Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em Fortaleza: Escolha
Publicado em: 04 de março de 2022

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Clínica de reabilitação em Fortaleza: Escolha

O que diferencia uma boa clínica de recuperação? E como é possível escolhê-la? 

Essas perguntas são alguns dos tópicos que debateremos a seguir, assim como qual a melhor opção de clínica de reabilitação em Fortaleza, no Ceará.

A região de Fortaleza abarca algumas clínicas antigas e devidamente legalizadas em relação aos órgãos regularizadores.

Contudo, há critérios a olhar mais atentamente antes de decidir qual decisão tomar, como a proposta de tratamento, a equipe terapêutica, a estrutura do local e o tipo de internação aceita.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Fortaleza

fortaleza

Antes de qualquer coisa, acredito que seja importante explicar como funcionam as clínicas de reabilitação, envolvendo o tempo de duração, tipos de tratamentos que podem ser utilizados, serviços oferecidos e muito mais.

Uma clínica de reabilitação em Fortaleza deve estar operando pelo sistema de abstinência completa, a maioria das clínicas no Brasil também opta por essa ideia.

Em que consiste em manter o dependente químico em condições saudáveis na medida que o mantém separado da sua droga de preferência, o desintoxicando e ensinando as etapas a serem seguidas para levar uma vida de completa abstinência.

Assim como adotar um novo estilo de vida, que não perpetue os mesmos pensamentos e comportamentos disfuncionais de antes, pois, estes foram uma das causas da dependência.

Tempo de recuperação

O tempo de duração do tratamento pode variar de acordo com a proposta de tratamento que cada clínica oferece, porém, entende-se que o período mínimo possível para uma recuperação ideal ou o início dela é de 3 meses.

Assim os modelos mais ofertados, são o de tratamentos com tempo de duração em 3 meses ou em 6 meses. 

Sendo o tratamento de 6 meses mais completo e fornecendo mais tempo para a equipe terapêutica ir às raízes do problema.

Tratamentos utilizados

grupo de apoio em fortaleza

Para entender melhor os tipos de tratamentos utilizados, é preciso voltar ao conceito de dependência química, sendo caracterizada pelo uso abusivo de drogas, que levam a prejuízos na saúde física, psíquica, biológica e social, de forma crônica e progressiva.

Desta forma, são necessários tratamentos que tratem não apenas de uma só área da saúde, mas tratamentos combinados que fortaleçam a saúde biopsicossocial do dependente químico.

As clínicas de reabilitação de dependentes químicos em Fortaleza, assim como as outras, preservam o processo de desintoxicação ao paciente.

Processo que consiste na abstinência total por tempo suficiente para que os resíduos de drogas que ainda estavam no corpo saiam, deixando assim o paciente mais consciente e adequado para outras intervenções, todo o processo possui acompanhamento médico.

Há também o uso de psicoterapias, sejam elas de cunho individuais ou de grupo, psicoterapia consegue ir a fundo na questão do problema e trabalhar as habilidades socioemocionais e interpessoais de cada pessoa.

O uso do programa dos doze passos, apresentado inicialmente pela irmandade dos Alcoólicos Anônimos, já se tornou comum, pela eficácia demonstrada em apresentar o caminho para construção de um novo estilo de vida, saudável, funcional e sem drogas.

Como lidar com a síndrome de abstinência numa clínica de reabilitação em Fortaleza?

A maioria das clínicas de reabilitação em Fortaleza adotam um modelo de tratamento que busca pela abstinência total, com paciente passando pelo processo de desintoxicação.

Processo esse que é acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, para garantir a integridade do paciente diante do processo, podendo durar até 45 dias, a depender do quadro de cada paciente mediante seu histórico e modo de uso.

Algumas clínicas preferem adotar o modelo de redução de danos, mas isso não vai tirar a pessoa das drogas, apenas sair de uma droga potencialmente mais destrutiva para uma menor. Não resolve o problema apenas posterga.

Outras são as clínicas que fazem o uso de Ibogaína para suposta ajuda com efeitos das drogas, contudo os supostos efeitos medicinais dessa substância não são comprovados, carecendo de fontes científicas, assim sendo pouco confiável.


Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

A clínica de reabilitação de drogas em Fortaleza, possui um papel semelhante ao dos grandes hospitais, até porque podem ser considerados hospitais de pequeno ou até médio porte.

Assim servindo como um serviço hospitalar especializado na condição do tratamento de dependentes químicos, procurando não apenas tratá-los da doença da dependência, mas sim também de suas causas e de possíveis comorbidades.

O trabalho desempenhando em uma clínica de reabilitação em Fortaleza, deve ser não com propósito de cura, até porque a dependência química é incurável, por ser uma doença crônica, mas sim com propósito de ressignificação e ressocialização.

Assim como prevenir o acontecimento das recaídas, ensinando um estilo de vida novo e seguro, garantir a inserção social e o convívio social e familiar, a criação de novos hábitos e novos laços de amizade.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

overdose em fortaleza como resolver

As clínicas de reabilitação de drogas em Fortaleza funcionam pela modalidade de internação, mas existem diferentes tipos de internações, cada uma delas com sua funcionalidade específica.

Sendo a internação recomendada para casos de dependência química, pois gera uma distância física entre a pessoa e a droga, assim 

Veja a seguir:

Internação voluntária

A internação voluntária é o tipo ideal de internação, ocorre quando o próprio paciente reconhece a necessidade de um tratamento, pois já identifica prejuízos significativos em sua vida, atrelados diretamente ao uso das drogas.

Embora seja a internação mais aconselhada, essa não é a mais comum, pois os dependentes químicos frequentemente não reconhecem os prejuízos associados a drogas e consideram que podem continuar vivendo da mesma forma, sem ajuda.

Internação involuntária

Por conta do fato dos dependentes químicos não reconhecerem a sua própria condição, foi pensado no recurso da internação involuntária.

Esse modelo de internação consiste na internação numa clínica de reabilitação contra a vontade do paciente, porém a pedido da família e mediante apresentação de laudo médico que comprove a necessidade desse recurso.

Por lei a internação involuntária possui tempo máximo de 90 dias (3 meses) de duração, algo além disso pode ser considerado cárcere privado, o tratamento pode ser continuado caso o paciente torne-se voluntário ou a família dê entrada no processo compulsório.

Internação compulsória

Este tipo de internação é muito confundido com a internação involuntária, pois também não depende da vontade do dependente em questão, tão pouco da família, a determinação da internação compulsória vem de uma ordem judicial.

Esse tipo de internação é ideal para casos graves de dependência química, geralmente aqueles associados a comportamentos agressivos, tentativas de suicídio e crimes cometidos sob efeito da droga.

Assim, para realizar a internação compulsória é necessário também um laudo médico sobre a condição do paciente, atestando a necessidade da internação, a apresentação do laudo ao ministério público por parte do médico ou de outro profissional de saúde, até que chegue ao juiz que irá ponderar sobre quanto tempo a pessoa deverá ficar.

Como escolher uma clínica de reabilitação em Fortaleza?

Há diversas clínicas de reabilitação disponíveis por Fortaleza, mas como saber qual escolher dentre tantas opções?

É justamente sobre isso que venho falar aqui, sobre os pontos que devem ser encarados com maior atenção e cuidado ao escolher uma clínica de reabilitação.

Pontos esses como, a qualificação e regularidade da equipe multidisciplinar, infraestrutura da clínica, localização, avaliação e opinião de antigos clientes, estar regularizada e devidamente legalizada.

Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar de uma clínica de reabilitação em Fortaleza, ou em qualquer outro lugar, deve ser diversa e qualificada, pois como mostrei, a dependência é uma doença com múltiplas causas e com sinais e sintomas em áreas variadas da vida.

Desta maneira, é necessário que a equipe da clínica em questão comporte os tratamentos biopsicossociais, precisando de profissionais de diversas áreas do conhecimento como: enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e nutricionistas.

Sei que quantidade e variedade não significa qualidade, mas nesse caso é importante estar atento à composição da equipe terapêutica, para ver se ela é capaz de cumprir com o que é ofertado, assim como verificar se cada profissional está de acordo com a lei.

Infraestrutura da clínica de reabilitação em Fortaleza

A infraestrutura da clínica é importante, pois, será o lugar onde o paciente passará meses se concentrando em se livrar dos velhos hábitos e começar uma vida nova.

Além do que a infraestrutura não se refere apenas a estrutura física do local, mas também as instalações e equipamentos utilizados, a presença de locais de lazer, espaço livre e arvorejado, acompanhado de locais de atendimento e segurança são imprescindíveis.

É sempre bom realizar uma visita para checar pessoalmente a veracidade das fotos do que lhe foi apresentado.

Avaliações de outros clientes

É importante que se procure saber as opiniões e avaliações de clientes antigos da instituição, para entender como foi o atendimento na prática, assim como quais foram as experiências dessa outra família.

Você pode tanto procurar por sites de que fazer a reunião de críticas, como ir perguntando diretamente a contatos anteriores da clínica, isso é importante para saber a distinção entre o que é oferecido e o que de fato é cumprido.

Conheça o Grupo Recanto

melhor clínica do nordeste

Em caso de não achar clínicas que sigam esses conceitos na região de Fortaleza, ou que por algum motivo não lhe agradam, saiba que as clínicas do Grupo Recanto em Igarassu (Pernambuco) e São Cristóvão (Sergipe) estarão prontas para lhe atender.

Contamos com uma equipe terapêutica muito bem-preparada e diversificada, assim como um sistema de tratamento único, que reúne psicoterapias, programa de doze passos e modelo de tratamento minnesota, aliado a uma infraestrutura com espaços para lazer e a unidade de decisão clínica (UDC) para pequenas emergências e acompanhamento médico.

Caso seja possível o processo de deslocamento, fique à vontade para conhecer o Grupo Recanto!


Conclusão

Diante do que foi exposto no texto, vemos que a responsabilidade de escolher uma clínica de reabilitação em Fortaleza não é difícil, porém precisa da atenção devida para que não acabe por se arrepender.

As clínicas de reabilitação são um recurso indispensável para a saúde pública, pois como vimos possuir o papel não só de tratar a doença, mas de conscientizar e ressocializar o paciente, devolvendo a sociedade de maneira que contribua para ela.

De maneira que, o caminho de reabilitação é o único que assegura um destino melhor para o dependente químico, pois com o tempo suas outras opções podem ser a prisão ou mesmo se depara com a morte.

O tratamento serve não apenas para o paciente, mas também é um conforto para a família, sendo a família uma parte integrante importante do processo de tratamento, quanto mais envolvida estiver, melhor a recuperação.

Se você precisar de ajuda para alguém da sua família ou conhecido, não hesite em nos procurar!

Leia também: Dependência de drogas: Causa, sintomas e tratamentos

Nós ligamos para você