Estamos aqui 24h

é só clicar

Mania de perseguição: O que é, possíveis causas e tratamentos
Publicado em: 27 de julho de 2022

Atualizado em: 27 de julho de 2022

Mania de perseguição: O que é, possíveis causas e tratamentos

Sabe aquela pessoa que acha que sempre está sendo observada? Se ela for contrariada pensa que todos estão sempre contra e achando que falam mal dela pelas costas…

Pois é, isso pode ser um sinal de mania de perseguição!

Para entender mais sobre e descobrir outras possíveis causas, continue abaixo!

O que é mania de perseguição?

Mania de perseguição é um transtorno mental, em que ideias delirantes a levam a pensar que está sendo observada e seguida.

É muito comum que venha acompanhado de outros transtornos, como esquizofrenia paranoide, síndrome do pânico, transtorno de personalidade antissocial, transtornos depressivos, TOC e transtorno afetivo bipolar.

A mania de perseguição pode derivar de diversas causas, desde baixa autoestima até transtornos mais complexos como síndrome do pânico. 

Possíveis causas da mania de perseguição

Como mencionei são diversas as possíveis causas da mania de perseguição, que variam de acordo com fatores ambientais, biológicos, sociais e psicológicos, moldando cada pessoa de maneira diferente.

Assim, a pessoa que possui a mania de perseguição continua a repetir seus comportamentos mesmo sem saber as causas para tal, muitas vezes os amigos e familiares menosprezam o comportamento em razão de sintomas e transtornos que acompanham. 

Baixa autoestima

A baixa autoestima é quando a própria pessoa não se valoriza, não consegue reconhecer seu potencial e suas qualidades, por conta de uma insegurança interna, causando com que reproduza uma imagem mais negativa de si.

Por conta disso, a pessoa se reconhece como inferior a outras pessoas, frequentemente tendo pensamentos negativos, facilitando o aparecimento de transtornos mentais, assim como a mania de perseguição.

Por isso, uma baixa autoestima pode levar a pessoa a desconfiar das intenções das outras pessoas, pensar que não tem muito a oferecer, por isso aqueles que estão ao seu redor só querem se aproveitar, sentir-se sendo julgada a todo momento, por pensar ser inferior.

Depressão

Possíveis causas da mania de perseguição

A depressão é um estado mental perigoso que quando permanece por muito tempo acaba se configurando como um transtorno de humor depressivo, com ele vem diversos males, como pensamentos negativos, sentimento de incapacidade, vazio, isolamento social e angústia.

Naturalmente, a depressão já é a porta de entrada para diversos tipos de comportamentos e pensamentos negativos, mas também ajuda a desenvolver outros transtornos.

A mania de perseguição pode surgir por conta dos sentimentos negativos constantes da depressão, que naturalmente diminuem a autoestima e incapacitam a pessoa cada vez mais com sua progressão.

A depender do tipo de depressão diagnosticada a mania de perseguição pode aparecer mais facilmente ou não, a exemplo a depressão psicótica, possui mais chances de desenvolver a mania de perseguição, por conta dos delírios e alucinações presentes.

Veja também: Depressão Profunda: Sintomas, causas e tratamentos existentes

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico ou também chamada de transtorno do pânico, acontece pelo aparecimento de crises de pânico, repentinas, repetitivas e intensas, de modo que essas crises provocam medo da morte, mal-estar, dores físicas e extremo pânico.

A síndrome do pânico por possuir crises que acontecem de maneira quase imprevisível, gera muita ansiedade na pessoa até que uma crise aconteça novamente, o que pode levar a outros problemas de ansiedade ou mesmo outros transtornos.

A mania de perseguição nesse caso pode aparecer em pessoas portadoras de síndrome do pânico, que por conta da ansiedade e medo entraram em paranoia, manifestando idéias delirantes, sobre ser perseguido e observado.

Esquizofrenia paranoide

A esquizofrenia paranóide é o tipo mais comum de esquizofrenia e possui esse nome, justamente por conta de seus sintomas característicos de paranóia (delírios e alucinações).

Assim, delírios persecutórios são comuns nesse transtorno, pois constantemente podem ter alucinações auditivas de vozes os avisando que alguém vem pegá-los ou ameaçando e ter delírios que todos estão lhe observando para poder lhe entregar.

A mania de perseguição é um sintoma não só comum, mas característico da esquizofrenia paranóide, sendo parte indissociável do que configura esse transtorno como transtorno mental.

Saiba como lidar com pessoas com mania de perseguição

Lidar e conviver com uma pessoa que de fato possui a mania de perseguição não é tarefa fácil!

Frequentemente, ouvirá o mesmo discurso de como está sendo perseguida, prejudicada e observada, mesmo que tente convencer do contrário, ela não acreditará.

Isso acontece por conta de pensamentos irracionais e delirantes que permeiam sua mente, formando a mania de perseguição, por isso vale mais procurar entender como a pessoa se sente naquele momento, procurando acolher.

Porém, não estou a dizer para escutar todas as histórias todas as vezes, mas é importante demonstrar que está presente e que se importa, para de fato apoiá-lo é preciso procurar formas de tratamento, como terapia familiar, psicoterapia individual ou mesmo grupos de apoio.

Como identificar a mania de perseguição?

Além dos sintomas característicos das ideias delirantes, é possível identificar a mania por conta de outros sintomas que a acompanham, como: autossabotagem, baixa autoestima, isolamento social, pouca ou nenhuma interação em momentos sociais, críticas mais duras a si do que aos outros.

Em casos de apresentar sintomas como alterações dos sentidos, alucinações, outros delírios e parecer que está perdido em seus pensamentos continuamente, pode ser sinal de esquizofrenia.

Tratamentos para mania de perseguição

Tratamentos para mania de perseguição

Como mencionei no tópico anterior, para uma convivência segura com mania de perseguição é preciso buscar por tratamentos adequados, dentre as variadas opções, destaco os grupos de apoio, o uso de psicoterapias, medicamentos e internação quando necessário.

Os grupos de apoio ajudarão na aceitação da condição em comum que todos ali possuem, assim como a pessoa entender que não está sozinha e pode encontrar ajuda e suporte no grupo, na medida que membros mais experientes orientam a vida daquelas pessoas baseadas nas experiências semelhantes pelas quais já passaram.

A psicoterapia e seus variados modelos e abordagens, ajudam também na autoaceitação e autoconhecimento, assim como procuram tratar as raízes do problema, promovendo também a resolução de alguns sintomas.

O uso de medicamentos acontece de maneira complementar para o controle hormonal e de humor, podendo variar de acordo com a causa da mania de perseguição e se há algum transtorno comórbido a ela.

A internação é uma prática de tratamento a ser considerada em alguns casos de mania de perseguição, em específico aqueles em que envolvam possibilidade de outros transtornos mentais e que já tenham passado por tratamentos convencionais, mas não alcançaram resultados esperados. 

Embora muitos lembram da internação como uma prática ruim e desumana, hoje os tratamentos em fato são humanizados e individualizados, promovendo a saúde de modo integral e com diversos tipos de tratamentos inclusos.

Conclusão

A mania de perseguição pode se manifestar de forma isolada, porém é muito raro, muito provavelmente estará associada a outro transtorno mental ou acompanhada de algum outro tipo de problema.

O problema está no fato que além da mania de perseguição não ser de conhecimento geral, dos poucos que conhecem, muitos podem pensar que é só inveja ou insegurança demais, que a pessoa quer se amostrar, contudo não é bem assim.

Os pensamentos de que está sendo perseguida, julgada e observada na mente das pessoas acontecem de forma involuntária e irracional, de maneira que pensam antes de racionalizar e entender de fato.

Nós ligamos para você