Estamos aqui 24h

é só clicar

Mitomania: Saiba o que é, causas e tratamentos possíveis
Publicado em: 19 de julho de 2022

Atualizado em: 20 de julho de 2022

Mitomania: Saiba o que é, causas e tratamentos possíveis

Embora não seja muito aceitável socialmente, é algo que todos fazemos. 

Mesmo uma mentirinha boba pode ser usada para persuadir ou escapar de uma situação difícil.

Mas e quando o hábito de mentir se torna compulsivo? O que fazer? A pessoa passa a mentir tanto, que começa a acreditar na mentira e a precisar viver dela, constantemente alimentado as histórias

É isso o que sofre o mitomaníaco! 
Vou te contar mais sobre mitomania, a compulsão por contar mentiras, neste artigo.

O que é mitomania?

A mitomania é uma doença em que a pessoa possui a vontade de realizar mentiras e situações fantasiosas na maioria das situações em que se encontra, isso sem motivo aparente.

É comum que esse traço seja uma consequência de outros transtornos mentais como transtornos de personalidade, mas pode aparecer por causas não relacionadas a esses.

Esse problema é mais comum do que se imagina. Recentemente o assunto ganhou mais notoriedade quando o modelo e influenciador Gui Araújo admitiu possuir e ser um grande empecilho em sua vida

Nos cinemas, também foi exposto durante o filme O mentiroso (1999), estrelado por Jim Carrey.

Apesar de não existirem dados de estudos oficiais como a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que existam cerca de 1 milhão de mitomaníacos no Brasil.

Quais as principais causas da mitomania?

Ainda faltam mais estudos sobre o fenômeno da mitomania, contudo, algumas pesquisas relacionam seu surgimento a evento traumático no passado, principalmente na infância.

Como mencionado anteriormente, a mitomania também pode aparecer por conta de transtornos de personalidade e TOC.

Mitomaníacos: Saiba como identificar mentirosos compulsivos

Diante de tal comportamento mentiroso é importante saber como identificá-los e como é possível ajudar, se já conhece a pessoa a mais tempo é provável que já conheça os jeitos e táticas que usa quando está mentindo.

Mas e se mesmo assim não conseguir identificar, basta prestar bastante atenção nos sintomas da mitomania que irei listar abaixo:

Sintomas da mitomania

Muitas das histórias contadas são tão absurdas ou improváveis que logo se nota que se trata de um episódio de mitomania. 

As mentiras e manifestações fantasiosas aparecem de maneira crônica, então ficar atento às repetições e aos padrões de fala da pessoa é importante.

Na maioria das histórias a pessoa acaba se colocando como personagem principal e como se os outros acontecimentos girassem ao redor dela.

As mentiras contadas podem ser usadas para obter vantagens ou não, como é algo crônico, muitas vezes durante uma conversa comum, a pessoa pode começar a extrapolar.

Como a pessoa não quer ser descoberta, geralmente conta a história com muita riqueza de detalhes, quando você se lembra de uma memória, por mais precisa que ela seja, não há como dizer ela tão detalhada.

Principais tratamentos para mitomania

Os tratamentos da mitomania acontecem de duas maneiras, pelo uso de medicamentos e pela psicoterapia, principalmente para controle dos sintomas e para entender melhor quais as origens dessa patologia.

A psicoterapia contribui principalmente esclarecendo o porquê dessa vontade e compulsão pela mentira, como surgiu e ensinando como controlar de modo que lentamente consiga mudar seus hábitos.

Já a medicação entra se necessário de acordo com a avaliação médica, geralmente para controlar algum descontrole hormonal ou dos neurotransmissores, ou ainda para tratar de outros sintomas que estejam contribuindo para a manifestação da mitomania.

A internação é necessária?

Depende muito de caso para caso, pessoalmente eu diria que em 90% casos de mitomania não será necessário a internação, pois os serviços de saúde convencionais conseguem resolver com psicoterapia e consulta psiquiátrica.

Contudo nos casos mais graves, onde a mitomania é acompanhada por outros transtornos como a personalidade antissocial, personalidade limítrofe e personalidade narcisista, havendo prejuízos para familiares e amigos, nesses casos sim a internação pode ser necessária.

Mitomania tem cura?

Sim, a mitomania de maneira isolada possui cura! 

Primeiramente, durante o tratamento precisará ser controlada e a pessoa terá que aprender novos hábitos de vida, porém com o tratamento adequado pode ser alcançada a cura.

Em casos onde a mitomania é um dos sintomas de algum transtorno mental, ela pode nunca mais voltar se bem tratada, porém o transtorno em si não tem cura, pode ser controlado e retirado todos os sintomas, porém pode um dia retornar.

Como lidar com as pessoas que têm Mitomania?

Como lidar com as pessoas que têm Mitomania

Primeiramente, é importante que saiba, que apesar dos mitomaníacos entenderem o problema que tem, a maior parte não quer admitir para si mesmo e  principalmente para outras pessoas.

Você pode ter parentes ou conhecidos que vivem numa eterna mentira, muitas vezes parecendo acreditar em todas as fantasias que conta aos outros.

Para isso é importante que você se atente em alguns pontos-chave. Por exemplo, se ouvir com atenção e já identificar que a pessoa está mentindo mais uma vez é melhor que otimize seu tempo e deixe a conversa para lá e vá fazer algo que precise fazer.

Diga claramente que sabe que a pessoa está mentindo, mas não de forma ameaçadora e sim de aconselhamento, e que está tentando entender por que a pessoa está fazendo isso. 

Se já percebeu que os sinais e sintomas estão muito evidentes, ofereça ajuda para encontrar tratamento e tenha uma conversa séria sobre o assunto.

Em caso de não ter certeza se a pessoa está mentindo ou não, procure se guardar e não entrar em discussões lógicas. Sempre procure confirmar o que foi dito, seja pesquisando em fontes externas ou falando com as supostas pessoas envolvidas nas histórias.

Como ajudar um mitomaníaco: Confira 5 dicas extras

dicas de como ajudar um mitomaníaco
  • Procure ser o mais sincero possível e quando ver que a pessoa está mentindo descaradamente, peça um momento e fale a sós sobre isso;
  • Se a pessoa não quer procurar ajuda, vá atrás de informações;
  • Verifique sempre os fatos expostos;
  • Conscientize que todos têm problemas e, que com o tratamento certo, a mitomania é curável;
  • Sempre que possível acompanhe a pessoa no tratamento mantendo o contato dos profissionais, para que não ocorra de mentir sobre o tratamento.

Conclusão

A mitomania muitas vezes é um problema subestimado, a própria pessoa não entende o que está acontecendo e não sabe que essa condição é uma patologia.

Por isso, uma parte do tratamento é conscientização sobre a doença.

Como não é muito conhecida, até mesmo profissionais de saúde costumam verificar outros diagnósticos antes de tentar o da mitomania.

Contudo, é preciso que cada vez mais circule informações sobre ela e forma de ajudar a pessoa a lidar com os sintomas que aparecem.
Se precisar de algum apoio ou ajuda com essa questão, pode me procurar aqui no Grupo Recanto!

Nós ligamos para você