxilie na manutenção do seu bem-estar.

Nós ligamos para você