Estamos aqui 24h

é só clicar

Transtorno de personalidade: Tipos e tratamentos
Publicado em: 17 de janeiro de 2023

Atualizado em: 18 de dezembro de 2023

Transtorno de personalidade: Tipos e tratamentos

Às vezes sentimos que amigos ou parentes parecem ver o mundo de outra forma. Muitas vezes, é exatamente isso. Ela pode ter um transtorno de personalidade e ainda não saber.

Quando os traços de personalidade, que são as características que compõem a personalidade da pessoa se encontram muito rígidos ou estão maleáveis demais, de forma a trazer prejuízo psíquico, social e ocupacional a pessoa, pode ser um sinal de alerta de um possível transtorno de personalidade.

Durante o texto você poderá entender mais sobre o que é esse problema, bem como seus tipos que afetam a vida da pessoa, assim como formas de tratamento.

O que é transtorno de personalidade?

Quando nos referimos ao transtorno de personalidade no geral, estamos falando de vários transtornos mentais que possuem características em comum que alteram a estrutura e funcionamento da personalidade.

Embora alguns possuam bastante diferenças entre si, entende-se que todos são causados tanto por fatores genéticos quanto ambientais.

Os transtornos de personalidade alteram, principalmente, os comportamentos e pensamentos, de maneira que, afetam o modo como a pessoa se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Esses sinais do transtorno de personalidade se evidenciam a partir do fim da adolescência e início da vida adulta, de modo que os traços de personalidade e as consequências dos atos cometidos trazem prejuízos à pessoa.

transtorno de personalidade irritação

Quais são os tipos de transtornos de personalidade?

Existem alguns tipos de classificações para os transtornos de personalidade, aqui seguiremos o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Esses transtornos se diferenciam de acordo com os traços de personalidades apresentados e suas características que são capazes de gerar diversos problemas.

Paranoide

O transtorno de personalidade paranóide é marcado pelos sintomas de paranoia como a alta desconfiança e suspeita de coisas que podem não estar acontecendo e sem justificativa aparente.

Uma das suspeitas principais é sobre as pessoas tentando enganá-las ou de alguma forma planejando ações para as prejudicar, porém, quase sempre essas ideias são irreais.

Esse tipo de personalidade guarda rancor muito facilmente e de forma persistente, é comum interpretar significados ocultos sejam eles de bom significado ou mal, mas que condizem mais com a percepção que se tem da pessoa do que a realidade.

Esquizotípica

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado pelo desconforto e incômodo intenso com relação a relacionamentos mais próximos, assim como uma menor disponibilidade e abertura para esse tipo de relacionamento.

Um dos motivos do porquê isso ocorre é a manifestação de comportamentos e ideias excêntricas, pois os sintomas desse transtorno podem se assemelhar muito com o da esquizofrenia.

Podem apresentar ilusões corporais, paranoia, desorganização do pensamento e da fala, costumam ter crenças mágicas como ser muito supersticioso ou acreditar que possui alguma habilidade ou poder especial.

Esquizóide

As pessoas portadoras desse transtorno possuem um desinteresse em atividades e reuniões sociais, procurando um distanciamento claro desse tipo de evento, tendo também dificuldade em se relacionar com os outros.

Possuem a ideia que as relações com as outras pessoas não possuem muito sentido ou gratificação, por isso também não conseguem expressar muitas emoções em uma relação.

Transtorno de personalidade emocionalmente instável

Também chamado de transtorno Borderline ou de transtorno de personalidade limítrofe, a personalidade é carregada por um grande descontrole emocional e dificuldade para estar ou sentir-se sozinho.

É comum que apresentem quadros de instabilidade e alternância no humor, assim como o transtorno bipolar, possuem problemas com autoestima e a autoimagem, podem ser hipersensíveis, impulsivos e agressivos.

Não conseguem ficar sozinhos e não toleram o abandono, a impressão, assim como a ideia que possuem de uma pessoa pode mudar facilmente.

Comportamentos e pensamentos de autossabotagem são muito comuns em pessoas com esse transtorno, assim como casos de automutilação e tentativas de suicídio.

Antissocial

Nesse tipo de transtorno, a pessoa possui traços de personalidade que envolvem a manipulação social, a falta de respeito pelos direitos de outras pessoas, ausência de empatia e não acreditar nos deveres que a sociedade impõe.

Não se importam com os atos que cometem, o fazem sem remorso, para eles não importa o que os outros vão pensar ou o que a lei diz sobre isso.

São altamente impulsivos e raramente fazem algum tipo de planejamento, podem inclusive trocar de moradia, emprego, namorado (a) de forma rápida, frequentemente são irresponsáveis financeiramente.

É também comum que sejam arrogantes e possuam uma boa ou ótima autoestima, sendo cheios de si, podem ser muito charmosos e atraentes, mas, usam isso para conseguir o que querem, frequentemente se encontram em posições onde possuem poder sobre os outros.

transtorno de personalidade o que é

Narcisista

O narcisista possui um grande senso de superioridade e de grandiosidade, procurando sempre por atenção e bajulação, assim como no transtorno antissocial, eles também não possuem empatia.

Apesar do que aparentam, essas pessoas possuem uma autoestima frágil e instável, que precisa ser reafirmada por outras pessoas, entidades ou organizações.

É comum que de fato essas pessoas possuem habilidades de destaque ou estejam em evidência, mas, se superestimam e continuam sempre buscando a aprovação do outro ou tentando se colocar como superior.

Histriônica

Aqui as características principais são a busca por atenção e aceitação, assim como demonstrações excessivas de emocionalidade.

Podem fazer de tudo em busca da atenção dos outros, inclusive se submeterem a vontade alheia desde que estejam sendo atenciosos, assim como usar de sua inteligência, aparência e status para isso.

Quando não conseguem o que querem, manifestam humor deprimido, dramatizam bastante e inclusive tem dificuldades em expressar emoções reais, a maioria ocorre de forma superficial.

Transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo 

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo se refere a pessoas que possuem um alto grau de exigência em relação à ordem, organização e controle sobre as coisas. E isso se revela em seus comportamentos, pois, em geral, essas pessoas costumam ser perfeccionistas, inflexíveis e muito rígidas.

Esses comportamentos são vistos no início da fase adulta do indivíduo e se manifesta de diferentes formas. Essas pessoas possuem grande dificuldade para expressar sentimentos e emoções devido sua rigidez e inflexibilidade, além de quererem estar sempre no controle das coisas, sendo perfeccionistas. 

Ainda não se sabe ao certo a causalidade do transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo, mas, indícios apontam que pode estar associado a fatores genéticos. 

Transtorno de personalidade dependente 

Neste tipo de transtorno, a pessoa sente uma extrema necessidade de ser amparada, de ser cuidada, o que pode levar a ter dificuldades em tomar suas próprias decisões devido ao seu alto grau de submissão. Essas pessoas não conseguem ficar sozinhas por um longo período de tempo e por isso, possuem a necessidade de investir em algum relacionamento, seja romântico, familiar ou de amizade. 

Essas pessoas se mantêm com um comportamento passivo diante das situações da vida, pois, acabam deixando as pessoas, tomarem decisões em sua vida, de como elas devem agir ou do que precisam fazer por exemplo. 

Demonstram um alto grau de dependência, se apoiando nas pessoas, por sua dificuldade de tomar suas próprias decisões. Essas pessoas também possuem dificuldades em tomar iniciativa e acabam por demonstrar medo de ficarem sozinhas, desta forma, sempre vivem na busca de agradar a todos ao seu redor. 

Transtorno de personalidade esquivo 

O transtorno de personalidade esquivo está relacionado a pessoas que se esquivam, ou seja, pessoas que evitam ou se afastam de situações que geram um certo risco da pessoa ser rejeitada ou ser humilhada. 

Essas pessoas vivenciam em sua personalidade uma intensidade de emoções e sentimentos, que geram padrões de pensamentos disfuncionais, pois, elas acabam avaliando o contexto de modo negativo. 

Elas se sentem inadequadas e isso acaba fazendo com que elas fiquem cada vez mais distantes, se esquivando de diferentes formas de interação social, muitas vezes por medo de ser rejeitada, ou surpreendida pelas pessoas a sua volta.

São altamente sensíveis à frustração e por conta disso, preferem se isolar, pois pensam em evitar interações sociais, para não entrar em contato com sentimentos negativos, que a fazem se sentir mal. 

Quais os sintomas de transtorno de personalidade?

Os sintomas podem variar de acordo com cada transtorno, mas, é possível reunir alguns sintomas em comum entre eles.

Um dos sintomas mais comuns são problemas com auto identidade, a pessoa não consegue ter uma imagem estável de si mesma, apresentando também inconsistências nas crenças e valores e se comportando de forma diferente a depender da situação e do local, com isso, a autoestima também costuma oscilar.

Outro problema muito comum diz respeito aos relacionamentos interpessoais, possuem uma extrema dificuldade em se aprofundar em suas relações afetivas e também de as manter, justamente por serem pessoas de difícil entendimento para a outra pessoa, assim como apresentarem certa confusão sobre si mesmos.

Além desses sintomas, outros também podem se manifestar dependendo do tipo de transtorno e da situação já vivida pela pessoa, entre eles estão:

  • Ansiedade
  • Introspecção
  • Não reconhecimento dos problemas
  • Intolerância
  • Necessidade de atenção
  • Isolamento social
  • Medo do abandono
  • Arrogância

Transtorno de personalidade tem cura?

Esse é um assunto delicado, pois, todos os transtornos mentais são doenças crônicas e, portanto, não possuem cura. 

Com o tratamento adequado, que geralmente envolve a prática de psicoterapia e o uso de medicamentos, além de uma prática e estilo de vida mais saudável, é possível que os sintomas sejam reduzidos e o transtorno nunca mais volte a se manifestar de forma intensa prejudicando todas as áreas da vida da pessoa.

transtorno de personalidade

Transtorno de personalidade: quais são os tratamentos existentes? 

Assim como em outros transtornos, com o de personalidade não é diferente, pois, também existem diferentes tipos de tratamentos, abaixo seguem os principais. Com isso, se faz importante conhecer quais os tratamentos mais indicados para este transtorno e procurar informações para que o indivíduo possa ter uma qualidade de vida melhor. 

Psicoterapia 

A psicoterapia faz parte do tratamento de qualquer transtorno, sendo assim, sua eficácia é comprovada e por isso, ela é muito recomendada. Desta forma, neste tipo de tratamento o paciente é auxiliado na construção de estratégias de enfrentamento para lidar com comportamentos, sentimentos e emoções de forma mais saudável. 

Desta forma, é na psicoterapia que o paciente desenvolve habilidades, que lhe estimulem a identificar e examinar o que precisa ser modificado em todas as áreas de sua vida. É desta forma, que o paciente começa a enxergar as suas questões emocionais e comportamentais, possibilitando o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

Medicamentos

Os medicamentos também podem ser utilizados para os transtornos de personalidade, quando estes possuírem sintomas intensos que o prejudiquem em sua qualidade de vida. Não existem medicamentos específicos para cada transtorno, e por isso, também podem ser indicados pelo médico para o tratamento de comorbidades relacionadas. 

Esse tipo de tratamento também pode servir como uma forma complementar, fazendo com que alguns sintomas intensos relacionados ao transtorno de personalidade por exemplo, sejam reduzidos, melhorando a qualidade de vida do paciente. 

Transtorno de personalidade: a importância de buscar ajuda

O transtorno de personalidade não possui cura, mas sim, diferentes tipos de tratamentos, que podem ser indicados para cada caso. Quando os sintomas desse quadro se manifestam de modo muito intenso, isso pode acabar por prejudicar todas as áreas da vida da pessoa. 

Por isso, buscar ajuda se faz essencial para quem tem esse transtorno, pois, muito de seu quadro pode ser melhorado e trabalhado para que o paciente possa construir até mesmo novos comportamentos e também aprenderem a regular suas emoções e sentimentos. 

O auxílio e apoio de pessoas próximas também se faz de grande importância, pois, podem representar um grande aliado no tratamento desses pacientes, fazendo eles se sentirem acolhidos e os impulsionando a se cuidar, modificando e adequando também a sua dinâmica de vida. 

Conclusão

Os transtornos de personalidade são vastos e complexos, cada um possui sua particularidade, porém, em todos eles existem alterações consideráveis no funcionamento da personalidade.

Vimos que independente do tipo, se o transtorno não for tratado, ele trará danos a vida da pessoa, prejudicando suas relações e a forma como pensa e se comporta, até mesmo a forma como se enxerga e se identifica, é uma mudança tão complexa que com o tempo pode vir a atrapalhar todos os setores da vida.

Por isso é preciso um ambiente de tratamento calmo e confiável, assim como uma clínica com os suportes necessários e uma equipe especializada no problema para que ele possa ser devidamente tratado.

Para isso, recomendo que se possível visite nossas clínicas do Grupo Recanto ou entre em contato conosco, seja através de ligação ou de nossas redes sociais.

Leia também: Por quê os Dependentes buscam alívio emocional nas drogas?

Nós ligamos para você