Estamos aqui 24h

é só clicar

Literatura da recuperação: 10 livros sobre a Dependência Química
Publicado em: 01 de fevereiro de 2019

Atualizado em: 11 de agosto de 2023

Literatura da recuperação: 10 livros sobre a Dependência Química

Para lutar contra a Dependência Química, é importante que não subestimamos o papel da educação no tratamento da mesma. Portanto, adquirir conhecimento por meio de livros pode ajudar você a entender melhor sobre o tema.

A princípio, você vai conhecer alguns livros que trazem informações importantes sobre dependência química. São exemplares da chamada literatura de recuperação. Continue a leitura e conheça alguns títulos!

se realmente gostasse de mim

1. Se realmente gostasses de mim – James & Joyce Diztler

Este volume é destinado especialmente às famílias. Afinal, trata-se de um compêndio de relatos em que o chamado amor firme pode garantir a estabilidade do tratamento da Dependência Química. De fato, essa atitude fortalece a família como um todo, evitando que os parentes também sejam arruinados, de forma indireta, pelo vício.

a personalidade adictiva

2. A personalidade aditiva – Craig Nakken

É reducionista afirmar que só álcool e drogas viciam. Em contrapartida, muitas pessoas são viciadas em jogo, sexo, compras e até mesmo trabalho. Isso tudo também pode causar isolamento, vergonha e desespero. O autor do livro traça paralelos entre diferentes formas de dependência, chegando a denominadores comuns ao mesmo tempo que também disseca o desenvolvimento da personalidade aditiva. Sem dúvida, o livro é altamente indicado tanto para profissionais da área quanto os próprios pacientes, visto que mostra um caminho de recuperação.

largar as drogas

 

3. Largar as drogas – James & Joyce Diztler

Podemos dizer sem exagero que este é um verdadeiro guia. Tanto para familiares e amigos quanto técnicos, bem como os próprios dependentes. Afinal, o livro aponta para a melhor forma de ajudar na recuperação da dependência química, é encorajando o dependente a se confrontar. Ademais, também mostra como formular um diagnóstico, com método e processo de tratamento.

4. Os três primeiros passos – Materiais educacionais de Hazelden

A vida é maior do que qualquer um de nós. As palavras impotência e perda de domínio mencionadas no Passo 1, são palavras grandes que apontam para um fato simples: quando algum de nós usa álcool ou drogas, a vida descontrola-se. O propósito é nos ajudar a aprender novas maneiras de pensar, sentir e agir.

a base da recuperação

viemos acreditar

tomar uma decisão

Para uma melhor compreensão do conteúdo, o material é dividido em 3 livros:

  • PASSO 1, A base da recuperação
  • PASSO 2, Vivemos a Acreditar
  • PASSO 3, Tomar uma decisão

5. Coleção – A Terapia Racional-Emotiva – Albert Ellis, Ph.D.

a raiva

A Raiva

Neste volume, aprender a lidar com a Raiva de uma forma saudável, sem fazer mal a nós próprios e aos outros, é uma parte importante da vida cotidiana. pois, se estivermos nos recuperando de problemas com álcool e drogas ou, de problemas emocionais, podemos correr o risco de uma recorrência desses problemas se não aprendermos a controlar o nosso sentimento de Raiva.

a vergonha

A Vergonha

O sentimento de Vergonha é uma armadilha na recuperação que nos impede de se sentir satisfeitos e que faz com que o fato de não usarmos drogas, álcool, comida ou outros comportamentos compulsivos, pareça impossível. Assim, torna-se importante identificar quais são os sentimentos que podem estar na origem da Vergonha.

 

o perfeccionismo

O Perfeccionismo

É normal querermos sentir que temos valor e que as outras pessoas nos consideram como pessoas de valor. Sobretudo, é a maneira como satisfazemos este desejo que pode ser a nosso favor ou voltar-se contra nós. Portanto, exigirmos de nós a perfeição pode ser destrutivo. Pois pode introduzir tensões na nossa vida, fazer baixar a nossa auto-estima e afectar as nossas relações

voltar de uma recaída

6. Voltar de uma recaída – Sherry Schultz

Uma recaída no uso ativo de químicos pode ser desmoralizante para uma pessoa em recuperação. Afinal, como é que pode reconstruir o que se desmoronou e ganhar novo ímpeto para entrar em recuperação outra vez? Este caderno ajuda a compreender o que é que correu mal e como voltar ao bom caminho. A fim de ajudar a estabelecer o plano pessoal de prevenção de recaída de forma a não continuar a repetir os mesmos comportamentos auto-destrutivos.

o que é a espiritualidade?

7. O que é a Espiritualidade? – Paul Bjorklund

Será que a espiritualidade se refere só a Deus e à religião, ou terá um significado mais lato? Assim como, será a dependência química uma expressão destrutiva da nossa natureza espiritual? Ao passo que este folheto explora as relações com as pessoas e situações, ele analisa a diferença entre Religião e Espiritualidade no contexto dos programas de 12 passos.

negação

8. Negação – Melody Beattie

A autora, que conta com vários best-sellers, descreve a negação e o seu papel nas várias fases do processo de aceitação. Além disso, ela cita a opinião de vários especialistas e exemplos de como outras pessoas lidaram e resolveram problemas específicos.

pensamento destrutivo

9. Pensamento Destrutivo – Gayle Rosellini

Refere-se ao pensamento característico que normalmente conduz uma pessoa em recuperação ao caminho da recaída. Posteriormente algumas atitudes específicas são descritas em detalhes, com questionários a fim de que os leitores avaliem as suas próprias tendências em relação a estas atitudes enquanto são sugeridas soluções práticas e funcionais.

 

Falsas crenças sobre a recaída

10. Falsas crenças sobre a recaída – Gorski e Miller

Recaída não significa forçosamente que o adicto falhou – mas sim que tropeçou e que tem mais para aprender. Surpreendentemente esta brochura examina falsas crenças que se têm sobre a recaída ao mesmo tempo que oferece àqueles que recaem encorajamento e apoio quando uma recaída tem lugar.

fale com a gente

Nós ligamos para você