Estamos aqui 24h

é só clicar

Esquizofrenia paranoide: O que é, sintomas, causas e tratamentos
Publicado em: 16 de julho de 2022

Atualizado em: 17 de julho de 2022

Esquizofrenia paranoide: O que é, sintomas, causas e tratamentos

A esquizofrenia se manifesta de formas diferentes. 

Não existe somente aquela “esquizofrenia clássica” com os mesmos sintomas de alucinações auditivas e visuais, assim como perda de controle e quebra de realidade.

Embora casos como esse existam, eles são só uma parcela de um espectro maior. 

Estima-se que 1 em cada 100 pessoas no mundo possuem algum tipo de esquizofrenia, porém homens começam a manifestar os sintomas ainda na adolescência, já as mulheres na meia idade.

A esquizofrenia paranoide é o tipo mais comum de esquizofrenia, isso acontece, por conta dos sintomas paranoicos em que englobam esse subtipo. 

Sendo assim reconhecida como o tipo “padrão” de esquizofrenia, mas o que a diferencia das outras?

O que é a esquizofrenia paranoide? 

A esquizofrenia paranoide é caracterizada pelos sintomas de paranoia, que traz consigo sintomas como delírios, alucinações, alterações de humor, dificuldades de articulação na fala, mudança de personalidade, despersonalização e fuga da realidade.

A esquizofrenia paranoide é classificada pelo CID (código internacional de doenças) como um transtorno mental de forma que o estado mental mais presente é o delírio, sendo mais comum a mania de perseguição, acompanhados de perturbação dos sentidos e alucinações.

A depender do nível do transtorno as pessoas conseguem viver normalmente, com os sintomas estáveis e realizar suas tarefas do cotidiano, mas também em casos mais graves pode ser difícil conviver em sociedade e com seus amigos e família.

Principais fatores de risco de esquizofrenia: Entenda

fatores de risco de esquizofrenia

A esquizofrenia possui alguns fatores de risco para seu desenvolvimento, dentre aspectos biológicos, sociais e psicológicos, sobre eles falarei agora.

Como fatores biológicos posso destacar a maior chance que se tem de desenvolver esquizofrenia se os pais ou outros parentes muito próximos já possuírem esquizofrenia ou algum outro tipo de transtorno psicótico possuem até 15% mais chances.

Fatores do ambiente também podem influenciar desde a gestação, fatores que mexam com a formação cognitiva e psíquica, por exemplo viroses e depressão da mãe durante a gravidez.

No período neonatal e da infância são os principais considerando a influência para esquizofrenia, como complicações no pós-gravidez, infecções que afetam o sistema nervoso central como a meningite e encefalite, mas também traumas e abusos durante a área da infância, sejam eles físicos, psicológicos ou sexuais.

Há também o uso de drogas que podem acelerar uma predisposição que a pessoa já tem, assim como causar danos cognitivos que podem resultar futuramente em transtornos esquizofrênicos.

As drogas mais associadas à esquizofrenia são as com efeitos alucinógenos, como MD, LSD, cogumelos alucinógenos, maconha e haxixe.

Em especial a maconha, é amplamente conhecida na comunidade científica especializada por amplificar as chances de desenvolvimento de depressão e esquizofrenia. 

Um estudo da universidade de Copenhagen confirmou com o uso de Cannabis aumentam em até 4 vezes o risco de desenvolvimento de esquizofrenia.

Quais são os tipos de esquizofrenia?

tipos de esquizofrenia

A esquizofrenia pode ser dividida em alguns subtipos, aqui irei detalhar os mais específicos e que estão de acordo com o CID-11; Veja abaixo:

Esquizofrenia paranoide

Na esquizofrenia paranoide, como foi falado anteriormente, a característica dominante é a da presença de sintomas de paranoia, como os delírios de perseguição, alucinações auditivas de vozes de comando ou persecutórias.

Esquizofrenia simples

A esquizofrenia simples se caracteriza pela mudança de comportamento e personalidade principalmente. 

É comum que pessoas com esse tipo de esquizofrenia procuram muito o isolamento social, pois ficam dispersas aos acontecimentos do dia a dia e a outras pessoas.

Pode acontecer que a pessoa pareça insensível à vista dos outros, pois a pessoa não consegue se expressar do jeito correto, não consegue se conectar com as emoções vindas do outro.

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica

Nesse tipo de esquizofrenia é caracterizado pelas alterações emocionais e de pensamentos projetando um comportamento altamente irresponsável e inconsequente, com a presença de maneirismos.

Outra parte que vale a pena ressaltar é a alteração na parte afetiva, onde procura se distanciar e expressar de forma inapropriada ou superficial.

Pode aparecer também com os pensamentos e falas desconexas e desorganizadas, é muito comum que durante um pico dos sintomas não consiga ser entendido por outras pessoas.

Esquizofrenia catatônica

Na esquizofrenia catatônica ocorre a predominância de padrões de sintomas psicomotores, podendo apresentar aumento da amplitude dos sentidos ou o estado de catatonia, estado em que a pessoa fica imóvel e aparenta não estar lá mentalmente.

Nesse estado é comum a pessoa apresentar ecolalia (repetição da fala), alucinações durante o episódio, geralmente de formas de experiências e lembranças vividas.

Esquizofrenia residual

Se trata da evolução natural de uma esquizofrenia não tratada ou que reduziu, pois ainda há a presença de muitos sintomas como embotamento afetivo, dificuldade na comunicação, falta de iniciativa, lentidão dos processos psicomotores e alterações de pensamentos.

Esquizofrenia indiferenciada

A esquizofrenia indiferenciada são casos raros onde apresenta sinais de esquizofrenia, porém sem a predominância excessiva de nenhum dos aspectos que caracterizam os outros tipos.

Inclusive podem exibir padrões de sintomas de mais de um dos tipos, porém sem a capacidade de diagnosticar um dominante.

Quais os principais sintomas da esquizofrenia paranoide?

Como dito, esse tipo de esquizofrenia é bastante marcada pela presença dos delírios persecutórios e alucinações, que configuram o quadro de paranoia, porém para além disso existem outros sintomas, como:

  • Apatia
  • Irritabilidade
  • Falta de cuidados pessoais e higiene
  • Alterações de comportamento e personalidade
  • Dificuldades para dormir
  • Fala e pensamentos de mal articulados
  • Queda nas atividades cognitivas de atenção e concentração.

Para saber mais, veja meu artigo sobre sintomas da esquizofrenia!

Qual a diferença entre esquizofrenia e esquizofrenia paranoide?

diferença entre esquizofrenia e esquizofrenia paranoide

A esquizofrenia quando falamos em termos gerais se refere ao complexo todo, o fenômeno inteiro, a esquizofrenia “base” e todos os seus subtipos, já a esquizofrenia paranoide, apenas a esse subtipo.

Embora a esquizofrenia paranoide seja o subtipo mais comum da esquizofrenia, e quando se referem aos sintomas clássicos dela, é muito provável que esteja pensando na esquizofrenia paranoide, não podemos dizer que as duas são a mesma coisa.

Pois isso descaracterizaria a existência de todos os outros tipos categorizados e não categorizados de esquizofrenia.

Qual o comportamento de uma pessoa com esquizofrenia?

O comportamento base de uma pessoa esquizofrênica varia de acordo com o tipo de esquizofrenia que a pessoa tem, a intensidade e as próprias vivências e experiências que cada um teve.

Em casos mais comuns, como o da esquizofrenia paranoide, a pessoa costuma ficar um pouco mais fechada, momentos de perda de contato com a realidade, alucinações e delírios, ficam confusas com as repercussões de seus delírios e alucinações.

Por exemplo, achar que está sendo perseguido e observado por forças secretas por algo que supostamente fez, mas depois volta para a realidade pode causar sofrimento.

A esquizofrenia tem cura?

Não! Por se tratar de um transtorno mental que acontece de forma crônica, não é possível dizer que há uma cura.

Mas com o tratamento adequado é possível rescindir os sintomas, isso é reduzi-los ou retirá-los completamente, porém com o tempo podem vir a retornar.

Tratamentos como a psicoterapia, o uso de medicamentos e a internação quando necessário costumam funcionar, veja mais sobre a seguir:

Esquizofrenia paranoide: Tratamentos

Os tratamentos mais indicados para a esquizofrenia são o uso de psicoterapia e de medicamentos, os medicamentos ajudam a controlar os níveis hormonais que levam aos sintomas mais comuns de cada tipo.

Já a psicoterapia funciona como forma de conscientização para o paciente sobre a doença, da mesma forma que promove o autoconhecimento e autonomia, tratando também os sintomas e problemas paralelos à esquizofrenia.

Em casos em que os serviços médicos convencionais não deram resultados, é aconselhável que procure por clínicas de reabilitação especializadas em saúde mental, pois nelas há o uso de diversas técnicas de tratamento, além das psicoterapias e medicamentos usuais.

Conclusão

A esquizofrenia paranoide embora seja o tipo mais comum desse transtorno, ainda é bastante desconhecida quando se leva em conta todos os seus sintomas, a maioria apenas se lembra das alucinações.

Na busca pela ajuda ideal para o tratamento desse problema, se ainda não procurou, recomendo fazer uma breve pesquisa sobre clínicas de internação especializadas na área, como nós do Grupo Recanto.

Portanto, muito do que se fala sobre esse problema é mais desinformação do que conhecimento, muitas pessoas conseguem estabilizar o quadro e viver tranquilamente a sua vida, da mesma forma que há aqueles que precisam de um tratamento mais específico.

Nós ligamos para você