Grupo Recanto Logo Grupo Recanto Logo
Capitais e Regiões Metropolitanas 4007.2316 Demais Regiões (81) 3543.0300
S.O.S Drogas Logo
  • Grupo Recanto
  • Equipe
  • Tratamentos
    • Dependência Química
    • Internação Psiquiatria
    • Tratamento Ambulatorial
  • Estrutura
  • Blog
  • Contato
Estamos aqui 24h

é só clicar

O que é transtorno de personalidade? Conheça tipos e tratamentos!
Publicado em: 21 de janeiro de 2022

Atualizado em: 21 de janeiro de 2022
  • Psiquiatria

O que é transtorno de personalidade? Conheça tipos e tratamentos!

Às vezes sentimos que amigos ou parentes parecem ver o mundo de outra forma. Muitas vezes, é exatamente isso. Ela pode ter um transtorno de personalidade e ainda não saber.

Quando os traços de personalidade, que são as características que compõem a personalidade da pessoa se encontram muito rígidos ou estão maleáveis demais, de forma a trazer prejuízo psíquico, social e ocupacional a pessoa, pode ser um sinal de alerta de um possível transtorno de personalidade.

Durante o texto você poderá entender mais sobre o que é esse problema, bem como seus tipos que afetam a vida da pessoa, assim como formas de tratamento.

O que é transtorno de personalidade?

Quando nos referimos ao transtorno de personalidade no geral, estamos falando de vários transtornos mentais que possuem características em comum que alteram a estrutura e funcionamento da personalidade.

Embora alguns possuam bastante diferenças entre si, entende-se que todos são causados tanto por fatores genéticos quanto ambientais.

Os transtornos de personalidade alteram, principalmente, os comportamentos e pensamentos, de maneira que, afetam o modo como a pessoa se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Esses sinais do transtorno de personalidade se evidenciam a partir do fim da adolescência e início da vida adulta, de modo que os traços de personalidade e as consequências dos atos cometidos trazem prejuízos à pessoa.

Quais são os tipos de transtornos de personalidade?

transtorno de personalidade irritação

Existem alguns tipos de classificações para os transtornos de personalidade, aqui seguiremos o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Esses transtornos se diferenciam de acordo com os traços de personalidades apresentados e suas características que são capazes de gerar diversos problemas.

Paranoide

O transtorno de personalidade paranóide é marcado pelos sintomas de paranoia como a alta desconfiança e suspeita de coisas que podem não estar acontecendo e sem justificativa aparente.

Uma das suspeitas principais é sobre as pessoas tentando enganá-las ou de alguma forma planejando ações para as prejudicar, porém, quase sempre essas ideias são irreais.

Esse tipo de personalidade guarda rancor muito facilmente e de forma persistente, é comum interpretar significados ocultos sejam eles de bom significado ou mal, mas que condizem mais com a percepção que se tem da pessoa do que a realidade.

Esquizotípica

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado pelo desconforto e incômodo intenso com relação a relacionamentos mais próximos, assim como uma menor disponibilidade e abertura para esse tipo de relacionamento.

Um dos motivos do porquê isso ocorre é a manifestação de comportamentos e ideias excêntricas, pois os sintomas desse transtorno podem se assemelhar muito com o da esquizofrenia.

Podem apresentar ilusões corporais, paranoia, desorganização do pensamento e da fala, costumam ter crenças mágicas como ser muito supersticioso ou acreditar que possui alguma habilidade ou poder especial.

Esquizóide

As pessoas portadoras desse transtorno possuem um desinteresse em atividades e reuniões sociais, procurando um distanciamento claro desse tipo de evento, tendo também dificuldade em se relacionar com os outros.

Possuem a ideia que as relações com as outras pessoas não possuem muito sentido ou gratificação, por isso também não conseguem expressar muitas emoções em uma relação.

Transtorno de personalidade emocionalmente instável

Também chamado de transtorno Borderline ou de transtorno de personalidade limítrofe, a personalidade é carregada por um grande descontrole emocional e dificuldade para estar ou sentir-se sozinho.

É comum que apresentem quadros de instabilidade e alternância no humor, assim como o transtorno bipolar, possuem problemas com autoestima e a autoimagem, podem ser hipersensíveis, impulsivos e agressivos.

Não conseguem ficar sozinhos e não toleram o abandono, a impressão, assim como a ideia que possuem de uma pessoa pode mudar facilmente.

Comportamentos e pensamentos de autossabotagem são muito comuns em pessoas com esse transtorno, assim como casos de automutilação e tentativas de suicídio.

Antissocial

Nesse tipo de transtorno, a pessoa possui traços de personalidade que envolvem a manipulação social, a falta de respeito pelos direitos de outras pessoas, ausência de empatia e não acreditar nos deveres que a sociedade impõe.

Não se importam com os atos que cometem, o fazem sem remorso, para eles não importa o que os outros vão pensar ou o que a lei diz sobre isso.

São altamente impulsivos e raramente fazem algum tipo de planejamento, podem inclusive trocar de moradia, emprego, namorado (a) de forma rápida, frequentemente são irresponsáveis financeiramente.

É também comum que sejam arrogantes e possuam uma boa ou ótima autoestima, sendo cheios de si, podem ser muito charmosos e atraentes, mas, usam isso para conseguir o que querem, frequentemente se encontram em posições onde possuem poder sobre os outros.

Narcisista

transtorno de personalidade o que é

O narcisista possui um grande senso de superioridade e de grandiosidade, procurando sempre por atenção e bajulação, assim como no transtorno antissocial, eles também não possuem empatia.

Apesar do que aparentam, essas pessoas possuem uma autoestima frágil e instável, que precisa ser reafirmada por outras pessoas, entidades ou organizações.

É comum que de fato essas pessoas possuem habilidades de destaque ou estejam em evidência, mas, se superestimam e continuam sempre buscando a aprovação do outro ou tentando se colocar como superior.

Histriônica

Aqui as características principais são a busca por atenção e aceitação, assim como demonstrações excessivas de emocionalidade.

Podem fazer de tudo em busca da atenção dos outros, inclusive se submeterem a vontade alheia desde que estejam sendo atenciosos, assim como usar de sua inteligência, aparência e status para isso.

Quando não conseguem o que querem, manifestam humor deprimido, dramatizam bastante e inclusive tem dificuldades em expressar emoções reais, a maioria ocorre de forma superficial.

Transtornos ansiosos e receosos

Aqui estão englobados os transtornos de personalidade esquiva, dependente e obsessivo-compulsiva.

O transtorno de personalidade esquiva, como o nome diz, procura evitar o contato social ou situações em que essa interação seria necessária, pois possuem o medo de serem humilhados e rejeitados.

Já o transtorno de personalidade dependente, procura alguém para cuidar, pois, sentem uma necessidade de ser cuidado a todo momento, também podem apresentar questões de submissão, se enxergam como inferiores e não acreditam em sua própria capacidade.

Por último, temos o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, em que a personalidade da pessoa se torna rígida com relação ao controle e perfeccionismo, costumam também ser solitários e com emoções mais restritas.

Leia também: Ansiedade e depressão: entenda os sintomas e as diferenças

Quais os sintomas de transtorno de personalidade?

Os sintomas podem variar de acordo com cada transtorno, mas, é possível reunir alguns sintomas em comum entre eles.

Um dos sintomas mais comuns são problemas com auto identidade, a pessoa não consegue ter uma imagem estável de si mesma, apresentando também inconsistências nas crenças e valores e se comportando de forma diferente a depender da situação e do local, com isso, a autoestima também costuma oscilar.

Outro problema muito comum diz respeito aos relacionamentos interpessoais, possuem uma extrema dificuldade em se aprofundar em suas relações afetivas e também de as manter, justamente por serem pessoas de difícil entendimento para a outra pessoa, assim como apresentarem certa confusão sobre si mesmos.

Além desses sintomas, outros também podem se manifestar dependendo do tipo de transtorno e da situação já vivida pela pessoa, entre eles estão:

  • Ansiedade
  • Introspecção
  • Não reconhecimento dos problemas
  • Intolerância
  • Necessidade de atenção
  • Isolamento social
  • Medo do abandono
  • Arrogância

Transtorno de personalidade tem cura?

transtorno de personalidade

Esse é um assunto delicado, pois, todos os transtornos mentais são doenças crônicas e, portanto, não possuem cura. 

Com o tratamento adequado, que geralmente envolve a prática de psicoterapia e o uso de medicamentos, além de uma prática e estilo de vida mais saudável, é possível que os sintomas sejam reduzidos e o transtorno nunca mais volte a se manifestar de forma intensa prejudicando todas as áreas da vida da pessoa.

Conclusão

Os transtornos de personalidade são vastos e complexos, cada um possui sua particularidade, porém, em todos eles existem alterações consideráveis no funcionamento da personalidade.

Vimos que independente do tipo, se o transtorno não for tratado, ele trará danos a vida da pessoa, prejudicando suas relações e a forma como pensa e se comporta, até mesmo a forma como se enxerga e se identifica, é uma mudança tão complexa que com o tempo pode vir a atrapalhar todos os setores da vida.

Por isso é preciso um ambiente de tratamento calmo e confiável, assim como uma clínica com os suportes necessários e uma equipe especializada no problema para que ele possa ser devidamente tratado.

Para isso, recomendo que se possível visite nossas clínicas do Grupo Recanto ou entre em contato conosco, seja através de ligação ou de nossas redes sociais.

Leia também: Por quê os Dependentes buscam alívio emocional nas drogas?

Fabrício Selbmann Autor Grupo Recanto
Fabrício Selbmann

Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:

  • Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
  • Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
  • Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
  • Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
  • Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.
Proximo Anterior
Grupo Recanto > Blog > Psiquiatria > O que é transtorno de personalidade? Conheça tipos e tratamentos!

PESQUISAR:

Categories

  • Alcoolismo
  • Dependência Química
  • Drogas
  • Institucional
  • Psiquiatria
  • Tratamento

Sobre

o autor

Autor

Sou Fabrício Selbman, psicanalista, palestrante sobre Dependência Química, diretor do Grupo Recanto, rede de quatro clínicas de tratamento de dependentes químicos, referência no Norte e Nordeste nesse segmento. Sou formado em marketing e pós-graduado em Gestão Empresarial;

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, além de especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Minessota.

Tudo que Você Precisa Saber Sobre Reabilitação Para Dependentes Químicos

FIQUE ATUALIZADO!

Nós ligamos para você






Trabalhe Conosco: envie um e-mail para [email protected]

4007.2316

Central de Atendimento
Desenvolvido por Agência Ópera