Estamos aqui 24h

é só clicar

Doenças psicossomáticas: o que são, diagnóstico e tipos de tratamentos
Publicado em: 06 de junho de 2022

Atualizado em: 06 de junho de 2022

Doenças psicossomáticas: o que são, diagnóstico e tipos de tratamentos

Quando se pensa em doenças psicossomáticas, a maioria pode já se assustar com o nome dado a essas categorias de doenças, contudo, nada mais é do que a integração entre saúde mental e física.

Deixe-me explicar: quando ocorrem fortes alterações emocionais, por vezes essa alteração e sofrimentos psíquico influi sobre a saúde física, ocasionando sintomas físicos como vômito, tremores e taquicardia.

O que são doenças psicossomáticas?

As doenças psicossomáticas são aquelas que possuem origem no estresse emocional e manifestam sintomas físicos, originando queixas e sintomas nas mais diversas partes do corpo.

As doenças psicossomáticas também são conhecidas por somatização ou transtorno somatoforme, possuem um diagnóstico um pouco complexo, pois funciona por exclusão, após serem descartadas as possibilidades físicas de origem para aqueles sintomas e que passa a ser analisada a somatização.

Os próprios médicos admitem que é uma situação difícil, pois uma vez feita a bateria de exames, se nada for detectado, dirá a pessoa que pode ir para casa pois não há nada com que se preocupar.

Embora seja um diagnóstico complexo e até de difícil compreensão para o próprio paciente em um primeiro momento, possui uma taxa de erro de diagnóstico de apenas 4%.

Principais causas de doenças psicossomáticas

Não é possível definir apenas uma única causa, contudo existem fatores e acontecimentos da vida que podem facilitar ou dificultar o aparecimento dessas doenças psicossomáticas.

Há estudiosos que indicam fatores genéticos e sociais como principais influenciadores dessas doenças, como uma predisposição orgânica por ter pais e parentes próximos com outros transtornos mentais.

Assim como a convivência com pessoas com doenças psicossomáticas pode acabar desencadeando uma maior possibilidade de desenvolvimento.

Traumas

Como a principal causa desencadeadora das doenças psicossomáticas é o estresse emocional, traumas de perda, luto, abusos físicos, sexuais e psicológicos, sobretudo na época do desenvolvimento infantojuvenil pode potencializar a chance de uma doença psicossomática.

Por exemplo, traumas de descuido e abandono parental, seguido de abuso por parte dos cuidadores, provoca grande estresse emocional, que se não conseguir ser liberado na forma de dor e sofrimento psíquico o bastante, pode somatizar, ou seja, tornar física uma dor que é psíquica.

Isso pode não só acontecer na criação dos traumas, como também em suas revisitações, pois os traumas costumam ser por vezes esquecidos como uma forma de autoproteção humana, quando são reabertos o estresse emocional pode subitamente retornar.

Depressão

depressão é uma doença psicossomática

Por ser um transtorno mental de intensa carga emocional e de humor, assim como incapacitante, a depressão pode sim desencadear quadros de doenças psicossomáticas.

Não apenas a depressão, mas também outros transtornos mentais que modificam o campo do humor e das emoções, como transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline e transtornos ansiosos podem levar a doenças psicossomáticas.

No caso da depressão, ocorre o acúmulo de sentimentos e emoções negativas como angústia e a falta de autocuidado, fazendo com que a pessoa a pessoa manifeste os sintoma psicossomáticas.

Luto

O momento de luto naturalmente é um momento de fragilidade emocional, pois estamos lidando com uma perda inesperada, muitas vezes súbita e que não podemos fazer nada sobre.

Dessa forma o luto pode sim levar a uma condição de doença psicossomática, pois quando o luto não é bem processado, ou é em demasiado sofrimento, esse estresse emocional leva a somatização.

Mudanças de padrões de relacionamento

Quando há mudanças nos padrões de relacionamento familiar, de amizade ou romântico, costumamos ficar num período de incerteza, assim ficamos suscetíveis e mais frágeis a outras demandas emocionais.

As mudanças nos padrões de relacionamento se dão em términos, distanciamentos, brigas sérias e até mesmo perda de um desses entes queridos; e quando isso acontece geralmente ocorrem fortes alterações emocionais.

Questões profissionais

O trabalho faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, assim como pode ser um fator incentivador benéfico para a saúde, facilmente também pode ser um fator de grande adoecimento.

Seja devido a um ambiente de trabalho em más condições ou a péssimas relações de trabalho, ou mesmo a perda de sua fonte de recursos, como representa boa parte da vida de uma pessoa também pode ser a causa de suas angústias, frustrações e sofrimentos.

As doenças psicossomáticas desse caso também podem estar relacionadas a uma possível síndrome de Burnout, que é um transtorno mental ocasionado pelo estresse e esgotamento elevado relacionado ao trabalho.

Vítimas de violência

É verdade que toda violência deixa marcas, contudo estou falando aqui das vítimas de violência, física, psicológica, sexual, doméstica que sofreram essa violência de forma contínua, por um período considerável.

Pois nesses casos em específico há uma chance de incidência muito maior de doenças psicossomáticas, uma vez que toda a angústia, dor e ódio reprimido durante esse tempo pode se transformar em somatização.

Doenças psicossomáticas: Quais são os sintomas?

quais são as doenças psicossomáticas

As doenças psicossomáticas se manifestam de diferente formas e os sintomas variam junto com a forma manifestada, assim como sua intensidade, porém se definirmos em termo gerais, os sintomas das doenças psicossomáticas são:

Mudanças no ciclo do sono, no apetite alimentar e sexual, dores de cabeça, dores musculares, ansiedade, constipação, diarréia, exaustão, aumento da pressão arterial, taquicardia, irritabilidade, tristeza, falta de ar, queda de cabelo, mudanças no ciclo menstrual e no sistema urinário.

Lista de doenças psicossomáticas

  • Alergias (alimentares e respiratórias)
  • Enxaqueca
  • Insônia
  • Anemia
  • Impotência sexual
  • Gastrite
  • Câncer
  • Síndrome do intestino irritado
  • Asma
  • Bulimia
  • Infertilidade
  • Obesidade
  • Algumas doenças cardíacas
  • Herpes
  • Gripes

Como tratar de doenças psicossomáticas?

Como se trata de um problema físico com origem mental, o melhor a ser feito é adotar a opção de um tratamento que trate de ambas as áreas, física e mental.

Dessa forma as formas de tratamentos mais adequados são a busca por suporte psicológico e psiquiátrico em caso de necessidade, o apoio terapêutico é de ótima servidão, pois ajuda para além do tratamento da doença, bem como na prática de autonomia e autoconhecimento.

Já o apoio psiquiátrico é em casos mais acentuados e se dá na prescrição e acompanhamento dos efeitos de medicamentos, que ajudam a regular os efeitos emocionais no humor.

Como muitas dessas doenças se manifestam em comorbidade de outros transtornos mentais ou de outras doenças, é também uma opção o tratamento em clínicas de recuperação, pois terão todo o suporte de um tratamento humanizado e individualizado, assim como a abordagem biopsicossocial no tratamento.

Como prevenir doenças psicossomáticas?

Como essas doenças provém do estresse emocional ou ideal é que tenha uma vida de equilíbrio físico e mental, e para isso é preciso estar com uma boa alimentação,  realizando a prática regular de algum exercício físico, mentalmente ocupado, porém com momentos de lazer e ócio.

Conclusão

Portanto, as doenças psicossomáticas representam um perigo enquanto permanecem desconhecidas, embora muita ainda haja de ser descoberto sobre essas doenças.

Esse tipo de doença num diagnóstico menos paciente e apurado facilmente passará despercebida, enquanto a pessoa sofre e aumenta ainda mais a sua somatização.

De tal forma que não se pode dizer claramente que uma pessoa possui uma doença psicossomática até que todas as doenças que sejam possíveis a condição apresentada sejam descartadas.

Nós ligamos para você