Estamos aqui 24h

é só clicar

Etapas do vício: saiba como tratar
Publicado em: 04 de março de 2021

Atualizado em: 27 de abril de 2021

Etapas do vício: saiba como tratar

Ao se falar em vício, é comum pensarmos no consumo de álcool ou drogas, pois é onde essa palavra é mais vista. Mas existem muitas etapas do vício e é preciso entendê-las.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a palavra vício faz referência a um hábito repetitivo que acarreta prejuízos a vida da pessoa, e das outras que estão a sua volta.

O vício em drogas se constitui como um consumo excessivo de substâncias que geram dependência, porém, os motivos do vício em drogas pode ser múltiplos, pois este é um aspecto que pode afetar diferentes tipos de pessoas, em diferentes lugares e situações de vida.

As drogas acabam gerando consequências devastadoras a vida da pessoa, por conta disso, e muitas outras questões que ao longo deste artigo irei explicar a respeito desse tema que apresenta muitas controvérsias e dúvidas. 

O que é a dependência química? 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a dependência química é vista como uma doença crônica, que se manifesta de modo progressivo, e que pode ser fatal se não tratada.

Ela se caracteriza por sinais e sintomas advindos do consumo excessivo de drogas; com o uso abusivo e descontrolado de drogas, a pessoa acaba tendo a sua percepção alterada, e consequentemente muitas vezes pode não estar consciente da sua situação.

Alguns sintomas incluem: a compulsão e obsessão pela droga, crises de abstinência, falta de controle em relação a quantidade, doses cada vez maiores para se ter os mesmos efeitos do início, além de muitos outros. 

A dependência química acarreta mudanças radicais no estilo de vida da pessoa, pois ela passa a dedicar mais tempo a procura do consumo da substância, e com isso acaba por prejudicando todas as áreas da sua vida.

Ela é uma doença que não possui cura, pois acaba por afetar todo o organismo do indivíduo, assim como a sua personalidade e comportamento. 

Vale lembrar que a dependência química afeta também todos os que estão a sua volta, como familiares e amigos.

A boa notícia é que existe tratamento para dependência química, e como ela é considerada uma doença biopsicossocial, necessita ser tratada por uma equipe multidisciplinar. 

Quais são os vícios mais comuns em drogas?

O vício em drogas depende de uma série de fatores, como dos danos que ela pode causar, dos seus princípios ativos, do seu nível de prazer, e de seus sintomas de abstinência. 

Os mais comuns incluem o álcool, maconha e cocaína, além de LSD e crack que acarretam diversas consequências, inclusive o vício nessas substâncias, pode gerar também muitas doenças, que podem ser físicas ou psicológicas.

Álcool: É um tipo de substância que é de fácil acesso, pois, é uma droga lícita liberada para consumo, porém, também acarreta variados prejuízos a saúde da pessoa. 

Maconha: Este tipo de droga é bastante conhecido e consumido, possui efeitos relaxantes que geram bem-estar. 

É um dos quais causa mais dependência, seus efeitos variam de pessoa para pessoa e da espécie da droga consumida, bem como se é pura ou sintética, mas, seus prejuízos atingem a todos que a consomem.

Cocaína: O consumo desse tipo de substância, acarreta mudanças significativas na aparência e nos sentidos da pessoa. 

Suas reações podem durar poucos minutos ou até mesmo horas, e apresenta um alto nível de dependência, podendo até mesmo viciar num primeiro uso.

Crack: Esta é uma das drogas que apresentam um alto grau de dependência e seus efeitos são desastrosos, pois, é uma droga de fácil acesso, já que possui um baixo custo e por conta disso, pessoas de baixa renda a procuram com mais frequência. 

O seu consumo pode matar em pouco tempo, apesar de seus efeitos serem devastadores, a boa notícia é que existe tratamento. 

Quais são as etapas do vício?

Este é um assunto repleto de dúvidas, irei esclarecer da melhor maneira possível, a dependência de drogas acontece quando o indivíduo faz uso abusivo dessas substâncias o que prejudica os seus organismos e consequentemente a sua vida como um todo.

O vício é identificado como um hábito ou costume, e este pode levar a dependência, que se apresenta como uma necessidade intensa de consumir drogas.

A dependência química é uma doença crônica, e seus efeitos podem ser percebidos tanto a curto quanto a longo prazo, ela não possui uma cura, mas sim tratamento.

Quais são os tratamentos para dependências químicas?

A dependência química é uma doença complexa, e por conta disso, ela deve abranger um tratamento voltado para todas as áreas da vida da pessoa.

Para que haja a completa mudança em seu estilo de vida, e a pessoa livre-se do consumo de drogas, devem ser combinadas diferentes tipos de intervenções, de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Os tratamentos podem incluir a desintoxicação, medicamentos, psicoterapia, exercícios físicos, laborterapia, entre muitos outros que auxiliam o paciente a livrar-se das armadilhas do consumo de drogas. 

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de tratamentos e que dependem do grau de dependência da pessoa, tempo de uso e frequência, além de seu organismo e personalidade.

Quais são as etapas do vício: tratamento

Antes de qualquer coisa, o paciente passa por uma bateria de exames, para que sejam detectados possíveis problemas de saúde.

  Desta forma, a equipe multidisciplinar realiza um projeto terapêutico que possui um tratamento que se adeque as especificidades do paciente.

O tratamento se inicia com a desintoxicação do paciente, que se refere a eliminação das substâncias tóxicas presentes em seu organismo. 

Este é um processo que abre espaço para que a recuperação se torne eficaz, e possibilite novos hábitos de vida, e comportamentos e ações mais saudáveis

Outro tipo de tratamento é a psicoterapia, que dá o suporte psicológico que o paciente precisa, dando ferramentas a ele que possibilitem o seu autoconhecimento. 

Além disso, podem ser prescritos pelos médicos medicamentos, em que possam reduzir e melhorar alguns sintomas que podem vir a ocorrer devido a abstinência das drogas.

Além disso, eles podem participar de grupos de ajuda mútua, e fazer exercícios físicos, entre outras coisas que auxiliam no processo de recuperação.

Identificação do vício

Ele pode ser facilmente identificado quando começa a prejudicar de forma significativa a vida da pessoa, afetando a área familiar, profissional e social.

Quando a pessoa possui um hábito ou costume que vira uma repetição obsessiva, e desta forma não consegue frear isso, é possível dizer que ela se encontra dependente.

Sendo assim, ela não possui mais controle sobre seus hábitos e não consegue parar sozinha.

Procurar por ajuda especializada 

Quando o problema com o consumo de drogas se torna algo preocupante, e fora de controle, onde o dependente não consegue parar com o seu uso excessivo e toda a sua vida se encontra prejudicada, este é o momento de ir em busca de ajuda especializada.

A ajuda especializada é muito importante para a recuperação da dependência química. 

Todos nós precisamos de ajuda em algum momento de nossas vidas, e com todas as histórias que já passaram aqui no Grupo Recanto, digo e repito que livrar-se da dependência de drogas sozinho não é a solução.

Esse tipo de ajuda garante todo o suporte e apoio necessários, para que uma completa mudança de estilo de vida, comportamentos e ações possa ser desenvolvida.

Definição do melhor tratamento 

Aconselho a você antes de qualquer coisa, a procurar por informações a respeito da dependência química, para que possa aprender a lidar com essa questão.

O melhor tratamento é aquele que oferece todo o suporte e apoio necessários para que o paciente, possa ter uma boa reabilitação. 

Além disso, o tratamento deve dispor de um tratamento humanizado e individualizado, que se encontram de acordo com os atuais métodos científicos.

Deve possuir uma abordagem biopsicossocial, para que seja tratado em todas as áreas de sua vida e que ofereça suporte também aos familiares do paciente, pois estes são de fundamental importância para seu processo de recuperação.

O Grupo Recanto dispõe de todos esses aspectos, além de uma equipe multiprofissional de excelente qualidade.

Desintoxicação

O processo da desintoxicação possibilita a eliminação de substâncias tóxicas do organismo da pessoa e é uma ferramenta chave nesse processo. 

São administradas doses cada vez menores da substância que gerou a dependência, até que ele não sinta mais necessidade.

Este é um processo muito importante para que haja uma completa reestruturação do organismo da pessoa. 

Esta é a primeira fase do processo de reabilitação do dependente químico e uma das principais.

Terapia comportamental 

A terapia cognitiva comportamental se refere a uma abordagem psicoterápica, breve e diretiva que auxilia o paciente a resolução de problemas e mudança de comportamentos e atitudes.

Ela é muito utilizada para o tratamento da dependência química, pois se encontra alicerçada na análise e mudança de pensamentos que fazem parte de crenças distorcidas que acabam prejudicando a pessoa.

Ela tem por objetivo fazer o paciente se autoavaliar e construir novas estratégias para uma completa recuperação.

Reinserção na sociedade

A reinserção social do dependente químico, é de estrema importância, pois é onde ele tem a possibilidade de construir um novo caminho livre do consumo de drogas.

Nesse momento se faz necessário o apoio e suporte dos familiares, para que ele se sinta seguro nesse momento e possa dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal e seguir adiante com o estabelecimento de novas metas e objetivos de vida.

Manutenção do tratamento

É de extrema importância a manutenção do tratamento após o processo de recuperação em uma clínica.

Para isso, se faz necessário que a pessoa continue a prática de seus novos hábitos que desenvolveu durante o seu tratamento.

A complexidade da dependência química exige que a pessoa continue a manter o seu novo estilo de vida, pois, ela representa também uma forma de prevenir a recaída.

Como ter sucesso no tratamento contra vícios?

Para começar, o sucesso do tratamento depende de muitos fatores, mas, principalmente do próprio dependente e de seus familiares.

Para que o dependente dê início ao seu tratamento, ele precisa admitir que possui uma doença e de que ela precisa ser tratada.

Os seus familiares devem dar o devido apoio e suporte emocional, para que ele se sinta seguro nesse momento.

Além disso, ele deve ter um tratamento especializado, composto por uma equipe multidisciplinar, para que seu processo de recuperação seja eficaz. 

Qual o papel da família no tratamento de um dependente químico?

A família tem um papel de muita importância, pois, é através desse apoio que encontrará incentivo para continuar seguindo em frente, e a não se aprisionar no mundo das drogas.

Desta forma, ela deve evitar críticas ou excessiva superproteção para que se evite possíveis recaídas, desse modo atua como uma facilitadora do processo de recuperação de seu ente querido. 

Conhecendo melhor a dependência química, ela se torna uma importante aliada, em conjunto com os outros métodos de tratamento e equipe multiprofissional.

Como evitar que as recaídas aconteçam? 

As recaídas podem acontecer após ou durante o processo de recuperação, porém, existem atitudes que podem evitá-las.

A família e os amigos mais próximos representam uma ferramenta essencial para se prevenir a recaída, pois, se sentem mais confiantes e podem ter um bom e rápido processo de recuperação.

Com esse suporte as chances de a pessoa voltar a consumir podem diminuir.

Se faz preciso também que o diálogo esteja de portas abertas, pois é uma das chaves da prevenção a recaída das drogas.

Além disso, a continuação do acompanhamento médico e psicológico, grupos de apoio e demais atividades que incentivem a pessoa a continuar alcançando progresso em sua reabilitação.

Como lidar com a abstinência? 

A abstinência ocorre quando o dependente suspende o uso das substâncias da qual possui dependência.

Diante disso, ela gera sintomas físicos e psicológicos desagradáveis. Estes efeitos geram grande influência na vida da pessoa e por conta disso, requer soluções imediatas.

Portanto, para lidar com a abstinência é preciso manter o tratamento em dia, mantendo os novos hábitos de vida, para que o foco da pessoa se volte a comportamentos e atitudes que o ajudem a lidar com os efeitos físicos e psicológicos da abstinência.

Como escolher a melhor clínica reabilitação?

A primeira coisa a se fazer é buscar informações a respeito e buscar referências e indicações.

As clínicas de reabilitação devem oferecer tanto aos dependentes quanto a seus familiares, desta forma, deve ser avaliado a qualidade dos serviços oferecidos.

Uma visita ao local também se faz de grande importância, para que seja avaliada a estrutura e ambiente do local, pois, estes fatores também fazem a diferença no processo de recuperação do dependente.

A clínica deve dispor de uma equipe multiprofissional e fornecer variados tipos de tratamentos que possibilitem um bom processo de recuperação para o dependente.

As clínicas do Grupo Recanto sempre estão prontas para oferecer tratamento especializado que atenda todas as especificidades de cada paciente.

Por que escolher a clínica Grupo Recanto?

O Grupo Recanto se encontra a doze anos nesse mercado, somos referência em tratamento especializado em dependência química e saúde mental.

Nossos profissionais se encontram preparados para oferecer o melhor tratamento de acordo com as especificidades de cada paciente. 

Possuímos diversos tipos de tratamentos, sempre com o objetivo de auxiliar o paciente a construir novos hábitos de vida, longe das armadilhas do álcool ou das drogas.

Com uma abordagem biopsicossocial, visamos ajudar o restabelecimento de todas as áreas da vida do paciente, como a física, psicológica e social.

 Conclusão

O vício se refere a um hábito ou costume que se apresenta de forma repetitiva, no caso do vício em drogas, este pode levar ao problema da dependência química.

Se você conhece alguém ou tem em sua família uma pessoa com problemas com drogas não pense duas vezes para ajudar, já que uma vez instalada, ela pode gera consequências irreversíveis que podem até mesmo levar a morte se não tratada a tempo.

As clínicas do Grupo Recanto oferecem todo o suporte necessários para o tratamento de uma pessoa que se encontre refém do consumo abusivo do álcool ou drogas. 

Nós ligamos para você