Estamos aqui 24h

é só clicar

Parar de usar drogas: Livre-se da dependência
Publicado em: 12 de março de 2021

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Parar de usar drogas: Livre-se da dependência

O consumo de drogas é um fator bastante preocupante pois é a porta de entrada de muitas consequências negativas que prejudica toda a vida da pessoa.

Muitos dependentes pensam que conseguem sair dessa sozinho, porém, precisam e muito de ajuda para conseguir parar de usar.

Alguns dependentes químicos custam a reconhecer que estão com problemas e o papel da família nesse momento se torna essencial, pois ela tem o poder  de ajudar e auxiliar durante todo o processo de recuperação do dependente.

Ao longo desse artigo você compreenderá a respeito dessas questões, além da importância de um excelente tratamento contra o uso de drogas, continue a leitura e entenda esse processo da dependência química.

Porque as pessoas consomem drogas?

Os motivos são os mais diversos possíveis, pois, é fácil começar a usar, porém, conseguir sair sozinho dessa é bastante difícil. A pessoa pode vir a consumir simplesmente pela curiosidade de experimentar tais sensações, sair da rotina ou até mesmo pode achar que seja algo divertido.

Perda de um ente querido, busca por alívio de sofrimento emocional, fuga da realidade, influência de amigos e até mesmo alívio de sintomas de algumas doenças sejam físicas ou psíquicas como por exemplo depressão ou ansiedade. 

Essas são algumas das motivações pelas quais as pessoas procuram consumir drogas. Essas pessoas a procuram simplesmente por acharem que elas são uma solução, para os seus problemas, porém, é justamente o contrário, pois se tornam um verdadeiro pesadelo.

O uso de drogas é bastante imprevisível, pois não se sabe se a pessoa irá se tornar dependente a partir da primeira dose. Os efeitos das drogas são os mais diversos, o tempo de uso e frequência também são determinantes na instalação da dependência química.

É possível parar de usar drogas?

A dependência química é considerada uma doença pois afeta e modifica diretamente as funções do cérebro, o que acaba repercutindo na saúde geral da pessoa, assim como em todas as áreas da vida. O tratamento da dependência de drogas é o caminho parar de usar.

Em um tratamento de reabilitação a pessoa entra em um processo de abstinência, ou seja, interrompe o seu consumo de drogas e dá lugar a hábitos saudáveis. Durante o tratamento da dependência química, a pessoa tem a chance de modificar completamente os comportamentos e atitudes que o estavam fazendo ficar preso no consumo das drogas.

Com isso, as chances de se abandonar de vez essa prática aumentam e fazem com que a pessoa possa alcançar outros objetivos na vida, onde a droga não se encontra mais como no centro.

Como parar de usar drogas?

Muitos fatores estão envolvidos nesse processo de parar de usar, pois existem tantos os aspectos internos quanto os internos que podem contribuir para isso. Parar de usar drogas pode não ser uma tarefa fácil, porém, não impossível, logo abaixo você encontrará alguns fatores que contribuem na interrupção do consumo de drogas.

Reconhecer o vício

Reconhecer que possui um problema quando ele já passou a ocupar grande parte da sua vida não é algo simples. A própria pessoa que está usando drogas pode até não reconhecer, mas, as pessoas a sua voltam sabem que ela precisa de ajuda.

Em certos casos pode acontecer sim de algumas pessoas terem a consciência de que está entrando em um beco sem saída, mas, isso não acontece sempre.

O prazer e satisfação com as drogas muitas vezes pode ser tão grande que a pessoa começa a negar que esteja passando por problemas.

Desta forma, reconhecer que possui um problema não se torna uma tarefa fácil, pois a negação é um mecanismo de defesa em que o dependente químico não consegue enfrentar a situação e compreender que possui um problema, pois as drogas os tornam muitas vezes cego para o que está a sua frente.

A negação do reconhecimento da dependência é uma característica da própria doença e pode acabar prejudicando o desenvolvimento do seu processo de recuperação.

Sendo assim, ele nega a sua adicção e pensa que pode contornar o problema sozinho muitas vezes dizendo “eu consigo parar sozinho”. 

Buscar ajuda especializada

Esse tipo de ajuda eu diria que é um dos principais para o completo e correto tratamento da dependência química, pois, ela é uma doença que necessita de auxílio e suporte em diversas áreas, pois, acaba prejudicando e trazendo consequências em todas elas.

A ajuda especializada é uma peça-chave na reabilitação do dependente, pois fornece todo o suporte que são essenciais nesse momento. Esse tipo de ajuda também envolve profissionais especializados das mais diferentes áreas, como médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.

Portanto, o ambiente de tratamento também deve oferecer todo o suporte para que o paciente seja reabilitado da melhor forma, para que possa alcançar novos hábitos de vida. Apesar de não ser um processo fácil, representa um passo fundamental. 

Contar com apoio familiar

Sei bem que a família também sofre nesse processo, e muitas vezes ela não sabe o que fazer, mas, é importante estar sempre ao lado do dependente e procurar se informar e ajudar ele nesse momento, ao invés de julgar e criticar as suas atitudes.

Estas atitudes mais atrapalham do que ajudam na recuperação do dependente, pois, a família representa um ponto de equilíbrio e suporte essenciais durante todo o tratamento da dependência química. O dependente precisa encontrar apoio emocional tanto para ir em busca de tratamento quanto para continuar no processo de recuperação. 

Evitar frequentar lugares onde há consumo de drogas

Para o devido tratamento, o dependente precisa se desfazer de seus antigos hábitos de vida o modificando por completo e por isso deve evitar lugares que costumava ir e grupos que fazia parte. É somente com a mudança radical do estilo de vida, que se é possível encontrar meios para a superação dos desafios.

Ao interromper o consumo de drogas a pessoa fica vulnerável a possíveis recaídas, e evitar esses lugares é um fator importante, para que o dependente mantenha o foco em sua recuperação. Muitas pessoas quando estão em tratamento precisam reformular o seu círculo social e deixar de frequentar lugares em que existe o consumo de drogas.

A recaída envolve muito mais que o ato de consumir drogas, representa uma situação na qual o sofrimento emocional pode ser tão forte que a pessoa vai em busca novamente de refúgio nas drogas, portanto, evitar lugares e pessoas específicas são a primeira coisa a se fazer para continuar em abstinência de drogas.

Praticar atividades físicas

A prática de exercícios físicos pode ser recomendada a quem está em tratamento para dependência química, pois é um ótimo aliado na manutenção da abstinência de drogas. Esta é uma prática que além de melhorar a saúde, alivia o estresse causado pela falta da droga além de melhorar o humor.

Como o consumo de substâncias químicas pode acabar prejudicando a saúde física e psicológica deixando a pessoa mais vulnerável a aquisição de muitas doenças, os exercícios se mostram uma ferramenta eficaz. As atividades físicas contribuem para o bem-estar físico e mental, proporcionando prazer e relaxamento.

Com a prática de atividades físicas o dependente descobre que não é somente a droga que pode lhe proporcionar momentos prazerosos e que com isso ele consegue ter e desenvolver um estilo de vida saudável, longe de seus antigos hábitos prejudiciais a sua saúde e a vida.

Alimentar bem

Uma alimentação saudável é um fator muito importante que contribui e muito no tratamento da dependência química, pois como se sabe a dependência química necessita ser tratada por completo. Essa prática de alimentar-se bem deve ser acompanhada por um profissional da saúde, como nutricionista para que seja feito de modo correto.

Com o agravamento da dependência química o consumo de drogas passa a ocupar a maior parte do tempo do dependente e por conta disso, ele se descuida da sua alimentação e a depender do tipo de droga, tempo de uso e frequência ele pode até mesmo passar dias sem comer.

A falta de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais ao organismo, ou o emagrecimento por conta do consumo excessivo de drogas, pode dar origem a muitas doenças como diabetes, problemas cardiovasculares entre outras.

Desta forma, uma alimentação balanceada se faz necessário para o reestabelecimento e manutenção da saúde. 

Saiba como se livrar de um vício: 5 dicas para mudar seu hábito

Além do vício em drogas existem muitos outros tipos de vício e é isso que discutirei a seguir, contudo é importante saber também como lidar com eles, separei 5 dicas para facilitar a mudança de hábitos:

Comece devagar

Não queira mudar tudo de uma vez, faça uma lista de coisas a fazer, se organize e vá as colocando em prática uma de cada vez, nossa mente não gosta de mudanças, então ir implementando aos poucos é uma boa alternativa.

Afaste-se das más influências

Se o seu objetivo é parar com seu vício, é preciso se afastar de pessoas, locais e situações que tragam à tona memórias ou façam você querer continuar com seu vício.

Estabeleça uma rotina

Planeje com cuidado sua nova rotina para ir suprindo as necessidades que você terá, por exemplo iniciar uma nova atividade ou exercício é bom para lhe distrair e ocupar seu tempo, assim como ter um momento para gostar de si mesmo.

Hábitos saudáveis

Uma boa ideia para sua rotina e preenchê-la com hábitos mais saudáveis, não precisa mudar tudo de uma vez como já disse, mas é bom ir mudando os ares para ajudar sua mente e corpo a se “limpar’ do prazer que conseguia com seu vício, hábitos como prática de exercícios, boa alimentação e Mindfulness.

Coloque metas

Com metas fica mais fácil de você se autovigiar e possuir um controle maior, facilitando assim que você não fuja da rotina que está procurando estabelecer, as metas podem ser diárias, semanais ou mensais, do jeito que funcionar melhor para você.

Como se livrar de vício em jogo?

Quando se fala de vício em jogos, é comum associar a jogos de apostas, cassinos, jogos com cartas, aquilo que normalmente é chamado de jogos de azar.

  Mas a partir do CID-11 (Código Internacional de Doenças), válido desde o dia 1 de janeiro de 2022, a OMS incluiu o vício de jogos eletrônicos também como um problema a ser tratado.

O vício em jogos de azar costumam trazer discussões familiares, dívidas financeiras altas, depressão e tentativas de suicídio, além de começar a ocupar o tempo destinado a outras programações.

Já o vício em jogos eletrônicos pode causar diminuição ou falta de higiene pessoal, assim como de seus cuidados básicos, isolamento social, problemas relacionados ao sono e compromete a vida escolar e profissional.

Para poder se livrar desse vício, é preciso buscar ajuda especializada, o mais recomendado seria a busca por suporte psicológico, a psicoterapia é uma ferramenta poderosa para isso, uma vez que nesses casos não há mudança no organismo e sim no funcionamento mental e psíquico.

Como se livrar de vício em sexo?

O vício em sexo pode manifestar transtornos como a ninfomania e satiríase e pode acarretar diversos prejuízos para a vida da pessoa, em níveis sociais e psicológicos, isso acontece quando o desejo sexual da pessoa se exacerba e passa a trazer prejuízos a sua vida.

Esse é um vício que afeta a saúde mental e química do corpo, assim como pode comprometer a vida pessoal e do trabalho, aumentando também o risco de contaminação por IST (infecção sexualmente transmissível).

Segundo a nova classificação do código internacional de doenças (CID-11) o comportamento de cunho sexual e de modo compulsivo passa a ser categorizado como um transtorno de saúde mental.

Mas como você pode se livrar desse tipo de vício? Primeiramente é preciso buscar ajuda psicológica, para entender quais as possíveis causas desse vício, consulte um psiquiatra se necessário, pois a origem também pode ser um desbalanceamento químico no cérebro.

Dessa forma, terapias de cunho comportamental costumam ser mais eficazes na resolução do problema, além da ajuda especializada, é válido também se livrar de todo e qualquer material que incite e incentive a compulsão sexual.

Como se livrar de vício psicológico?

O que é um vício psicológico? A princípio você pode se perguntar, pode parecer estranho ou complicado, mas lhe garanto que não é nada disso, um vício psicológico, nada mais é que um vício que os efeitos são majoritariamente de origem psicológica.

Ou seja, todo e qualquer vício em que os efeitos têm mais prioridade psicológica do que física, genética ou social, será considerado como um vício psicológico.

Esse tipo de vício pode ocasionar ansiedade, depressão, dificuldades cognitivas como perda de atenção, dificuldade de concentração, diminuição de aprendizagem, alterações de humor, irritabilidade, transtornos do sono e transtornos alimentares.

Nesses casos o tratamento pode variar de acordo com o vício em específico, porém tanto psicoterapias, principalmente as de bases comportamentais e o uso de medicamentos são ferramentas fundamentais no processo de recuperação.

Além disso, é importante também procurar aumentar a tolerância a suas frustrações e procurar desenvolver novas habilidades sociais e reforçar aquelas que já possui.

Atividades físicas e mentais regulares ajudam a regularizar as taxas de neurotransmissores no cérebro, assim como também esvaziam a mente, assim como a prática de uma boa alimentação que ajuda a reforçar a base e encontrar um novo estilo de vida.

Como se livrar de vício em comida?

O vício por comida ou alimentos é definido como uma compulsão alimentar que passa a causar prejuízos à saúde física, psicológica e social, geralmente está associado a transtornos e problemas alimentares, como bulimia, anorexia, obesidade.

Esse é um tipo de vício motivado por fatores psicológicos que podem levar a compulsão alimentar ou preocupações excessivas com a estética corporal, porém apresenta um fator biológico também, como se as pessoas se tornassem dependentes químicas dos alimentos.

Em teoria não há um alimento mais viciante do que o outro, o vício se dá mais na relação que cada pessoa tem com aqueles ou aqueles alimentos em específicos, assim como o porquê estão sendo consumidos.

É normal que após consumir os alimentos, a pessoa se sinta culpada pelo que fez, até mesmo com vergonha de si, assim manifeste comportamentos como restrição alimentar, vômito auto induzido, comportamentos de compensação e mudanças de humor.

Para controlar e se livrar desse vício em comida é preciso investimento em várias áreas, dentre elas a busca por psicoterapia, a busca por aconselhamento nutricional e metabólico, para que haja o equilíbrio alimentar, o uso de medicamentos se necessário, sobretudo em caso de transtornos associados.

Como se livrar do vício no trabalho?

Muitas vezes ser visto como a pessoa que mais se dedica e passa horas no trabalho para poder ganhar mais e se destacar é encarado como algo positivo, pelo menos nos níveis aceitáveis.

Contudo é difícil saber quando essa “dedicação” extra passa a se tornar algo negativo, assim entende-se que é a partir do ponto em que passa a trazer prejuízos em outras áreas da vida da pessoa, quando o trabalho passa a ser o único foco, em detrimento do lazer, família e amigos.

As principais causas para o vício em trabalho são problemas emocionais, como ansiedade, estresse, problemas com autoestima, outros transtornos mentais associados e instabilidades nas relações de afeto.

Embora pareça ser algo que pode trazer benefícios a um curto prazo, a longo prazo até mesmo aquilo conquistado no trabalho pelo sacrifício das outras obrigações pode ser perdido, pois nada em excesso faz bem seja para você ou para seus companheiros.

Assim é preciso apoio psicológico para sanar as questões que levam a essa dependência e compulsão ao trabalho, grupos de apoio como o W.A (workaholics anônimos) ensinam os malefícios que essa prática pode deixar, assim como viver com aceitando essa condição e traçar um novo estilo de vida.

Qual é a importância da clínica de reabilitação no tratamento contra drogas?

Muitas pessoas não reconhecem a importância de uma Clínica de reabilitação simplesmente por falta de conhecimento, pois esse ambiente é essencial para o tratamento da dependência química. Ela possui todos o suporte que são essenciais para que o dependente não caia mais nas armadilhas das drogas.

Essa instituição dá a possibilidade de o paciente reestabelecer a sua saúde de forma integral, fazendo com que ele passe a modificar seus hábitos, comportamentos e atitudes, que o prejudicam na caminhada da recuperação, além disso, os tratamentos que existem nesse ambiente são essenciais. 

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto é um ambiente onde o interno possui ferramentas que o ajudam a passar por esse processo e a traçar novos objetivos de vida, que o façam viver de modo saudável se desfazendo de suas antigas práticas.

Esse ambiente é essencial pois garante um suporte e apoio a saúde integral do paciente, pois dispomos de diversos profissionais da área da saúde sempre prontos para ajudar. Além disso, cada paciente é tratado de modo individual, pois sabemos que cada um possui a suas individualidades e histórias de vida.

Tratamento adequado

O dependente químico passa por várias fases em seu processo de dependência química, a sua vida e saúde se encontram prejudicadas e para se livrar dessa situação ele deve passar por um tratamento que o auxilie a se prevenir e desenvolver um estilo de vida diferente do que tinha antes.

A dependência química é uma doença séria e que precisa de um tratamento adequado pois é uma doença bastante complexa em que seus efeitos e consequências podem aparecer em curto ou longo prazo. O tratamento adequado é aquele que oferece ao dependente todas as ferramentas que o ajudem a sair e livrar-se desse problema.

Portanto, a escolha de um tratamento adequado é uma forma eficaz de influenciar e aumentar as chances de sucesso do tratamento. 

Infraestrutura

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto conta com uma infraestrutura adequada para que tanto os pacientes quando seus familiares se sintam acolhidos, e com a certeza de que estamos trabalhando para que os nossos internos tenham o melhor tratamento. 

Possuímos locais específicos e adequados para as intervenções dos nosso diversos profissionais da saúde, além de atendimento médico 24 horas. Nós temos um elevado padrão de qualidade tanto no tratamento em saúde mental quanto dependência química, pois estamos sempre visando o melhor para nossos internos.

Nossas instituições garantem uma estrutura acolhedora e confortável, temos piscina, academia ao ar livre e uma campo para a prática de atividades físicas, e com isso queremos que a experiência e tratamento de nossos pacientes seja o melhor possível. 

Fale conosco e agende uma visita e ajude quem mais precisa a trilhar um caminho saudável.

Apoio

Ao invés de julgar e criticar o dependente químico deve encontrar o suporte e acolhimento necessários, para que ele desenvolva a motivação necessário para a continuação e manutenção do seu tratamento, mesmo após a sua saída da clínica de reabilitação.

Para que o dependente possa alcançar o sucesso em seu tratamento o apoio de familiares e amigos se mostra uma ferramenta eficaz, pois, permite que ele consiga ter a força necessária para passar por esse momento difícil. 

Suporte no pós-tratamento

O pós-tratamento representa aquele momento em que a pessoa é reinserida na sociedade, e desta forma, ele precisa ser planejado para que a pessoa possa colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. As práticas desenvolvidas durante o tratamento devem auxiliá-lo a manter-se em abstinência de drogas, evitando possíveis recaídas.

Para que isto aconteça de forma saudável, algumas práticas devem ser mantidas, como visitas ao médicos, participação em grupos de apoio, acompanhamento psicológico, prática de atividades físicas e uma alimentação saudável entre outros, podem dar esse suporte na manutenção da abstinência.

Ao final do tratamento em uma clínica de reabilitação o dependente químico deve continuar mantendo os hábitos e estilo de vida que foram desenvolvidos. Além disso, a família deve participar desse momento o incentivando a continuar trilhando esse caminho, traçando assim novas metas e objetivos de vida.

Quais são os tipos de tratamentos para o uso de drogas?

A complexidade da dependência química é uma realidade e por conta disso, existem variados métodos de tratamento para essa doença. As clínicas de reabilitação dispõem de uma variedade de tratamentos, visando atender as diferentes demandas trazidas pelos pacientes.

O tratamento deve ser iniciado quando o dependente está colocando a sua vida e a de seus familiares e amigos a sua volta em perigo. Desta forma, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para que a sua vida não seja mais prejudicada pelo consumo excessivo de drogas. 

Os tratamentos dentro das Clínicas de reabilitação variam e entre eles estão a desintoxicação que é o primeiro passo na recuperação, psicoterapia individual ou em grupo, medicamentos se necessário e exercícios físicos, além de muitos outros que promovem o bem-estar e o ajudam a manter-se em abstinência de drogas.

Como parar de usar drogas: Quais são os principais desafios do tratamento?

O tratamento da dependência química envolve muitos desafios e entre eles se encontra o reconhecimento de que existe um problema e que se precisa de ajuda para superá-lo. O dependente químico com o agravamento da sua dependência entra na fase de negação, onde não consegue enxergar que não há outra saída a não ser um tratamento.

Ele se convence de que consegue sair dessa sozinho, quando na verdade isso é só uma desculpa para continuar usando ainda mais drogas. Além disso, para que o tratamento tenha bons efeitos, a pessoa precisa parar de frequentar certos lugares e abandonar certos grupos de amigos que o fazem continuar com os mesmos hábitos prejudiciais.

Um outro desafio é a vergonha, pois muitas vezes a não procura de ajuda e apoio nesse momento vem desse fato, pois pensam que serão julgados e criticados por seus atos e por isso não se abrem com seus familiares sobre isso.

Como encontrar tratamento especializado para um dependente químico?

As Clínicas do Grupo Recanto possuem uma infraestrutura de qualidade e dispõe de variados métodos de tratamento que garantem o auxílio necessário a quem mais precisa. Além disso, nossos profissionais estão sempre preparados para dar todo o suporte durante todo o tratamento. 

Um tratamento especializado é aquele que garante a assistência integral do paciente, pois tem como objetivo o ajudar a manter-se em abstinência de drogas, para que ele desenvolva um novo estilo de vida mais saudável. 

Conclusão

Parar de usar drogas é possível sim, e digo isso por experiência própria, pois já estive do outro lado e sei que esse processo envolve muitos desafios. A dependência de drogas tem o poder de devastar a saúde e a vida da pessoa, e por isso o dependente deve encontrar apoio e acolhimento nesse processo.

Esse apoio e acolhimento dos familiares e amigos é de fundamental importância, pois representam uma peça-chave no processo de recuperação, servindo como uma força motivadora na continuação da manutenção da abstinência de drogas. 

Parar de usar drogas representa um desafio para o dependente, porém, ele pode ser realizado com o tratamento adequado em uma clínica de reabilitação, pois ela possui todas as ferramentas necessárias na recuperação do dependente químico. 

Portanto, procure a nossa ajuda se você estiver passando por esse momento, ficaremos satisfeitos em te prestar todo o suporte necessário, e caso precise de mais informações continue ligado aqui em nosso blog ou entre em contato. 

Nós ligamos para você